Revista Lusófona de Educação n.º 38 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 38 (2018) por assunto "DESIGUALDADES SOCIAIS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Schools without measurements : towards a pedagogy of recognition(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Beltrán Llavador, José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDesde que a OCDE pôs em marcha o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), em 2000, a medida em educação centrou-se principalmente no registo e na fabricação de resultados em termos de taxas de êxito e de insucesso escolar, a partir de rendimento academic. Esta obsess pelos resultados, a partir de uma espécie de monoculture estatistica, provocou o desvio de atenção de um fato central: a desigualdade educative está diretamente relacionada com a desigualdade social. Para além disso, a aplicação de critérios de accountability no sistema educativo oculta a sua crescent desregulação. Contra toda a aparência, a nossa escolar não tem uma medida clara nem uns fins delimitados. Por isso, com a ajuda dos numerous, mas para além deles, torna-se necessário repensar a educação em termos de justiça social, deslocando o foco de atenção da igualdade de oportunidade para a igualdade de posições. A partir deste marco analítico, sugere-se uma reinterpretação crítica da escolar tendo como centro uma política educativa do reconhecimento para a reconstrução da cidadania.