Mestrado em Psicologia da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Psicologia da Educação por assunto "COMPORTAMENTO DISRUPTIVO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Indisciplina no ensino superior: perceção dos professores sobre comportamentos indisciplinados na sala de aula(2014) Lopes, Carla Sofia Monteiro; Oliveira, Célia, orient.A indisciplina no ensino superior em Portugal é uma realidade para a qual escasseiam estudos científicos. Baseado na perceção dos professores sobre indisciplina no ensino superior e utilizando uma perspetiva de investigação quantitativa, o presente estudo visa contribuir para o conhecimento e contextualização desta realidade no nosso país. São assim objetivos do estudo: (1) Explorar a perceção dos professores do ensino superior sobre a indisciplina em sala de aula, (2) Compreender como se manifesta a indisciplina nas salas de aula deste nível de ensino, nomeadamente no que se refere à frequência e tipo dos comportamentos indisciplinados, e (3) Estudar o impacto das variáveis sexo, experiência letiva e tipo de estabelecimento de ensino (politécnico versus universitário) na perceção dos comportamentos indisciplinados. Foi aplicada uma escala de avaliação da perceção de frequência dos comportamentos de indisciplina a uma amostra de 484 docentes do ensino superior a lecionar em diferentes instituições do território nacional. Os resultados apontam para a perceção de uma elevada prevalência de comportamentos de «baixa intensidade», tais como “Chegar atrasado à aula ou sair mais cedo”, “Conversar com os colegas sobre assuntos não relacionados com a aula” e “Usar o computador para tarefas não relacionadas com a aula”. Globalmente, as variáveis sexo, experiência letiva e tipo de estabelecimento de ensino não predizem a perceção de indisciplina, com exceção de um impacto marginalmente significativo do sexo e experiência letiva na perceção das conversas dos alunos sobre assuntos não relacionados com a aula.