Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016) por assunto "CASE STUDIES"
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Item Actuación docente y la formación de personas : estudio de caso(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Arellano Saavedra, Rodrigo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEl estudio de los valores en la actualidad alcanza un interés especial, sobre todo si existe un amplio acuerdo de que son necesarios para el desarrollo del sujeto y del progreso social. Impulsan la formación de la identidad personal y la consolidación de la convivencia ciudadana, la democracia y el respeto a los derechos humanos. Existe evidencia que nos lleva a pensar que la educación no es neutra y comunica, explícita o implícitamente, ciertos valores escogidos por la comunidad educativa desde su contexto sociocultural de allí la necesidad de conocer lo que comunican los profesores a través de sus actuaciones educativas para identificar los valores y describir el perfil de persona que se pretende formar. El estudio se circunscribe a tres colegios de la ciudad de Curicó, que nos otorgan la posibilidad de describir e interpretar las actuaciones docentes en su rol de reproducción cultural y de formación de personas. Para ello, se utiliza como estrategia de diseño el estudio acompañado de observaciones y entrevistas. Entre los resultados más relevantes destaca que los profesores comunican un conglomerado de valores que moldea, da sentido y orienta la existencia de sus estudiantes para el desarrollo del proyecto de vida, la identidad personal, la autonomía moral, la justicia social y el bien común. O estudo dos valores atinge atualmente um interesse particular, especialmente se existe um amplo consenso de que são necessários para o desenvolvimento do progresso individual e social. Impulsionam a formação da identidade pessoal e a consolidação da coexistência pacífica, a democracia e o respeito pelos direitos humanos. Há evidências de que nos leva a crer que a educação não é neutra e comunica explícita ou implicitamente, certos valores escolhidos pela comunidade educacional a partir de seu contexto sociocultural; daí a necessidade de saber o que os professores comunicam através das suas atividades de ensino para identificar valores e descrever o perfil das pessoas que se pretende formar. O estudo é limitado a três escolas na cidade de Curicó, que nos dão a capacidade de descrever e interpretar as atividades de ensino, no seu papel de reprodução cultural e formação das pessoas. Para peracionalizar isso, utiliza-se como estratégia de desenho metodológico um estudo de caso com observações e entrevistas. Entre os resultados mais relevantes, os professores comunicam um conjunto de valores que molda, dá sentido e orienta a existência dos seus alunos, para o projeto de vida, a identidade pessoal, a autonomia moral, a justiça social e o bem comum.Item Proceso participativo para la evaluación y mejora del desempeño estudiantil : Processo participativo para a avaliação e melhoria do desempenho dos alunos(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Sotelo, Adalberto; Arvelo, Maria; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA avaliação da formação de estudantes no ensino superior é um tema de interesse e objecto de inquérito, chegando a demonstrar que é uma necessidade de programar uma avaliação abrangente e participativa, voltada mais para a utilidade da aprendizagem do que para o conteúdo, e assim desta forma, os estudantes aprendem a avaliar os seus processos de formação conscientemente e identificam as suas dificuldades e erros fundamentais. No entanto, a análise da prática avaliativa da formação nas universidades demonstra que nao foi sistematizado um método que defina a sequência lógica a seguir, bem como as ferramentas e as normas de base, e então se desenvolva a aplicação de uma ampla série de critérios de aplicação formal de instrumentos, sem que sejam aproveitadas as informações obtidas para projetar a melhoria do trabalho dos estudantes. A partir desta constatação, os autores decidiram fazer uma investigação com o propósito de desenvolver um processo participativo para a avaliação do comportamento dos estudantes em termos de melhoria do seu desempenho. O processo de investigação foi definido e a sua funcionalidade operacionalizada através da aplicação dentro de dois grupos de profesores de disciplinas de ensino e de carreras diferentes pelo meio da avaliação com o “critério de utilizadores”, identificando o índice de satisfação grupal dos estudantes, igual a 0,86 de 1 possível, no que diz respeito ao processo concebido.