Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

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    Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire
    (2023) Costa, Cristina Isabel Domingos da; Guimarães, Mário Luís Castro, orient.
    O relatório apresentado é o culminar do processo enquanto estagiária e espelha as tomadas de decisão, resultados e reflexões decorrentes do Estágio Pedagógico em Educação Física. Na Lecionação, a etapa das Prioridades permitiu desenvolver as aprendizagens prioritárias a nível individual e coletivo, resultando na aquisição de novas competências e habilidades. Durante a semana do Professor a Tempo Inteiro, as turmas selecionadas obedeceram apenas a um critério: turmas dos professores que lecionavam através de um planeamento por Blocos em detrimento de um planeamento por Etapas, cujo objetivo foi abordar o tema com os respetivos professores, argumentando e justificando os benefícios do planeamento por Etapas. Na Direção de Turma e na subárea de apoio aos alunos, foi desenvolvido o projeto “Vamos Descobrir o Futuro”. Os alunos que não tinham objetivos académicos, nem profissionais, terminaram o ano letivo com o seu futuro definido. Na Saída de Campo, as matérias de orientação e canoagem, referente à Área de Atividades de Exploração da Natureza, foram desenvolvidas com o objetivo de complemento curricular e interdisciplinar. No Desporto Escolar o núcleo de andebol feminino alcançou progressos principalmente nas ações técnicas do passe e do remate e na ação tática do contra-ataque. A equipa apresentava comportamentos que comprometiam a integridade física e foi necessário intervir através do desenvolvimento do projeto “Os Valores no Desporto”. O projeto incidiu de forma transversal à equipa, refletindo-se na modificação gradual dos comportamentos agressivos. No Seminário a área de intervenção foi a dança e através das entrevistas realizadas aos professores, pude analisar quais eram as dificuldades e as limitações para que a dança não estivesse a ser lecionada. Promovi formações recíprocas entre professores, sendo o projeto intitulado de “Vamos Dançar Juntos!”, resultando na lecionação da dança por parte de alguns professores ainda no corrente ano letivo. Foi proposto ao grupo de Educação Física uma articulação anual e plurianual das danças no ensino básico e secundário e foi também disponibilizado material didático de vídeo e áudio de apoio a todos os professores. Palavras-chave: Etapas, futuro, valores, dança, aprendizagem
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    Relatório de estágio pedagógico de educação física Escola Básica e Secundária de Carcavelos
    (2023) Ferreira, Tomás Pires; Henriques, João Jorge Comédias, orient.
    O presente relatório apresenta o processo e as reflexões realizadas no estágio pedagógico. Na área da Lecionação, ao longo do ano foram desenvolvidas as capacidades dos alunos a nível das aprendizagens prioritárias, com vista ao alcance dos objetivos finais de ano. O projeto de lecionação incidiu sobre o impacto da formação de grupos na inclusão de alunos com défice cognitivo severo, em Educação Física. Este projeto contribui significativamente, não só para o desenvolvimento e integração, mas também no processo de aprendizagem à semelhança dos restantes alunos. Relativamente à semana de Professor a Tempo Inteiro, consegui desenvolver as minhas capacidades, nomeadamente a nível de instrução e feedback, bem como a gestão dos tempos da aula. A realização de coadjuvação na turma do 4ºano, permitiu a aquisição conhecimentos a nível de abordagens pedagógicas e estratégias de ensino do 1ºciclo. Na área da Direção de Turma, a intervenção foi bastante relevante a respeito das suas funções, resultando em melhorias nos casos de assiduidade e aproveitamento dos alunos. O projeto desta área teve um contributo bastante positivo nos hábitos de vida saudável, intervindo sobre as práticas dos alunos, mais concretamente nas horas de sono e na prática de atividade física diária. A Saída de Campo implicou uma organização conjunta entre núcleo de estágio, professores do Conselho de Turma e Grupo de Educação Física, com o propósito de alcançar os objetivos de multidisciplinariedade e consolidação de matérias abordadas durante o ano. Na área do Desporto Escolar, o surf foi a modalidade escolhida, tendo tido um impacto significativo no desenvolvimento das capacidades dos alunos. A minha intervenção nesta área foi marcada pela lecionação de sessões de surf, autonomamente garantindo as condições de segurança e proposta de situações de aprendizagem adaptadas aos alunos. No projeto desta área, procurei especificar quais os conteúdos referentes ao nível de introdução, para que haja uma conformidade no trabalho dos treinadores e professores de Surf. Na área do Seminário, investiguei sobre o tema inclusão de alunos com défice cognitivo em Educação Física identificando os princípios de atuação para a inclusão de um caso no 10ºC. Neste seguimento, os princípios encontrados aliados a conhecimentos bibliográficos, às experiências de professores e à minha intervenção, durante o ano, contribuíram significativamente para a inclusão deste aluno. Esta investigação revelou que uma Educação Física inclusiva oferece um ambiente de oportunidades apropriadas para todos os alunos no envolvimento do currículo. Palavras-Chave: Inclusão, défice cognitivo severo, coadjuvação, estilo de vida saudável, surf
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    Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras
    (2023) Silva, Raquel Sequeira; Silva, Eduardo Jorge Brazão Vacas de Sousa da, orient.
