ECATI - Dissertações de Mestrado
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Item Algoritmos de inteligência artificial para deteção de quedas em dispositivos(2024) Bessa, Pedro Maria de Oliveira Martins dos Santos; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CARVALHO, JOÃO PEDRO LEAL ABALADA DE MATOS; CORREIA, SERGIO DUARTENeste documento serão executadas atividades de análise e implementação de algoritmos de inteligência artificial para a deteção de quedas em idosos com base na medição de aceleração, considerando a sua implementação futura em equipamentos de baixo poder de computação. Considerando o caráter temporal dos sinais, serão analisadas e implementadas redes recursivas com memória de curto prazo ou Long Short-term Memory, as LSTM. Os trabalhos terão em conta: a análise do atual estado da arte e a implementação e análise de performance das topologias de rede consideradas mais promissoras. É estudada uma rede neuronal baseada em LSTM, sobre a qual são aplicadas técnicas no sentido de melhorar o desempenho dos sistemas visados. São testadas múltiplas camadas LSTM considerando janelas temporais mais alargadas, que na sua dimensão conseguem manter uma performance acima dos sistemas de referência. Tendo em conta o modelo de classificação com três dimensões, os resultados apurados nesta abordagem demonstram-se satisfatórios, com métricas aperfeiçoadas relativamente ao modelo clássico de dados Sisfall e com níveis de probabilidade de acerto, sensibilidade e especificidade em linha com os melhores resultados dos sistemas em análise. O modelo atingiu um máximo de probabilidade de acerto no treino de 94,93% e 0,14% de valor de perda, sendo os valores finais de validação de 93,11% e 0,19% respetivamente, tendo-se verificado que o modelo tem evolução em todas as dimensões. Palavras-chave: Artificial Intelligence, Wearables, Fall Detection, Embedded ProgrammingItem A análise da direção de fotografia portuguesa no período do cinema mudo : 1896-1930(2025) Sousa, André Miguel Neves Rua de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Costa, António AfonsoEsta dissertação apresenta-se como um estudo analítico tecnológico da produção cinematográfica portuguesa, compreendida no período do Cinema Mudo, de 1896 até 1930. Este estudo analítico incide na vertente tecnológica, técnica e artística através do uso da câmara de filmar e da direção de fotografia. Num período conturbado do ponto vista económico, político e social em Portugal, procura-se analisar a forma como os pioneiros do cinema português se relacionaram com a tecnologia e desenvolveram o seu trabalho relativamente a esta nova arte. As tentativas de produtoras como a Invicta Film e a Lusitânia Film em implementar uma indústria cinematográfica e as suas dificuldades em adquirir mão de obra qualificada e difícil acesso à nova tecnologia e à sua manutenção. Esta análise compreende a reflexão histórica dos acontecimentos factuais daquela época, em sintonia com a análise da filmografia disponível atualmente e a forma como esta se enquadra nos cânones artísticos e tecnológicos dos padrões cinematográficos internacionais vigentes então. Palavras-chave: Direção de Fotografia; Cinematógrafo; Câmara de Filmar; Cinema Português; Cinema Mudo.Item Arquitetura e turismo em área rural : enoturismo no Norte de Portugal(2024) Moreira, Vasco Filipe Pires; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; ANTUNES, FILIPA ALEXANDRA GOMES DA SILVA OLIVEIRAEsta dissertação explora a relação entre arquitetura e enoturismo, investigando como a arquitetura de âmbito rural pode influenciar a experiência dos turistas e populações locais em regiões vinícolas criando uma paisagem única. A arquitetura desempenha um papel fundamental na criação de experiências em regiões vinícolas, contribuindo para o equilíbrio, funcionalidade e identidade dos espaços. O conhecimento arquitetónico de alguns casos específicos em regiões vinícolas na área de Trás dos Montes revela a diversidade de estilos e a forma como podem contribuir para criar experiências únicas. Além disso, a pesquisa examina como a arquitetura vinícola se integra no ambiente natural, utilizando materiais locais e práticas sustentáveis para harmonizar as construções com a paisagem circundante. Por fim, a dissertação foca a influência da arquitetura na identidade regional, mostrando como elementos arquitetónicos e estilos específicos podem refletir a cultura local, as tradições vinícolas e contribuir para a promoção da região como destino turístico. Numa área que se encontra cada vez mais envelhecida e esquecida, foi proposto o desenvolvimento de um projeto de arquitetura de um Hotel Rural de forma a revitalizar a região e contribuir para a economia. Palavras chave Arquitetura; Enoturismo; Hotel Rural; Património