FPED - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FPED - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto por data de Publicação
A mostrar 1 - 20 de 461
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Características de liderança na definição do perfil do coordenador de departamento : um caso em estudo(2011) Lino, Elsa Cristina Magalhães Domingos; Pereira, Maria de Lourdes de Pina Manique Ferreira Braga de Figueiredo, orient.No percurso para o crescente aumento da autonomia da Escola e da consequente evolução organizacional, preconizados pelos mais recentes normativos, a temática da liderança reveste-se de uma importância acrescida, nomeadamente no que diz respeito aos cargos de gestão intermédia, pois coloca os actores destes cargos numa posição privilegiada para agirem como líderes facilitadores da mudança. Este trabalho de investigação pretende saber qual é a importância atribuída pelos docentes às diversas funções que o coordenador de um departamento curricular, um gestor intermédio, é hoje chamado a assumir no âmbito da organização escolar, e conhecer as características de liderança mais valorizadas pelos docentes na definição do seu perfil. Ancoramos a dissertação numa fundamentação teórica organizada em torno de três grandes dimensões - a organização escolar, a liderança e a supervisão. Nesta investigação seguimos um paradigma predominantemente quantitativo, usando como instrumento o inquérito por questionário de administração directa. A população alvo é constituída pelos professores de um agrupamento de escolas do concelho de Matosinhos. Os resultados do estudo indicam que, na opinião dos docentes, o coordenador de departamento curricular deverá ser capaz de gerir conflitos, promover um trabalho colaborativo e liderar num ambiente democrático. Para os docentes, os principais obstáculos que se colocam ao desempenho do cargo de coordenador de departamento prendem-se com as numerosas funções atribuídas e com a falta de tempo para as executar com eficácia.Item A influência da competência emocional no desempenho académico de adolescentes do ensino secundário(2012) Magalhães, Raquel Sofia da Silva; Leite, Ângela, orient.O nosso trabalho tem como objectivo principal responder à questão fundamental: A competência emocional influencia o desempenho académico em adolescentes do ensino secundário? Para o efeito, os instrumentos utilizados foram: o questionário de Competência Emocional, adaptado ao contexto português por Lima Santos e Faria (2001), as pautas de notas dos alunos tendo em vista identificar o género, ano escolar e as idades dos alunos. Depois de obtida a autorização para a utilização do questionário, procedemos à sua aplicação sendo que a amostra foi constituída por 191 estudantes a frequentar o Ensino Secundário na Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, com idades compreendidas entre os 14 e 19 anos, no início do ano letivo, setembro de 2011. Após a recolha de dados procedemos à sua análise, a partir do programa SPSS, versão 19.0 para o Windows, cingindo-nos à análise descritiva das variáveis Género, Idade e Ano Escolar; análise descritiva da turma; análise descritiva das notas da disciplina de português e matemática; análise descritiva das questões do questionário de competência emocional; análise descritiva das dimensões do questionário; comparação de Médias das três Dimensões do questionário de competência emocional; análise de Regressão Linear e análise de Médias Através dos Itens e Variáveis Sociodemográficas e Escolares. Os resultados apontaram para a existência de diferenças estatisticamente significativas em relação à nota de Português no que diz respeito à EE (Expressão Emocional). Os alunos cujas notas de português são mais baixas apresentam valores mais baixos também na EE. Por outro lado, a nota de matemática era a única preditora da EE, explicando 4.3% da variância. Assim, a relação entre competência emocional e o desempenho académico verificou-se em relação à dimensão da Expressão Emocional. Por outro lado, em função do género, idade e escolaridade apenas se verificaram diferenças significativas para os itens da Expressão Emocional. Na relação entre o desempenho académico relativamente às disciplinas de português e matemática, comparativamente com a competência emocional apenas se verificou relação na dimensão - Expressão Emocional.Item Autoavaliação de um agrupamento : um percurso de melhoria da qualidade de gestão e do serviço educativo da escola(2012) Maio, Manuel Pereira; Delgado, João Paulo Ferreira, orient.Com o