Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por assunto "ARTE"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Abraç’arte: o trabalho colaborativo na formação de professores de geografia,com recurso à educação expressiva(2014) Costa, Susana Conceição Faria dos Santos; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Na escola actual os professores têm pela frente um duplo desafio: por um lado atrair os alunos para a escola e motivá-los perante as múltiplas ofertas exteriores disponíveis e, por outro, desenvolver a personalidade de cada aluno de forma holística. Tal implica trabalhar os conhecimentos científicos de cada disciplina, mas também valores éticos e estéticos, atitudes adequadas e aspectos como a comunicação, a criatividade, o espírito crítico ou a resolução de problemas, numa perspectiva integrada e significativa. Tendo por base o conhecimento empírico de quem ao longo dos últimos anos teve de responder a grupos de alunos muito desmotivados na disciplina de Geografia, mas sobretudo em áreas afins, tais como o Estudo Acompanhado, a Área de Projecto, a Formação Cívica, a Cidadania e Mundo Actual ou a Cidadania e Profissionalidade, a mestranda, baseando-se em orientações emanadas pelo Ministério, concebeu todo um conjunto estratégias e actividades, recolhendo materiais que reorganizou e utilizou enquanto recursos pedagógicos e como mediadores expressivos. Enquadrada por uma narrativa autobiográfica e por uma reflexão teórica que deriva da revisão da literatura, a presente dissertação parte do pressuposto de que promover a expressividade do aluno, recorrendo a diferentes manifestações artísticas, designadamente na aula de Geografia, contribui para uma educação cultural e geográfica do jovem de forma apelativa e para o desenvolvimento da sua capacitação para intervir responsavelmente, enquanto actor social, no mundo em que vivemos. Dadas as limitações de tempo e algumas contingências de caracter pessoal, propõe-se que a presente investigação se desenvolva a partir de uma Oficina de Formação direccionada para professores de Geografia, no sentido de colher dados, testar estratégias e materiais e numa perspectiva de investigação-acção, aprofundando o papel que a formação e a supervisão pedagógica podem assumir na reformulação das práticas em sala de aula.