Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por assunto "AUTOFORMAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O papel da reflexão e da autoformação no desenvolvimento profissional do professor de Filosofia : simplificar o complexo(2012) Maia, Maria Manuela de Sousa Pinto Ribeiro; Santos, Nilza Henriques dos, orient.Uma narrativa enquadrada em moldes teóricos de análise sobre o percurso profissional serve de base à justificação da importância da autoformação do professor. E permite identificar uma dupla questão na docência da filosofia no nível secundário: a necessidade de encontrar a definição de estratégias didáticas e pedagógicas para tornar simples o que aos alunos aparece como complexo; e também um projeto para desmistificar uma perceção escolar e social de dificuldade na abordagem dessa disciplina. Para a consecução dessas estratégias aproveitam-se contributos dos tipos de supervisão clínica e colaborativa, das atitudes de liderança, das teorias da educação, da metodologia de projeto e mesmo da pedagogia de projeto. Para além destes contributos, a fundamentação teórica inclui ainda a questão da ensinabilidade da filosofia, o conhecimento do seu percurso histórico em Portugal e dos objetivos propostos para esta disciplina e a definição dos contornos do perfil do professor de filosofia. Das propostas de superação das dificuldades fazem parte a exemplificação de uma abordagem específica nas ‘aulas’ e um projeto, a realizar na ‘semana cultural’, destinado a toda a comunidade escolar. Este aproveita um meio ‘informal’ (a exibição do filme Os Deuses Devem Estar Loucos) de exploração de temáticas filosóficas enquadradas nos conteúdos programáticos, com o qual se pode comprovar a sua utilização pedagógica e a acessibilidade a toda a população escolar.