propósito de acompanhar a mudança da sociedade, em Portugal decorre a implementação de várias reformas entre as quais a da Administração Pública. Melhorar o serviço educativo prestado pelas escolas é condição essencial para o aumento da qualificação dos alunos. A Avaliação e a Auto Avaliação (AA) do desempenho da escola tornam-se cada vez mais importantes no sentido de acompanhar e garantir a evolução e o progresso do sistema educativo. Desta forma, torna-se imprescindível uma reflexão sobre os procedimentos desenvolvidos que visam suprir as necessidades das escolas. Este projeto de investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Administração Escolar, tem como finalidade dar o seu contributo para esse debate, através da apresentação e discussão dos resultados de dois ciclos avaliativos, tendo sido aplicado, o modelo CAF (Common Assessment Framework). Neste sentido, pretendeu-se averiguar de que forma a AA (Auto Avaliação) contribui para o processo global de gestão da escola. Fazendo recurso à metodologia de estudo de caso, num Agrupamento de Escolas no interior do país, utilizou-se o paradigma qualitativo para a recolha de dados. Pela análise dos dados foi possível concluir que a aplicação do primeiro ciclo de avaliação, através do desenvolvimento de processos de melhoria da qualidade de serviço prestado, influenciou o segundo ciclo avaliativo. Esta influência foi evidente na melhoria dos planos de ação para colmatar pontos negativos detetados no ciclo avaliativo anterior contribuindo, consequentemente, para a melhoria do processo de gestão da escola. Desta forma, a experiência adquirida, as alterações introduzidas, a convição dos órgãos de gestão da escola e de quase todas as pessoas que nela exercem a sua atividade permitem concluir que é imprescindível a autorregulação e que a mesma proporcionou benefícios que levaram à melhoria da qualidade de gestão da escola.Item O impacto do contrato de autonomia através das percepções dos actores educativos : o caso da Escola-Piloto ES/3 João G. Zarco(2012) Ferreira, José Manuel Pinto; Delgado, Paulo, orient.Este trabalho pretende identificar as alterações introduzidas pela atribuição de competências resultantes da celebração do Contrato de Autonomia numa escola secundária com 3ºciclo e reflectir sobre o reforço da autonomia e da capacidade de intervenção dos órgãos de direcção para melhorar a eficácia da execução das medidas de política educativa e da prestação do serviço público de educação. Para isso realizamos entrevistas para conhecer as percepções e as atitudes de alguns intervenientes directos, nomeadamente dos elementos da comissão de acompanhamento local, director da escola e alguns docentes envolvidos nos diferentes órgãos de gestão. A atribuição de autonomia à escola visa dotá-la de uma capacidade de decisão e organização interna de forma a ser capaz de responder em tempo útil aos desafios que a comunidade local coloca. Não parece que tenha sido isso que aconteceu, pelo menos na perspectiva dos entrevistados. Para que um contrato de autonomia produza os seus verdadeiros efeitos, ele não pode ser imposto. Sendo certo que cada escola tem as suas particularidades, pode-se todavia estabelecer um conjunto de condições consideradas essenciais entre as quais: projecto educativo eficaz e eficiente, internalizado pela comunidade escolar, um corpo docente estável, lideranças assertivas e partilhadas.Item Ambiente Familiar, processos reguladores e resiliência em Jovens Adolescentes(2012) Bem, Patrícia Gil do; Ramos, Mariana Moura, orient.A adolescência constitui um período do desenvolvimento humano e de formação da identidade pessoal, marcado por significativas transformações, que decorrem das relações que se estabelecem com os contextos circundantes dos jovens. A noção de resiliência advém da capacidade humana de confronto, resistência e superação das adversidades da vida, a partir do binómio existente entre fatores de risco e fatores de proteção. Nesta fase, a resiliência manifesta-se em função do contexto em que o jovem se insere, sendo que as relações familiares e as redes sociais são primordiais, contribuindo para a autoestima, autorregulação emocional e desempenho académico. Esta investigação pretendeu conhecer o processo de resiliência em jovens adolescentes, a forma como é determinado por fatores sociodemográficos ou académicos, e também por fatores psicológicos como a autoestima, a autorregulação emocional e o ambiente psicossocial da família. A amostra estudada era constituída por 115 jovens da Escola EB2,3 Dr. João Rocha