Fluxos e Riscos : Revista de Estudos Sociais vol. 5 nº 04 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Fluxos e Riscos : Revista de Estudos Sociais vol. 5 nº 04 (2019) por assunto "GESTÃO"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Atitude, práticas e tecnologias: iniciativas dos gestores nas organizações públicas e privadas para um desenvolvimento sustentável(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Costa, Oberdan Santos da; Costa, António Augusto Teixeira da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoMilhares de equipamentos tem sido descartados pelas organizações por estarem obsoletos, alguns pelo alto consumo de energia e outros por não terem mais capacidade de processamento e armazenamento dos dados da organização. O presente estudo tem como objetivo estimular a reflexão nos gestores de TIC nas organizações públicas e privadas, de tal maneira que repensem suas atitudes, práticas e uso das tecnologias (APTs), e promovam uma conscientização sobre o desenvolvimento sustentável para todos na organização. Foi utilizada uma abordagem de natureza quantitativa para a obtenção dos dados. Os resultados indicam que as iniciativas dos gestores de TIC, para um desenvolvimento sustentável, tem se traduzido num maior controle de gastos; questões da infraestrutura de processamento e armazenamento de dados da organização; aquisição e construção de infraestrutura mais eficaz para o ambiente e TIC. O processo de conscientização e as ações dos gestores, influenciam as melhorias no local de trabalho, em geral e, também, na vida dos funcionários.Item Contributo do serviço social para a gestão de pessoas e sustentabilidade das instituições particulares de solidariedade social(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Ferreira, Aida; Figueira, Angélica; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo pretende salientar a importância da gestão de pessoas para a sustentabilidade de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, e dar visibilidade ao papel do Serviço Social na gestão técnica destas organizações. Assente num estudo de caso, foi utilizada uma metodologia mista, triangular, qualitativa, com recurso à entrevista semidiretiva realizada às direções institucional e técnica, e por uma metodologia quantitativa com recurso a dois questionários, um aplicado aos colaboradores e outro aos clientes/utentes. Paralelamente, foi efetuada uma pesquisa e análise documental. Os resultados obtidos demonstram que na organização em análise, o colaborador como capital humano primordial contribui para a sustentabilidade da mesma. Tal facto deve-se à perspectiva sempre presente de humanização que passa, sobretudo pela forte valorização dos colaboradores, como pessoas, repercutindo-se também a sua satisfação no acolhimento e acompanhamento dos clientes/utentes e, consequentemente nos serviços prestados à comunidade exterior onde a organização está inserida.