Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

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    O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade
    (2017) Ramos, Helena Cândida Carlos; Antunes, Roque Rodrigues, orient.
    Devido à amplitude do espetro das funções educativas, os professores têm sentido um alargamento e uma reconfiguração contínua das conceções e das funções relacionadas com a docência. Sem ignorar a meta por que os docentes se regem, promover o sucesso dos seus alunos, muitos profissionais sentem-se perdidos no meio de inúmeras e sucessivas solicitações. Para poderem responder mais adequadamente aos desafios e às transformações que lhes são exigidos, o ritmo a que as alterações ocorrem impede a reflexividade necessária à interiorização de características identitárias e desenvolvimentais. Daqui deriva, por exemplo, um fraco nível de identidade e de desenvolvimento profissional docente, traduzido, por vezes, em crises de identidade docente e carências no plano diretamente relacionado com o exercício profissional docente. Neste sentido, emergiu a questão de partida desta investigação: qual o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor e na construção da sua identidade? Por conseguinte, a revisão da literatura evidencia que a supervisão pedagógica pode emergir como plataforma individual e organizacional capaz de promover estratégias que potenciem o trabalho educativo e reforcem a identidade docente. A metodologia adotada nesta investigação é qualitativa, cujos moldes permitiram construir uma oficina de formação, partindo das necessidades observadas no terreno, através dum questionário por escrito realizado aos docentes. Os principais resultados traduziram-se no conhecimento das funções supervisivas e das competências do supervisor, a par do fraco conhecimento identitário e desenvolvimental. Considerando as carências evidenciadas, apresenta-se um projeto de formação docente centrada na escola, radicada no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, nos níveis da identidade e do desenvolvimento profissionais e da supervisão pedagógica. Para alcançar os objetivos propostos, propõe-se a implementação de uma oficina de formação, alicerçada na experiência e nos problemas dos intervenientes, na reflexão da prática e no desenvolvimento de novas possibilidades, em termos individuais e coletivos. A expectativa positiva sobre os resultados a obter com esta modalidade formativa, nomeadamente o impacto no crescimento dos níveis identitário e desenvolvimental, sustenta-se no trabalho empírico realizado.
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    A avaliação do desempenho docente e as transições ecológicas : desafios e oportunidades
    (2017) Sousa, Júlio Filipe Pires Teixeira de; Antunes, Roque Rodrigues, orient.
    A avaliação do desempenho docente marcou definitivamente o quotidiano escolar, a partir de 2007, através da alteração ao estatuto da carreira docente publicada pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de janeiro. Com efeito, o processo iniciado naquele ano transformou de forma significativa as relações entre pares, dando origem a constrangimentos de diversa ordem e criando tensões e desconfianças entre os professores que importa identificar e conhecer na sua plenitude, com o objetivo de propor e construir soluções que se considerem adequadas, no sentido da melhoria da qualidade do ensino, desígnio de uma escola hodierna e exigente, num tempo que é simultaneamente desafiante e complexo. Centrados nesta temática enunciamos a questão de partida nestes termos: que transições ecológicas são necessárias para, através do trabalho colaborativo, se diminuir as tensões e as desconfianças entre os professores? Com o objetivo de contextualizarmos esta temática e de respondermos à questão de partida, procedemos a um enquadramento teórico através de uma incursão profunda pela revisão da literatura, numa linha de abordagem muito focada no modelo de avaliação do desempenho docente adotado pelo Ministério da Educação e vertido naquele diploma legal. Desta forma, verificámos que há uma convergência de opiniões sobre o facto de o Ministério da Educação ter mudado o próprio paradigma da avaliação do desempenho docente sem que as escolas estivessem preparadas para o efeito. E que tal facto esteve na origem da eclosão de tensões e desconfianças entre os professores. Quanto à metodologia utilizada, procedemos a uma investigação de paradigma positivista, através da realização de um inquérito online por questionário a docentes de todos os ciclos de ensino. Os resultados confirmam as nossas suposições que os propósitos da avaliação da avaliação do desempenho docente continuam a não ser bem entendidos pelos professores e que persistem lacunas ao nível da formação dos avaliados e dos avaliadores Como corolário e porque pensamos que esta é a forma que melhor contribui para a resolução do problema, propusemos uma oficina de formação de modo a permitir o desenvolvimento de atividades colaborativas, centrando o foco da avaliação do desempenho docente, essencialmente, na perspetiva do desenvolvimento profissional dos professores.
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    Estratégias de supervisão pedagógica para uma escola reflexiva
    (2017) Lima, Cândido Adérito Costa; Antunes, Roque Rodrigues, orient.