Paisagístico; Região Vinícola.Item Arquitetura vernácula e comunitarismo em Angola : projeto de um Ondjango para a aldeia de Camela Amões, Huambo(2024) Alfredo, Inês Micaiela Camarata; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Gomes, Francisco Manuel Portugal eUma das características notáveis de Angola é a sua diversidade étnica e cultural. Entender a relação entre a arquitetura e cultura, com o intuito da valorização da tradição arquitetónica angolana é um passo essencial em direção a uma identidade arquitetónica própria. Esta dissertação busca substancialmente a compreensão do vínculo entre as sociedades rurais, a cultura e o impacto da arquitetura nessas comunidades, evidenciando o ondjango como o elo de ligação entre diferentes dimensões (arquitetura, cultura, sociedade e comunitarismo). Esta dissertação pretende fundamentalmente desenvolver e explicitar o modo como a arquitetura vernácula está intrinsecamente ligada à sua cultura ancestral, procurando compreender a sua desvalorização cultural e patrimonial no meio arquitetónico atual. A proposta de projeto de um ondjango contemporâneo tem como principal objetivo dar respostas às diferentes necessidades dos aldeões, acrescentando valor à aldeia, sem escapar dos conceitos primordiais do papel do ondjango nas diferentes sociedades angolanas. O local de implantação foi estrategicamente escolhido considerando os diferentes aspetos desenvolvidos noutras etapas do processo investigativo, nomeadamente, a partir dos conhecimentos obtidos com o aprofundamento do Estado da Arte. Desta forma o desfecho desta pesquisa é o respeito e valorização dos aspetos primários da cultura e diferentes sociedades angolanas, visando proporcionar diversas configurações espaciais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e interações sociais dos aldeões. Palavras-chave: Comunitarismo, aldeia angolana, arquitetura vernácula em Angola, cultura angolana, ondjango, jango, tradição.Item C-Braille : representação das cores CMYK para Braille: estudo para a criação de uma norma para aplicação na deficiência visual(2014) Silva, Mariana Grilo Caetano da; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; LEITE, MANUEL DA COSTAA cor é uma propriedade das coisas que resulta da percepção da luz na retina e processada depois pelo cérebro. O CMYK é um sistema de cores subtrativo definido por Cyan, Magenta, Yellow e Black, as cores que não são absorvidas pela luz. A presente dissertação de Mestrado propõe um código de cores CMYK em Braille – C-Braille – para a deficiência visual e apresenta um primeiro estudo da sua adequação e necessidade na comunidade dos cegos e dos deficientes visuais. Em particular, analisam-se várias possibilidades de códigos até encontrar-se uma, preferencial, que é mais abrangente e simples para a sua própria aprendizagem. Procurou-se também, através de inquéritos a adultos com deficiência visual, avaliar a importância do código escolhido e quais seriam as suas potenciais aplicações práticas. Palavras-chave: Braille, Cores, Código de Cores, CMYK, Deficiência VisualItem Can we think beyond immersion? : an in-depth look at the categories of presence practical investigation in sound post-production(2024) Olino, Gaia; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; RIBEIRO, LUIS CLÁUDIO DOS SANTOS; Novack, David WilliamThe motivation behind this thesis and its associated research stems from a personal curiosity, driven by my role as a young practitioner in the field of sound post-production, with a particular focus on sound design and the re-recording mix stages. It is a singular idea that has directed my inquiry, a concept that has matured during the analysis of diverse audiovisual works, ultimately crystallizing into a central question explored in this research endeavor. At its core, this investigation emanates from a sense of perceptual crisis, a phenomenon that resonates deeply with our contemporary zeitgeist-a crisis characterized by the overwhelming nature of auditory experiences. This critical exploration commenced from the premise of sound's role in shaping and exacerbating a perceptual overwhelm. The study's inception, rooted in the concept of immersion (as underscored by its etymological origins), provided a foundational point for this journey. Immersion, as a constant, adapts its nature according to individual perceivers, resulting in an all-encompassing concept that has become scattered across numerous relationships and dispersed within the realm of indeterminacy. This issue arises from the intricate theoretical complexity and practical simplicity of the immersive experience. Although the sense of immersion feels natural and embodied, the most basic questions surrounding its essence prove to be exceedingly complex. However, an essential