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Percorrer __Babilónia por assunto "ANÁLISE LITERÁRIA"
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- Item Alexandria, Revendo a(s) ‘Cidade’(s) de Kavafis(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Avelar, Mário; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEste artigo trata das relações de Kavafis, Forster e Durell com a cidade de Alexandria, fazendo comparações entre vários poemas e várias traduções dos mesmos.
- Item Amor e maravilhoso como formas de conhecimento em 'isto ontem único' de António Maria Lisboa(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Andrade, Maria Raquel Limão de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoVerdadeira viagem iniciática, o poema surrealista de António Maria Lisboa, «Isto ontem único», é também o desejo de integração cósmica do Homem através do diálogo com a Mulher, que, pela sua capacidade unificadora, o conduz ao espaço da unidade perdida. Feita num contexto de maravilhoso e feérico, é a navegação pelas águas da escrita, a “via do conhecimento sábio”, no dizer do próprio Poeta. Porque das palavras se liberta a energia com que se recria o mundo: água, sim, mas também terra, fogo, ar, associados ao amor que regenera todas as coisas.
- Item Análise do poema «Regressei ao corpo insuperável»(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Andrade, Maria Raquel Limão de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNeste breve ensaio, analisa-se um poema inédito de António Ramos Rosa.
- Item António Ramos Rosa ou a energia cósmica da palavra(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Andrade, Maria Raquel Limão de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item Apresentação de Na Babugem do Êxodo: romance de Inácio Rebelo de Andrade(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Trigo, Salvato; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNeste artigo o autor apresenta um romance de Inácio Rebelo de Andrade, acerca da colonização de Angola.
- Item A arte da memória da guerra (Fim de Império, de António Vieira)(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Vasconcelos, José Manuel de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoDepois de se referir genericamente à literatura portuguesa sobre a guerra colonial, e à literatura sobre as guerras de libertação nas antigas colónias portuguesas, o autor analisa o romance Fim de Império, de António Vieira, pondo em destaque as suas principais características, nomeadamente a tonalidade proustiana de Temps retrouvé, que domina a narrativa, o modo como nele são abordados o tema do romance dentro do romance, os paradoxos da guerra, os grandes temas da vida e da morte, e o estertor do império colonial.
- Item D'un coeur qui s'ennuie a uma alma viúva : Pessoa, poeta-tradutor de Verlaine(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Costa, Paula Cristina; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item De como a fidelidade pode resultar infiel: «contra a tradução»(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Barreiros, José Colaço; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item Elizabeth Bishop : esboços de uma vida(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Mateus, Anabela; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item Eros e Thanatos na Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Soares, Ana Maria; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA partir da obra No Tempo D ividido (1954), instala-se uma profunda crise ontológica na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, motivada pela consciência aguda do tempo enquanto irreversibilidade e finitude. Nas composições poéticas desta fase, a morte surge frequentemente associada ao amor e assume a sua mais profunda forma trágica. A morte é perda irrevocável, escândalo e desintegração da esfericidade do Eros.
- Item Francisco Niebro : un poeta mirandés(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Gómez Bautista, Alberto; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNeste trabalho apresenta-se o estudo da obra Cula Torna Ampuosta Quienquiera Ara/Em cama feita qualquer um se ajeita, de Fracisco Niebro,bem como a sua contextualização e análise.
- Item The Keening Muse : imagination and music in the poetry of Dom Moraes(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Fernandes, Linda Maria; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies
- Item La literatura autobiográfica negro-africana : la naturalización de un legado colonial(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Cuasante Fernández, Elena; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoPresente en la literatura africana desde sus más tempranas manifestaciones escritas, el género autobiográfico se inscribe en una práctica que en principio resulta ajena a una cultura como la africana, centrada principalmente en fomentar valores destinados a preservar la cohesión del grupo. En África, la práctica autobiográfica nace del contacto con la Occidente, y más específicamente de ciertos agentes culturales propiciados por el nuevo sistema educativo, la prensa colonial y la labor de antropólogos y sociólogos. En el presente artículo realizaremos un recorrido a través de estos tres grandes ámbitos con objeto de analizar, tomando como ejemplo los primeros textos literarios femeninos africanos, la destreza de las escritoras a la hora de conciliar dos aspectos en principio tan antagónicos como la narración autodiegética y la transmisión de valores grupales.
- Item Migrations, exils et reconfigurations identitaires dans Aaron D'yves Thériault et L'espérance Macadam, De Gisèle Pineau(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Oliveira, Humberto Luiz L. de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoMaking use of the methodology of literary and cultural studies, this paper examines the novels L'Espérance Macadam by the French-Caribbean Gisèle Pineau and Aaron by the Quebequer Yves Thériault as an attempt to map the question related to migration and exile and the consequent encounter of cultures giving origin to transculturality, showing new approaches that break ethnocentric paradigms and signalling new social pacts that aim to achieve the basis of a culture of peace to mankind.
- Item Um olhar sobre a obra de Manuel Tiago/Álvaro Cunhal(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Mata, Patrícia; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item “Pai contra mãe” De Machado de Assis : um grito contra a escravatura(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Neves, Rita Ciotta; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoPartindo da análise do conto «Pai contra mãe», do escritor brasileiro Machado de Assis, é traçada a história da escravatura no Brasil, com referência à obra de Stefan Zweig e de Gilberto Freire. A teoria do «bom colonizador», defendida por Gilberto Freire, contrasta dramaticamente com o testemunho literário constituído pelo conto em análise. A escravatura aparece na sua verdadeira dimensão de exclusão e sofrimento, desenhada magistralmente pelo génio de Machado de Assis.
- Item A poesia de A. Ramos Rosa ou a demana como participação cósmica(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Andrade, Maria Raquel Limão de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item Reflexões em Torno (da Tradução) de Paradise Lost(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Avelar, Mário; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoAlgumas reflexões sobre a tradução do poema de Milton, Paradise Lost. Este poema é analisado em termos de uma obra estética do barroco literário.
- Item A representação do lugar em autores dos séculos XIX e XX(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Tavares, Ana Cristina; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item Le silence des limites dans la littérature : Deux exemples :Michel de Montaigne et Marguerite Duras(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Timénova, Zlatka; Timenova, Maya; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoThe paper studies the concept of limit in literary discourse. Two aspects are discussed: 1) the limit as a necessary structuring element in the process of verbal nomination; 2) the limit as a verbal constraint which appeals to be defeated in case of extreme experience, as death, love, desire, Shoah. We analyse two examples dealing with the language restriction in the literary practice: Montaignes’ essays and Duras’ novels. Montaigne adopts a specific style of unlimited judgements and topics accumulation in a spontaneous order and logic with the purpose of revealing the deepest profile of human nature. Duras practices a minimalist writing that ruins the linear syntactic structure and the narrative model, achieving an effect of silence thus providing the possibility of unlimited meaning.