    O presente relatório de estágio pedagógico reflete todo o trabalho desenvolvido, enquanto estagiária, ao longo do ano letivo de 2022/2023. Este processo está inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Universidade Lusófona, realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras. Este documento divide-se em quatro áreas de intervenção: 1- Lecionação; 2- Direção de Turma; 3- Desporto Escolar; 4- Seminário, relatando as escolhas e decisões pedagógicas concretizadas em cada área do estágio, os desafios e as estratégias abordadas para os ultrapassar. O estágio pedagógico foi dos momentos mais importantes na minha formação, tendo a oportunidade de colocar em prática conhecimentos e aprendizagens teóricas adquiridas ao longo de todo o percurso académico, estando em constante processo de reflexão, autocritica e aperfeiçoamento. Na área da Lecionação, estive responsável pela turma do 8ºA, onde foram visíveis os progressos a nível individual e de turma, perante os objetivos estabelecidos. Foi notória a evolução dos alunos presentes no projeto especifico de lecionação, concluindo o ano letivo com um melhor aproveitamento das suas competências físicas. De realçar ainda a semana de Professor a Tempo Inteiro que me ajudou a melhorar alguns aspetos na intervenção com os alunos e a recolher dados para a preparação do projeto de seminário. Na direção de turma destaca-se o projeto interdisciplinar do 8ºAno, a feira da cultura, e o projeto especifico, a sustentabilidade enquanto cidadão. Estes projetos levaram a uma maior aproximação dos alunos com as diversas problemáticas presentes na sociedade, desenvolvendo nos alunos os valores de responsabilidade, exigência, reflexão e inovação, cidadania, participação e liberdade, que se encontram presentes no Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. No desporto escolar, integrei o núcleo de canoagem, tendo sido visível o progresso dos alunos ao nível das habilidades técnicas e das suas capacidades físicas, através do projeto especifico, desenvolvimento da força média e dos membros superiores, promovendo a consciência acerca da importância do trabalho das diferentes capacidades motoras. No seminário, foi realizado um documento orientador com diversos instrumentos para as diversas abordagens da matéria de orientação, sendo que o principal problema observado era a falta de um percurso fixo na ECO. Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Decisões pedagógicas; Estratégias; Reflexão; Progresso
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    Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras
    (2023) Calado, Mariana Saraiva; Gomes, Lúcia Cristina da Fonseca, orient.
    O presente documento trata de relatar os principais resultados e reflexões do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras no ano letivo de 2022/2023. O Estágio foi realizado em 4 vertentes: área da Lecionação, área da Direção de Turma, área do Desporto Escolar e área do Seminário. Tanto na área da Lecionação como na da Direção de Turma o foco da intervenção passou pelo desenvolvimento do trabalho cooperativo. Nas aulas de Educação Física procurou-se a criação de ambientes cooperativos recorrendo à definição dos grupos de trabalho e objetivos de cariz individual e de grupo que permitissem o desenvolvimento de competências além dos conteúdos relativos às técnicas e teorias das Atividades Físicas e Desportivas, Aptidão Física e Conhecimentos. Em paralelo, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em conjunto com a Diretora de Turma, foi desenvolvido o projeto das Horas de Estudo em Grupo. Procurando o desenvolvimento da autonomia do trabalho em grupo e resolução de conflitos, recorreu-se a uma vertente de monitorização do professor em momentos de trabalho em grupo progredindo ao longo do projeto para um trabalho mais autónomo. A realização da Saída de Campo onde se exploraram em ambiente extraescolar diversas atividades de exploração e contacto com a natureza, permitiram que se trabalhasse também com vista ao desenvolvimento de competências na área da saúde, bem-estar e ambiente. Na área do Desporto Escolar o trabalho foi desenvolvido junto do grupo-equipa de Voleibol e teve como objetivo final a aquisição das competências em situação de jogo 4x4, passando por uma abordagem progressiva a este modelo de jogo. A passagem pelo jogo 3x3 mostrou-se fundamental numa aquisição equilibrada e completa das competências básicas para o modelo 4x4, tomando em conta a idade e pouca experiência das atletas. Como enriquecimento do processo de Estágio destacou-se o Projeto Professor a Tempo Inteiro, onde foi possível contactar com maior proximidade com os professores do Grupo de Educação Física e com alunos em diferentes etapas de aprendizagem e necessidades. Assim, desenvolveram-se estratégias de atuação pedagógicas diferenciadas, sobretudo na matéria da Dança, foco do projeto. Este projeto em conjunto com uma análise da realidade da Escola desde o início do Estágio Pedagógico, pôs em evidência a necessidade de repensar a abordagem da matéria da Dança na Escola Conde de Oeiras. Desta forma, no Seminário, foi aprofundada a problemática da Lecionação e Avaliação da Dança junto dos professores de Educação Física, baseando a intervenção em bibliografia relevante relativa aos constrangimentos e estratégias da abordagem desta matéria no ensino
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    Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
    (2023) Matias, Daniel Carreira; Silva, Eduardo Jorge Brazão Vacas de Sousa da, orient.
    Este relatório de estágio descreve, de forma reflexiva, o estágio pedagógico realizado para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Educação Física, pela Universidade Lusófona Centro Universitário de Lisboa, Faculdade de Educação física e Desporto no ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária Stuart Carvalhais. Na lecionação o estágio foi realizado com uma turma do 11.º ano, onde destaco a importância da avaliação inicial (na perceção das dificuldades e potencialidades de cada aluno) e de um adequado planeamento posterior, sendo a formação de grupos uma questão que pode influenciar, positiva ou negativamente, o seu desenvolvimento. Destaco ainda a evolução dos alunos nas 3 áreas do currículo de Educação física ao longo do ano. No projeto do PTI consegui vivenciar um horário completo de um professor, bem como experienciar liderar turmas de diferentes anos de escolaridade. Na direção de turma, por considerar ser uma área distinta, e consequentemente mais exigente no meu percurso formativo, considero-me um privilegiado pelo assumir da responsabilidade por uma turma de excelência a nível académico e comportamental. Ainda assim, realço o contacto e a comunicação com os Encarregados de Educação na resolução de problemas existentes com os seus educandos. Destaco ainda a realização do projeto de cidadania, “Turma solidária” que incutiu nos jovens alunos sentimentos de solidariedade e ajuda aos outros, bem como a saída de campo que permitiu que os alunos fomentassem relações de amizade e realizassem atividades que não foram possíveis de realizar em contexto escolar. No desporto escolar, fui responsável pela equipa dos juvenis femininos de voleibol. Por ser uma modalidade onde tinha pouca experiência, este estágio contribuiu ainda para o desenvolvimento de conhecimentos e competências, enquanto delineava as melhores opções metodológicas nesta área, ao longo do ano. Nas alunas observou-se uma evolução das aprendizagens que adveio de um processo de continuidade nos 3 treinos semanais, bem como na variedade de estratégias de ensino utilizadas ao longo do ano letivo. O seminário foi desenvolvido em função do vivido no Departamento de Educação física da Escola Secundária Stuart Carvalhais, com o intuito de resolver problemas relacionados com as opções metodológicas que os professores têm na área dos conhecimentos. Nesse sentido, através de um processo de investigação-ação foram concebidas orientações para o que deve ser realizado no ensino e na avaliação dos professores, assim como nas aprendizagens dos alunos. Palavras-chave: Desporto Escolar, Direção de Turma, Educação Física, Lecionação, Seminário
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    Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
    (2023) Laranjeira, Bernardo Miguel Alves Miguéns; Henriques, João Jorge Comédias, orient.
