Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por assunto "AUTOAVALIAÇÃO"
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Item A autoavaliação da escola na promoção de uma cultura de melhoria continuada dos resultados escolares(2014) Figueiras, Herondina Maria Mestre Pires; Santos, Nilza Henriques dos, orient.Nas últimas décadas, tanto em Portugal como no contexto internacional, tem sido evidente o interesse pela avaliação das escolas. Como resultado das grandes mudanças no sector da Educação, as escolas são vistas, agora, como organizações que devem gerir os recursos e coordenar as atividades segundo padrões de eficácia e prestação de contas associados à melhoria e conhecimento da própria escola. A par desta evolução, a ciência apresenta novas metodologias em matéria de conceptualização e de investigação sobre a eficácia da escola e melhoria da organização. A autoavaliação é uma característica das escolas eficazes e um instrumento para a sua melhoria. Esta prática de avaliação pretende analisar a escola numa perspetiva sistémica, realçando a importância da autoavaliação numa tomada de decisões de todos os elementos da comunidade educativa e parceiros, através da criação de informação atualizada sobre a escola e utilizando estes dados na tomada de decisões tendentes ao seu desenvolvimento. O projeto que desenvolvemos aborda a autoavaliação como um caminho para a melhoria da escola pois, focaliza os seus objetivos na melhoria do processo educativo e na execução de um plano holístico de melhoria. A escola onde foi realizado o presente estudo investiu numa cultura de qualidade, exigência e responsabilidade, mediante uma atitude crítica de reflexão, visando a melhoria da qualidade no progresso das aprendizagens e consequente melhoria dos resultados escolares. O projeto apresenta caraterísticas de monitorização e supervisão no desenvolvimento de uma cultura de escola reflexiva que tende a um aperfeiçoamento organizacional focalizado e estrategicamente planeado.Item Autoavaliação: um caminho de melhoria para a eficácia(2013) Outeiro, Cláudia Maria Rosa da Fonseca Manata do; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.O atual enquadramento legal português, referente à avaliação das instituições de ensino não superior, atribui às escolas a responsabilidade da qualidade que oferece. Neste âmbito, a autoavaliação das escolas surge como um processo indispensável à melhoria da qualidade no sistema educativo, a qual é construída a partir do interior da instituição educativa através do envolvimento de todos os atores educativos (Afonso, 2005). De acordo com este pressuposto, apresentamos um projeto que consiste na proposta de um plano de autoavaliação a aplicar no Agrupamento de Escolas R, após diagnosticadas as necessidades do Agrupamento a partir do relatório da Avaliação Externa produzido pela IGEC, em 2010. De acordo com a problemática identificada, desenvolvemos uma investigação que nos permitiu analisar, por um lado, as especificidades de programas de autoavaliação já desenvolvidos em Portugal e o consequente impacto, e por outro responder às questões que os resultados da Avaliação Externa nos levantaram e que se consubstanciam na questão: Como conceber um processo de autoavaliação adequado às necessidades e expetativas do Agrupamento de Escolas R? Para a materialização do estudo, optou-se pelo projeto Qualidade XXI, tomando com referência a metodologia adotada por Alaíz, Góis e Gonçalves (2003), com o objetivo de se construir um caminho que facilite e promova a adoção de mecanismos de autoavaliação adequados às necessidades do Agrupamento de Escolas R. A proposta de autoavaliação, que apresentamos, desenvolve-se em três etapas essenciais: Informação e sensibilização, Implementação do plano, Divulgação dos resultados e Follow up. Cada etapa será operacionalizada através de um conjunto de ações que pretendem organizar e dar sentido a todo o processo. Pretendemos que a implementação desta proposta de autoavaliação provoque uma verdadeira mudança nas práticas educativas do Agrupamento de Escolas R, através de um exercício coletivo ancorado no diálogo e no confronto de perspetiva e oriente, de forma sustentada, esta organização educativa na prossecução do objetivo da melhoria da qualidade.