question arises: is immersion alone sufficient to encapsulate the breadth and depth of audiovisual experiences in the realm of sound? The proposal posits that immersion encompasses diverse categories and complexities that intertwine and sometimes contradict each other, leading to the use of the same term to define disparate concepts. The presented stance suggests that the term "immersion" is often misapplied, and in certain instances, "presence" may be a more appropriate descriptor. The argument put forth revolves around the idea that sustained and intense sensory immersion, with an abundance of stimuli and a lack of moments of stillness or floating, may lead to a point of submersion or sensory anhedonia. The study aims to delve into the notion of "post immersion" as proposed by Chattopadhyay (2021), which serves as an investigative tool to gain a deeper understanding of the aesthetics of immersion and site presence in sound and spatial narratives. By employing this conceptual framework, the research will explore the relationship between immersion and presence, particularly focusing on how narrative elements within sound and spatial design contribute to the overall experience. To bolster its arguments, the proposal intends to incorporate case studies and a personal model that bridge the gap between practical applications and the theoretical concepts developed. These case studies will serve as unifying examples, connecting the practical framework to the conceptual framework.Item A celebridade Cristiano Ronaldo na plataforma digital Instagram(2024) Ferreira, Inês Isabel Coelho; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; JORGE, ANA MARGARIDA FERREIRA RATOO presente trabalho procura explorar os temas das Plataformas de Redes Sociais, marketing digital e o marketing de influência, e Celebridade. Para tal, aborda-se o caso do futebolista Cristiano Ronaldo, dado ser uma celebridade a nível mundial e com destaque no Instagram pelo número elevado de seguidores. O principal foco desta dissertação é compreender as razões da popularidade sustentada do jogador de futebol nesta rede social plataforma, e o seu papel na fase de final de carreira. A metodologia utilizada foi quantitativa, incluindo análise de conteúdo sobre a representação de Cristiano Ronaldo e um questionário ao público português. A análise de conteúdo referiu-se a conteúdos publicados do Instagram por Cristiano Ronaldo, por marcas, pessoas ligadas ao próprio, no período entre outubro e dezembro de 2022 - período de Campeonato Mundial de Futebol e de mudança de clube pelo jogador. Esta análise tenta captar de que forma é estabelecida a relação entre versão dos media e celebridade, e identificar pessoas e marcas associadas à celebridade, presença de celebrity endorsement ou celebrity ventures, vida privada e familiar, vida profissional, solidariedade. O questionário procurou analisar a opinião do público acerca da celebridade e perceber as razões de Cristiano Ronaldo ser a pessoa com mais seguidores nesta plataforma digital. Procurou também entender quais os motivos e o interesse do público em seguir o jogador no Instagram e qual a forma mais utilizada pelas pessoas para reagirem aos seus conteúdos. O questionário foi realizado online entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Observou-se que o número de interações de likes e comentários nas publicações do jogador subiram a partir de dezembro de 2022, data em que o jogador integrou o clube árabe, e que a interação por "like" é a forma mais utilizada pelo público para interagir com Cristiano Ronaldo. Palavras-chave: Comunicação, Celebridade, Instagram, Plataformas, DigitalItem A comparação entre uma mistura em estéreo vs binaural para música eletrónica dançante(2025) Amadeo, Vicente Dias; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Carrilho, João Manuel MarquesNos últimos quatros anos tem-se discutido muito, dentro da produção musical, a mistura em Dolby Atmos e a tecnologia Binaural. Práticas que, embora já utilizadas há alguns anos em videojogos e filmes, têm sido recentemente aprimoradas e aplicadas na música. Esse trabalho explora as possíveis potencialidades da tecnologia binaural na música eletrónica dançante, do ponto de vista criativo e técnico, mas também com a perceção do consumidor. Primeiro vamos entender o espaço acústico e a evolução dos sistemas de reprodução ao longo dos anos. Desde a década de 1960, com a massificação dos aparelhos de reprodução estereofónicos, a espacialização do som nas misturas tem sido predominantemente aplicada entre os canais esquerdo e direito do ouvinte. Com o avanço tecnológico, novas formas de espacialização sonora têm sido desenvolvidas, proporcionando ao ouvinte uma experiência mais próxima de como o nosso sistema auditivo compreende