    O presente relatório descreve todos os processos de realização do Estágio Pedagógico em Educação Física, na Escola Secundária Braamcamp Freire, em Odivelas. Na área de Lecionação, foi-me atribuída uma turma de décimo segundo ano e o ensino foi organizado em quatro etapas, numa lógica sequencial, que permitiu o progresso das aprendizagens dos alunos, tendo sido aplicado o regime de opções. O projeto de lecionação, proporcionou a redução dos comportamentos desviantes durante as aulas, através da identificação e registo das tarefas em que os alunos mais se envolviam na aprendizagem. Por fim, na semana de Professor a Tempo Inteiro, foi possível tomar contacto com diferentes realidades de ensino, partilhar conhecimentos e práticas com os outros professores. Na área de Direção de Turma, foi realizado o acompanhamento das funções do Diretor de Turma, tendo o projeto desenvolvido, contribuído para o aprofundamento do conhecimento pessoal entre os alunos, bem como para a promoção do relacionamento interpessoal. Nesta área, foi igualmente desenvolvida a Saída de Campo, em que foi proporcionada aos alunos o contacto e experiência de realização de diversas atividades de exploração da natureza, contando com a cooperação interdisciplinar para organização das atividades. Na área do Desporto Escolar, foi-me atribuído o núcleo de andebol masculino, tendo à semelhança da lecionação, sido organizado o processo de treino, em quatro etapas, contribuindo para a melhoria do nível de jogo dos alunos. No projeto desenvolvido, procurou se promover a participação dos pais na vida desportiva dos filhos e a sua presença nos jogos, tendo para tal sido criado um panfleto sobre o tema e organizado convívios para fomento da relação entre os alunos, os pais e os professores. Na área do Seminário, que teve como tema «A Organização escolar para dar resposta às necessidades dos alunos com necessidades de saúde especiais e promover a sua inclusão, nas aulas de Educação Física», foram aplicadas entrevistas a dozes professores, em quatro escolas de estágio e a dois professores universitários especialistas no tema. Os resultados foram posteriormente comparados com a literatura existente e com base nas conclusões, realizada uma proposta de organização e de atuação para o grupo de Educação Física, da Escola Secundária Braamcamp Freire. Palavras-chave: EF, comportamentos desviantes, participação familiar, Inclusão
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    Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres
    (2023) Martinho, Beatriz Aniceto; Teixeira, Diogo S., orient.
    O presente relatório apresenta planos, projetos, balanços e as respetivas considerações no que concede à prática pedagógica ao longo do estágio pedagógico. Na área da lecionação foram alcançadas melhorias significativas nas aprendizagens prioritárias dos alunos. A pertinência do projeto específico, “Aprendizagem Cooperativa na Dança”, para além de ter tido um contributo no desenvolvimento das relações interpessoais dos alunos, serviu como mecanismo de socialização e instrumento de inclusão no que diz respeito aos alunos com necessidades educativas especiais. Na área da Direção de Turma é possível afirmar que as funções enquanto coadjuvante da Diretora de Turma foram cumpridas com sucesso, existindo ao longo do ano letivo melhorias consideráveis no que respeita às faltas injustificadas e à ausência consecutiva no reforço de aprendizagem. O meu contributo através do projeto “Bullying e Exclusão Social”, com base na teoria do comportamento planeado, permitiu aos alunos que refletissem e mudassem a sua intenção. Para isto, foram submetidos a uma atividade experiencial no contexto de aula prática de Educação Física, na qual desempenharam papéis distintos. O desfecho desta atividade manifestou-se claramente na reflexão subsequente, evidenciando a efetivação dos objetivos previamente estabelecidos. A expansão deste projeto para a Saída de Campo, possibilitou estabelecer um paralelismo entre o fenómeno do bullying e a preservação do meio ambiente, representada nas ponderações realizadas no ambiente natural, reforçando a relevância da temática e da conservação ambiental. No âmbito do Desporto Escolar, assumi a liderança do grupo-equipa de voleibol, constatando melhorias consideráveis ao nível das aprendizagens dos alunos. Relativamente ao projeto específico intitulado de “A competição em estrutura escada”, este permitiu aumentar a frequência competitiva, de uma forma mais educativa, estabelecendo uma metodologia fiável para classificar os alunos segundo o seu nível de desempenho. Porém, realço que este torneiro era realizado no término de cada sessão, constituindo-se como um momento de avaliação formativa, em função dos objetivos delineados. No seminário investiguei acerca do tema “Critérios de Avaliação”, visando primordialmente reconhecer a importância da sua definição, enquanto fator potenciador do compromisso coletivo e como agente promotor da coerência interna na avaliação da Educação Física, aplicando os procedimentos da investigação-ação, o que permitiu, enquanto estagiária, contribuir para a mudança dos paradigmas e da cultura da escola. Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa, interdisciplinaridade, atividade experiencial, competição, compromisso coletivo.
