Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 20 de 336
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física realizado na Escola Básica do Bom Sucesso
    (2025) Pereira, Beatriz Margarida Carvalho; Faculdade de Educação Física e Desporto; Quaresma, António Manuel Moreno
    O presente relatório abrange as principais atividades, intervenções, avaliações e decisões tomadas ao longo do Estágio Pedagógico em Educação Física, todas alinhadas com o tema central de "Educação Holística e Sustentável". Assim, todas as atividades e projetos desenvolvidos ao longo do estágio convergiram para esta temática, reforçando a importância de práticas educativas que promovam a saúde, a sustentabilidade e a inclusão. Na área da lecionação, verificou-se uma evolução significativa nas aprendizagens dos alunos, centrada na integração dos estudantes através do desenvolvimento do projeto "Integração dos Alunos no Processo Ensino-Aprendizagem através da Avaliação Formativa". A melhoria da aprendizagem dos alunos centrou-se no aumento da minha competência com o feedback e foi conseguida com a avaliação formativa contínua. Na área de Direção de Turma, as intervenções pedagógicas promoveram práticas sustentáveis e hábitos saudáveis, com a escolha de estratégias eficazes. O projeto "Tornar a Escola mais Sustentável", em articulação com as disciplinas de Geografia e Português, incentivou escolhas ecológicas, como a reciclagem e a utilização da bicicleta como transporte. A Saída de Campo envolveu os professores do Conselho de Turma e o Grupo de Educação Física em articulação interdisciplinar, enriquecendo as atividades e promovendo a sustentabilidade. Na área do Desporto Escolar, assumi a responsabilidade pelo grupo de Ténis de Mesa no escalão de Infantis, onde os alunos melhoraram significativamente. Este progresso foi impulsionado pelo projeto "Competição para Todos", que aumentou os momentos competitivos como ferramenta de intervenção pedagógica às necessidades dos alunos. Na área do Seminário, foquei-me na "Utilização da Matéria Alternativa de Ciclismo contribuindo para Reformulação do Plano Plurianual", apresentando propostas de níveis de desempenho, de metodologias de trabalho e uma situação de referência (Gincana) para avaliação específica. A exploração da modalidade de ciclismo e o cumprimento dos objetivos da matéria foram promovidos, articulando este conteúdo com o ensino da Educação Física em colaboração com todo o grupo disciplinar.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária do Cadaval
    (2025) Pinto, Filipe Alexandre Henriques; Faculdade de Educação Física e Desporto; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da
    O presente relatório apresenta os planeamentos, as estratégias utilizadas, os balanços e os ajustes realizados ao longo do estágio. Na Lecionação, o projeto “O Impacto dos Meios Visuais, Meios Audiovisuais e das TIC no Processo Ensino-Aprendizagem”, revelou que 100% dos alunos considerara que a utilização destes recursos foi benéfica. O projeto Professor a Tempo Inteiro, proporcionou a lecionação de aulas a turmas com um número de alunos dentro da média nacional e a experiência de lecionar novas matérias. Na Direção de Turma, o projeto “Hábitos e Métodos de Estudo Eficazes” possibilitou melhorar a assiduidade e o desempenho dos alunos. A Saída de Campo “À Descoberta de Mafra” permitiu consolidar as aprendizagens adquiridas durante o ensino secundário. No Desporto Escolar, a formação de grupos heterogéneos permitiu potenciar o envolvimento dos alunos do grupo de equipa de Ténis de Mesa. Para promover a inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais, desenvolveu-se o projeto “A Inclusão Social através do Desporto Adaptado”. No Seminário, realizou-se o projeto “A Utilização dos Meios Visuais, Meios Audiovisuais e das TIC na disciplina de Educação Física”, após o qual todos os professores do grupo de Educação Física manifestaram a intenção de utilizar estes recursos com maior regularidade.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
    (2025) João, Tomás Lopes; Faculdade de Educação Física e Desporto; SILVA, EDUARDO JORGE BRAZÃO VACAS DE SOUSA DA
    O presente relatório resume o processo de estágio pedagógico, levado acabo na Escola Secundária Stuart Carvalhais, centrado no balanço, análise e reflexão do desenvolvido nas áreas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na área da Lecionação observou-se uma evolução dos alunos ao longo do ano letivo, tanto a nível qualitativo da sua participação nas atividades físicas, essencialmente nos Jogos Desportivos Coletivos, na Ginástica e no Atletismo, na área da aptidão física e dos conhecimentos, bem como ao nível da forma como perspetivavam a Educação Física. O projeto que se desenvolveu nesta área de análise da “Carga de esforço nas aulas de Educação Física e no Desporto Escolar”, permitiu-nos analisar o impacto que a carga planeada aplicar pelo professor efetivamente tinha nos alunos, bem como quais as diferenças que se encontravam neste parâmetro quando comparadas aulas de Educação Física e treinos do Desporto Escolar. Desporto Escolar esse que se centrou no Escalão de Juvenis Masculinos de Voleibol. Uma área bastante marcada por ser algo facultativo para os alunos, o que fazia com que vários fossem sendo integrados ao longo do ano letivo, trazendo-nos o desafio de lidar com um grupo heterogéneo e simultaneamente preparar a equipa para os vários momentos competitivos, tendo o grupo-equipa alcançado os pré regionais, fase na qual acabou por ser eliminada, após cinco jogos seguidos com vitórias. Na área da Direção de Turma, ao longo do acompanhamento ao trabalho da Diretora de Turma, adquiriram-se muitos conhecimentos relativos a como funciona a plataforma E360, ligação Professores-Encarregados de Educação-Alunos e o papel do Diretor de Turma no Conselho de turma. O projeto levado a cabo nesta área, “Educação ambiental”, culminou na Saída de Campo, tendo permitido desenvolver competências importantes, tais como a consciencialização ambiental, através da prática de atividades de exploração da natureza, como orientação, escalada, rapel, slide e paintball. O Projeto Seminário, intitulado “As metodologias de Avaliação e do Trabalho na Aptidão Física”, centrou-se num dos problemas mais presentes no Grupo de Educação Física, através da observação de modelos em aulas no Agrupamento de Escolas de Massamá, complementados com informação da literatura, tendo consistido num momento de grande formação e discussão da parte de todos os professores.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica 2, 3 do Maxial