    Colocada no epicentro de um vasto processo transformacional por que passam o mundo e a sociedade, a escola atual vê-se confrontada com a necessidade de estabelecer opções: regenerar-se e dar uma resposta eficiente aos desafios que lhe são colocados, antecipando-se aos acontecimentos, repensando-se a si mesma ou entrar num processo de cristalização, acomodamento e estagnação, não renovando as suas propostas, as suas ideias e a sua visão, atuando apenas de uma forma reativa. Pensando sobre si própria, questionando-se sobre os seus pilares e fundamentos, equacionando, na assunção de um novo paradigma, novas práticas e soluções para os problemas, traçando, com visão estratégica, objetivos a longo prazo, tal como sugerem os defensores da escola reflexiva, a escola poderá encontrar o seu mais profundo sentido e projetar o seu futuro de uma forma promissora, estando mais habilitada para cumprir mais eficazmente a sua missão: educar e promover aprendizagens em contextos de grande mudança, incerteza e complexidade. A implementação de uma escola pensante implica uma formação reflexiva dos professores, orientada holisticamente para um desenvolvimento e uma aprendizagem contínuas, processo no qual aprender a aprender se torna imperativo. Assim entendida, esta comunidade de aprendizagem (Alarcão, 2009) remete-nos para uma supervisão pedagógica que abrange toda a escola, não se cingindo ao imediato e ao observável, estendendo-se, caleidoscopicamente, a toda a instituição, num olhar profundo sobre si mesma. Decorrendo desta conceptualização da escola, foi concebido este trabalho com o objetivo geral de dar resposta à seguinte questão: como realizar a supervisão pedagógica no quadro de uma escola reflexiva? Fruto da investigação realizada, concluímos que a implementação de uma escola reflexiva e de um novo tipo de supervisão pedagógica são dificultadas por diversos obstáculos, cuja remoção requer uma grande mobilização de todos os atores educativos e uma rutura de paradigma conducente à afirmação dos professores enquanto práticos reflexivos. Com o propósito de dar resposta ao problema suscitado, foi delineado um projeto de intervenção, apontando-se para a dinamização de uma oficina de formação, na convicção de que, por essa via, com grande potencial formativo, se poderá dar solução ao problema encontrado, apostando na possibilidade de se promover e exponenciar a reflexividade docente e abrir caminho para novas oportunidades de crescimento profissional, na certeza de que tal caminhada, ainda que não sendo linear e isenta de dificuldades, poderá culminar num alargar de horizontes tão gratificante quanto inadiável.
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    Educação inclusiva : formação em contexto de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário
    (2017) Gaspar, Hélia Pires Feliciano; Antunes, Roque Rodrigues, orient.
    O sistema educativo português integra no seu seio (quase) todas as crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, designadamente aqueles com necessidades educativas especiais, de carácter permanente. Esta é uma conquista positiva da nossa história recente. No entanto, esta situação desafia as escolas a darem uma resposta de qualidade a todos e cada um dos indivíduos da população estudantil, capaz de possibilitar o seu desenvolvimento integral, de forma a poderem contribuir para uma sociedade mais justa, equitativa e democrática. A integração é, na verdade, um passo em frente, urge agora, a partir do reconhecimento da heterogeneidade, diversidade e pluralidade de interesses destes estudantes, conseguir efetivar uma educação verdadeiramente inclusiva que pressuponha a diferenciação pedagógica. Para tal, educadores e professores necessitam de melhorar o seu desempenho profissional, promovendo competências pessoais e profissionais assentes no paradigma da educação inclusiva. Assim, surgiu a questão geral de investigação que orientou este trabalho de projeto: que contributo pode dar a equipa da Sala Multifunções para o desenvolvimento profissional dos educadores/professores do ensino regular na promoção da educação inclusiva? Para dar resposta a esta questão fez-se uma revisão da literatura sobre integração e educação inclusiva, necessidades educativas especiais, diferenciação pedagógica e desenvolvimento profissional docente, fundamentadora desta investigação. A nossa reflexão sobre esta problemática e um questionário por escrito com perguntas abertas permitiram-nos saber a disponibilidade de educadores e professores para se envolveram na procura das melhores formas de resolução do problema. Inventariadas as dificuldades, foi também sugerida a forma de as ultrapassar: uma oficina de formação integrada no contexto em que trabalham educadores e professores. Neste sentido, as expectativas sobre os resultados a obter com esta formação, nomeadamente o impacto desenvolvimental nos seus participantes, são grandes, na medida em que há um conjunto de interessados em dar o seu contributo para que a instituição educativa possa responder aos desafios que lhe são colocados.
