Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por assunto "ANGOLA"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Da etnomatemática à matemática : aplicações dos saberes e saberes fazer dos povos Mucubais e Himbas do sul de Angola-Namibe(2019) Lúcio, Alfredo Capitango de; Vieira, Nuno Miguel Cardoso, orient.A presente investigação centra-se no estudo da Etnomatemática dos subgrupos Mucubais e Himbas, do Sul de Angola-Nmaibe, na área dos saberes e saberes-fazer ligados à contagem e à geometria em artefactos como o eholo, batuque, construção de casas de pau a pique, bem como o jogo de owela. O objetivo deste trabalho consiste em mobilizar os elementos, na cultura dos povos Mucubais e Himbas, que se identificam como conhecimentos matemáticos, partindo da questão de investigação: que conhecimentos matemáticos são mobilizados pelos povos Mucubais e Himbas nos seus modos de vida? O estudo segue uma abordagem qualitativa, em que a descrição e interpretação pactuam juntas em vários momentos, tornando visível o alcance dos objetivos preconizados e a relação entre as descobertas efetuadas durante a fase de investigação, bem como a bibliografia eleita. Foi possível colocar em prática essa investigação observando os saberes dos povos da região sul de Angola-Namibe, no sentido de abordar os aspectos Etnomatemáticos daí se notabilizaram. Os resultados da pesquisa mostraram que desenvolvem práticas matemáticas que valorizam os aspectos culturais dos povos. Os resultados evidenciam perspectiva Pedagógica da Etnomatemática no seio da cultura e a importância do currículo trivium no quotidiano destes povos.Item História da formação de professores de língua portuguesa em Benguela – Angola(2016) Quinta, Joana; Brás, José Gregório Viegas, orient.A formação de professores comporta diferentes vertentes de estudos como a formação inicial, permanente, formação de formadores, sendo uma problemática que tem suscitado diversas investigações nas sociedades globalizadas, porém ainda diminutas no Estado angolano. Este estudo pretende fazer a história recente na formação de Professores de Língua Portuguesa (LP) em Benguela (Angola). Assim, o objectivo é identificar e reflectir sobre os pontos críticos do processo de formação desses docentes. A metodologia utilizada nesta pesquisa contempla duas dimensões de abordagem: a análise documental e entrevistas. As fontes escritas usadas foram: textos legislativos, atas de congressos internacionais sobre a educação, relatórios das reformas educativas, os currículos de formação de professores, programas de LP, revistas da área de educação e as estatísticas da educação. As fontes orais foram: o Diretor Geral, o Diretor Pedagógico, o Coordenador de LP e os professores de LP do I ciclo do Ensino Secundário. Do trabalho realizado, destacamos como conclusões as seguintes: a melhoria de qualidade de ensino, relacionada com o desenvolvimento das reformas implementadas nas escolas. O impacto desse processo está nos números de inscritos no ensino que passou a ser significativo a partir de 1976, depois da independência. Contudo, com a análise dos modelos e as entrevistas feitas aos Professores de LP verificou-se que os programas de LP não satisfazem todas as necessidades de formação, sobretudo, ao nível da inclusão das Línguas Nacionais (LN) e da literatura. Estes não resultaram em melhorias consideráveis de ensino. Neste sentido, constatou-se que a linguagem dos alunos é contaminada pelas interferências das LNs no uso da LP e salientou-se as condições do ensino de LP na realidade sociolinguística benguelense. Assim, há necessidade de formar professores de LP em Benguela contemplando uma sólida preparação ao nível sociolinguístico.Item A ''realidade'' e as esperanças dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe, Angola(2016) Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida; Benavente, Ana, orient.O Ensino Superior está em mutação em Angola. As expetativas e perceções dos universitários influenciam a motivação, adaptação e (in)sucesso académico. Esta pesquisa bibliográfica, documental e empírica, pioneira em Angola, respondeu à questão «Quais são as expetativas e as perceções académicas dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe (na fase de entrada e saída da licenciatura e de reingresso, segundo o ano, sexo, curso e regime)?». A pesquisa definiu os seguintes objetivos gerais: conhecer as expetativas académicas dos alunos em diversas situações e momentos do seu percurso, como referido, sobre o valor atribuído à conclusão da licenciatura, sobre a Instituição, e sobre o (in)sucesso e abandono. A população foi constituída por estudantes do 1.º e 4.º ano em 2015 (N=519). Os dados foram recolhidos através de grupos focais, questionários e entrevistas semiestruturadas. Ao contrário do que revelam estudos doutros países, os resultados obtidos revelam expetativas medianas no início da formação e elevadas no seu final (tais diferenças podem ser devido às características de Angola). Mostram também que as mulheres e os homens apresentam diferentes expetativas e perceções da «realidade» académica; e, também, a necessidade de alterações institucionais como a criação de serviços de apoio psico-sócioeducativo para maior sucesso académico.