EPCV - Dissertações de Mestrado
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Percorrer EPCV - Dissertações de Mestrado por assunto "ABANDONO ESCOLAR"
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Item Bem-estar, apoio social e risco de abandono académico em estudantes universitários : uma mediação moderada(2024) Jacinto, Ana Rita Meneses; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; ALBUQUERQUE, SARA MAGALHÃES PINTO DE; PAULINO, ANA PAULA DE OLIVEIRAO ensino superior é desafiador para os estudantes, que necessitam de se adaptar a novos contextos e pessoas, impactando o seu bem-estar e aumentando o risco de abandono académico. Contudo, com o apoio social adequado, persistem nos estudos. O estudo analisa o efeito mediador de fontes de apoio social na relação entre bem-estar e risco de abandono académico (exaustão académica e intenção de abandono) em universitários e explora se este difere dependendo se o curso frequentado foi a primeira opção, ano de estudos, ciclo de estudos, trabalhador-estudante, dependentes a cargo e estudante deslocado. 1.404 estudantes universitários portugueses, preencheram questionários sobre variáveis socioeconómicas, bem-estar emocional, satisfação com o apoio social e risco de abandono. Os resultados indicam que: (1) o apoio social da família não mediou as relações; (2) o apoio social das atividades sociais e amigos mediaram parcialmente; e (3) o apoio social da intimidade mediou parcialmente o bem-estar e a exaustão académica, e totalmente a intenção de abandono; e (4) o efeito indireto condicional (negativo), indica que a mediação do apoio social na relação entre o bem-estar e a exaustão académica/intenção de abandono é mais forte para estudantes sem dependentes e estudantes não deslocados. É essencial a implementação nos campus universitários de intervenções direcionadas para a personalização e fomentação das fontes de apoio mais eficazes e respeito pelas singularidades e necessidades de cada grupo de estudantes universitários em risco de abandono académico.Item Caminhar para a inclusão com inteligência : programa de intervenção juspsicológica de formação da competência emocional em docentes(2014) Pereira, Marta Filomena Monteiro; Oliveira, João Pedro, orient.A Exclusão Social significa a rejeição de tudo aquilo que se encontra fora dos padrões e representações ditas normais da sociedade moderna (Xiberras, 1993) podendo, portanto, ter várias fontes e origens (Costa, 1998; Costa, A. B., Baptista, I., Perista, P. & Carrilho, P., 2008) destacando-se, neste estudo, o desvio, a delinquência e o Abandono Escolar, sobre as quais se desenvolve a intervenção juspsicológica (Poiares & Ramos, 2007) desenvolvida pelo Psicólogo Forense e da Exclusão Social. A Intervenção Juspsicológica poderá dar-se a diferentes níveis de intervenção, mas, também, de prevenção. Existe, por isso, a necessidade de implementação de programas escolares alternativos (Genovés & Latorre, 1995) que requerem dos profissionais que aí exercem as suas funções – professores e técnicos - a devida preparação profissional e pessoal. Assim, e colmatando os programas direcionados para as crianças e jovens, o presente estudo apresenta-se como uma proposta de programa complementar a esses mesmos programas, incidindo sobre os profissionais e a necessidade de desenvolvimento da sua Competência Emocional, individual e de equipa. O Programa de Intervenção Juspsicológica Caminhar para a Inclusão com Inteligência, composto por 6 módulos e 9 sessões, recorrendo ao estímulo da Inteligência Emocional, e utilizando a dramatização como técnica de «empowerment», agirá na tentativa da mudança social desejada.