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    Mapeamento dos fatores de risco à saúde dos docentes de uma escola pública em Bélem do Pará, Brasil : um olhar sobre os fatores de risco psicológicos no trabalho
    (2016) Almeida, Walder Rezende de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    O estudo tem como objetivo mapear os fatores de risco psicologicos presentes no ambiente de trabalho escolar dos docentes de uma escola pública de ensino fundamental e médio, na cidade de Belém, capital do estado do Pará, Brasil. A pesquisa abrangeu 64,3% dos docentes (35 docentes) disponíveis para a mesma. O estudo demosntra que o fator de risco psicológico que mais aparece com muita itensidade é a segurança, presente nos cinco grupos de docentes estudados, tendo atingido 100% no grupo do ensino fundamental I (1º ao 3º ano). O grupo do ensino fundamental I (1º ao 3º ano), juntamente com o grupo do ensino fundamental II da tarde (6º ao 9º ano), são os que mais fatores de risco psicológicos apresentam com muita intensidade superior a 50%, apresentando seis fatores de risco cada, entre eles, destacamos: segurança; atenção; condições de trabalho; e responsabilidade. O grupo do ensino fundamental II da tarde (6º ao 9º ano), por sua vez, é também o grupo que apresenta a maior quantidade de fatores de risco psicológicos encontra no geral (10 fatores).
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    As novas tecnologias na educação : a formação continuada do professor para a reprodução do conhecimento
    (2016) Pereira, Linda Hebe Covre de Andrade; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    O presente trabalho teve como objetivo analisar como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão inseridas na escola e como tem o poder de transformar o ensino e de se adaptar à realidade social. E tem como objetivo específico levantar informações a cerca do uso das Novas Tecnologias na Formação Continuada do professor. Para que isso aconteça o docente deve estar preparado para ensinar com as novas tecnologias. E que preparação tem os professores? Desse modo, esse estudo pretende mostrar os desafios e necessidades do educador na Formação Continuada na área das Tecnologias de Informação e Comunicação assim como descrever a utilização dessas TIC na (re)produção e na transformação do conhecimento. Esse estudo também avalia como o professor domina a tecnologia e como pretende obter um aprimoramento profissional na área das TIC e desenvolver suas competências e habilidades. O projeto pretende contribuir para uma mudança na forma como as TIC são entendidas na Formação Continuada de professores, pois observou-se que os professores necessitam de curso para aprimoramento nessa modalidade. Dessa forma conclui-se que o uso das TICs são indispensáveis ao desenvolvimento do processo educativo assim como na formação continuada do professor, porém há pouco acesso à formação continuada nessa área.
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    O atendimento e a organização de crianças de 02 (dois) a 05 (cinco) anos nas escolas e turmas de educação infantil do Município de Portel – PA - BR e a práxis dos professores que atendem essa modalidade
    (2016) Pereira, Alzeny Flores; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    O presente trabalho teve como objetivo em Analisar de que forma ocorre o Atendimento e a Organização das crianças de 2 (dois) a 5 (cinco) anos no município de Portel e a práxis dos professores que atendem essa modalidade. E como objetivo específico levantar informações acerca do atendimento da Educação infantil no Município de Portel; Identificar como ocorre essa organização nas escolas; Identificar como é realizado o trabalho pedagógico dos professores da Educação Infantil do Município de Portel. Neste trabalho a noção inspiradora é a formação crítico-reflexiva acerca dos desafios ao atender essa modalidade e de que forma o educador pode levar a fazer face aos novos desafios de contribuir para a melhoria da qualidade de nossa Educação Básica. Os espaços de investigação foram duas escolas da cidade e duas turmas do campo na cidade (uma- CMEI Terezinha de Jesus) e (outra- CMEI Casulo da Mônica) e no Campo duas turmas anexas as escolas Referencias uma anexa a Centro Educacional Rooli e a outra anexa à escola Boa Esperança. Observou-se que o município necessita de mais escolas para que esse atendimento ocorra de fato. Dessa forma conclui-se que o profissional que trabalha com essa modalidade seja de fato comprometido, confirmando assim nossas hipóteses de que só podemos ter uma educação básica de qualidade por meio de uma educação de qualidade, apresentando como características social, política e pedagógica que são indispensáveis ao desenvolvimento do processo educativo.
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    A repercussão da lei 10.639/2003 na educação básica nas escolas municipais da cidade de Breves-PA
    (2015) Oliveira, Maria da Conceição Ferreira; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    A Lei 10.639/03 tornou obrigatório no Brasil o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos de ensino da educação básica, neste sentido este estudo teve como objetivo geral mapear e analisar a repercussão da Lei 10.639/03 nas escolas municipais do município de Breves-Pará. E como objetivos específicos verificar se professores e gestores da rede municipal de ensino tiveram acesso a Lei 10.639; Identificar as ações que a Secretaria Municipal de Educação tem feito para implementar a referida lei no currículo escolar da educação básica; Caracterizar o perfil dos professores que atuam na rede municipal em relação a escolarização e a auto identificação étnico-racial; Apontar dificuldades/facilidades que o docente encontra para abordar a temática em sala de aula. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de questionário com oitenta professores do ensino fundamental nas diversas disciplinas. Mais de 80% dos educadores afirmam que a escola ainda não implementou a respectiva Lei em seus currículos, porque muitos educadores se sentem inseguros em trabalhar a temática em sala de aula. Constataram-se também obstáculos que os professores enfrentam para cumprimento da respectiva Lei nas escolas, tais como: a ausência de cursos de formação inicial e continuada sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira, a falta de materiais pedagógicos referentes ao tema nas escolas e a falta do debate entre os próprios professores. Outro item perceptível nesse estudo foi a constatação do racismo e do preconceito racial nos ambientes escolares, especialmente nas salas de aula. Com isso conclui-se que há que se fornecer aos educadores suporte pedagógico para que os mesmos possam atuar de forma efetiva no combate ao preconceito e o racismo dentro das escolas e efetivamente colocar a Lei em prática nas escolas.
