AD AETERNUM – Revista de Teologia Vol. 1 N.º 5 (2023)
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Percorrer AD AETERNUM – Revista de Teologia Vol. 1 N.º 5 (2023) por assunto "CRISTIANISMO"
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Item 'Autógrafos', 'textos originais' ou 'texto incial : algumas observações sobre a terminologia em crítica textual(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Maertens, PhilipO objetivo da crítica textual é a restauração de um texto no seu estado pristino. Esta contribuição tem como intuito explorar algumas das dificuldades inerentes aos conceitos de “autógrafos” e “textos originais”. A sua complexidade conduz a descartar a sua utilidade no objetivo da crítica textual, e à adoção do conceito de “texto inicial”.Item Bíblia : singularidade escriturística e função pedagógica(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lino, José BrissosAs Escrituras incorporam uma função pedagógica geral, não só como livro sagrado, e por isso os rapazes judeus aprendiam a ler na Bíblia hebraica (o Antigo Testamento da Bíblia cristã), mas sobretudo enquanto filosofia de vida. Veja-se a riqueza da literatura sapiencial, em particular da autoria do rei Salomão. Mas não só.Item A construção da paz por meio do diálogo : lições de uma mulher sábia, respeitosa e destemida(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Santos, Nadir Chagas Ribeiro dosEste artigo apresenta a história de Abigail, uma mulher que, diante de um potencial conflito gerado por Nabal, seu marido, empenha-se por pacificar a situação. Mostra como ela, assumindo uma postura destemida, mas respeitosa, vai ao encontro de Davi, um homem encolerizado e disposto a exterminar Nabal e tudo que lhe pertencia. Destaca sete aspectos da estratégia utilizada por ela no diálogo com o interlocutor.Item A crise da mediação do sagrado na fé cristã(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lino, José BrissosAs religiões de matriz abraâmica não se fundam apenas numa perspectiva de Revelação, que parte dos livros sagrados – a Tanakh no Judaísmo, a Bíblia no Cristianismo e o Corão no Islão – mas também incluem determinados processos de mediação do sagrado nas relações entre o crente comum e a divindade.Item O diálogo como mediação das diferenças(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Veras, Marcos Flávio PortelaEste texto apresenta um exercício de reflexão entre os limites e possibilidades de relacionar o cristianismo e os aportes das ciências sociais. Levando em conta o caráter mais dogmático da mensagem cristã e o relativismo inerente do referido campo das ciências, perceber até que podem existir de forma concomitante, com trocas, cruzamento de perspectivas. É utilizado o recurso metodológico autobiográfico enfocando o trânsito do autor, ora como pastor protestante, ora como professor e pesquisador de antropologia social, bem como aportes teórico-metodológicos pertinentes para pensar a temática. Conclui-se que a partir da própria perspectiva dialógica, entendida mais recentemente como caminho de mediação das diferenças, é possível pensar a emergência de novas abordagens e percepções de aplicação teológica em contextos específicos de atuação da igreja.Item Joseph de Maistre (1753-1821) : o profeta do cristianismo transcendente(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Rosa, VítorAutor de Considérations sur la France (1797), o Pape (1819) e as Soirées de Saint-Pétersbourg (1822), o pensamento de Joseph de Maistre (1753-1821) continua a ser polémico e controverso. Diplomata, maçom e católico, com caráter firme, foi um dos mais influentes do pensamento contrarevolucionário no período da Revolução Francesa (1789-1799). Em 1792, deixa a sua terra natal (Chambéry) e ruma em direção do exílio. Defende o retorno da Monarquia Absoluta. Com base numa análise documental e de arquivos disponíveis, neste artigo procuramos refletir sobre o seu pensamento de Maistre, sobretudo sobre a oração, o pecado original e a redenção. A sua fidelidade maçónica e sua frequência com os “Iluminados” permitiram-lhe perseguir o seu ideal de renovação religiosa e de unidade eclesiástica.Item Publicação da 'Didática magna', uma evidência da mudança do pensamento de Cemenius : substituição da religião pela educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lopes, Edson P.; Lopes, Taila Nívea CostaOs estudos do pensamento de Comenius, na atualidade, trazem os seguintes perfis de pesquisadores, de um lado estão, os que à semelhança de Joaquim Hübner entendem ser enfadonhas e supérfluas as questões da religião para as pesquisas comenianas, e assim, retiram tudo de religião das suas reflexões. Por outro lado, existem os que, enxergam o pensamento comeniano somente sob o olhar da religião. Há ainda os que procuram ensinar a inter-relação da educação com a religião para se descobrir a proposta educacional de Comenius. Este artigo, em seu exposto desejo decontribuir com este debate, aponta que no momento em que Comenius publica a Didática magnaem 1657 ele transparece a mudança em seu pensamento ao substituir a religião pela educação. O pressuposto se baseia no princípio de que, conscientemente, Comenius substitui a religião pela educação para poder defini-la como o remédio de Deus para a cura da degeneração do gênero humano.