Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021) por assunto "FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Place-based learning: a framework for building a multilevel approach from companies(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Cruz, Sofia Alexandra; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs visitas a empresas são comuns em programas de Mestrado em Administração de Empresas (MBA), mas muito menos frequentes em cursos de graduação em gestão. O objetivo deste artigo é propor uma abordagem multinível de aprendizagem baseada no local, ilustrando como cada nível pode ser incorporado na unidade curricular de sociologia das organizações de uma licenciatura em gestão que propõe visitas a empresas. Considerando trabalhos empíricos e linhas de pesquisa desenvolvidas nos últimos anos, esta abordagem destaca a compreensão dos níveis organizacional, grupal e individual por meio de práticas reflexivas, ativas e colaborativas. Tais práticas são protagonizadas por alunos e professores, em estreita articulação com as comunidades empresariais, dentro e fora da sala de aula, trazendo consigo um sentido de unidade para o ensino aprendizagem, que promove ecologias de aprendizagem interdependentes e desafiadoras. Para concluir, argumenta-se que a aprendizagem baseada no local necessita de explorar mais profundamente as interconexões e complexidades entre os níveis organizacional, grupal e individual. Estratégias de ensino e aprendizagem robustas devem ser promovidas em articulação com um ambiente organizacional de negócios cada vez mais incerto e volátil.