__Babilónia
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- Item Aleksandr Kuprin(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Paulista, Dina
- Item Alexandria, Revendo a(s) ‘Cidade’(s) de Kavafis(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Avelar, Mário; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEste artigo trata das relações de Kavafis, Forster e Durell com a cidade de Alexandria, fazendo comparações entre vários poemas e várias traduções dos mesmos.
- Item Alfredo e Barnabé(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Andrade, Inácio Rebelo de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoDiz-se que «ninguém foge ao seu destino». A sentença está escrita em muitos livros, é repetido por muitas vozes, e até Amália Rodrigues a cantou num fado que ficou célebre.
- Item Amor e maravilhoso como formas de conhecimento em 'isto ontem único' de António Maria Lisboa(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Andrade, Maria Raquel Limão de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoVerdadeira viagem iniciática, o poema surrealista de António Maria Lisboa, «Isto ontem único», é também o desejo de integração cósmica do Homem através do diálogo com a Mulher, que, pela sua capacidade unificadora, o conduz ao espaço da unidade perdida. Feita num contexto de maravilhoso e feérico, é a navegação pelas águas da escrita, a “via do conhecimento sábio”, no dizer do próprio Poeta. Porque das palavras se liberta a energia com que se recria o mundo: água, sim, mas também terra, fogo, ar, associados ao amor que regenera todas as coisas.
- Item Análise do poema «Regressei ao corpo insuperável»(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Andrade, Maria Raquel Limão de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNeste breve ensaio, analisa-se um poema inédito de António Ramos Rosa.
- Item Os anjos na literatura : alguns voos(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Neves, Helena; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item António Ramos Rosa ou a energia cósmica da palavra(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Andrade, Maria Raquel Limão de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item Apresentação de Na Babugem do Êxodo: romance de Inácio Rebelo de Andrade(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Trigo, Salvato; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNeste artigo o autor apresenta um romance de Inácio Rebelo de Andrade, acerca da colonização de Angola.
- Item A arte da memória da guerra (Fim de Império, de António Vieira)(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Vasconcelos, José Manuel de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoDepois de se referir genericamente à literatura portuguesa sobre a guerra colonial, e à literatura sobre as guerras de libertação nas antigas colónias portuguesas, o autor analisa o romance Fim de Império, de António Vieira, pondo em destaque as suas principais características, nomeadamente a tonalidade proustiana de Temps retrouvé, que domina a narrativa, o modo como nele são abordados o tema do romance dentro do romance, os paradoxos da guerra, os grandes temas da vida e da morte, e o estertor do império colonial.
- Item Aspectos de mestiçagem linguística e cultural(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Tavares, Ana Cristina; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoSerão referidas as complexas relações linguísticas que se estabelecem, por um lado entre uma língua exógena — o francês — e as línguas árabe e berbere por outro, nos países do Magrebe. Apesar de reconhecermos a existência de uma identidade será feita uma distinção histórico-geográfica entre a Argélia, Marrocos e Tunísia relativamente aos aspectos linguísticos. Será brevemente explicado o nascimento e a pujança de uma literatura francófona como resultado da política de colonização levada a cabo e que explica certas diferenças nos três países.
- Item A aura da dama de espadas(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Vasconcelos, José Manuel de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoTexto de ficção escrito a partir de 'Desejo de se tornar índio', um fragmento de Franz Kafka.
- Item A Babel feliz Babelix, Babelux [...] ex Babele Lux(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Fabbri, Paolo; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Neves, Rita Ciotta; Lopes, José Manuel
- Item Caminhos da tradução : Cavafy, Montale e Jorge de Sena -Divagações-(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Vasconcelos, José Manuel de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item Campbell rendez-vous(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Ferreira, Pedro; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item A casa na falésia(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Tavares, Ana Cristina; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item A casa que corria para o mar(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Pinto, João Henrique Malheiro; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item O cavalo em lenta metamorfose(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Costa, Paula Cristina; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoTexto de ficção escrito a partir de 'Desejo de se tornar índio', um fragmento de Franz Kafka
- Item A chávena kitsch(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Costa, Paula Cristina; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item As cidades em-cantadas(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Barreiros, José Colaço; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
- Item A contribuição da linguística no ensino da língua portuguesa no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Souza, Dalva Soares Gomes de; Arão, Lilian Aparecida; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA Lingüística coaduna com as mudanças do mundo globalizado. No Brasil, embora a diversidade de problemas sociais dificulte o progresso do ensino na escola, a Lingüística tem contribuído muito. Ao lado de tendências contraditórias, ela redireciona o processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, viabilizando-o e tornando-o mais interessante e rápido. As leis educacionais do país têm feito correções para adequar, cada vez mais, a escola à realidade discente, desde as técnicas mais contextualizadas com a observação e análise dos teóricos da área até a organização curricular dos cursos de licenciatura. Há grande preocupação com a indicação de livros didáticos para adoção, atendendo a diversidade das várias regiões brasileiras.