a direção do som. A mistura é um tema central neste trabalho. Cada engenheiro de mistura aborda o processo de maneira pessoal, fundamentando as suas escolhas em referências musicais e bibliográficas, no género musical em que está a trabalhar e, é claro, também na sua própria perceção. Apesar de extensas pesquisas, ainda persistem dúvidas entre profissionais da área sobre a utilização do som espacial essencialmente no contexto da música popular urbana e eletrónica de dança. Para alguns engenheiros de som, essa novidade chegou para ficar; para outros, o novo processo não se encaixa de maneira satisfatória na produção musical. Ainda há muitos debates sobre o tema. Considerando que se trata de uma tecnologia ainda em desenvolvimento, destaca-se a relevância deste estudo diante da ausência de reflexões académicas e bibliográficas sobre o tema. É fundamental compreender a opinião dos consumidores acerca das diferenças percebidas entre uma mesma música misturada em estéreo (formato padrão atual) e em Binaural. Para isso, será realizado um inquérito com o público e duas entrevistas com profissionais da área. Com a análise dos resultados vamos tentar compreender as principais diferenças, vantagens e desvantagens pela perceção do consumidor entre uma mistura e outra.Item Comunicação e improbabilidade : o caso do meio de comunicação simbolicamente generalizado “amor”(2009) Gameiro, Paulo Alexandre Dias; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; PINTO, JOSÉ MANUEL DE FIGUEIREDO GOMESO objectivo desta dissertação é, através da escolha do meio simbolicamente generalizado “amor”, poder demonstrar a complexidade e pertinência da Teoria dos Sistemas e da Teoria da Comunicação de Niklas Luhmann mas, paradoxalmente, também identificar alguns limites desse tecnicismo e funcionalismo quase extremos que caracterizam as suas teses. Com esse propósito e ao contrário do que Niklas Luhmann defende, lança-se a hipótese de que pelo menos esse meio de comunicação simbolicamente generalizado, e apesar de simplificar as articulações de sentido e descongestionar o plano da comunicação, não conseguir que aos sujeitos reste apenas pô-lo em circulação, de acordo com as suas realidades antropomórficas. Niklas Luhmann, com a sua Teoria dos Sistemas, torna inteligível a complexidade dos sistemas sociais e a relação que têm com os sistemas psíquicos. Para explicar a complexidade do mundo sob um funcionalismo e tecnicidade quase absolutos, o autor assume esses dois sistemas como autopoiéticos e auto-referênciais. Não obstante, a comunicação é definida como uma operação exclusivamente social de que o próprio sistema social é constituído. O indivíduo e o seu sistema psíquico situa-se no ambiente dos sistemas sociais, e por isso não comunica, antes é reduzido à produção de elementos que aqueles sistemas vão operando através da comunicação. Da indeterminação e complexidade, características do ambiente dos sistemas sociais, resulta constantemente improbabilidade que só esses sistemas conseguem reduzir. Por isso a comunicação também é improvável. De resto, a indeterminação surge-nos como o principal motivo para que os sistemas a transformem sucessivamente através da comunicação, em realidade. Para além desse funcionalismo e tecnicismo extremos, traduzidos num cariz binário da comunicação – concordar e discordar –, pode haver um terceiro momento comunicativo (o aceitar), que Luhmann ignora por considerar que tudo o que escapa a esse cariz é ruído, mas que nesta dissertação o tornamos elegível e que permite ao indivíduo participar na comunicação como seu operador. Palavras-chave: “amor”, comunicação, sistemas autopoiéticos, improbabilidade, indeterminação.Item Comunicação nas organizações religiosas : estudo de caso da Mesquita Central de Lisboa(2023) Graça, Ana Catarina Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Grácio, RitaNos últimos anos, assistiu-se a um crescente uso da Internet para fins religiosos por parte das organizações confessionais e dos respetivos crentes, intensificado pelas mudanças decorrentes da pandemia COVID-19. Os poucos estudos existentes sobre os usos da Internet na comunicação das organizações confessionais em Portugal têm olhado sobretudo para organizações católicas, e pouco se sabe sobre as suas audiências. Pretendendo contribuir para colmatar este gap, esta dissertação analisa o uso da Internet na comunicação de uma organização muçulmana, e as suas audiências. A Mesquita Central de Lisboa (MCL), a maior organização religiosa muçulmana em Portugal, foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com responsáveis da comunicação da MCL, incluindo o seu líder religioso, e a jovens muçulmanos portugueses frequentadores da Mesquita; complementando com a análise de conteúdo da sua página de Facebook no ano