Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021)
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Item Ensino remoto emergencial (ERE) na educação superior: aprendizagens desterritorializadas(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Tavares, Manuel; Gomes, Sandra; Fratelli, Minéa Pascholaleto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO cenário atual de pandemia, que afetou todo o mundo, desde o início de 2020, teve importantes e significativos impactos em todas as áreas da sociedade, com particular destaque, na educação. É sobre alguns desses impactos que refletiremos no presente texto. O estudo que se propõe tem por objetivo refletir sobre os efeitos da pandemia na educação superior, com especificidade no Brasil e como questão de pesquisa “quais as opiniões dos estudantes de um curso de Pedagogia sobre o ensino remoto emergencial”? Faremos algumas reflexões a partir de literatura publicada em 2020-2021 e completaremos essa reflexão a partir de dados empíricos coletados por questionário aplicado a estudantes de um curso de Pedagogia de uma IES particular. A incerteza, perplexidade, volatilidade, complexidade e ambiguidade fazem parte integrante do cotidiano de estudantes, suas famílias e dos professores e gestores. O virtual tornou-se a única realidade perante a qual é necessário fazer escolhas e tomar decisões. A necessidade de adaptações nos sistemas de ensino com o recurso às novas tecnologias teve como efeito a adoção de um caminho simples, ou seja, pela mera utilização das tecnologias, não se sabendo ainda quais os efeitos na aprendizagem/formação dos estudantes. Este caminho, que consiste na mera substituição de aulas presenciais por aulas online, não garante, a priori, a qualidade de ensino. Como não se conhecem dados empíricos que permitam refletir sobre os efeitos nos estudantes da substituição das aulas presenciais por aulas online, pretendemos saber, a partir dos dados coletados, quais os impactos negativos e positivos, das alterações em curso. Palavras chave: COVID 19; ensino remoto emergencial; educação superior; impactos.Item Pós-graduação em educação no norte do Brasil: no chão da Amazônia, temas e contextos(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Garcia, Fabiane Maia; Magalhães, Luciano Santos; Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo deste trabalho consistiu em investigar a oferta de cursos e as características das teses de doutorado dos programas de pós-graduação em educação da Região Norte do Brasil, a partir de documentos disponibilizados em plataformas da agência de avaliação governamental Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O referencial teórico conta com um pot-pourri de autores que abordam a pós-graduação e, também, a partir da crítica epistemológica habermasiana. Analisamos os dados dos cursos reportados pela Capes na Plataforma Sucupira e as teses defendidas em 2017 e 2018 contidas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Identificamos que há predomínio de programas acadêmicos e que há ao menos um curso de mestrado em educação em cada um dos sete estados da Região Norte. De outro lado, persiste a suboferta do doutorado, bem como a pós-graduação em educação não possui sedes nos interiores da Amazônia. Identificamos nas teses uma imensa variedade de temas que possivelmente traduzem os vários problemas educacionais do contexto amazônico, bem como há diversas fundamentações teórico-epistemológicas, predominando interesses comunicativos e emancipatórios, não havendo nenhuma pesquisa puramente empírico-analítica. Ainda, a totalidade das teses analisadas possui abordagem qualitativa, o que sugere a busca por estudos mais aprofundados, discussão de problemas complexos e multifacetados. Palavras chave: pós-graduação; pesquisa educacional; área educação; Brasil..