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    Formação docente : os desafios do Projeto Expertise na prática pedagógica dos docentes do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Belém
    (2015) Góes, Iranilda de Amorim; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Este estudo enfatiza o início da alfabetização, quando a criança começa o Ensino Fundamental com seis anos de idade, é quando ocorre à aprendizagem efetiva da criança. Alguns autores relatam que a alfabetização é um processo contínuo, pelo fato dela se perpetuar muito além da educação obrigatória, por isso, o estímulo à leitura e atividades cognitivas deve existir desde cedo, mesmo antes da alfabetização para que não haja dificuldades na aprendizagem durante as fases de desenvolvimento. Na formação inicial o profissional não é preparado o suficiente, ao assumir uma sala de aula, encontra dificuldades para desenvolver um bom trabalho e para melhorar a prática é importante que participe das formações continuada e contextualizada e pesquise novas tecnologias e metodologias com foco na aprendizagem e encontre soluções para os desafios que precisa vencer, desenvolvendo competências coletivas para facilitar as ações pedagógicas. Em 2005 a Secretaria Municipal de Educação criou o Projeto Expertise com o objetivo de orientar e acompanhar o trabalho do professor com atividades formativas para serem desenvolvidas no espaço escolar, no início para professores que atuam com ciclo I 1º ano e depois ampliado aos professores do ciclo I do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental com leitura, produção de textos e matemática, com avaliações mensais e formações mensais para professores no dia da sua hora pedagógica, foi estendido a gestores e coordenação com o objetivo de construir novas práticas e contribuir para a melhoria dos processos ensino e aprendizagem.
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    Análise da prática docente nas Aulas de Educação Física sobre o futebol jogo/brincadeira e futebol jogo/esporte no 2º ciclo do Ensino Fundamental na Zona Urbana de Breves – Marajó – Pará – Brasil
    (2015) Silva, Flávia Ferreira Barbosa da; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    O professor de Educação Física escolar no Brasil não pode ignorar a marcante cultura do brincar de jogar futebol que, consequentemente, é levada para dentro das aulas de Educação Física, quando isso ocorre, torna-se um desafio para ele conciliar a paixão dos alunos e o processo ensino-aprendizado necessário, por isso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como é desenvolvida a prática docente nas aulas de Educação Física em que o professor utiliza o futebol jogo/brincadeira e futebol jogo/esporte no 2º ciclo do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Breves – Marajó – Pará. Questionando sobre como o professor desenvolve as atividades de futebol jogo/brincadeira e futebol jogo/esporte, afinal, essas atividades estão sendo sistematizadas ou o professor está permitindo somente o jogar pelo jogar bola?Especificamente, os objetivos foram verificar qual a abordagem mais utilizada pelos professores de Educação Física, se é futebol jogo/brincadeira ou futebol jogo/esporte, identificando quais os motivos que levam os professores a escolher tais atividades, e analisar como o professor ministra didaticamente essas atividades aos alunos. Os referenciais utilizados para a pesquisa foram João Batista Freire, Scaglia, Darido e Rangel, Tubino, Alarcão e Nóvoa, que serviram de base para as sustentações teóricas. O estudo é descritivo, quali-quantitativo. Na pesquisa de campo foram entrevistados 10 professores de Educação Física escolar do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Breves/PA. Foi aplicado questionário fechado, juntamente com a técnica de entrevista semi-estruturada, registrada em áudio e transcrita nesta pesquisa. Os resultados mostraram que os professores utilizam, no 2º ciclo, predominantemente o futebol jogo/brincadeira, ora sistematizando-a pedagogicamente, ora deixando que o próprio aluno a conduza, tornando a atividade semelhante ao lazer em virtude de inúmeras dificuldades discutidas ao longo da pesquisa. Ao final, concluiu-se que a prática docente no trato com o futebol necessita estar voltada às constantes ressignificações e que para isso, há de se ter frequentes momentos de reflexão desta prática, especialmente para o ensino fundamental. Portanto, a importância desta pesquisa mostra-se na possibilidade de levantar novos questionamentos, reflexões e intervenções positivas na tentativa de contribuir para elevar o nível de qualidade do processo ensino-aprendizagem em Educação Física na cidade de Breves – Marajó – Pará – Brasil
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    Analise da prática docente na capoeira inclusiva para deficientes intelectuais no Centro AEE - Hallef Pinheiro Vasconcelos no Município de Breves – Marajó – Pará – Brasil