pandémico. A pandemia intensificou a comunicação digital da MCL que, ao criar conteúdos fidedignos quer religiosos, quer não religiosas, consolidou a sua identidade islâmica lusófona e ecuménica, e a sua identidade como espaço de saúde pública, procurando contrariar estereótipos religiosos. Esta identidade corresponde, em larga medida, à imagem da MCL entre as audiências entrevistadas, que se identificam com a organização, no seu papel como agentes ativos contra o preconceito religioso. No entanto, os jovens sentem que a comunicação digital da organização religiosa é para um público mais velho, e deveria ser mais diversa. Estes entrevistados consomem também muita informação religiosa por outras organizações muçulmanas e, também, noutras plataformas digitais, continuando, no entanto, a preferir a prática de fé presencial. Palavras-chave: Mesquita Central de Lisboa; COVID-19; Audiências; Comunicação nas OrganizaçõesItem Corpus electrónica(2025) Managil, Samuel Camara Madeira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Carrilho, João Manuel MarquesA criação de um instrumento digital transcende as suas capacidades sonoras e o mero poder algorítmico, implicando uma reflexão concetual sobre as formas de interação e pensamento que este propõe. Paralelamente, exige a consideração de novos modos de organizar o tempo, as texturas, as formas e o contexto musical em tempo real. Esta investigação centra-se nas questões estéticas e nas estratégias da música computacional com instrumentos interativos, onde se desenvolve um conjunto de ferramentas integradas numa rede de processos. Estes processos incluem desde extratores de características do sinal áudio até métodos de controlo aplicados à síntese sonora. Adotando princípios de design, controla-se algoritmicamente a interação entre o som e o músico, abrangendo o material sonoro, o processo composicional e a sua performance. As estéticas de composição exploram o conceito de microsom, propondo soluções técnicas e artísticas para a criação musical computacional. O processo de composição estabelece uma relação dinâmica e interativa entre o músico e a máquina, com enfoque na formação e manipulação dessas interações. A improvisação livre é aqui entendida como um meio para explorar as possíveis constelações sonoras. Neste contexto, será apresentado um sistema que incorpora estas abordagens, potenciando novas formas de criatividade musical.Item Da procura por liberdade à desilusão : o caso de Cavalos Soltos(2025) Janeiro, André; ECATI - Departamento Engenharia Informática e Sistemas de Informação; Cachapa, Possidónio José RosadoEste estudo, enquanto proposta de trabalho para a conclusão do mestrado em Estudos Cinematográficos, apoia-se numa reflexão sobre o guião de Cavalos Soltos. Explora-se a estrutura formal de um guião e como esta afeta o desenvolvimento da narrativa, a construção das suas personagens, além de uma breve contextualização histórica de Portugal no século XIX, com um foco na situação política do país, e um estudo dos três atos utilizados na sua estrutura. O estudo temático desta narrativa é explorado durante todo o trabalho. Entre questões de vícios, neste caso específico as apostas, que exigem analogia com obras antes trabalhadas, a liberdade pessoal que escapa aos personagens, e a desilusão com que estes se deparam, são centrais ao guião e, consequentemente, centrais também a este trabalho. Questões como o papel do protagonista, como este conduz a história, a linha temática necessária para o desenvolvimento de um guião, a necessidade de estabelecer essa temática desde o incidente inicial e, até, o papel do último ato como a resolução, ou não-resolução, do conflito, são aqui trabalhadas.Item Design na promoção da empatia : o jogo como instrumento social(2023) Brazão, Maria Isabel Marques da Silva Alegria; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Rodrigues, António José de Macedo Coutinho da Cruz; CUNHA, JOÃO MANUEL CARNEIRO ANTUNES RODRIGUES DAA sociedade atual, em parte no âmbito da materialização da utopia da «Casa Senhorial», pode ser descrita como individualista e materialista. Neste contexto, competição, isolamento e uma separação da comunidade prevalecem como consequências do Neoliberalismo, da revolução digital e um excesso de estímulos. Esta isolação e espírito competitivo tendem a criar um “Transe Urbano”, onde as pessoas vivem o seu dia-a-dia num constante contexto de «proteção» de tudo e todos, tornando a solidão uma das características identificadores deste século. Esta superestimulação constante e tendência protetora criam uma predisposição para ignorar ou não ter tempo de reparar no resto das pessoas. Existe uma incapacidade de empatizar com vizinhos, colegas ou com todas as pessoas que cruzam caminhos, ao ponto de podermos chegar