Pai – Vagos (7º e 9º ano) e por 81 encarregados de educação. Para além da recolha de dados sociodemográficos, os jovens foram avaliados sobre a resiliência (Escala de Resiliência e Escala HKRAM), a autoestima (Escala de Autoestima de Rosenberg) e a autorregulação emocional (Escala de Dificuldades na Regulação Emocional); e os Encarregados de Educação sobre o ambiente e o contexto familiar (Escala do Ambiente Familiar). Partindo dos resultados obtidos relacionámos o número de reprovações do aluno com a autoestima, resiliência e a independência, além da influência de fatores sociodemográficos parentais. Denotámos que a participação do aluno em atividades extracurriculares potencia a existência de melhores competências de resiliência e autoestima, contribuindo para um melhor ambiente familiar, além de reduzir o número de reprovações e conflitos. A relação existente entre autoestima, ambiente familiar e resiliência com o nível socioeconómico dos jovens, evidenciou que aqueles que se inserem num nível médio possuem melhores competências nos âmbitos mencionados. Concluiu-se que a autoestima influência o desempenho académico dos jovens e que o ambiente familiar potencia a autoestima, além de dotar o indivíduo de estratégias de regulação emocional.Item Stress Parental e Desempenho Académico(2012) Soares, Filipa da Silva; Leite, Ângela, orient.Este estudo pretende verificar se o stress parental influencia o desempenho escolar nas disciplinas de português e matemática de crianças que frequentam o primeiro e o quarto ano de escolaridade numa amostra de 50 mães (26-51 ou mais anos) e 50 crianças (6-11anos) na Escola Básica nº1 da Boavista, Rio Tinto. Utilizou-se o PSI-Índice de Stress Parental (Abidin & Santos, 2003) e a um questionário sociodemográfico. Verificamos que à medida que o stress parental aumenta, o desempenho escolar diminui e encontramos alguns resultados significativos entre as subescalas do PSI e as variáveis sociodemográficas. Concluímos que o stress parental tem alguma influência no desempenho escolar da criança, mas que existem outros fatores que também influenciam significativamente o desempenho.Item Suporte social das mães de filhos com paralisia cerebral(2012) Banda, Francisco Pedro; Leite, Ângela, orient.O suporte social tem um papel importante e indispensável especialmente para com os portadores de deficiência crónica e suas famílias (Beckman, 1991, cit. in Almeida & Sampaio, 2007). O suporte social depende muita das vezes dos recursos de que os indivíduos dispõem (Dunst & Trivestte, 1990, cit. in Almeida & Sampaio, 2007). O processo de reabilitação destas crianças surge na dor da incerteza futura vivida pelas mães. Para fazer frente a essa preocupação, investir na reabilitação é uma forma de proporcionar qualidade de vida aos seus filhos. O presente estudo tem por propósito de conhecer a existência do suporte na vida das mães de filhos com Paralisia Cerebral de tipo tetraplegia. A investigação segue uma orientação de análise qualitativa, com uma amostragem de 3 mães de filhos com Paralisia Cerebral (Tetraplégico), com idades de 5 anos e com um diagnóstico que varia entre 1 e 5 anos. Os dados foram recolhidos através de recurso ao questionário e analisados pelo método da Grounded Theory .Item O fio de Ariadne : a formação contínua do PNEP e desenvolvimento da competência da leitura no 1.º CEB(2012) Alves, Carla Dimitre Dias; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Afirmando-se como uma necessidade premente, a qualidade da formação contínua de professores tem evoluído nos últimos anos. Esta urgência surge a partir das exigências que cada vez mais se sentem, quer a nível nacional, quer internacional, de um ensino e aprendizagem que acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas e multiculturais. O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), que surgiu pela necessidade de aumentar os níveis de literacia dos alunos portugueses, foi o objeto de estudo desta investigação. Nesta perspetiva, pretendeu-se identificar de que forma a formação de professores se articula com as dinâmicas da formação centrada nas escolas, no âmbito do PNEP, no desenvolvimento de competências de leitura dos alunos do 1.