ECATI - Dissertações de Mestrado
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Percorrer ECATI - Dissertações de Mestrado por assunto "ANÁLISE NARRATIVA"
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Item Da procura por liberdade à desilusão : o caso de Cavalos Soltos(2025) Janeiro, André; ECATI - Departamento Engenharia Informática e Sistemas de Informação; Cachapa, Possidónio José RosadoEste estudo, enquanto proposta de trabalho para a conclusão do mestrado em Estudos Cinematográficos, apoia-se numa reflexão sobre o guião de Cavalos Soltos. Explora-se a estrutura formal de um guião e como esta afeta o desenvolvimento da narrativa, a construção das suas personagens, além de uma breve contextualização histórica de Portugal no século XIX, com um foco na situação política do país, e um estudo dos três atos utilizados na sua estrutura. O estudo temático desta narrativa é explorado durante todo o trabalho. Entre questões de vícios, neste caso específico as apostas, que exigem analogia com obras antes trabalhadas, a liberdade pessoal que escapa aos personagens, e a desilusão com que estes se deparam, são centrais ao guião e, consequentemente, centrais também a este trabalho. Questões como o papel do protagonista, como este conduz a história, a linha temática necessária para o desenvolvimento de um guião, a necessidade de estabelecer essa temática desde o incidente inicial e, até, o papel do último ato como a resolução, ou não-resolução, do conflito, são aqui trabalhadas.Item A Filosofia e o Cinema : Reflexões Filosóficas Sobre Sutura, Amor e Verdade em Alain Badiou(2025) Saeta, Daniel de Paula; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; MIRANDA, JOSÉ AUGUSTO NUNES BRAGANÇA DEA pesquisa pretende posicionar o autor Alain Badiou dentro da história da filosofia do cinema, nessa perspectiva será discutido as contribuições de diversos filósofos a forma de se fazer um entendimento geral do estado da arte presente do cinema e filosofia. Com isso é pretendido um aprofundamento do contributo de Badiou ao cinema, tendo em vista a relação intrínseca entre cinema e filosofia, na tentativa de demonstrar que o cinema, como condição a filosofia, acaba por ser filosofia, e assim de acordo com o autor pesquisado para essa pesquisa, é criado uma nova sutura, onde a filosofia está condicionada a uma de suas condições. O cinema ao ser apresentado no século XX gera à filosofia novas perspectivas de pensamento, e o que ao fim acaba por ser defendido é que o cinema não está pautado como algo que se relaciona profundamente à filosofia, mas sim, o cinema está em um momento que ele próprio é filosofia. Na tentativa de chegar a essa conclusão, será amplamente discutido as formas de se fazer verdade na filosofia de Badiou, e entre os quatro procedimentos genéricos se questionar especialmente a verdade nas artes e a verdade no amor. O amor sendo a verdade que será base para a hipótese de pesquisa que o cinema é uma sutura a filosofia pelas artes e pelo amor.Item O incessante martelar em mim : uma jornada de auto-representação, fragmentação e reconstrução(2025) Sabino, Natália de Araújo; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; BRAZ, JOÃO PAULO COSTAEste trabalho investiga o processo de tradução de experiências pessoais de psicossomatizações para a linguagem cinematográfica, tendo como foco a autorrepresentação. A partir da criação do filme O incessante martelar em mim, o projeto explora as interseções entre mente e corpo, discutindo como o cinema pode servir como ferramenta para expressar e reinterpretar experiências subjetivas. Ao longo do texto, são abordados temas como a construção da identidade no processo artístico, a distinção entre corpo-visto e corpo-vivido e a integração do ego e da sombra na psique, além de uma breve revisão do contexto histórico do cinema avant-garde. Referências teóricas de autores como Rüdiger Dahlke, Thorwald Dethlefsen, Anna Petracca e J. D. Nasio são utilizadas para fundamentar a análise do filme, que faz uso da linguagem avant-garde como meio de desconstrução narrativa e de comunicação sensorial. Por fim, é apresentado um panorama geral de todo o processo de concepção, planejamento, realização e pós-produção do filme.