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    Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras
    (2023) Nunes, Afonso Alves Costa; Santos, João Alberto Valente dos, orient.
    O presente relatório visa apresentar as principais decisões, intervenções e reflexões tomadas nas diversas áreas, ao longo de todo o Estágio Pedagógico, realizado para a obtenção do grau de mestre no curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Na área da Lecionação, foram alcançados progressos significativos nas aprendizagens dos alunos, a partir das opções tomadas ao longo do ano, nas quais a aplicação do projeto específico da Auto e Heteroavaliação – Reconhecimento e Progresso nas Aprendizagens, teve ainda uma repercussão positiva no reconhecimento das suas próprias apreciações e dos restantes colegas. O alcance dos meus objetivos pessoais e a melhoria das minhas intervenções ao nível da instrução, do clima e da gestão de aula, devem-se ao projeto Professor a Tempo Inteiro realizado, no qual o contacto os alunos e professores das variadas turmas, de diferentes anos de escolaridade, me permitiu ter uma aproximação à realidade do exercício profissional. Na área da Direção de Turma as intervenções pedagógicas conduzidas, resultaram na melhoria observável de um espírito colaborativo entre professores e alunos, que se manifestou, não só através dos momentos protagonizados em sala de aula, por meio dos trabalhos de grupo desenvolvidos no âmbito do projeto Trabalho Cooperativo – Desenvolvimento de um Projeto Conjunto, como também no considerado momento culminante do ano, a Saída de Campo, onde se desenvolveram atividades interdisciplinares, enriquecedoras e desafiantes, que permitiram o alcance dos objetivos estabelecidos para esta área. Na área do Desporto Escolar, assumi a condução do grupo-equipa de Badminton, que apesar das notáveis disparidades ao nível das competências, se mostrou sempre bastante recetivo a novos ensinamentos, que resultaram na considerável melhoria das aprendizagens de todos os elementos, observadas nos momentos de competição realizados dentro e fora do nosso espaço escolar, a partir do projeto Uniformização do Desporto Escolar com o Desporto Federado – Uma Visão de Dupla Perspetiva. Na área do Seminário, aprofundei sobre o tema da Não Lecionação de Luta, aplicando os procedimentos da investigação-ação, no sentido de determinar as principais dificuldades dos docentes. Tendo por base as respostas obtidas, procurei apresentar propostas didáticas que propunham demonstrar, não só a importância da aplicação desta matéria para o currículo dos alunos, como a sua utilidade no desenvolvimento da capacidade física da força. Palavras-chave: autoavaliação, heteroavaliação, espírito colaborativo, atividades interdisciplinares, competição
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    Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
    (2023) Silva, Rodrigo Leme da; Henriques, João Jorge Comédias, orient.
    O presente relatório apresenta os balanços e reflexões sobre todos os aspectos que fizeram parte do meu Estágio Pedagógico, onde todas decisões tiveram em conta o compromisso com as aprendizagens dos alunos. Na Lecionação, os alunos alcançaram resultados positivos nas suas aprendizagens prioritárias, para as quais o projecto “Melhoria do desempenho dos alunos na ginástica com a utilização de vídeo e apoios gráficos”, graças à utilização dos recursos tecnológicos que possibilitaram um maior empenho dos alunos nas aulas, contribuindo positivamente para a motivação dos alunos nas aulas de ginástica. Durante a semana de Professor a Tempo Inteiro, dediquei-me a melhorar minhas habilidades e competências, especialmente em relação à instrução e gestão das aulas. Na Direção de Turma, o projeto "Multidisciplinaridade, Educação Física e Economia: Saúde, Bem-Estar e Consumo", teve um impacto positivo nas aprendizagens, comportamento e no empenho dos alunos, resultando num maior envolvimento dos alunos durante as aulas de Economia e Educação Física. A utilização da Saída de Campo como estratégia educativa permitiu que os alunos não apenas demonstrassem as aprendizagens adquiridas nas aulas, mas também fomentou uma relação mais positiva entre os alunos, professores e encarregados de educação, resultando em um fortalecimento das relações dentro da comunidade educativa. No Desporto Escolar, optei pelo núcleo do atletismo, onde o programa "Kids Athletics" contribui positivamente para avanços significativos nas aprendizagens dos alunos em diferentes modalidades. Com ajuda do projeto “Promover a continuidade dos alunos no núcleo do Atletismo” apoiado na utilização de tecnologias, possibilitou aumentar a motivação e a assiduidade dos alunos nos treinos. No Seminário, aprofundei o tema “ Garantir a frequência e regularidade do ensino da Ginástica”, analisando as barreiras que limitavam a frequência do ensino da matéria na escola. A construção de um manual de apoio às aulas nos campos exteriores e os dados apresentados, contribuíram positivamente para o planeamento e distribuição das aulas para o ano letivo seguinte, tendo para além disso, promovido um impacto positivo no compromisso dos professores do grupo em assegurar uma maior regularidade do ensino da ginástica. Palavras-chave: Ginástica, Vídeo e Apoios Gráficos
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    Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide
    (2023) Sargento, Pedro José Moreira; Rosa, Bruno Avelar, orient.