º CEB. Embora a aprendizagem do português padrão passe pelo ensino e aprendizagem de vários domínios, focalizou-se o estudo na relação entre a atitude reflexiva do professor e o desenvolvimento das capacidades leitoras dos alunos, através do ensino explícito de estratégias de compreensão de textos. O estudo empírico sustentou-se em autores como Alarcão (2002), Colomer & Camps (2008), García (1992), Lomas (2003), Pawlas, & Oliva, (2007), Sim-Sim (2007), entre outros. No estudo optou-se por uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa. O caso em estudo, sobre o PNEP e a sua influência na formação docente, concretizou-se em contexto escolar e circunscreveu-se ao cenário profissional da investigadora. Durante o ano letivo 2009/10 sete professoras/formandas, sob a supervisão da investigadora/formadora, desenvolveram a sua prática pedagógica, num Agrupamento de Escolas na área de Gondomar. Assim, foram analisadas as reflexões contidas nos portefólios formativos das docentes. Em extensão, foi aplicado um inquérito por questionário, a cento e vinte e um professores dos Núcleos Regionais do Porto e Minho. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a frequência do PNEP contribuiu para formar professores reflexivos que, ao mudarem práticas, potenciaram o desenvolvimento da competência de leitura dos alunos do 1.º CEB, o que se refletiu na melhoria dos resultados escolares, em todas as áreas do saber.Item A concepção e implementação da prova de aptidão profissional nos cursos Profissionais do Ensino Secundário Público(2012) Pereira, Eduardo Manuel Serrão; Delgado, João Paulo Ferreira, orient.No âmbito do recente alargamento da oferta educativa de Cursos Profissionais às Escolas Secundárias, este estudo debruça-se sobre a concepção e implementação da Prova de Aptidão Profissional (PAP), as semelhanças e diferenças que esta prova assume nos diferentes Cursos Profissionais. A selecção do objecto de estudo recaiu nas sete turmas do décimo segundo ano dos Cursos Profissionais da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, visto encontrarem-se nessas turmas os Alunos que irão realizar a PAP no ano lectivo 2010/2011, com o apoio dos Professores Acompanhantes e com a coordenação dos Directores de Curso. Os meios utilizados nesta investigação dividiram-se em: (i) Inquéritos por questionários, a serem aplicados a Alunos e Professores Acompanhantes; (ii) Entrevistas, a serem realizadas aos Directores de Curso. A PAP, nos Cursos Profissionais do Ensino Secundário público, constitui uma mudança significativa nas dinâmicas inerentes ao espaço educativo. O seu papel, neste contexto, poderá representar uma evolução na relação entre os conhecimentos e as competências adquiridas nos cursos e o empreendedorismo e a criatividade do Aluno. Este será mais evidente se os actores educativos apostarem numa formação vocacionada para a inovação e para o risco, apoiados num currículo adaptado às condições do mercado de trabalho local e motivador para os jovens Alunos, e isso marcará, certamente, a diferença rumo ao sucesso.Item Pontes entre nós : a articulação docente no 1º CEB : um contributo para a aprendizagem(2012) Santos, Rosa Maria Nunes dos; Cosme, Ariana, orient.Este trabalho de investigação centra-se num projeto de articulação curricular no 1º CEB, nomeadamente o trabalho supervisivo desenvolvido pelo Professor Titular de Turma (PTT) e Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (PAEC). Com base na pergunta de partida “De que forma a prática pedagógica articulada e supervisionada entre o Professor Titular de Turma e os Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular contribui para a melhoria das aprendizagens dos alunos do 1º CEB?” pretende-se compreender de que modo a colaboração entre docentes pode concorrer para o desenvolvimento da articulação curricular potenciando o sucesso escolar. Empiricamente foram interligados conceitos como aprendizagem, currículo e articulação curricular, supervisão pedagógica, cultura docente, escola a tempo inteiro, pedagogia de projeto apoiado em autores como Alarcão (2002), Cosme & Trindade (2007), Dewey (1959), Fullan & Hargreaves (2001), Leite (2003), Morgado (2005), Roldão (2009). A metodologia mista da presente investigação combina o método qualitativo e quantitativo na recolha de informação: análise de documentos, entrevista, inquéritos aos professores. O caso em estudo realiza-se no cenário profissional da investigadora, num Agrupamento de Escolas de Matosinhos, durante 2010/11. Compararam-se os resultados escolares de três turmas, do 2º ano de escolaridade: uma onde o projeto Navegar na Leitura d’A Menina do Mar foi mais relevante e duas onde esse não foi implementado com a mesma dimensão. Comparando dados concluiu-se que houve uma melhoria nos resultados escolares dos alunos da turma em estudo. Estes revelaram pontuações mais altas, em todas as áreas curriculares, com