AD AETERNUM – Revista de Teologia Vol. 1 N.º 5 (2023)

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    O fenómeno amor
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lopes, Raúl Guimarães
    Entendamos o termo fenómeno. No uso corrente é algo inusitado, raro, insólito. Nada mais divergente do vulgar conceito de amor. Em nós, tão natural, usual, comum — tido como atração, afeiçoamento, inclinação. Neste âmbito é imanente, sensível. Só pode conceder momentânea “paixão”. Iremos, contudo, falar de outro Amor, só encontrado nas esferas superiores da Existência. E conhecer a essência do Fenómeno Amor.
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    A crise da mediação do sagrado na fé cristã
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lino, José Brissos
    As religiões de matriz abraâmica não se fundam apenas numa perspectiva de Revelação, que parte dos livros sagrados – a Tanakh no Judaísmo, a Bíblia no Cristianismo e o Corão no Islão – mas também incluem determinados processos de mediação do sagrado nas relações entre o crente comum e a divindade.
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    Os sem igreja, sem religião e os quase-religiosos no Brasil contemporâneo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Azevedo, Silvio Murilo de
    O objetivo deste artigo é discutir os resultados do censo de 2010 e de outras pesquisas mais recentes, referentes aos 'não religiosos', categoria social que vêm crescendo nas últimas 3 décadas. Seguindo a percepção geral de que essa classificação tipológica engloba várias entidades sociais, e não apenas ateus e agnósticos, como se supunha anteriormente. Nossa hipótese fundamental é que o uso de alguns conceitos anteriores ao surgimento da pós-modernidade pode ser responsável por muitas conclusões equívocas, e devem ser substituídos por conceitos e quadros conceituais pós-modernos, tais como epistemologia fraca e ecletismo. Por meio dessa nova forma de olhar para o assim chamado processo de secularização, pode-se concluir que ele não é mais corrente no âmbito sociorreligioso atual.
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    'Autógrafos', 'textos originais' ou 'texto incial : algumas observações sobre a terminologia em crítica textual
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Maertens, Philip
    O objetivo da crítica textual é a restauração de um texto no seu estado pristino. Esta contribuição tem como intuito explorar algumas das dificuldades inerentes aos conceitos de “autógrafos” e “textos originais”. A sua complexidade conduz a descartar a sua utilidade no objetivo da crítica textual, e à adoção do conceito de “texto inicial”.
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    Joseph de Maistre (1753-1821) : o profeta do cristianismo transcendente
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Rosa, Vítor
    Autor de Considérations sur la France (1797), o Pape (1819) e as Soirées de Saint-Pétersbourg (1822), o pensamento de Joseph de Maistre (1753-1821) continua a ser polémico e controverso. Diplomata, maçom e católico, com caráter firme, foi um dos mais influentes do pensamento contrarevolucionário no período da Revolução Francesa (1789-1799). Em 1792, deixa a sua terra natal (Chambéry) e ruma em direção do exílio. Defende o retorno da Monarquia Absoluta. Com base numa análise documental e de arquivos disponíveis, neste artigo procuramos refletir sobre o seu pensamento de Maistre, sobretudo sobre a oração, o pecado original e a redenção. A sua fidelidade maçónica e sua frequência com os “Iluminados” permitiram-lhe perseguir o seu ideal de renovação religiosa e de unidade eclesiástica.
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    O diálogo como mediação das diferenças
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Veras, Marcos Flávio Portela
    Este texto apresenta um exercício de reflexão entre os limites e possibilidades de relacionar o cristianismo e os aportes das ciências sociais. Levando em conta o caráter mais dogmático da mensagem cristã e o relativismo inerente do referido campo das ciências, perceber até que podem existir de forma concomitante, com trocas, cruzamento de perspectivas. É utilizado o recurso metodológico autobiográfico enfocando o trânsito do autor, ora como pastor protestante, ora como professor e pesquisador de antropologia social, bem como aportes teórico-metodológicos pertinentes para pensar a temática. Conclui-se que a partir da própria perspectiva dialógica, entendida mais recentemente como caminho de mediação das diferenças, é possível pensar a emergência de novas abordagens e percepções de aplicação teológica em contextos específicos de atuação da igreja.
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    A construção da paz por meio do diálogo : lições de uma mulher sábia, respeitosa e destemida
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Santos, Nadir Chagas Ribeiro dos
    Este artigo apresenta a história de Abigail, uma mulher que, diante de um potencial conflito gerado por Nabal, seu marido, empenha-se por pacificar a situação. Mostra como ela, assumindo uma postura destemida, mas respeitosa, vai ao encontro de Davi, um homem encolerizado e disposto a exterminar Nabal e tudo que lhe pertencia. Destaca sete aspectos da estratégia utilizada por ela no diálogo com o interlocutor.