    Este relatório procura apresentar as opções, reflexões e balanços tidos durante o estágio pedagógico. Na Lecionação, as estratégias e processos utilizados resultaram na progressão da maioria dos alunos. A falta de Aptidão Aeróbia foi um problema encontrado e resultou daí a escolha do projeto “O Desenvolvimento da Aptidão Aeróbia nas aulas de Educação Física”. No projeto Professor a Tempo Inteiro, expandi a minha experiência ao lecionar a alunos mais novos e tive a oportunidade de lecionar outras matérias. No projeto Professor a Tempo Inteiro no Desporto Escolar, expandi o meu leque de feedback e o reportório de progressões pedagógicas. No Direção de Turma o foco foi melhorar a relação interpessoal dos alunos. Daqui resultou o projeto “Juntos na Orientação”. A Saída de Campo, desenvolvida sob o tema “Jogos Olímpicos da Portela 2023”, foi o expoente máximo do estágio pedagógico e uma oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos desenvolvidos ao longo do ano letivo. No Desporto Escolar aprofundei os meus conhecimentos no Futsal e no projeto “A participação feminina no Futsal” procurei aumentar o número de alunas. No Seminário procurei apresentar soluções que pudessem mitigar as questões relacionadas com a falta de “A Aptidão Aeróbia nas Aulas de Educação Física”. Palavras-chave: aptidão aeróbia, relação interpessoal, participação feminina, HIIT
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    Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Arco Íris
    (2023) Vieira, João Pedro Cipriano; Rosa, Bruno Avelar, orient.
    O presente documento apresenta os principais balanços e reflexões do estágio pedagógico. Na Lecionação, e com base nas estratégias aplicadas foram alcançados progressos significativos por parte dos alunos, nas aprendizagens que eram prioritárias para cada um. No que respeita o projeto de lecionação, ‘O ensino do Atletismo segundo a abordagem do KIDS ATHLETICS’ resultou em aprendizagens significativas para os alunos, como também, para a alteração da conceção que os mesmos tem sobre o atletismo. Relativamente à semana de Professor a Tempo Inteiro, consegui melhorar nas dimensões a que me propus. A nível de atuar em turmas com comportamentos desviantes obtive resultados positivos, aplicando diferentes tipo estilos de ensino em função da turma e ainda melhorias a nível de matérias que tinha menos domínio com as danças tradicionais e ginástica acrobática. Relativamente e às funções associadas à Direção de Turma, foram desempenhadas com sucesso. O projeto ‘Análise biomecânica do movimento através do estudo das funções associadas aos lançamentos’ permitiu não só que os alunos recuperassem a matéria de matemática A inserida nos Exames Nacionais, como também aprendessem funções através de um contexto real, permitindo perceber o impacto do padrão global do movimento no produto obtido. Simultaneamente, desenvolveram competências da disciplina de Aplicações Informáticas B. No que respeita o Desporto escolar, desde a 1ª etapa através das situações de aprendizagem proporcionadas, verificou-se melhorias efetivas a nível técnico e organizacional nos diferentes momentos que englobam o jogo. No que respeita o projeto: ‘O ensino do Voleibol segundo o Modelo de Educação Desportiva’, permitiu não só alargar o quadro competitivo dos alunos, como também, permitiu que os alunos passassem pelas diferentes funções presentes numa competição de voleibol (juiz, árbitro, entre outros.), apresentando um conhecimento mais aprofundado do jogo. O Seminário ‘Quais os problemas experienciados pelos professores do AGEPM na Lecionação do Atletismo?’, extensão do projeto de lecionação, e que apresenta como objetivo, perceber as razões pelo qual o atletismo não dispõe da mesma prevalência que as restantes matérias, foi ao encontro do que é referido pela literatura. As propostas apresentadas de desenvolvimento da matéria foram um sucesso, tornando-se relevantes para a atuação do DEF. Palavra-Chave: Atletismo, KIDS ATHLETICS, cooperação, competição, interdisciplinaridade
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    Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto
    (2023) Aguieira, André Rodrigues; Figueiredo, Paulo Filipe Pereira do Nascimento de, orient.
    O presente relatório é uma análise do Estágio Pedagógico em Educação Física por mim realizado, que teve lugar na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, em Almada no ano letivo de 2022/2023, sendo este o auge da minha formação inicial como professor de Educação Física foi composto por 4 áreas distintas: Na Lecionação fiquei encarregue das aulas de Educação Física da turma do 10º 2, para o qual foi usado o planeamento por etapas com base nas Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário. Procurei também combater falhas no ensino prévio dos meus alunos com a realização de um projeto que aborta as várias danças do currículo procurando aumentar a literacia física dos alunos. Na área da Direção de Turma, acompanhamos o trabalho do nosso professor orientador na relação com os encarregados de educação, apoio aos alunos e coordenação pedagógica assim como a organização e realização de uma saída de campo com os décimos anos da escola. Como projeto procuramos reduzir os comportamentos desviantes da turma. No Desporto Escolar, foi assumida a co-orientação do núcleo de Voleibol, caracterizado este por alunos com interesse em praticar a modalidade e professores com uma vontade ainda maior de o lecionar. Aqui procurei como projeto facilitar o trabalho dos professores desenvolvendo documentos modelo para todas as necessidades dos núcleos. No que diz respeito ao Projeto de Seminário, após viver a realidade da escola rapidamente nos deparamos com algumas situações relativamente à Polivalência dos Espaços que mereciam a nossa atenção, sendo aplicados questionários aos professores do grupo para nos orientarem no desenvolvimento do projeto que procurava aumentar a qualidade dos espaços de lecionação da educação física na escola. Este estágio pedagógico veio então confirmar a minha vontade e certeza relativamente aos meus objetivos de exercer como professor de Educação Física, suprimindo quaisquer hesitações que eu possuísse previamente, assim como acertar quaisquer dúvidas deixadas em aberto na minha formação. Palavras Chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Atividade Física; Formação Inicial de Professor; Lecionação
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    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide
    (2023) Cossermelli, Marcela Ribeiro; Rosa, Bruno Avelar, orient.