    (2015) Silva, Mauro José dos Santos da; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    A Capoeira atualmente é vista didaticamente como uma ferramenta educacional, e também como prática de cultura corporal e atividade física, entretanto, envolve direta ou indiretamente aspectos sociais, cognitivos, afetivos e psicomotores de seus praticantes. Desta forma, esta pesquisa propõe como objetivo geral analisar o desenvolvimento da prática docente da Capoeira Inclusiva e suas contribuições na melhoria de aspectos sociais de alunos deficiente intelectuais do Projeto Capoeira Inclusiva no CAEE Hallef Pinheiro Vasconcelos localizado no município Breves-Marajó-PA, e como objetivos específicos verificar quais destes aspectos sociais são alcançados de maneira mais expressiva pelos os alunos na visão de seus pais e quais possibilidades e dificuldades estão presentes na prática docente do professor do Projeto Capoeira Inclusiva. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva, desta forma, o instrumento usado na pesquisa de campo foi um questionário validado por professores Doutores, destinado aos pais. A amostra foi do tipo intencional constituída de (n=20) participantes entre gênero masculino e feminino, sendo que, com Deficiência Intelectual a amostra foi (n=15)e com Síndrome de Down a amostra foi (n=5),na faixa etária de 22 a 43 anos. Foi verificado como resultado principal da pesquisa que a prática docente da Capoeira Inclusiva contribui para a melhora de 04 aspectos sociais: inclusão social, auto-estima, cooperação e convivência humana. Conclui-se que a afinidade do professor com os alunos e a afetividade expressada na prática docente na Capoeira Inclusiva, são duas competências fundamentais para a obtenção de bons resultados, sucesso de todo o trabalho.
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    Escola inclusiva : um diagnóstico do estado atual na URE 4 no município de Marabá no estado do Pará e perspectivas para o futuro
    (2015) Sarges, Rosilene da Silva; Pires, Maria Margareth, orient.
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no município de Marabá, estado do Pará que teve como objetivo diagnosticar a eficácia do atendimento educacional especializado (AEE), na escola regular de ensino da rede estadual. Para cumprir este objetivo a pesquisa relacionou as dificuldades referidas pelos professores, avaliou avanços nos mecanismos e técnicas de atendimento, verificou a disponibilidade de recursos destinados ao ensino médio, bem como questionou a relação entre os professores do atendimento educacional especializado que atuam na sala de recursos multifuncional e os professores da sala comum. O percurso da pesquisa para coleta de dados se deu a partir da observação da atuação dos professores do AEE nas salas de recursos multifuncionais em atendimento aos alunos, com entrevistas e aplicação de questionários aos professores da sala comum, bem como com a participação em momentos de formação continuada promovidas pela equipe de AEE nas escolas. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2013 a junho de 2014. A pesquisa foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois envolveu um grupo social, as pessoas com deficiência, que há muito tempo lutam pela possibilidade do direito que todos têm de receber formação acadêmica no ambiente escolar. A pesquisa evidenciou que há falta de recursos materiais e humanos para o atendimento ao aluno público alvo da educação especial, que não há uma interação entre o professor do AEE e o da sala comum, que há ainda muita necessidade de que haja uma política de formação mais efetiva que promova formações específicas na área de educação especial tanto para os professores do AEE quanto para os demais profissionais. Na expectativa de que a escola tenha condições de atender ao aluno com necessidades educacionais específicas, e com qualidade.
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    Saberes interculturais : uma proposta metodologica
    (2015) Lima, Aline da Silva; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Este trabalho traz uma reflexão sobre conhecimentos tradicionais indígenas e enfatiza a necessidade de um diálogo e uma reflexão de saberes nas práticas de ensino. Na intenção de propor o reconhecimento de uma variedade de estilos de aprendizagem ensinada nas escolas indígenas levando em consideração não só o conhecimento acadêmico, mas também o próprio conhecimento do povo, não seria a de comparar uma à outra, segundo o critério de maior ou menor desenvolvimento, mas a fim de que eles possam usar uma complementando a outra. A partir desta abordagem procuraremos evidenciar caminhos para concretização de ensino mais eficaz para o desenvolvimento de seus conhecimentos científicos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmando a ideia de que não há apenas uma forma de sistematizar o ensino, mas relacionar a sabedoria tradicional com a sabedoria cientifica. Tendo como referência levantamentos, discussões e o acompanhamento de acadêmicos indígenas em suas trajetórias na Instituição de Ensino Superior, através do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará-UEPA e apoiado em autores como Candau (2006), Fleuri (2003), e Referencial Curricular Nacional para a Escola Indígena (1998), que discutem a elaboração de uma proposta de educação intercultural dando um novo sentido aos conteúdos curriculares, entre outros.