a modelar as nossas interações com base nas intenções que temos de usar ou não os outros. Esta dissertação pretende promover a empatia e o apoio mútuo como maneiras de contrariar a bolha de isolamento existente atualmente. Para tal, procura-se promover a educação através do exemplo no contexto dos jogos de cooperação - especificamente jogos cooperativos de comunicação limitada -, como uma ferramenta para desenvolver estas características e de criar uma conscientização empática para com os outros. Palavras-chave: Individualismo – Solidão – Empatia – Apoio Mútuo – Educação – Jogos Cooperativos - DesignItem Designing inclusive board games : game designers' strategies, challenges, and perspectives(2024) Barros, Joana Mourato Sardinha Figueiredo de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Mira, Carla Patrícia Gonçalves e SousaEsta pesquisa explora o design inclusivo em jogos de tabuleiro com o objetivo de melhorar a acessibilidade para grupos diversos, incluindo pessoas com deficiência, crianças e idosos. Apesar dos avanços na acessibilidade de jogos digitais, os jogos de tabuleiro físicos muitas vezes carecem de diretrizes para a criação de um produto inclusivo. Este estudo aborda essa lacuna ao examinar as percepções, metodologias e desafios enfrentados pelos designers de jogos de tabuleiro na integração de recursos de acessibilidade. A pesquisa envolveu a análise qualitativa de entrevistas com vinte e seis designers de vários países, idades, gêneros e níveis de experiência. Estas entrevistas foram gravadas, transcritas e sistematicamente codificadas para identificar temas recorrentes e percepções relacionadas ao design inclusivo de jogos de tabuleiro. As principais conclusões destacam aspetos cruciais da acessibilidade: visual, cognitiva, emocional, socioeconómica e interseccional. Os designers enfatizaram a disponibilização de regras claras, com auxílios visuais, elementos táteis e mecânicas adaptáveis para atender às necessidades dos jogadores. No entanto, desafios como os altos custos de produção, o equilíbrio entre inclusão e a integridade do jogo e a resistência do mercado permanecem significativos. Estas conclusões fornecem aos designers uma orientação para integrar a acessibilidade no processo de design dos seus jogos, aumentando a inclusão e o nível de satisfação dos jogadores. Editores e desenvolvedores de jogos podem usar estas percepções para promover novos padrões de acessibilidade na indústria, enquanto os policymakers e organizações da sociedade civil e ativistas podem promover uma cultura de jogo mais inclusiva e aumentar a consciencialização sobre o design acessível. Palavras-chaves: Jogos de Tabuleiro, Design de Jogos, Acessibilidade, Designers de Jogos de Tabuleiro, Design InclusivoItem A diferença entre o Instagram e o TikTok na promoção de produtos de beleza e cosmética : um estudo comparativo entre micro e macro influencers(2024) Lemos, Ana Luísa Oliveira Costa; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Figueiras, Ana Raquel de Ponte; SANDES, FÁBIO SHIMABUKUROOs influencers exercem um poder transformador no mercado de beleza e cosmética, ao moldar tendências, estabelecer padrões estéticos e ampliar a influência da indústria. Estes conectam-se diretamente com um público ávido por descobrir novos produtos e recomendações, inspirando e influenciando, assim, as escolhas e preferências dos consumidores. O foco desta dissertação incide na comparação das estratégias de marketing entre micro e macro influencers nas plataformas TikTok e Instagram, com uma atenção específica ao setor de beleza e cosmética. O objetivo principal é extrair conclusões pertinentes acerca das campanhas publicitárias promovidas por estes influencers e o seu impacto nas interações dos utilizadores. A metodologia adotada baseou-se numa análise detalhada de todos os elementos presentes nas publicações, englobando o conteúdo visual e textual. Este método permitiu uma compreensão das estratégias de conteúdo. Adicionalmente, a investigação abordou as interações dos seguidores, analisando as diferentes formas de envolvimento, com o intuito de compreender de que modo o conteúdo influencia as ações e reações dos seguidores, revelando padrões de comportamento e preferências. As conclusões obtidas oferecem insights valiosos sobre a eficácia das campanhas publicitárias conduzidas por micro e macro influencers, contribuindo para uma melhor compreensão das dinâmicas do marketing de influência, permitindo a melhoria das estratégias tanto das marcas como dos influencers no mercado de beleza e cosmética, especialmente nas plataformas TikTok e Instagram. Palavras-Chave: influenciadores; marca; redes sociais; publicidade; belezaItem Educação pelo exemplo no contexto da sustentabilidade através da reciclagem artesanal de