Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por assunto "ALFABETIZAÇÃO"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A formação de professores alfabetizadores do ciclo I 1º ano da Rede Municipal de Ensino de Belém no distrito de Icoaraci nas Escolas Alfredo Chaves e Ogilvanise Moura(2015) Carvalho, Ana Célia Fonseca; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Nos últimos dez anos, o Plano Nacional de Educação vem se mostrando enquanto iniciativa governamental que visa à qualidade e a universalização da educação brasileira. Para tanto se intensificaram diversas ações pedagógicas em toda a unidade federativa, por meio de programas e projetos voltados para diversas áreas, como: inclusão, ensino profissionalizante, educação integral, alfabetização, etc. Alfabetizar aparece como um dos principais objetivos propostos pelo conjunto de metas e estratégias estipulado nas políticas educacionais. No município de Belém, foi criado o Projeto Expertise, pelo grupo ECOAR, de modo a favorecer uma formação continuada docente capaz de formar professores alfabetizadores e reverter baixos índices educacionais apresentados pelos alunos das escolas municipais. O projeto já existe a dez anos, durante os quais muitos professores receberam orientações e foram acompanhados em relação à sua prática alfabetizadora. Essa ação apresenta alguns resultados positivos, como a elevação do índice de aprovação dos educandos, assim como o número de alfabetizados. É partir deste contexto que fora selecionado o objetivo de pesquisa do presente estudo, a proposta de formação em serviço apresentada pelo Projeto Expertise aos professores da rede de ensino do município de Belém, atuantes no processo de alfabetização infantil ciclo I 1º ano, assim como os reflexos desse aprendizado para a vida e prática pedagógica destes educadores. Assim, objetivou-se analisar os resultados positivos ou negativos decorrentes do Projeto Expertise, a partir dos relatos de professores que participaram da formação e da própria coordenadora do Projeto. Para cumprimento deste propósito fez uso de um método de pesquisa denomina Análise de Conteúdo, para o qual foram eleitas cinco categorias: formação inicial, formação Continuada, Alfabetização, Projeto Expertise e Docência. Concluiu-se que embora haja resultados positivos, como a troca de experiência, a possibilidade de trabalhar novas perspectivas de alfabetizar por meio dos textos, valorização profissional, os professores ainda se encontram angustiados em virtude de serem cobrados por resultados em curto prazo, como: o de conseguir alfabetizar 100% de sua turma ao final do Ciclo I.Item Formação docente : os desafios do Projeto Expertise na prática pedagógica dos docentes do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Belém(2015) Góes, Iranilda de Amorim; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Este estudo enfatiza o início da alfabetização, quando a criança começa o Ensino Fundamental com seis anos de idade, é quando ocorre à aprendizagem efetiva da criança. Alguns autores relatam que a alfabetização é um processo contínuo, pelo fato dela se perpetuar muito além da educação obrigatória, por isso, o estímulo à leitura e atividades cognitivas deve existir desde cedo, mesmo antes da alfabetização para que não haja dificuldades na aprendizagem durante as fases de desenvolvimento. Na formação inicial o profissional não é preparado o suficiente, ao assumir uma sala de aula, encontra dificuldades para desenvolver um bom trabalho e para melhorar a prática é importante que participe das formações continuada e contextualizada e pesquise novas tecnologias e metodologias com foco na aprendizagem e encontre soluções para os desafios que precisa vencer, desenvolvendo competências coletivas para facilitar as ações pedagógicas. Em 2005 a Secretaria Municipal de Educação criou o Projeto Expertise com o objetivo de orientar e acompanhar o trabalho do professor com atividades formativas para serem desenvolvidas no espaço escolar, no início para professores que atuam com ciclo I 1º ano e depois ampliado aos professores do ciclo I do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental com leitura, produção de textos e matemática, com avaliações mensais e formações mensais para professores no dia da sua hora pedagógica, foi estendido a gestores e coordenação com o objetivo de construir novas práticas e contribuir para a melhoria dos processos ensino e aprendizagem.