Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por assunto "ALGEBRA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Desenvolvimento do pensamento algébrico : concepções de professores e manuais escolares(2013) Rézio, Ana Sofia Rodrigues; Ramalho, Glória, orient.Este trabalho começa com observações de natureza teórica, focando-se no conceito de Pensamento Algébrico. Sob esse pano de fundo discute-se a pertinência da inclusão deste tipo de pensamento no novo Programa de Matemática do Ensino Básico. Analisam-se diferenças e semelhanças entre o currículo nacional, descrito em relação ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico e as normas publicadas pelo National Council of Teachers of Mathematics [NCTM]. Identificam-se características específicas de actividades de sala de aula que as nutrem de potencial algébrico. Procurando encontrar respostas adequadas sobre como os professores do 1º Ciclo concebem o desenvolvimento do Pensamento Algébrico dos seus alunos e como os Manuais Escolares de Matemática destes níveis de escolaridade promovem esse tipo de pensamento, entrevistam-se professores, analisam-se e avaliam-se manuais. A concepção que os professores do 1ºCiclo entrevistados têm de Pensamento Algébrico dos alunos, nos primeiros anos de escolaridade revelou-se próxima de algumas habilidades implicadas nesse tipo de pensamento mas longínqua de outras. Quanto aos manuais analisados, tomando como principal referência o Programa Nacional de Matemática, concluiu-se que cobrem de forma geral os itens por este estabelecidos. Foram ainda comparados os manuais com as metas estruturais do Pensamento Algébrico que se devem esperar em Manuais de Matemática do 1ºCiclo, definidas por Lew, investigador coreano, tendo-se confirmado a promoção de algumas habilidades que caracterizam este tipo de pensamento, nomeadamente a abstracção, o desenvolvimento do pensamento analítico e a modelação.