plásticos(2024) Cole, William Cohen; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Rodrigues, António José de Macedo Coutinho da Cruz; CUNHA, JOÃO MANUEL CARNEIRO ANTUNES RODRIGUES DAAo longo das últimas décadas um número cada vez maior de cientistas vêm alertando para o fato de que a forma com que a humanidade vem lidando com o ambiente está nos levando a causar a sexta extinção em massa no nosso planeta. A humanidade vem passando por uma fase de crescimento exponencial. Uma de suas consequências é a ausência da negatividade, que leva o ser humano a ter mais contato com o papel e menos contato com o mundo. Seguindo essa direção, o indivíduo tem-se tornado o explorador de si mesmo, criando uma situação de extrema produtividade. Paralelamente, a globalização criou um contexto em que destruição dos limites deixaram o mundo sem arredores, fazendo com que o problema fique cada vez mais próximo, e aumentando a consciência ambiental na multidão. Neste contexto, “[the] advent of plastic revolutionized every aspect of human existence; plastics can be found (…) on the international space station, in medical equipment, in educational materials and in arguably every job and livelihood on the planet” 1 (United Nations, 2018). As suas fantásticas potencialidades levaram a uma proliferação descontrolada do seu uso, em especial através do aumento brutal da utilização de plásticos de uso único e de vida curta, com consequências para o ecossistema que se tornam agora evidentes (United Nations, 2018). Ao longo das últimas décadas um número cada vez maior de cientistas vêm alertando para o fato de que a forma com que a humanidade vem lidando com o ambiente está nos levando a causar a sexta extinção em massa no nosso planeta. A humanidade vem passando por uma fase de crescimento exponencial, uma de suas consequências é a ausência da negatividade, que leva o ser humano a ter mais contato com o papel e menos contato com o mundo, seguindo essa direção o indivíduo têm-se tornado o explorador de si mesmo, dito isso nos encontramos em uma situação de extrema produtividade, onde a globalização acaba por diluir os limites deixando o mundo sem arredores, fazendo com que o problema fique cada vez mais próximo, aumentando também a consciência ambiental na multidão. O objetivo da presente dissertação é estudar e intervir nas atitudes da humanidade em relação ao planeta, e demonstrar formas de possíveis soluções que contribuem para as mudanças positivas nas tradições das multidões, a principal solução escolhida é a educação pelo exemplo na criação de produtos de design através da reciclagem de plásticos, onde a retomada da experiência com a realidade pode alterar a perceção e promover uma evolução genuína nas tradições, associado a um retorno direto de aprendizagem no contexto da resolução de problemas do quotidiano, levando a hábitos e comportamentos que vão em direção ao mutualismo na relação da humanidade com o planeta.Item Escrita de longa metragem : a noite já não é uma criança(2025) Fortes, Corsino Alberto Nascimento; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CORDEIRO, EDMUNDO JOSÉ NEVES; MARTINS, RUI CARLOS MARMELO CARDOSOA Noite Já Não É Uma Criança é um argumento de longa-metragem elaborado como Trabalho de Projecto para a conclusão do Mestrado em Estudos Cinematográficos. Este trabalho inclui o argumento acima mencionado e uma análise na qual se explora a estrutura formal do mesmo, destacando o desenvolvimento da narrativa e a construção das personagens. A Noite Já Não É Uma Criança aborda temas como a adolescência, a identidade, a superação, o comportamento autolesivo, a infertilidade, o noivado, o divórcio, a morte, o ritual do funeral, o passado, o dom, a culinária, a interajuda, os cuidadores e a irmandade - questões que podem considerar-se transversais à condição humana e ao seu devir, à parte as particularidades históricas e culturais. A Noite Já Não É Uma Criança aborda a dor humana, independentemente de esta ser provocada por outrem (havendo, contudo, uma única exceção em que o é, embora esta não seja "mostrada"). Inclui, enquanto personagens, adultos cuidadores, e aborda os fantasmas e os desejos pessoais destes. Inclui igualmente uma adolescente com problemas de comportamento autolesivo, mas cuja vontade de alimentar o mundo inteiro vem a ser cada vez maior, o que define o seu processo de superação. Do ponto de vista estrutural, quanto à construção do argumento, trata-se aqui de um esquema de enredo em formato coral, com três protagonistas. Foi dado destaque à evolução da linha temática da história, a partir da proposta tradicional de Syd Field, cujo vocabulário utilizamos - desde a abertura, passando pelo ponto de viragem no fim do Primeiro Ato, o ponto de viragem no fim do Segundo Ato e a resolução final