Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias por assunto "CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O perfil do enoturista da Quinta da Gaivosa(2019) Coelho, Ana Sofia Vieira; Remondes, Jorge, orient.; Costa, António Pedro, orient.O enoturismo adquiriu uma importância crescente para as regiões vitivinícolas de todo o mundo, enquanto setor turístico que promove o crescimento local e regional. Contudo, o enoturismo ainda não está claramente desenvolvido e uma das causas apontadas consiste na falta de investigação sobre o comportamento e características do visitante da quinta vinícola. A presente investigação tem como principais objetivos a determinação do perfil sociodemográfico e psicográfico, bem o levantamento das motivações dos visitantes que se deslocam à Quinta da Gaivosa, uma quinta inserida na Região Demarcada do Douro. Para alcançar os objetivos indicados, construiu-se um instrumento de recolha de dados, tendo em vista a obtenção de dados sociodemográficos sobre enoturista, bem como os seus hábitos, comportamentos, preferências, motivações, satisfação e comportamento futuro. O questionário realizado foi aplicado aos turistas que se deslocavam à Quinta da Gaivosa, tendo sido obtida uma amostra de 75 respondentes, através do procedimento de amostragem não probabilística por conveniência. Deste modo os resultados deste estudo só se aplicam a esta amostra, não sendo possível generalizar este estudo para além da amostra em questão. Os resultados obtidos permitiram concluir que os enoturistas são maioritamente do sexo masculino, residentes em Portugal, com uma faixa de idade intermédia, trabalhadores por conta de outrem, com elevados rendimentos mensais, bem como um nível de habilitações académicas alto. São turistas consumidores regulares de vinho, com um conhecimento intermédio, que normalmente visitam quintas vinícolas duas a três vezes por ano e as suas principais motivações para a prática do enoturismo são: provar vinhos, aprender mais sobre vinhos e processo de produção e visitar caves/adegas. Os enoturistas inquiridos visitaram a Quinta da Gaivosa acompanhados pela família, tendo sido motivados a visitar a quinta em estudo, pela prova de vinhos e para aumentar o conhecimento sobre vinhos.