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    O renovamento carismático católico : uma nova dimensão da espiritualidade na igreja rumo à unidade
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Rafael, Vitor Manuel Raposo
    O movimento Renovamento Carismático Católico (RCC) é o movimento com o crescimento mais rápido em todo o mundo. Cresceu em menos de cinquenta anos de zero para mais de 150 milhões de católicos romanos. Conforme Matteo Calisi, o RCC é o maior movimento de reavivamento e renovação na história da Igreja Católica Romana. Nunca houve em toda a história da Igreja Católica um evento carismático semelhante a este. Tendo-se iniciado em 1967 nos Estados Unidos através de contactos e influência do pentecostalismo, foi desde logo acompanhado pela Igreja, a qual, com a supervisão do cardeal Suenens, acabaria por integrá-lo plenamente. Uma das caraterísticas do RCC foi as excelentes relações que foram persistindo ao longo do tempo com algumas Igrejas pentecostais devido, obviamente ao substrato pneumatológico comum a ambos os lados. Ultimamente, no pontificado do atual papa Francisco, têm sido feitos contactos ecuménicos bastantes promissores, abrindo-se assim uma nova dimensão da espiritualidade na Igreja rumo à unidade.
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    A importância das ciências da religião na atualidade
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Mazarem, Paulo; Martins, Orlando
    O presente texto pretende traçar a história do estudo do fenômeno religioso para daí mostrar a sua importância na atualidade, encontrando nas Ciências da Religião o seu leitmotiv. Pensar a interface Ciências da Religião e Teologia mostrando a distinção entre elas, e consequentemente retornar às suas origens mostrando que as Ciências da Religião têm competência e estatuto epistemológico para superar preconceitos e intolerâncias de natureza religiosa, sendo já reconhecida nas universidades da Europa e do Brasil. Além disso, as Ciências da religião atualmente, além de oferecer alfabetização do fenômeno religioso que emerge da experiência humana como dado antropológico, sociológico e existencial, podem também oferecer leituras para o estabelecimento de um cultivo coerente e permanente na via de uma cidadania integral e cosmopolita, percebendo o outro (alter) através de um olhar compreensível não como um estranho (alius), mas tão humano quanto nós.
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    A essencialidade da educação em direitos humanos na formação dos/das professores : uma breve perspectiva na análise do desenvolvimento pedagógico na rede pública de ensino
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Schmitt, Flávio; Penteado, Claudete C.; Souza, Pablo Rangel Cardoso da Costa
    O presente artigo visa analisar a essencialidade da formação aos professores em direitos humanos, a política pública de Educação em Direitos Humanos (EDH) na educação básica da rede pública no Brasil e a formação dos professores na prática pedagógica. Assim, indaga-se a respeito do conhecimento dos/as professores/as da educação básica da rede pública acerca do marco legal nacional que define as políticas públicas relacionadas à EDH, e como esse se inserem na prática pedagógica. À vista disso, nosso objetivo consiste em abordar acerca dos conceitos de direitos humanos (DH) e Educação em Direitos Humanos (EDH), bem como sobre a formação dos professores da rede pública de ensino. A metodologia do artigo foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica Marconi e Lakatos (2011), tendo em vista a coleta de informações a partir de textos impressos e virtuais já publicados, a respeito da temática em DH, EDH e a formação dos professores. Igualmente faremos uso de documentos nacionais e internacionais que abordam as áreas que abordaremos. O estudo se justifica em função da necessidade de uma postura mais adequada diante do objeto de estudo e dos aspectos multidimensionais e extensivos do fenômeno social estudado. A abordagem visa contribuir nas discussões acerca do lugar dos DH na sociedade, a EDH na educação, em especial a formação de professores para a Educação Básica.
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    Publicação da 'Didática magna', uma evidência da mudança do pensamento de Cemenius : substituição da religião pela educação
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lopes, Edson P.; Lopes, Taila Nívea Costa
    Os estudos do pensamento de Comenius, na atualidade, trazem os seguintes perfis de pesquisadores, de um lado estão, os que à semelhança de Joaquim Hübner entendem ser enfadonhas e supérfluas as questões da religião para as pesquisas comenianas, e assim, retiram tudo de religião das suas reflexões. Por outro lado, existem os que, enxergam o pensamento comeniano somente sob o olhar da religião. Há ainda os que procuram ensinar a inter-relação da educação com a religião para se descobrir a proposta educacional de Comenius. Este artigo, em seu exposto desejo decontribuir com este debate, aponta que no momento em que Comenius publica a Didática magnaem 1657 ele transparece a mudança em seu pensamento ao substituir a religião pela educação. O pressuposto se baseia no princípio de que, conscientemente, Comenius substitui a religião pela educação para poder defini-la como o remédio de Deus para a cura da degeneração do gênero humano.
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    Bíblia : singularidade escriturística e função pedagógica
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lino, José Brissos
    As Escrituras incorporam uma função pedagógica geral, não só como livro sagrado, e por isso os rapazes judeus aprendiam a ler na Bíblia hebraica (o Antigo Testamento da Bíblia cristã), mas sobretudo enquanto filosofia de vida. Veja-se a riqueza da literatura sapiencial, em particular da autoria do rei Salomão. Mas não só.