relevo na área de português, evidenciando-se na compreensão de textos e na aquisição de estratégias de pesquisa e de escrita. Em suma, a transversalidade da língua materna estende-se à melhoria de resultados escolares nas restantes áreas do conhecimento. O trabalho colaborativo foi a ponte necessária ao sucesso da aprendizagem.Item O Supervisor como mediador no processo do desenvolvimento pessoal e profissional do professor : do ideal ao real na escola do séc. XXI em Portugal(2012) Pereira, Paula Fernanda Ferreira Pinto; Pinto, Isabel Maria Pereira, orient.O presente estudo de investigação visa percepcionar o papel e o trabalho de um supervisor pedagógico na escola portuguesa que possibilite compreender os equívocos e deturpação ligados ao papel do supervisor, quer por quem exerce a função quer por aqueles que são supervisionados. A revisão da literatura foi orientada no sentido de definir a acção e competências do supervisor e os efeitos no desenvolvimento pessoal e profissional do professor avaliado num contexto de uma escola aprendente ou reflexiva, segundo algumas abordagens mais modernas, que gera um trabalho colaborativo entre pares e leva a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Analisaram-se desta forma quais os aspectos mais relevantes para nomeação do supervisor, competências e trabalho a desenvolver por este e efeitos no desenvolvimento pessoal e profissional do professor supervisionado e ainda as dificuldades sentidas na concretização da supervisão pedagógica. A investigação decorreu numa Escola do concelho de Matosinhos, recorreu-se a procedimentos metodológicos quantitativos através de inquéritos por questionário aplicados aos professores Relatores/Supervisores e aos professores Avaliados/Supervisionados. Desta investigação ressalta um desfasamento entre os subgrupos inquiridos, sobretudo em relação aos aspectos a ter em conta para sua nomeação, perfil e competências inerentes à função, e no trabalho a desenvolver e desenvolvido pelo Relator/Supervisor.Item A influência do ambiente e das atitudes familiares nas manifestações psicossomáticas dos filhos(2012) Lima, Gláucia Kronberg Medeiros; Ramos, Mariana Moura, orient.Estudos têm sugerido que fatores ambientais na família e atitudes parentais são significativos para a presença de doenças e sintomas psicossomáticos nos filhos. Este estudo transversal, Estudo 1 e 2, analisou de que forma o ambiente e as atitudes familiares exercem esta influência na saúde dos filhos. Foram aplicadas as escalas FES, CSI-24, PSI-Stress de Vida, o inquérito APAD (em desenvolvimento) e uma ficha para dados sociodemográficos e levantamento de doenças. Os participantes do Estudo 1 (n=100) foram pais de alunos de duas escolas públicas de Porto, que originou também a amostra para o Estudo 2 (n=19). No Estudo 1, vários fatores apresentaram associação às manifestações psicossomáticas, nomeadamente acontecimentos de vida como: o número de casamentos, a morte de um membro da família próxima, a entrada num novo emprego; a mudança de uma pessoa da família para a casa, a separação conjugal, a doença psiquiátrica, ou características do ambiente familiar como o conflito familiar, a organização, o controlo, a orientação para a conquista e a coesão. No Estudo 2, as análises estatísticas foram exploratórias, relativa aos filhos de pais divorciados, aos fatores ambientais e as manifestações psicossomáticas, além de uma pré-análise da validade do instrumento APAD. Pôde-se concluir que alguns fatores socio-ambientais familiares e algumas atitudes parentais exercem influência para manifestação de doenças e sintomas psicossomáticos nos filhosItem Reabilitação cognitiva em idosos institucionalizados com deterioração cognitiva(2013) Soares, Carla Pereira; Leite, Ângela, orient.O presente estudo tem como questão de partida: “Será que a reabilitação cognitiva em idosos institucionalizados melhora o seu desempenho em testes psicológicos de avaliação cognitiva?”