Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016) por assunto "COLLEGE STUDENTS"
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Item Proceso participativo para la evaluación y mejora del desempeño estudiantil : Processo participativo para a avaliação e melhoria do desempenho dos alunos(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Sotelo, Adalberto; Arvelo, Maria; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA avaliação da formação de estudantes no ensino superior é um tema de interesse e objecto de inquérito, chegando a demonstrar que é uma necessidade de programar uma avaliação abrangente e participativa, voltada mais para a utilidade da aprendizagem do que para o conteúdo, e assim desta forma, os estudantes aprendem a avaliar os seus processos de formação conscientemente e identificam as suas dificuldades e erros fundamentais. No entanto, a análise da prática avaliativa da formação nas universidades demonstra que nao foi sistematizado um método que defina a sequência lógica a seguir, bem como as ferramentas e as normas de base, e então se desenvolva a aplicação de uma ampla série de critérios de aplicação formal de instrumentos, sem que sejam aproveitadas as informações obtidas para projetar a melhoria do trabalho dos estudantes. A partir desta constatação, os autores decidiram fazer uma investigação com o propósito de desenvolver um processo participativo para a avaliação do comportamento dos estudantes em termos de melhoria do seu desempenho. O processo de investigação foi definido e a sua funcionalidade operacionalizada através da aplicação dentro de dois grupos de profesores de disciplinas de ensino e de carreras diferentes pelo meio da avaliação com o “critério de utilizadores”, identificando o índice de satisfação grupal dos estudantes, igual a 0,86 de 1 possível, no que diz respeito ao processo concebido.