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    Articulação curricular num agrupamento de escolas vertical
    (2015) Vieito, Maria Margarida Correia Alves; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Um dos problemas identificado na literatura e em estudos científicos em educação é a articulação curricular. Considera-se que as escolas/agrupamentos deviam investir mais na articulação curricular, por ser um fator necessário para promover a qualidade da educação. A articulação entre ciclos é uma temática que adquiriu, nos nossos dias, um lugar de destaque no sistema educativo pela necessidade de implementar espaços colaborativos, de intercâmbio entre os diversos níveis de escolaridade, para que as transições entre si se tornem processos mais harmoniosos e promovam a sequencialidade do processo de ensinoaprendizagem, sem esquecermos o intercâmbio entre grupos disciplinares como uma mais valia para a educação global. Com esta investigação pretendemos descrever e analisar de que forma se organiza um agrupamento vertical para potenciar/fomentar a articulação curricular. Neste contexto, o problema do nosso estudo tem em consideração a dinâmica de trabalho nos departamentos curriculares, o papel dos gestores de topo e intermédios, no processo de conceção e implementação do projeto educativo da escola, nomeadamente, nas formas de interação entre os professores, para promover a articulação curricular o que pressupõe também as dificuldades que se colocam aos processos de articulação, bem como das condições facilitadoras a essas práticas e as oportunidades de melhoria. Optou-se por realizar um estudo de caso dentro do paradigma qualitativo, com recurso a dados quantitativos, de forma a poder estabelecer relações e comparações, a recolha de dados foi feita através de questionários e entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados da nossa pesquisa apontam no sentido de que a articulação curricular neste agrupamento é um campo de estratégico de intervenção, já com um nível de consolição muito significativo e ainda em desenvolvimento, sobretudo no que diz respeito à articulação curricular vertical. Existem características dentro deste agrupamento de escolas vertical, que propiciam o desenvolvimento desta área, sendo uma preocupação de toda a comunidade escolar que conjugam-se esforços para a sua efectiva realização.
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    Impacto da supervisão na formação inicial dos professores do ensino fundamental no Rio de Janeiro
    (2015) Margarido, Maria Delfina Louro Miguens da Silva Martins; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    No campo da formação de professores, a supervisão da prática pedagógica tem sido apontada como uma estratégia central para promover o desenvolvimento profissional do professor principiante (Alarcão & Tavares, 2003; Oliveira-Formosinho, 2002; Vieira, 1993). A área da educação de infância, a formação é complexa e de muita dedicação. Um dos grandes desafios encontra-se na formação inicial de professores, pois é aí que se começa a ter consciência do que é a educação de infância e o quanto ela é feita de muito amor paciência, compreensão e qualidade de ensino. No âmbito da formação inicial de educadores de infância, têm-se afirmado a importância da supervisão pedagógica como processo mediador de uma formação orientada para a construção da profissionalização da prática pedagógica, como processo mediador de uma formação orientada para a construção específica do educador de infância onde a pedagogia da infância assume relevância (Oliveira-Formosinho, 2002; Vieira, 1999). É preciso olhar para o futuro professor, refletir nas suas exigências, de uma formação para atender as necessidades da sociedade, nas contradições sociais. Este estudo insere-se na linha de pesquisa em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, que tem uma temática fundamental a “Supervisão na Formação Inicial”, pesquisa no curso de ensino fundamental/educação de infância. Foi concretizada com uma pesquisa bibliográfica de carácter qualitativo. Para a sua realização, elaborámos um questionário que distribuímos por várias professores do ensino fundamental/educação de infância, no estado do Rio de Janeiro, e três entrevistas. Na investigação que fizémos a formação foi importante, mas quanto à supervisão nem sempre foi de qualidade.
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    Autoformação do professor para a ação tutorial
    (2014) Novaes, José Eduardo de Oliveira; Antunes, Roque Rodrigues, orient.