. Assim, o objetivo consiste em avaliar se a reabilitação cognitiva influencia o desempenho cognitivo nos indivíduos, sobretudo, nos indivíduos com deterioração cognitiva. A amostra deste estudo é composta por 15 idosos de ambos os sexos, com média de idades de 84,13 anos, que se encontram institucionalizados numa residência geriátrica em Salvatierra do Miño, Espanha. Estes idosos foram divididos de acordo com o nível de deterioração cognitiva (segundo o Mini-Examen Cognoscitivo (MEC)): 5 idosos com deterioração cognitiva leve; 5 idosos com deterioração cognitiva moderada; e 5 com deterioração cognitiva grave. As escalas aplicadas foram o Mini-Examen Cognoscitivo (MEC) e o Test de Pfeiffer (SPMSQ) em dois momentos, o primeiro no início para a seleção da amostra (optando-se aqui só pelo MEC) e para a obtenção do estádio de deterioração de cada doente; e o segundo, passados 80 dias, ou seja, no final da aplicação do programa de reabilitação de modo a averiguar se a intervenção ajudou ou não a reabilitar as áreas cognitivas em diferentes estádios de deterioração. Nas intervenções entreviu-se em sete áreas (atenção/concentração, linguagem, orientação, memória, funções executivas, gnosias e praxias) utilizando-se três níveis de estratégias da reabilitação cognitiva (a restauração, a compensação e a substituição) e três técnicas: a técnica de terapia de orientação para a realidade; a técnica de terapia de reminiscências; e a técnica de estimulação cognitiva. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que a maioria dos elementos do grupo revelou um desempenho mais elevado a nível cognitivo no segundo momento de avaliação, comprovando-se assim, em 80 dias, uma diminuição do nível de deterioração em funções cognitivas e consequentemente nas suas funcionalidades. O presente estudo permitiu também reforçar a ideia de que os estudos longitudinais são importantes para perceber e explicar o processo de envelhecimento.Item A influência da família e da escola na formação de esquemas iniciais desadaptativos em crianças da educação infantil(2013) Lira, Nara Neide Teixeira Soares de; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Este estudo investigou a influência da família e da escola na formação de Esquemas Iniciais Desadaptativos, em crianças da 2ª. etapa da Educação Infantil, matriculadas em escolas de Jaboatão dos Guararapes (PE). Com a escolha de uma abordagem qualiquantitativa utilizou-se questionários, entrevistas e observação sistemática. O programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) permitiu tabular e analisar os dados quantitativos obtidos em 21 questionários respondidos pelas famílias, e 14 questionários respondidos pelas professoras. A Análise de Discurso possibilitou organizar os dados qualitativos obtidos nos depoimentos das professoras em três formações discursivas: o papel da família, o papel da escola e as estratégias utilizadas em sala de aula. Com a observação sistemática, realizada em dois momentos, no primeiro e no segundo semestre do ano, foi possível esquematizar os comportamentos apresentados pelas crianças de acordo com os domínios da teoria dos esquemas de Young. Comprovou-se que práticas parentais negativas podem possibilitar a formação de esquemas desadaptativos nas crianças a partir de 4 anos de idade; há esquemas predominantes conforme o gênero da criança; a escolaridade e a renda familiar podem influenciar a formação de esquemas específicos e a atuação das professoras pode reduzir ou até mesmo extinguir os esquemas que estão se formando.Item A perceção da democraticidade no desenvolvimento de uma pedagogia de supervisão(2013) Peralta, Roberto Paulo da Mota dos Santos; Pinto, Isabel Maria Pereira, orient.O contexto das sociedades ocidentais assenta em valores que radicam na democracia. A escola constitui-se como alavanca promotora do cultivo dos valores democráticos, cujo grande propósito de vida, é a formação sustentável de novos cidadãos. A sua função social, carateriza-se por formar cidadãos pensantes, livres, responsáveis e pró-ativos. A vivência interiorizada por todos os atores escolares, da cultura dos valores da democracia, constitui a democraticidade na escola. É nesta medida que se fala numa escola democrática, capaz de prestar um serviço educativo de qualidade. Considera-se a supervisão pedagógica como o conjunto de práticas, assentes no trabalho colaborativo, na dialogicidade e na reflexão, promovendo a construção, sempre inacabada, de conhecimento. Para a concretização do projeto escola democrática e a consequente perceção da democraticidade na escola, a prática de uma pedagogia de supervisão é de especial importância. A escola deve manter um processo de autoconhecimento contínuo, refletir sobre o que faz e sobre o que pretende fazer, aprender com a sua experiência, com a sua história. É neste âmago que se encontra a pedagogia da supervisão. Este estudo averigua, de que forma a perceção que os professores têm da democraticidade vivenciada na escola, condiciona as suas práticas pedagógicas, pondo a nu o longo caminho que a escola democrática tem de percorrer, na senda de uma pedagogia da supervisão.Item Adaptação