do conflito.Item Espaços públicos para zonas periféricas(2024) Ladeira, Luís Carlos Serafim; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; SEQUEIRA, MARIA LUISA ALVES DE PAIVA MENESES DE; Baptista, Luís Manuel Morgado SantiagoEste trabalho tem como objetivo intervir na Avenida General Humberto Delgado, na Costa da Caparica, visando explorar o potencial desta área como local de lazer e turismo. A realização dessa intervenção será acompanhada de uma análise aprofundada do desenvolvimento da Costa da Caparica, com destaque para intervenções anteriores, especialmente aquelas realizadas no âmbito do Programa POLIS. Além disso, será realizada, uma breve analise sobre o modo como a Costa da Caparica, como cidade costeira, pode ser impactada pelas alterações climáticas. O projeto concentra-se na criação de um espaço público de lazer e recriação na Avenida General Humberto Delgado, integrado no Plano de Pormenor das Praias Urbanas. O objetivo principal é estabelecer um local versátil, que possa ser utilizado em diversas épocas do ano, oferecendo uma alternativa às atividades normalmente concentradas na estação do verão. Este projeto visa, não apenas proporcionar oportunidades recriativas, mas também abordar questões relacionadas com a qualidade ambiental da área. Palavras-chave: Espaço público, Frente de Mar, Requalificação, Ambiente, LazerItem A experiência multi sensorial na arquitetura - projeto de revitalização de área espectante na Costa da Caparica : uma abordagem fenomenológica(2024) Gouveia, Mariana Isabel Abreu; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Gomes, Francisco Manuel Portugal eEsta dissertação de mestrado investiga a interação entre a percepção sensorial e o projeto de arquitetura, através do papel de noções de fenomenologia no ambiente construído. O objetivo é explorar como os sentidos do ser humano e as experiências humanas acontecem dentro dos espaços construídos. A fenomenologia é sobre espaços que vão para além do aspeto funcional, é sobre moldar a experiência humana no espaço. O trabalho está estruturado em duas fases, teórica e prática. A primeira inclui uma análise e reflexão das fontes bibliográficas mais relevantes, apresenta um universo de obras de arquitetura referenciais e os casos de estudo. A segunda apresenta uma parcela de território na Costa da Caparica analisada em trabalho de grupo, a evolução dos estudos individuais realizados e os fundamentos do projeto de arquitetura, bem como as respectivas peças desenhadas. Esta dissertação é um contributo para o discurso sobre a construção da arquitetura na percepção do ser humano perante o ambiente construído. Destacar a importância da percepção sensorial no projeto é fornecer uma nova perspectiva sobre a função e a experiência humana no espaço. Esta investigação realizada na área de projeto arquitetónico pretende não apenas ser um trabalho académico, mas uma chamada de atenção à ação desta abordagem. À medida que a arquitetura evolui, este estudo servirá certamente de guia para estudantes de arquitetura, arquitetos e investigadores na descoberta da interação entre os sentidos e os espaços que habitamos. Palavras-chave: percepção - fenomenologia - sensorial - experiência - háptico - memória - sentidosItem A Filosofia e o Cinema : Reflexões Filosóficas Sobre Sutura, Amor e Verdade em Alain Badiou(2025) Saeta, Daniel de Paula; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; MIRANDA, JOSÉ AUGUSTO NUNES BRAGANÇA DEA pesquisa pretende posicionar o autor Alain Badiou dentro da história da filosofia do cinema, nessa perspectiva será discutido as contribuições de diversos filósofos a forma de se fazer um entendimento geral do estado da arte presente do cinema e filosofia. Com isso é pretendido um aprofundamento do contributo de Badiou ao cinema, tendo em vista a relação intrínseca entre cinema e filosofia, na tentativa de demonstrar que o cinema, como condição a filosofia, acaba por ser filosofia, e assim de acordo com o autor pesquisado para essa pesquisa, é criado uma nova sutura, onde a filosofia está condicionada a uma de suas condições. O cinema ao ser apresentado no século XX gera à filosofia novas perspectivas de pensamento, e o que ao fim acaba por ser defendido é que o cinema não está pautado como algo que se relaciona profundamente à filosofia, mas sim, o cinema está em um momento que ele próprio é filosofia. Na tentativa de chegar a essa conclusão, será amplamente discutido as formas de se fazer verdade na filosofia de Badiou, e entre os quatro procedimentos genéricos se questionar especialmente a verdade nas artes e a verdade no amor. O amor sendo a verdade que será base para a hipótese de pesquisa que o cinema é uma sutura a filosofia pelas artes e pelo amor.
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