Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação
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Percorrer Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação por assunto "APPLICATION SOFTWARE"
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Item Diálogo saudável : desenvolvimento da aplicação Debaqi(2020) Perdigão, Pedro de Almeida; Pita, Manuel Arturo Marques, orient.Ao longo dos tempos a introdução de novas tecnologias no nosso quotidiano tem vindo a moldar gerações e a revolucionar o modo como trabalhamos e vivemos em sociedade. A tecnologia, para além de ter tornado as nossas vidas bastante mais fáceis e simultaneamente mais eficientes, abalou profundamente os alicerces da necessidade humana de socialização presencial. Há algumas décadas, seria necessário esperar vários dias e até, nalguns casos, meses por uma mensagem, privilegiando-se a comunicação direta. Agora, através de uns meros cliques num smartphone podemos enviar instantaneamente um e-mail ou uma mensagem a qualquer pessoa no Mundo, desde que tenha em sua posse um dispositivo habilitado a receber este tipo de conteúdo. A crescente disponibilização de chats e redes sociais como meios de comunicação indireta entre pessoas através da Internet tem vindo a mudar profundamente a maneira como os Seres Humanos tendem a comunicar, afetando negativamente a aptidão de comunicação frontal. Destacam-se neste âmbito os jovens - os «heavy users» - enquanto população alvo deste estudo, por serem aqueles que tendem a ter maior fragilidade na «saúde» de um diálogo online. Atentos a esta temática, a Rede de Bibliotecas Escolares e o COPELABS desafiou-nos a desenvolver uma aplicação Web, que recorrendo às mais atuais tecnologias «open-source» e Cloud, permitisse realizar debates online em formato de chat, onde os utilizadores pudessem partilhar livremente e anonimamente as suas opiniões sobre qualquer tema passível de ser parametrizado no sistema: uma espécie de «prós e contras» digital. Por isso, «batizámos» esta aplicação com o nome de Debaqi, um diminutivo de «debate aqui». Esta plataforma, para além de ser um meio de comunicação digital, destaca-se das restantes por incluir algoritmos de inteligência artificial que permitem extrair métricas referentes à «saúde» de um diálogo. No âmbito desta investigação, convidámos diversos Professores de várias Escolas Nacionais para criarem grupos de 15 a 20 de estudantes. Mediante autorização prévia dos respetivos encarregados de educação, os alunos puderam expressar as suas ideias acerca de temas da atualidade através da aplicação Debaqi. Os estudantes tiveram oportunidade de debater assuntos como a alteração climática, a privacidade no namoro e a violência de género. A análise dos dados gerados nas atividades visa apoiar a evolução do papel do Professor Bibliotecário numa sociedade constantemente online, facultando ferramentas que permitam identificar tendências, áreas problemáticas e oportunidades de intervenção em tempo real.Item EZ-BUD : orçamentação na nuvem(2012) Pereira, David Jorge Cardoso; Garcia, Nuno M., orient.Não é novidade que o paradigma vigente baseia-se na Internet, em que cada vez mais aplicações mudam o seu modelo de negócio relativamente a licenciamento e manutenção, para passar a oferecer ao utilizador final uma aplicação mais acessível no que concerne a licenciamento e custos de manutenção, já que as aplicações se encontram distribuídas eliminando os custos de capitais e operacionais inerentes a uma arquitetura centralizada. Com a disseminação das Interfaces de Programação de Aplicações (Application Programming Interfaces – API) baseadas na Internet, os programadores passaram a poder desenvolver aplicações que utilizam funcionalidades disponibilizadas por terceiros, sem terem que as programar de raiz. Neste conceito, a API das aplicações Google® permitem a distribuição de aplicações a um mercado muito vasto e a integração com ferramentas de produtividade, sendo uma oportunidade para a difusão de ideias e conceitos. Este trabalho descreve o processo de conceção e implementação de uma plataforma, usando as tecnologias HTML5, Javascript, PHP e MySQL com integração com ®Google Apps, com o objetivo de permitir ao utilizador a preparação de orçamentos, desde o cálculo de preços de custo compostos, preparação dos preços de venda, elaboração do caderno de encargos e respetivo cronograma.Item Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016(2017) Henriques, Hélio Ricardo de Almeida; Ribeiro, Rui Pedro Nobre, orient.A escassez de manuais técnicos em Angola e o custo elevado do pouco que existe no mercado local, são factores de enorme relevância para este trabalho de pesquisa. Com este trabalho procurou-se utilizar o wiki como forma de partilhar e disseminar documentação técnica, dentro do ambiente académico do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). Ao colher informações baseadas na utilização do ISPLBWiki (denominação atribuída ao wiki) por parte do grupo de alunos e docentes, esperamos ter condições de avaliar a viabilidade da utilização de uma ferramenta colaborativa, com o intuito de aplicar à posteriori o mesmo princípio nas unidades de ensino à distância da Universidade Lusíada de Angola (projecto a implementar pela universidade a longo prazo). A ferramenta utilizada para a execução do estudo de caso foi o MediaWiki, que é um software Wiki escrito em PHP utilizando sistemas de gestão de base de dados MySQL, e licenciado sob a GNU GPL. O projecto é desenvolvido através de SVN da SourceForge. Esta tecnologia é utilizada principalmente nos projectos da Wikimedia. Antes de aplicar este estudo de caso, outras hipóteses para partilha e disseminação de conhecimento foram cogitadas, como por exemplo o Moodle, no entanto a popularidade do Wikipédia aliada à relativa simplicidade no seu uso, foram factores preponderantes para a escolha do MediaWiki. O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos do curso de informática, no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada no ISPLB durante o primeiro semestre do ano de 2016. Através da análise dos resultados (por intermédio de um inquérito), foram registadas dificuldades técnicas de operação e culturais, especialmente relacionados com a colaboração em equipa; porém alunos e docentes consideraram a ferramenta como sendo pedagogicamente útil e viável, considerando a vantagem de partilha de informações como a maior vantagem da ferramenta wiki.