Cogitur : Journal of Tourism Studies
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Cogitur : Journal of Tourism Studies por assunto "DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Estratégias de marketing para o enoturismo português(Edições Universitárias Lusófonas, 2010-07) Pina, António José da Silva; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO enoturismo, nas principais regiões vitivinícolas mundiais, é um produto turístico em franca expansão apresentando elevadas taxas de crescimento anual. A literatura existente sobre esta temática identifica as motivações e as razões do crescimento da procura numa actividade em os investimentos são elevados e na maioria dos casos totalmente privados. Portugal tem potencial no enoturismo, comparável à França e aos Estados Unidos da América, ainda está longe do patamar já alcançado pelas principais regiões vitivinícolas mundiais. Face às tendências actuais muito terá que ser feito em planeamento e organização da actividade de modo a construir uma oferta turística integrada compósita e sustentável. O presente artigo visa contribuir para o debate sobre as melhorias a introduzir no enoturismo em Portugal.Item Inovação no Turismo: um processo catalisador de desenvolvimento(Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Vieira, João Martins; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO turismo tem acolhido o processo de inovação empresarial com facilidade. Porém não se pode dizer que ele tenha sido gerador autónomo de inovação. É importante, por isso, que o seu papel nesse processo seja mais activo, sobretudo quando ele é já reconhecido como alavanca para o desenvolvimento. Este reconhecimento será tanto maior quanto mais se acolherem no turismo as suas componentes inovadoras transformando-o num pilar do processo catalisador do desenvolvimento nacional.Item Plano do Turismo Espanhol Horizonte 2020(Edições Universitárias Lusófonas, 2009-01) Abrantes, António Alberto da Cunha; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA alteração dos contextos socioeconómico e ambiental, bem como as tensões presentes na demografia, têm originado novas tendências nos padrões de consumo e de comportamento dos consumidores, obrigando os Estados e as empresas a um exercício de reflexão estratégica de antecipação e domínio dos novos factores de competitividade. No turismo aquele exercício, atendendo à sua natureza, à multiplicidade dos seus actores e às suas repercussões na sociedade e na economia, reclama uma visão partilhada, um planeamento dos recursos e uma coordenação dos actores e das acções. O Plano do Turismo Espanhol Horizonte 2020 é o resultado de uma reflexão estratégica assumido pelos intervenientes na actividade turística e que tem como meta conseguir que o sistema turístico espanhol seja o mais competitivo e sustentável,proporcionando o máximo de bem-estar social. A experiência do processo de elaboração deste Plano demonstra, igualmente, que ao Estado compete promover a melhoria do sistema turístico de um país devendo, para tal, assumir os papéis de planeamento e de coordenação.Item Tendências recentes em Turismo : algumas reflexões na perspetiva dos territórios de baixa densidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Ramos, George Manuel de Almeida; Fernandes, João Luís Jesus; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesCada vez mais são proferidos discursos centrados na necessidade de desenvolvimento baseados na atividade turística, proporcionando que esta se tenha vindo a transformar em objeto adulado por muitos territórios. Este artigo baseia-se numa revisão bibliográfica relativa à compreensão dos fatores que fundamentam as mais recentes práticas e experiências turísticas.O alargamento das fronteiras mais clássicas do turismo reclama uma atenção específica dedicada aos territórios turísticos, aos novos atores,às novas tipologias de turismo, mas também às externalidades e impactos que vão provocando nos destinos turísticos.