do Instrumento 'Perceptions of Adult Attachment Questionnaire' – PAAQ - Teste das Qualidades Psicométricas(2013) Peres, Ana Rita Lopes Rebelo; Cabral, Joana, orient.Este estudo teve como principal objetivo a adaptação e respetiva análise das qualidades psicométricas de um instrumento de auto-relato – PAAQ (Perceptions of Adult Attachment Questionnaire, Lichtenstein & Cassidy, 1991) - que pretende avaliar as perceções dos adultos ou jovens adultos acerca das suas experiências precoces de vinculação e respetivas influências nas representações atuais acerca da mesma. Este instrumento foi aplicado a uma população de jovens adultos (N = 601), maioritariamente universitários, das zonas do Porto e de Viseu, em conjunto com outros instrumentos que serviram de base para o estudo da validade de construto do PAAQ. Os resultados obtidos, através da análise fatorial exploratória apontam para a existência de 8 fatores e/ou dimensões (tal como na versão original): Rejeição, Amor e Inversão de Papéis (dimensões relativas às perceções de experiências precoces de vinculação); Integração da Experiência Negativa, Desvalorização e Sem Memória (dimensões relativas à representação atual da vinculação) e Raiva e Vulnerabilidade (dimensões relativas às consequências emocionais atuais). As análises estatísticas efetuadas (análise à sensibilidade dos itens, análise fatorial exploratória, análise da consistência interna, análises de correlação) asseguram que, apesar da necessidade de alguns ajustes e de mais estudos, o PAAQ apresenta qualidades psicométricas adequadas, estáveis e coerentes para que possa vir a constituir um instrumento fiável e válido para avaliar as representações das experiências de vinculação precoce e atuais, na jovem adultícia e adultícia.Item Supervisão em comunidade aprendente na perspetiva dos supervisores(2013) Fonseca, Rui Isaque Gonçalves da Ascensão; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O projeto que se apresenta tem como finalidade averiguar se o exercício da Supervisão numa Escola secundária com 3.º ciclo, na perspetiva dos Supervisores, contribui para o desenvolvimento de uma comunidade aprendente de professores. O estudo conjuga perspetivas de diversos autores, entre os quais destacamos Alarcão (2009), Alarcão e Roldão (2008), Alarcão e Tavares (2010), Ferreira e Flores (2012), Hargreaves e Shirley (2009), Oliveira- -Formosinho (2009), Pawlas e Oliva (2007), Senge (2000; 1990) e Vieira (2009). As teorias e investigações dos autores enunciados servem de base à revisão bibliográfica e fundamentam um perfil de Supervisores enquanto líderes educativos, equacionando a influência da Supervisão no desenvolvimento e transformação da dinâmica da Escola, como comunidade aprendente. Assim, são analisadas as representações dos Supervisores em relação ao exercício da Supervisão nos diferentes cargos e funções supervisivas na Escola, e a sua evolução, nos últimos cinco anos, no contexto da avaliação do desempenho docente. A investigação decorreu numa Escola do concelho de Santo Tirso, com utilização de procedimentos metodológicos mistos, qualitativos e quantitativos. Como estratégia qualitativa, analisaram-se os documentos orientadores da Escola. Como estratégia quantitativa, foram analisados inquéritos por questionário, aplicados aos Supervisores da Escola. Como conclusão, constata-se uma perceção positiva da Supervisão formativa entre pares, apesar da confirmação de constrangimentos, relacionados com uma Supervisão meramente avaliativa do desempenho docente. A ação supervisiva, assente em práticas democráticas de trabalho colaborativo e refletido, é valorizada, e considerada essencial, para o desenvolvimento da escola enquanto comunidade aprendente.Item Desenvolvimento da competência e do gosto pela leitura em língua portuguesa de alunos angolanos com diferentes línguas nacionais(2013) Luciano, Deolinda Manuel; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo tem como finalidade averiguar de que forma é possível motivar e desenvolver a competência e o gosto pela leitura, na disciplina de Língua Portuguesa, de alunos angolanos do Ensino Básico. Pretende também investigar as perceções de alunos e professores, sobre o aperfeiçoamento da leitura, ao longo do processo de aprendizagem. A escolha do tema prende-se com o facto de, em Angola, a maior parte dos alunos não ter o Português como língua materna, apesar de o ensino ser ministrado em Português. Ou seja, grande parte dos alunos tem o Português como segunda língua, falando línguas nacionais ou variantes. Esta situação