    Este estudo está centrado na tutoria enquanto modalidade de apoio ao processo de ensino-aprendizagem e, simultaneamente, promotor no aluno de competências de integração, desenvolvimento pessoal e académicas. Neste sentido, os professores-tutores necessitam de obter conhecimentos que lhes permitam desempenhar com eficiência as funções tutoriais. A escola dos nossos tempos exige dos seus docentes maior abrangência nas suas competências profissionais, no sentido de serem capazes de responder adequadamente aos desafios que enfrentam, com novas e crescentes atribuições. Neste contexto emergiu a seguinte questão de partida: Como pode o docente desenvolver as suas competências para o desempenho da ação tutorial no contexto escolar? Segundo Cano González (2008), todos os professores são, ou deveriam ser, tutores e orientadores, já que o paradigma educacional emergente requer a inserção de novas práticas curriculares e metodologias inovadoras. O professor tutor sugere alterações na forma como o aluno desenvolve as suas atividades, criando situações diferenciadas de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais. Desta forma, a tutoria é um contributo para que todos os alunos possam ter uma formação integral que lhes permita participar, de forma efectiva, numa sociedade que se pretenda inclusiva e democrática, garantindo assim o objetivo de uma educação de qualidade para todos, de acordo com os desideratos da UNESCO (1994). O Trabalho de Projeto, de que ora se lavra este relatório, seguiu a metodologia de investigação-ação, pelo modelo de Whitehead. Foram cinco fases distintas: desde a identificação do problema até à sua superação, passando pelas fases intermédias de planificação do trabalho, de implementação e de avaliação. A última fase foi a sua reformulação, na qual se apresenta um alargamento da proposta inicial de tutoria centrada no professor para a tutoria interpares. Foram concebidos pelo investigador três módulos de formação implementados no decorrer da investigação que lhes permitiu, em regime de autoformação, juntamente com a revisão da literatura sobre tutoria, desenvolver as suas competências para um desempenho mais eficiente e eficaz do papel de tutor.
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    Observação de aulas no contexto da avaliação de desempenho docente e desenvolvimento profissional
    (2014) Xavier, Maria Ramos; Santos, Nilza Henriques dos, orient.
    O desenvolvimento profissional de docentes impõe-se, incontornável, num momento em que as vidas dos professores se inserem em contextos de mudança social e tecnológica acelerados e reformas educativas exigentes. A observação de aulas no contexto da avaliação de desempenho docente poderá constituir-se numa oportunidade em que o desenvolvimento profissional e a construção da identidade profissional coexistam com a intenção de controlo subjacente à ADD. Pretende-se responder à questão “de que modo poderá a observação de aulas, no contexto da avaliação do desempenho docente, contribuir para o desenvolvimento profissional do professor?” Neste sentido desenhou-se uma oficina de formação em que, através da reflexão crítica sobre problemáticas como sejam a globalização, a construção da identidade profissional, dos saberes profissionais, em conjunto com a leitura dinâmica dos normativos legais, se constituiu um percurso observável de progressão para um nível superior de consciência e competência adaptativa às novas realidades e mudança. O objetivo geral deste trabalho é “potenciar o desenvolvimento profissional do professor, através da observação de aulas, no contexto da ADD”. Constatou-se que foi possível algum tipo de desenvolvimento profissional, proporcionado pelas metodologias ativas de práticas colaborativas, investigação e reflexãoação, pesquisa, auto e hétero supervisão; mas dadas as características de que o processo se reveste, perpetuam-se e cristalizam culturas de individualismo e competitividade que o sistema de progressão por quotas determina. Assim, reconhece-se no processo uma postura exclusivamente de controlo e prestação de contas, irreconciliável com a dimensão mais formativa do desenvolvimento profissional. Neste contexto também é difícil a construção de uma identidade profissional visto que a nobreza e complexidade do trabalho do professor não são reconhecidas.
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    As competências dos professores para a promoção da saúde
    (2013) Abreu, Maria da Graça Quartim de Lemos Valdez dos Santos e Baptista de; Antunes, Roque Rodrigues, orient.
    Numa sociedade, em constante e acelerada mutação, os desafios impostos à docência são cada vez maiores e mais complexos. Os professores são confrontados, com novas tarefas, maior profissionalismo, mais responsabilidades e sobretudo uma panóplia de competências bem diversificadas, exigindo-se-lhes que articulem o conhecimento resultante da sua formação e das suas experiências educativas com os resultados da pesquisa e do desenvolvimento teórico produzido, através de uma prática reflexiva. Enquadrada em meio escolar, a educação e promoção da saúde, sendo um projeto de grande especificidade, requere do professor uma adequada formação e um rigoroso trabalho de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Assim, com esta perceção e neste enquadramento, orientou-se esta investigação em torno da seguinte questão geral: que competências devem possuir, ou adquirir, os professores do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde? No mais recente estudo sobre a promoção de saúde, elaborado em Portugal pelo Grupo de Trabalho de Educação Sexual para o Ministério da Educação, reconhece-se a importância de definir a formação e as características gerais do professor-coordenador, uma vez que a Educação para a Saúde é um processo baseado em regras científicas que se serve de oportunidades educacionais programadas para permitir que indivíduos isolados ou em conjunto, tomem e influenciem decisões fundamentadas sobre assuntos relacionados com a saúde. Através desta investigação, de natureza qualitativa, assente num estudo de caso, com recurso às técnicas da análise documental, observação e entrevista, envolvendo múltiplas fontes de informação ricas no contexto, foi possível elaborar um perfil de competências necessárias ao professor do PES. Da análise de conteúdo emergiram como considerações mais importantes: as múltiplas competências pessoais e profissionais necessárias ao docente do PES e o modelo de formação que se adequa à aquisição dessas competências. Os resultados deste estudo evidenciaram que os docentes integrados no PES privilegiam as competências científicas e pedagógicas, efetuam o diagnóstico com vista à resolução de problemas, planeando, organizando e avaliando as atividades que desenvolvem, com criatividade e inovação. Estes professores são proactivos, possuem competências de liderança e mobilização, que aliam à cooperação e à gestão do trabalho em grupo/equipa, revelando conhecimento da visão e missão da escola.
