Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação por assunto "EDUCATIONAL POLICY"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Insucesso escolar no ensino primário em Angola : causas e implicações para a política educativa(2022) Chivela, David Leonardo; Freitas, Jacinto Serrão de, orient.Em Angola, os consideráveis índices de pobreza que ainda subsistem e a limitada capacidade financeira de boa parte das famílias dificulta, em grande medida, e o acesso à educação, fazendo com que a pobreza e a necessidade de satisfazer alguns anseios básicos constituam obstáculos para que a escola e a educação sejam tidas como prioridades. Perante os elevados índices de reprovações, desistência e abandono escolar, o insucesso escolar se afigura uma preocupação para alunos, pais, professores, governantes e sociedade em geral. O estudo que agora se apresenta procura compreender os fatores que estão na base do insucesso escolar no Ensino Primário, em Angola, bem como as suas implicações para a política educativa angolana. O estudo é de carácter qualitativo e eminentemente exploratório e descritivo. A revisão da literatura e a análise documental realizada permitiram concluir que o combate ao insucesso escolar em Angola deve, também, traduzir-se na mobilização e disponibilização de recursos necessários. Meios, em quantidade suficiente, para a promoção das mudanças que se impõem possibilitando que cada região do país e cada escola progridam de modo diferente, dentro do seu contexto, mas não distanciada da realidade global, deixando a sociedade angolana beneficiar-se dos frutos e da riqueza da sua diversidade.Item Municipalização da educação em Portugal. A perceção dos atores envolvidos. O caso do concelho de Sesimbra(2020) Lopes, Nuno Adriano Bolinhas; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Enquanto fenómeno social, a educação tem como objetivo primordial a transmissão de conhecimentos, sejam eles de caracter cultural ou científico, os quais são condicionados pelo meio envolvente onde se desenvolvem. Consciente dessa realidade, vários países da Europa e do Mundo, tem vindo ao longo das últimas décadas a alterar as suas políticas educativas, assumindo uma postura descentralizadora, promovendo a intervenção educativa do local. Em Portugal, embora suportado por um quadro normativo comum a todos os municípios, as respostas dadas pelos municípios têm sido díspares, facto que tem gerado alguma controvérsia. Esta discrepância nas respostas dadas pelos municípios, e a curiosidade em perceber a perceção que os diversos atores educativos do Concelho de Sesimbra, docentes, autarquia, pais e encarregados de educação, no que à transferência de competências, ao nível da educação, do Poder Central para o Poder Local, possuem, serviu como questão de partida para a realização do presente estudo. Optamos pela metodologia do estudo de caso que inscrevemos num paradigma de investigação qualitativa, recorrendo à análise documental e realização de entrevistas. Os resultados obtidos evidenciam uma convergência de opinião dos atores envolvidos, considerando a municipalização da educação, suportada pela proximidade, como uma mais-valia para o desenvolvimento do local e do sistema educativo em geral. A politização da educação, a possível transferência da gerência do pessoal docente e o aspeto financeiro são os aspetos apontados como negativos.Item As políticas educativas e o estatuto da carreira docente : visão dos professores(2022) Costa, Josefa Maria Martins Rosa da; Duarte, José Bernardino, orient.Este estudo tem como objetivo ajudar a compreender a forma como as Políticas Públicas se refletem nas Políticas Educativas, e como estas podem provocar profundas transformações no Sistema de Ensino ao longo de décadas. Verificando que a escola continua excessivamente burocrática, que o mal-estar docente se mantém, desde a implementação do Dec. Lei 15/2007, que alterou o Estatuto da Carreira Docente, procurámos analisar de que forma essas medidas implementadas continuam a afetar, na atualidade, a vida dos professores. Recorrendo à revisão da literatura fizemos uma breve apresentação da evolução do ensino e das Políticas Educativas em Portugal, do trabalho desenvolvido pelo professor como gestor intermédio, da pedagogia diferenciada, da motivação docente relacionando-a com as teorias da motivação. Em termos metodológicos, o nosso estudo é de índole quantitativa, permitindo-nos efetuar a pesquisa empírica com a aplicação do inquérito por questionário, cujo propósito foi avaliar qual a perceção e a satisfação dos professores do Ensino Básico e Secundário perante a implementação do supracitado Decreto-Lei. Os resultados obtidos evidenciam uma elevada insatisfação perante o impacto das Políticas Educativas implementadas através desse Decreto. Lei e revelam que os fatores extrínsecos fomentam e promovem a insatisfação profissional. No entanto, analisamos também os fatores intrínsecos por estarem diretamente ligados ao bem-estar dos professores, já que eles surgem agregados ao encanto pela profissão, manifestando-se nas percentagens obtidas às respostas relativas à preparação das atividades letivas, à diferenciação pedagógica, e na estreita relação/colaboração com os alunos.