origina que os alunos enfrentem dificuldades acrescidas na aprendizagem, não apenas na disciplina de Língua Portuguesa, mas também em todas as restantes disciplinas. A pesquisa, de natureza qualitativa-quantitativa, foi realizada numa Escola Básica e Secundária, no Município de Belas, na cidade de Luanda, em Angola. A aplicação de dois inquéritos por questionário, um deles a nove professores de Português e o outro a oitenta alunos da 6ª classe do Ensino Básico, permitiu a recolha e análise de dados. Os resultados comprovam que grande parte dos alunos lê apenas livros escolares e que a leitura não é uma prática regular. Contudo, os alunos reconhecem a importância da leitura para a aprendizagem. Em concordância, os professores interligam as competências de leitura e escrita, confirmando as dificuldades dos alunos. Em acréscimo, os docentes valorizam a diversificação de estratégias, como forma de motivar os alunos para a leitura e criar leitores competentes.Item Formação continuada e mudanças nas concepções e práticas de professores da EJA(2013) Lima, Severina Ferreira de; Pereira, Severina Gomes, orient.No contexto da sociedade atual, há um consenso sobre o papel preponderante que os professores são convocados a desempenhar, na construção de um novo paradigma educacional. Essa nova forma de compreender a educação exige dos professores processos de mudanças, na formação inicial e continuada, objetivando uma elevação do nível de qualidade da educação. Assim sendo, torna-se necessário que os professores compreendam os fenômenos que mediam o processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos, tomando como referência o processo da formação continuada, estabelecendo articulação entre teoria e prática, desvendando possibilidades de inovações para o trabalho docente com estudantes da EJA. Nesta ótica, o suporte teórico defendido por Freire (1996), Granville (2006), Imbernón (2009), Perrenoud (2002), Tardif (2010), entre outros, permitiu identificar a necessidade de redimensionamento, nas concepções e práticas desses professores. Todavia, para alcançá-las, a formação continuada deverá assumir o formato de estudos sistemáticos e coletivos, para distanciar-se da mera aplicação de técnicas e reprodução mecânica de saberes. A orientação metodológica consistiu numa pesquisa de abordagem mista, qualitativa e quantitativa. Na coleta de dados, com base em inquéritos por questionário, as respostas originaram categorias de análise, formalizando os resultados da pesquisa. Conclui-se que os professores da EJA percebem a importância da formação continuada para a mudança de concepções e práticas. Contudo, é necessário aprofundar o envolvimento desses professores nas formações da EJA, de forma a contribuir para a transformação das práticas e o desenvolvimento profissional.Item A dimensão afetiva e sua relevância no ensino da matemática : uma inquietação da supervisão pedagógica(2013) Silva, Márcia Cristina Araújo Lustosa; Ribas, Valdenilson Ribeiro, orient.A Matemática moderna continua associada aos métodos tradicionais de ensino, valorizando a transmissão de conhecimentos, apesar dos progressos científicos atuais. Desta forma, o ensino formal não parte da realidade do aluno, nem da sua experiência. Frequentemente, é utilizada uma linguagem científica que o aluno não domina e há falta de relacionamento afetivo e social, na interação entre o aluno e o professor, em sala de aula. Em consequência, muitos alunos brasileiros evidenciam dificuldades na disciplina e recusam estudar matemática, o que se traduz em insucesso escolar. Por isso, é essencial que, para além do domínio cognitivo, o professor se preocupe igualmente com o domínio afetivo, de forma a dinamizar aprendizagens significativas. Assim, esta pesquisa quantitativa tem como objetivo equacionar a influência da dimensão afetiva na qualidade do processo de ensino-aprendizagem da matemática, na percepção de alunos e professores do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual. O estudo comprova a importância das relações interpessoais no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a afetividade, a confiança e o respeito entre professores e alunos influenciam o desenvolvimento da aprendizagem da matemática, pois, com a sua atitude e o seu comportamento, o professor motiva o aluno. Se for negativa, prevalecerá o mau rendimento e, consequentemente, poderá aparecer uma sensação de ódio e recusa perante a disciplina. Contudo, se for positiva, vai favorecer o processo de aprendizagem do conhecimento matemático, em sala de aula.