    Este relatório de estágio apresenta os detalhes da intervenção pedagógica ao nível das decisões, reflexões, balanços, estratégias adotadas e soluções encontradas. Na área da Lecionação foram aplicadas sucessivas estratégias para contornar os obstáculos apresentados pela turma. Estas foram exploradas no projeto “A EF como escola dos valores psicossociais” desenvolvido para servir de apoio à gestão das aulas. No projeto Professor a Tempo Inteiro, expandi a gama de estratégias estudando as diferenças comportamentais mais esperadas entre anos de escolaridade. Na área da Direção de Turma foram assumidos os processos de coordenação e vincada a interdisciplinaridade através do projeto “90 anos de globalização”, fomentando o trabalho cooperativo no Conselho de Turma. A Saída de Campo denominada “Jogos Olímpicos da Portela 2023” foi o evento culminante da interdisciplinaridade e transfere de conhecimentos. Na área do Desporto Escolar aprofundei o conhecimento na Ginástica Acrobática e contribuí para melhorar o desempenho das atletas através do projeto “A ansiedade pré-competitiva”. Na área do Seminário foi desenvolvida uma investigação que atuou no problema evidenciado pela Direção no Projeto Educativo com tema “A interdisciplinaridade no Conselho de Turma”. Foi apresentado o projeto desenvolvido na Direção de Turma como uma das soluções dentre outras. Palavras-chave: interdisciplinaridade, valores psicossociais, trabalho cooperativo, ansiedade pré-competitiva
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    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física na Escola Básica de Vale Rosal
    (2023) Peixoto, José Francisco Tavares da Cunha de Abreu; Guimarães, Mário Luís Castro, orient.
    O processo de estágio, realizado na Escola Básica de Vale Rosal, tem como principal objetivo colocar o estudante à prova em situação de contexto real, capacitando me enquanto futuro profissional. Este processo constitui quatro capítulos, sendo eles: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e os seminários. Na Lecionação, destaco a tentativa de compreensão de estabelecer uma ligação entre o conceito de motivação e os comportamentos de desvio dos alunos. Na Direção de Turma, destaco o meu papel na integração de uma aluna estrangeira na turma e a compreensão desse fenômeno, para ter mais ferramentas e conhecimentos para atuar futuramente nessas situações. No Desporto Escolar, enalteço ainda o impacto que o golfe pode ter na qualidade de vida dos jovens, enquanto mais uma oportunidade para os alunos poderem experienciar mais uma modalidade diferente do habitual e da sua rotina. No Seminário, também a implementação de Orientação na escola foi um passo importante, fazendo neste trabalho uma análise dos benefícios da prática desta matéria no desenvolvimento pessoal dos alunos. Por fim, concluo com uma análise do impacto da pandemia nas aulas de Educação Física e, por sua vez, as estratégias adotadas face às restrições impostas pelo Departamento de Educação Física. Isto, de acordo com a minha experiência de estágio em duas escolas distintas. Palavras-Chave: Estágio, Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Seminário
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    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
    (2023) Parracho, Carla Solange Teixeira Parracho; Henriques, João Jorge Comédias, orient.
    O Estágio Pedagógico apresenta quatro áreas de intervenção: a Lecionação, a Direção de Turma, o Desporto Escolar e o Seminário. Na Lecionação, consegui que os alunos aprendessem e apresentassem melhorias ao longo do ano, especialmente na matéria da ginástica de solo e patinagem, que se refletiu nas avaliações finais. A realização do PTI permitiu enriquecer a minha experiência enquanto estagiária/futura professora, como também, melhorou a relação com o GEF. Na Direção de Turma, além das tarefas do cargo, pude participar no programa de mentorias da escola, que beneficiou não só os alunos que receberam esse apoio, mas também os próprios mentores, por referência ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Outro ponto a ser destacado foi a melhoria dos alunos da minha direção de turma terem melhorado as suas notas comparativamente às que obtiveram no 1ºPeríodo. O Desporto Escolar de voleibol juvenil feminino iniciou-se e avançou com boa participação, mas, após o confinamento, muitas alunas não retomaram os treinos. Foi uma experiência de facto habilitadora para o meu domínio da matéria e dos processos específicos de treino. Tomei a decisão de fazer uma divisão da equipa em dois subgrupos devido à discrepância de competências. No grupo 1 o foco residiu mais nos conhecimentos táticos, enquanto o grupo 2 foi focalizado maioritariamente aspetos mais técnicos aos quais consegui ver melhorias ao longo do ano. O Seminário trouxe grandes vantagens em termos de cooperação e relação colaborativa, na sequência do PTI. O tema do problema a ser tratado através de uma investigação-ação foi “Será que anexar as Pistas ao espaço do Ginásio tem sido útil para o desenvolvimento das turmas de Educação Física, quando as mesmas estão a trabalhar no Espaço 1?”. A partir do meu Seminário, o grupo de EF decidiu alterar regras de utilização mais adequada e eficiente do espaço exterior, tendo em conta a segurança e o melhor funcionamento e aproveitamento das aulas de Educação Física. PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico, Educação Física, Professor, Ensino
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    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato São Vicente Paulo
    (2023) Silva, João Miguel Santos Rocha da; Henriques, João Jorge Comédias, orient.
