FPED - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FPED - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto por assunto "ABANDONO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Experiências adversas precoces e dinâmicas de regulação emocional em jovens adultos(2014) Pinto, Márcia Isabel Bigote Almeida; Cabral, Joana, orient.As experiências adversas precoces e o seu impacto são um tema já abordado em vários estudos e que tem vindo a alargar a sua investigação. Neste estudo em particular pretende-se verificar se as experiências adversas precoces podem ter impacto na idade adulta, na capacidade de regular as emoções perante situações vivenciadas. Para confirmação destes pressupostos realizaram-se correlações entre um conjunto de experiências adversas precoces (ACE), a rejeição e ameaça de abandono materno, as dimensões da regulação emocional (TMMS) e o relato de ausência de memória e integração da experiência negativa (PAAQ). As análises efetuadas permitiram confirmar o impacto das experiências adversas de negligência e abuso nas dimensões da regulação emocional. Verifica-se um maior impacto da situação de abuso, quando o abusador não é identificado, comparativamente com as situações em que o autor da experiência adversa é identificado. A ameaça de abandono e rejeição materna têm impacto relevante na dimensão de dificuldade de repressão defensiva, incapacitando-o de alterar a perceção negativa que tem sobre as emoções vivenciadas.