Revista Lusófona de Educação n.º 64 (2024)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 64 (2024) por assunto "ENSINO SUPERIOR"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A escrita no Ensino Superior : as crenças dos estudantes(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Cortesão, Daniela; Festas, Isabel; Paixão, Maria Paula; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoHá, atualmente, um amplo reconhecimento do papel de relevo que a escrita deve ocupar no Ensino Superior. Dada a necessidade de colocar esta atividade no centro das políticas educativas e tomando como referência as teorias implícitas, o objetivo principal do presente trabalho foi estudar as crenças de estudantes universitários acerca da escrita. Através da análise de conteúdo de composições redigidas por 264 participantes. Os principais resultados indicam que muitos deles ainda acreditam, totalmente ou em parte, que a escrita é um dom independente do esforço. Sabendo a influência que as crenças exercem nos desempenhos, pode-se concluir que os currículos do Ensino Superior devem contemplar o trabalho da escrita e o modo como os estudantes a concebem.Item La investigación formativa en las universidades peruanas : análisis de tendencias y desafíos en documentos institucionales(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Mercado Mamani, Sively Luz; Barrutia Barreto, Israel; Mercado Portal, Jorge Luis; Mamani Cahuta, Luz Dominga; Rolin Diaz, Carlos Daniel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoHistoricamente, as universidades peruanas apresentaram baixos níveis de produtividade em pesquisa. Como resultado, foram apresentadas políticas educacionais visando melhorar esse aspecto, entre elas, a valorização da pesquisa produzida nessas instituições de ensino. No entanto, é necessário formar pesquisadores com estratégias eficazes, como a pesquisa formativa (PF). Embora a situação em termos de pesquisa pareça estar melhorando nos últimos anos, é necessário avaliar o estado atual da PF nessas instituições. Portanto, o objetivo deste estudo foi revisar a situação da pesquisa formativa nas universidades peruanas. Para tal, foi utilizada uma revisão documental dos documentos que orientam as ofertas educacionais. Os resultados revelam que a PF está mais presente nas universidades públicas do que nas privadas. Por outro lado, é considerada principalmente nos modelos educacionais e planos estratégicos institucionais. Além disso, há evidências de uma diversidade de formas de consideração da PF nos documentos. Finalmente, foi identificado que a principal razão para as universidades não considerarem a PF é a ausência de registros nos documentos de gestão. Na ausência de estudos semelhantes anteriores, os resultados são discutidos com evidências específicas para cada objetivo. As limitações do trabalho e as futuras linhas de pesquisa também são apresentadas.