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    A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais 
    (2013) Canha, Teresa A. Gamboa; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Considerando que a função da escola é formar pessoas com literacia científica, competências e tendo em conta a sociedade global e de informação em que nos encontramos atualmente, o que se pretende é fornecer ferramentas para que as pessoas sejam empreendedoras, com iniciativa e muita criatividade. Para que tal aconteça é de extrema importância levar as ciências ao quotidiano dos alunos, à compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como ao estímulo de capacidades de pensamento crítico, criativo, produtivo e que seja uma resposta às premências sociais variáveis. Uma das estratégias pedagógicas para a educação em Ciências apresentada para tal função são as aprendizagens significativas, que requerem estratégias de ensino que promovam um intenso envolvimento (intelectual e emocional), necessário à articulação entre conhecimento teórico-conceptual e prático-processual e ao estabelecimento e compreensão de relações entre as atividades em que os alunos se envolvem em aulas de ciências e o quotidiano, com consequente reconhecimento de relevância psico-sócio-cultural. Sendo que a escola não é o único lugar de aprendizagem das ciências, considerando que tem de competir com outras fontes de informação mais apelativas para os alunos, como a televisão e internet, onde a informação «está ao alcance de um clique no computador» é urgente tornar o ensino das ciências o originador e articulador dos conhecimentos com a realidade. A grande parte dos alunos considera as escolas pouco estimulantes e úteis, torna-se então essencial motivá-los para o ensino das ciências. Assim, um bom ponto de partida para ajudar a motivar os jovens para o estudo da Ciência é articular o que se ensina (conteúdos), com o para que se ensina (finalidades) e para quem se ensina (destinatários). Neste Mundo em permanente mudança, também o professor é um eterno aprendiz. Mas a mudança no professor só acontece se este sentir necessidade de mudar. Os professores são fundamentais no sucesso da implementação de um novo paradigma metodológico, no entanto, não basta fornecer-lhes recursos inovadores, têm que ser apoiados no processo de mudança. É essencial que os professores e alunos alterem alguns dos seus hábitos de trabalho. Esta mudança pode surgir através do desenvolvimento de formações significadoras para aprendizagens concretas e alicerçadas em processos neuronais intrínsecos. É neste contexto que surge o presente projeto, que foi pensado sob a forma de uma Oficina de Formação para transmutar a ideia da ciência como algo «desapegado» da realidade, para uma forma de enfrentar os desafios, sempre novos, da sociedade atual e mutante, de forma a impregná-los de significados que permitam uma verdadeira, criativa e consolidada modificação das metodologias de forma a surgirem ensinamentos e aprendizagens verdadeiramente inculcados nas nossas células nervosas e que façam parte do nosso EU.
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    Contributo da formação contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores no combate à indisciplina
    (2013) Nogueira, Sandra Maria da Silva; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.
    A massificação do ensino aumentou a heterogeneidade discente, as desigualdades sociais, bem como o número de alunos nas escolas, resultando daí situações problemáticas, outrora pouco recorrentes, como é o caso da indisciplina. Perante tais mudanças, espera-se cada vez mais dos professores uma maior diversidade de competências profissionais, para que possam responder apropriadamente às exigências que se lhes colocam. Entregues a si próprios, sem o devido acompanhamento e formação, aliada à deterioração do estatuto socioprofissional, os professores mergulham numa grave crise de identidade, conduzindo-os a sentimentos de resistência às mudanças, à desmotivação profissional e à impotência face às situações com que se deparam. Segundo a revisão da literatura, os professores que têm maior dificuldade em lidar com a indisciplina entram mais facilmente em stress, apresentando uma elevada percentagem de exaustão emocional, altos níveis de despersonalização, uma menor realização pessoal e, consequentemente, pouca satisfação profissional. Assim sendo, é premente repensar o potencial da formação contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional na renovação do professor, rumo ao sucesso e ao seu bem-estar. Conscientes desta necessidade, apresenta-se aqui um projeto de Oficina de Formação, que tem como campo de ação a formação contínua de professores focalizada no desenvolvimento pessoal e profissional, visando não só a prevenção/combate da indisciplina, mas também o aumento do bem-estar docente.