Revista Lusófona de Educação n.º 47 (2020)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 47 (2020) por assunto "HIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATION"
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Item Atração e recrutamento de estudantes internacionais em Portugal : políticas nacionais e institucionais(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Sin, Cristina; Cardoso, Sónia; Tavares, OrlandaO artigo explora as políticas e as estratégias nacionais e institucionais de recrutamento de estudantes internacionais em Portugal, mediante a análise de documentos políticos e de entrevistas semiestruturadas com representantes de duas universidades. Os resultados sugerem uma intensa atividade a nível político, que se concretiza não apenas em mudanças legislativas, mas também na coordenação a nível nacional e na mobilização de um conjunto articulado de organizações que atuam no sentido de aumentar a atratividade de Portugal face aos estudantes estrangeiros. Do ponto de vista institucional, verifica-se, também, que as universidades analisadas são atualmente proactivas no recrutamento destes estudantes, embora ainda não de um modo sistemático e articulado. Aproveitando a vantagem proporcionada pela língua portuguesa, as universidades parecem estar a explorar um nicho de mercado constituído quer pelos estudantes da lusofonia, quer por outros interessados em aprender a língua, sobretudo os estudantes oriundos da China. Palavras-chave: recrutamento; estudantes internacionais; políticas nacionais; estratégias institucionaisItem Internationalisation of Portuguese higher education : challenges and opportunities(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lourenço, Mónica; Pinto, Susana; Lopes, Betina SilvaItem Representations of internationalisation at a Portuguese higher education institution : from institutional discourse to stakeholders’ voices(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel; Byram, MichaelA internacionalização tornou-se uma grande preocupação das instituições de ensino superior em todo o mundo, figurando como um objetivo nas suas declarações de missão e agendas. Porém, a forma como a internacionalização é percebida e tratada é muito variada. Em alguns casos, a internacionalização é vista como um serviço para exportação; em outros casos, o foco recai sobre a aquisição e desenvolvimento de competências globais e interculturais pelos graduados. Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo compreender como é que a internacionalização é percebida numa Instituição de Ensino Superior Portuguesa. Para atingir esse objetivo, foram recolhidos documentos institucionais e foram realizadas entrevistas semiestruturadas a líderes institucionais, pessoal docente e não docente. Os resultados da análise temática sugerem que a internacionalização é vista como uma prioridade estratégica na instituição associada a um conjunto de atividades (mobilidade estudantil, projetos de investigação internacional e ensino através da língua inglesa) e a um conjunto de resultados desejados (maior retorno financeiro e visibilidade). Para além disso, os entrevistados consideram que a internacionalização pode ser um recurso valioso para o desenvolvimento de competências pelos estudantes, mostrando atitudes positivas em relação a iniciativas como a “internacionalização em casa”. Com base nestes resultados, são apresentadas algumas recomendações para uma abordagem mais abrangente e sustentável de internacionalização, que podem ser aplicadas a outros contextos. Palavras-chave: internacionalização; Ensino Superior português; representações sociais.Item There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Barbosa, Belem; Santos, Claudia Amaral; Prado-Meza, Claudia M.Internacionalização em casa (IaH) é a abordagem mais acessível para a internacionalização do ensino, já que não envolve mobilidade ou investimento consideráveis. Este artigo discute os resultados de duas iniciativas distintas de IaH: uma colaboração de quatro semanas entre estudantes de uma universidade portuguesa e uma universidade mexicana, e um conjunto de atividades realizadas ao longo de um semestre numa turma multicultural de uma universidade portuguesa. A análise mostra que, apesar das claras diferenças das duas iniciativas, elas produziram resultados muito interessantes, com os alunos a reconhecerem o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural e outras soft skills, que foram percebidas como agregando valor ao processo de aprendizagem e às suas futuras carreiras profissionais. Palavras-chave: internacionalização do ensino superior; internacionalização dos planos de estudos; colaboração entre turmas; turmas multiculturais.Item Towards language-friendly higher education: language policy development at the University of Aveiro, Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Moreira, GillianIt is clear that language-friendly and language-skilled higher education institutions are essential if an internationalisation is to be achieved which promotes the well-being of the academic community as a whole and the inclusion and success of all students. However, this premise poses many challenges for institutions, particularly those which are not located in the mainstream of the Anglophone higher education sphere. In such contexts, an internationalisation strategy which relies on the adoption of English as the medium of instruction and research is not sufficient to meet local and international demands. Adding to a growing body of research carried out in a wide range of higher education contexts, this article explores the importance attributed to internationalisation and language strategies by the University of Aveiro in its institutional policy documents in the period 2010 – 2018. It finds that languages are an important consideration in the institution’s internationalisation strategy which seeks a balance between two linguas francas, Portuguese and English, and recognises the contribution of languages to institutional life and graduate profiles. Keywords: higher education institutions; internationalisation; globalisation; language policy; inclusion and well-being.Item As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lopes, Betina SilvaNeste artigo identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação, na área das Ciências, na qualidade de agentes de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente através de protocolos estabelecidos com os seis países de Língua Portuguesa da região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP). Metodologicamente a investigação identifica-se como estudo misto sequencial. A primeira fase do estudo consistiu no levantamento de 189 protocolos (2000-2015) e respetiva categorização, a partir da análise da informação disponível nas páginas oficiais das UPP. Na segunda fase da investigação, assente na metodologia de estudo de caso, identificam-se e discutem-se as principais fragilidades e ameaças referidas por um conjunto de 17 profissionais universitários de uma UPP no âmbito de dois protocolos de cooperação (cluster). Os testemunhos foram recolhidos através de inquérito por entrevista individual semiestruturada. Os resultados apontam, por um lado, para um papel de relevo das UPP no domínio da Educação em Ciências, em particular na formação de professores. Por outro, é consolidada a perceção da importância de investir em estratégias de formação na área da cooperação internacional para o desenvolvimento (CID) dirigida a profissionais universitários e, ainda, em estratégias de disseminação do trabalho desenvolvido, no sentido de potenciar a qualidade e o impacto de protocolos futuros. Palavras-chave: cooperação portuguesa para o desenvolvimento; países de Língua Portuguesa; região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP); capacitação em Ciências; universidades públicas.