Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário por assunto "ADOLESCENTES"
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Item Auto-perceção da qualidade de vida relacionada com a saúde(2016) Abreu, Gonçalo Filipe Perdiz; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.OBJETIVO: O trabalho apresentado visa estudar a percepção que os estudantes pré-adolescentes e adolescente tem da sua qualidade de vida relacionada com a saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e retrospectivo, em que participaram 191 sujeitos, dos quais 102 são do sexo masculino (idade, 13.3 ± 1.5 anos) e 89 são do sexo feminino (idade, 13.6 ± 1.5 anos). Para avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde, foi aplicado o questionário KIDSCREEN-52© e calculados os scores das dimensões: (i) Saúde e atividade física; (ii) Sentimentos; (iii) Estado de humor geral; (iv) Auto-percepção; (v) Autonomia/Tempo livre; (vi) Família/Ambiente familiar; (vii) Questões económicas; (viii) Amigos; (ix) Ambiente escolar e aprendizagem; e (x) Provocação. RESULTADOS: O valor médio do score nas dez dimensões estudadas não se afastam mais de dois pontos dos valores de referência da população nacional. CONCLUSÃO: A relação entre QVRS e a dimensão ambiente escolar e aprendizagem, encerra uma complexidade que merece um maior aprofundamento e estudo, em particular, no que respeita ao impacto do reconhecimento das competências dos professores.Item Estilos de vida: actividade física e sedentarismo dos alunos da Escola Secundária de São João do Estoril(2011) Pires, Bruno Leal; Veiga, Ana Leça da, orient.Uma boa parte da mortalidade na idade adulta têm origem em comportamentos iniciados na adolescência, como sedentarismo, obesidade e consumo de tabaco, drogas ou álcool (Lourenço, 2007). O presente estudo tem como objectivo analisar os estilos de vida e os comportamentos adoptados pelos alunos da Escola Secundária de São João do Estoril (ESSJE), principalmente o nível de prática de actividade física em função do género, ano de escolaridade e índice de massa corporal (IMC). Porém, conhecer de que forma estes jovens ocupam os seus tempos livres é também um dos objectivos do presente trabalho. A amostra é constituída por 78 alunos da ESSJE, sendo que 27 alunos pertencem ao 10º ano, 25 ao 11º ano e 26 ao 12º ano de escolaridade. Foi aplicado uma parte do questionário da rede Europeia Health Behaviour in Schoolaged Children (HBSC) que visa estudar a saúde e os estilos de vida dos adolescentes. Os resultados obtidos mostram que na grande maioria, os alunos praticam actividade física, evidenciando-se diferenças na prática relativamente ao género mas não relativamente ao IMC e ano de escolaridade. Quanto à ocupação dos tempos livres, os alunos adoptam na sua maioria por actividades sedentárias.Item Estudo comparativo dos níveis de aptidão física dos alunos dos 11 aos 14 anos com e sem prática de atividades físicas extracurriculares ao longo do ano letivo 2010/2011 : estudo caso(2012) Calha, Ana Raquel Silva; Proença, Jorge, orient.O estudo apresentado tem como objetivo avaliar os níveis de Aptidão Física de crianças e jovens dos 11 aos 14 anos da Freguesia de Bobadela, estabelecendo uma comparação entre aqueles que praticam Atividade Física somente através da Disciplina de Educação Física e os que para além desta realizam Atividades Físicas Extracurriculares. A amostra é constituída por 321 alunos de ambos os géneros, da Escola Básica Integrada de Bobadela, distrito de Lisboa, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos. Tendo em conta os objetivos do estudo, a amostra foi dividida em dois grupos distintos, sendo que 148 alunos praticam Atividade Física Extracurricular, 81 do género masculino e 67 do género feminino, com uma média de 12,43 anos de idade, e 173 alunos que só praticam Atividade Física durante as aulas de Educação Física, 90 do género masculino e 83 do género feminino, com uma média de idades de 12,31 anos. Para a realização do estudo foi aplicada a bateria de testes do Fitnessgram de modo a avaliar a Aptidão Física das Crianças na dimensão motora (Flexibilidade – senta e alcança; Força Média – abdominal; Resistência – Vaivém e um questionário de prática desportiva fora do contexto escolar). A recolha de dados teve lugar entre 22 de Setembro e 26 de Maio de 2011. A apresentação dos resultados foi efetuada através do uso da estatística descritiva: media, desvio padrão, amplitude; e o teste T-Student. Concluímos que: 1 - No início do ano letivo não existem diferenças estatisticamente significativas entre géneros, em todas as capacidades motoras consideradas; 2- Em termos de evolução da NZSAF para a ZSAF, verifica-se uma melhoria das capacidades motoras em todas as faixas etárias de ambos os grupos, à exceção das raparigas não praticantes no teste da Força Média. A Flexibilidade dos Membros Inferiores foi mais acentuada nas raparigas de 11 anos, não praticantes (3.6%) e praticantes (4.5%). 3 – A percentagem mais elevada de evolução ocorre ao nível da Capacidade Aeróbia (nos rapazes (3.7%) e raparigas (3%) de 12 anos). 4 - Comparando o grupo de Praticantes e de Não Praticantes (rapazes e raparigas) com os valores de referência do Fitnessgram verificou-se que em relação à Aptidão Física, os Praticantes apresentaram maiores percentagens dentro do intervalo da Zona Saudável para todos os testes realizados.Item (In)Atividade física desportiva na população escolar adolescente de Lagoa : identificação dos fatores que levam os jovens da cidade de Lagoa à prática ou não prática de atividades físicas e desportivas extracurriculares(2012) Lourenço, Maria João Pires; Leal, João Alberto Mendes, orient.Conhecer as razões/motivos da prática ou não prática de Atividade Física e Desportiva Extracurricular dos adolescentes é de extrema importância, pois os hábitos de vida saudáveis adquiridos em idades mais jovens aumentam a probabilidade de se tornarem adultos ativos e consequentemente mais saudáveis. A amostra é constituída por 201 alunos, 91 (45,3%) do género masculino e 110 (54,7%) do género feminino, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, a frequentarem o ensino secundário, na Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira de Lagoa. O instrumento utilizado neste estudo foi adaptado do questionário de Marques (2010), sobre os estilos de vida dos alunos. Realizámos uma análise de carácter descritivo dos dados, uma análise correlacional e inferencial, de forma a poder verificar as possíveis correlações e influências estatisticamente significativas entre as diferentes variáveis. Os resultados obtidos demonstram que há diminuição da prática de Atividade Física e Desportiva com a idade, sendo o género feminino mais sedentário. O Futebol é a modalidade mais praticada. Os motivos referidos para a prática identificam-se em 3 categorias de fatores nomeadamente a “competição”, “prazer/diversão”, “imagem corporal”. A “falta de tempo” é o motivo mais referido pelos alunos para a não prática.