    Este relatório apresenta-se como uma demonstração e reflexão acerca dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos e resultados obtidos nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário do estágio pedagógico em Educação Física, realizado no Externato São Vicente de Paulo. Posto isto, este relatório conta com os balanços e reflexões tidos no decorrer de todo o estágio pedagógico, realizado no ano letivo 2021/2022. A minha dinâmica de intervenção pedagógica foi marcada pela temática das competências sociais e comunicativas e como as modalidades de contacto físico podiam ser fundamentais para o desenvolvimento destas competências nos alunos. Na Lecionação e Direção de turma, através de um planeamento por etapas com foco nos alunos e na diferenciação do ensino, procurou-se identificar e aplicar estratégias pedagógicas e técnicas de ensino que desenvolvessem melhorias ao nível do inter relacionamento e interação dos alunos entre si, aquando da realização das matérias de Dança, Ginástica Acrobática e Luta, bem como na aplicação de estruturas cooperativas de aprendizagem. No Desporto Escolar, através de jogos reduzidos, procurou-se aumentar os níveis de esforço aeróbio dos alunos, assim como priorizar o envolvimento dos alunos em prol da sua saúde e bem-estar, no contexto escolar. No Seminário, aprofundou-se o tema das competências sociais e comunicativas, ampliando a sua problematização para a temática da Coeducação, com o intuito de analisar as dificuldades de lecionação dos professores do departamento a esse nível e a valorização das modalidades de contacto físico para a resolução desses problemas. Em síntese, estabelece-se a manifestação da problemática da ausência, por parte dos alunos, de competências sociais e comunicativas, as suas consequências e implicações na forma como determina alterações em toda a ação pedagógica do professor e suas possíveis repercussões no ensino dos alunos para a vida. Palavras-chave: Contacto físico; Competências Sociais e Comunicativas; Coeducação
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    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária João de Deus
    (2023) Nunes, Tiago Filipe Contreiras; Quaresma, António Manuel Moreno, orient.
    O presente relatório de estágio apresenta o balanço e reflexão do processo desenvolvido sobre as 4 áreas de intervenção: a Lecionação, a Direção de Turma, o Desporto Escolar e o Seminário. Na Lecionação os objetivos foram atingidos, com destaque para a lecionação, sendo evidente um desenvolvimento notório por parte dos alunos com menos capacidades. O meu projeto de lecionação incidiu sobre a “Remodelação dos Critérios de Classificação e Avaliação do Agrupamento de Escolas João de Deus”. Estes foram realizados tendo em conta as aprendizagens essenciais, conseguindo obter uma boa receção por parte da escola e colegas, com o objetivo de continuar a utilizar estes critérios no futuro. A semana de Professor a Tempo Inteiro, possibilitou-me trabalhar com diversas turmas e diferentes anos de escolaridade, o que contribuiu para uma evolução notória da qualidade da minha lecionação. Na Direção de Turma, além de ter acompanhado o Diretor de Turma nas tarefas inerentes ao cargo, realizei o Projeto “O Dia do Desporto”. Esta atividade teve como objetivo a aproximação dos Encarregados de Educação e famílias dos alunos à escola. O balanço é muito positivo tendo havido uma grande recetividade por parte dos Encarregados de Educação em relação às atividades propostas, promovendo uma mudança de atitude relativamente à vida escolar. No Desporto Escolar, assumi em conjunto com o meu Orientador de escola os Grupos/Equipas de Voleibol dos escalões de Juvenis Masculinos e Femininos. Realizo um balanço muito positivo tendo-se verificado uma clara melhoria no desempenho técnico/tático dos alunos, principalmente na execução dos gestos técnicos do serviço e manchete e na comunicação entre jogadores. Destaco ainda que nas competições no âmbito do Desporto Escolar foram obtidos bons resultados desportivos e foi criada uma dinâmica muito positiva e produtiva entre professor e atletas. No Seminário, abordei a temática do Bullying na Escola, tendo a ideia surgido a partir de algumas observações efetuadas. Os objetivos do seminário foram averiguar a prevalência de Bullying na Escola Secundária João de Deus, tendo aplicado um questionário aos alunos para esse efeito, e demonstrar como a disciplina de Educação Física pode oferecer um forte contributo para a prevenção e superação dos problemas inerentes ao Bullying. O seminário revelou-se um sucesso, tendo despertado o interesse da comunidade escolar e alertado para este problema tão importante e atual. Palavras-Chave: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Seminário
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    Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022
    (2023) Carvalho, Miguel Afonso dos Santos Henriques de; Silva, Jorge Brazão Vacas de Sousa da, orient.
    Este Relatório do Estágio Pedagógico, parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, retrata a reflexão e o balanço realizados ao longo do ano letivo. Na área de lecionação foi possível realizar uma diversidade de matérias em função do espaço, tendo sempre em consideração as suas limitações, possibilitando um trabalho diferenciado de ensino em função das necessidades dos alunos, seguindo um plano por etapas e as orientações das Aprendizagens Essenciais. É de salientar que os alunos mais aptos ajudaram os alunos com mais dificuldades com o intuito de promover uma aprendizagem cooperativa. Importa referir que no Professor a Tempo Inteiro as turmas representavam uma faixa etária mais baixa, verificando-se uma clara diferença na capacidade de autonomia dos alunos perante as tarefas e comportamentos desviantes, contudo ofereceu ao estagiário ferramentas que lhe serão úteis no futuro, tendo como exemplo uma melhor capacidade de gestão da aula. Seguidamente, na área do desporto escolar o estagiário lecionou com o apoio do professor titular a modalidade de basquetebol, abrangendo vários atletas de diferentes escalões. Durante os treinos foram formados grupos de trabalho de forma a garantir a diferenciação de ensino de acordo com as necessidades dos alunos. Os alunos de nível Introdutório e de nível Elementar trabalharam em situações de superioridade numérica para cumprir os critérios de êxito e consolidar os conhecimentos adquiridos, de forma a aplicá-los em jogo. Posteriormente, na direção de turma foi desenvolvido um projeto com os alunos referente aos hábitos saudáveis dos alunos da escola, resultando na formulação de questionários, no tratamento de dados, na exposição de cartazes e na realização de um vídeo, colocado na página da escola. A amostra deste estudo consiste em 121 alunos. A rematar, aliado ao projeto seminário que visa uma reflexão que justifica a incorporação da modalidade de desportos de combate nas aulas a partir do próximo ano como matéria alternativa, foi também introduzida esta modalidade na área da lecionação. Palavras chave: Educação Física, Lecionação. Direção de Turma, Desporto Escolar, Desportos de Combate
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    Projetos do estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Stuart Carvalhais
    (2022) Coronel, Inês Tatiana Marta; Henriques, João Jorge Comédias, orient.
    Este relatório diz respeito ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Stuart Carvalhais, no ano letivo de 2020/2021. Na área da lecionação, na turma do 12ºano, destaco a progressão de todos os alunos, ao atingirem três matérias de nível introdutório e três de nível elementar segundo especificação de níveis e critérios do grupo de Educação Física da escola. Considero que estes resultados foram possíveis sobretudo pela adoção de técnicas de ensino como auxiliares visuais com progressões pedagógicas, alunos agentes de apoio aos colegas e com a promoção da cooperação em equipas com situações competitivas em grupo e em pares. Neste último também revelaram desenvolvimento das capacidades de observação e consequente análise e reflexão, cujos valores morais de responsabilidade, empatia, perseverança, tolerância e integridade se evidenciaram. No desempenho pedagógico nas aulas, as principais melhorias verificadas foram no feedback, preleção, etc., gestão dos espaços, exercícios e estilos de ensino. Na direção de turma, além das tarefas que estão inerentes à própria função, foi importante o trabalho de interdisciplinaridade que foi desenvolvido e que permitiu a consolidação de conhecimentos por parte dos alunos através de diferentes abordagens para esse fim comum. O projeto específico, embora com uma amostra bastante pequena, permitiu revelar a importância do vínculo entre responsabilidade parental, escola e resultados do aluno. No desporto escolar, como responsável pelo voleibol de juvenis masculinos, saliento a relação entre o projeto específico, com o tema de apoio à disciplina de EF, e também o aumento constante do número de inscrições, revelando-se fundamental na aprendizagem do processo específico de treino e que por consequência ampliou o meu domínio da matéria e o desenvolvimento dos alunos com transfere direto para a disciplina de EF. O tema do seminário foi a avaliação colaborativa da área dos conhecimentos em EF, em específico a aferição das provas globais feita pelo grupo de professores nesta área do programa. Discutimos o nosso quadro de análise de elementos críticos, nos enunciados e nas respostas dos alunos, focada na coerência e validade das provas globais e no que estas pretendem transmitir aos alunos. Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Seminário; Projeto de Funcionamento; Projeto Específico.
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    Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física
    (2022) Pinto, Luís Emílio Simões; Guimarães, Mário Luís Castro, orient.
    O presente documento é análise crítica do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo de 2019/2020 na Escola Secundária da Portela (ESP), inserido no Mestrado de Ensino de Educação Físico nos Ensinos Básico e Secundário. Foram quatro as áreas de intervenção: Lecionação, Desporto Escolar, Direção de Turma e Seminário. A área de Lecionação incidiu sobre uma turma de 10.º Ano do Curso Profissional Técnico de Desporto. Dado este contexto, a promoção de aprendizagens, motivação, interesse e gosto pela atividade física eram características intrínsecas nestes alunos, o que implicou um desafio e cuidado maiores na avaliação e conclusões finais. Embora fossem muito interessados e empenhados nas aulas, tinham muitas dificuldades básicas (níveis introdução) nas diversas áreas de EF. A execução do nosso plano de ensino muito direto, diferenciado e mobilizador, permitiu resolver as principais dificuldades da maioria dos alunos, o que, sendo tardio, ganha ainda mais importância. Na área da Direção de Turma, a intervenção ocorreu em dois planos. Em primeiro lugar, as formalidades na organização de documentos, ficheiros, atividades escolares e visitas de estudo. Em segundo lugar, e a intervenção mais significativa e prioritária, o plano da abordagem aos encarregados de educação, organizado de forma a realizar, estruturar e gerir reuniões intercalares e de finais de período. Perante a falta de conhecimento e as dúvidas relativamente às saídas académicas e profissionais na área do Desporto realizou-se o aconselhamento, instrução e análise acompanhada. Foi possível estabelecer uma relação de comunicação direta com os encarregados de educação, contribuindo para uma melhor definição das perspetivas futuras destes alunos. Na área de Desporto Escolar, a intervenção foi realizada junto do grupo-equipa de Voleibol Masculino do escalão de Juvenis da ESP, acompanhando-se não só a vertente de treino como também a competitiva, em torneios e jogos interescolares. Sendo o Voleibol a modalidade mais popular e o desporto-rei nesta comunidade escolar, o nível de competência e desempenho dos alunos era genericamente elevado. Os alunos relativamente mais habilitados demonstraram uma atitude facilitadora no processo ensino-aprendizagem, potenciando o interesse de muitos outros colegas pela adesão à modalidade, resultando num grupo-equipa em que os alunos com maiores dificuldades cresceram notoriamente a nível físico, social e interpessoal. Alunos com claras dificuldades na matéria de voleibol e nas relações interpessoais foram incentivados a ingressar no grupo. Os alunos foram assumidos como prioridade e o seu crescimento foi claro. A área de Seminário incidiu sobre a problemática da intensidade e tempo útil das aulas de Educação Física na Escola Secundária da Portela. Neste âmbito, foi realizado um estudo com dados recolhidos, analisados e apresentados ao corpo docente de Educação Física. A questão foi considerada pertinente e condicionadora da qualidade de ensino da disciplina. Observava-se uma fraca intensidade de esforço dos alunos e reduzido aproveitamento do tempo útil. Conseguiu-se uma análise concreta de práticas letivas específicas e de organização prévia das aulas, com vista à autocrítica, partilha de experiências e contributos do corpo docente. Deste modo, o Seminário resultou num contributo de melhoria das aulas de EF na Escola Secundária da Portela. Palavras-chaves: Lecionação; Direção de Turma, Desporto Escolar, Seminário, Voleibol.