    (2025) Nobre, Rui Pedro Duarte; Faculdade de Educação Física e Desporto; Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
    O presente relatório visa expor os balanços sobre as 4 áreas de intervenção durante o estágio pedagógico, incluindo as dificuldades vividas, as estratégias e decisões tomadas para alcançar os objetivos estabelecidos. Na área da Lecionação, as tarefas e estratégias propostas refletiram-se numa evolução geral do desempenho dos alunos. O fraco nível de Aptidão Física demonstrado inicialmente levou a escolha e realização do projeto “Melhoria da condição física através da aplicação de treinos Tabata”. Houve a oportunidade de explorar outras estratégias de organização e lecionação, outras matérias e trabalhar com alunos de idades inferiores durante a semana de Professor a Tempo Inteiro. A Direção de Turma foi uma área que se revelou de difícil realização pelo pouco contacto permitido pela Diretora de Turma, obrigando a ter capacidade de adaptação, tendo o tema do projeto “Promoção de hábitos de vida saudável” surgido de uma problemática identificada juntos dos alunos. A Saída de Campo, desenvolvida sob a temática dos “50 anos do 25 de abril”, possibilitou aos alunos experienciar modalidades diferentes do normal e aos estagiários o trabalho cooperativo com outro núcleo de estágio, de São Martinho do Porto. No Desporto Escolar foi possível aprender tudo sobre uma modalidade da qual não havia tido formação, o Ténis de Mesa, com o projeto “Ténis de Mesa: Automatização dos Gestos Técnicos”, houve uma tentativa de melhorar a execução técnica dos alunos e, cujo tema foi erradamente escolhido. No Seminário, “Desportos de Combate, uma abordagem lúdica”, momento de maior destaque do estágio, foi pretendido desmistificar a ideia pré-concebida de violência nestas modalidades, perceber os motivos que levam os professores optar por não as incluir nas suas aulas e proporcionar-lhes formas e materiais didáticos para que as possam lecionar.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico no Extenato São Vicente de Paulo
    (2025) Barbosa, Rui Filipe Palma Balsemão; Faculdade de Educação Física e Desporto; Henriques, João Jorge Comédias
    O presente relatório tem como objetivo explanar o trabalho elaborado ao longo do estágio pedagógico, nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022, nas áreas da Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário Na área da Lecionação, o projeto específico elaborado baseou-se no desenvolvimento da força através do treino de ginástica, nas aulas de educação física, com a implementação de exercícios de progressões pedagógicas, ajustando-os de forma a melhorar a aprendizagem dos alunos. Foram tomadas opções no planeamento das aulas, realizando a diferenciação do ensino para cada aluno. Na área da Direção de Turma (DT), foi realizado um projeto de tutoria com dois alunos abordando especificamente as estratégias utilizadas, a interação tida com os alunos, a forma como foram guiadas as sessões de tutoria e o trabalho desenvolvido de forma colaborativa e interdisciplinar com os outros professores. É feita também referência ao trabalho realizado com a turma, ao longo do ano letivo. Na área do Desporto Escolar (DE), foi implementada uma nova prova, dentro do quadro de competição de desportos gímnicos, o que originou uma responsabilidade acrescida em toda a planificação dos treinos e de elaboração de estratégias para ajudar os alunos a melhorarem as suas competências No Seminário é apresentado um estudo de investigação-ação onde se procura analisar as competências dos alunos na realização do percurso gímnico do DE. Para isso foi realizada uma Autoavaliação da execução do percurso gímnico, antes e após a implementação de um programa de exercícios, com a finalidade de conhecer a perceção dos alunos em relação à sua condição física nos dois momentos.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Agrupamento de Escolas da Madeira Torres
    (2025) Geada, Rui Filipe Duarte; Faculdade de Educação Física e Desporto; Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
    Este relatório de estágio apresenta e descreve de forma detalhada a intervenção ao nível das estratégias adotadas, decisões, balanços, reflexões e soluções encontradas. Este estágio pedagógico foi realizado na Escola Básica 2,3 Padre Francisco Soares, inserida no Agrupamento de Escolas Madeira Torres, durante o ano letivo 2023/2024. Ao longo deste relatório de estágio são abordadas as quatro grandes áreas (Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário). Na área da Lecionação foram relacionadas e aplicadas estratégias para desenvolver e solucionar as dificuldades apresentadas pela turma. Estas foram exploradas ao longo do ano letivo, bem como a introdução do projeto “A condução da bola de Futebol”, aplicado para desenvolver competências dos gestos técnicos na matéria de Futebol e estimular o trabalho cooperativo. Na área da Direção de Turma, é feita a exposição de todo o acompanhamento à diretora de turma nas aulas de Cidadania e no trabalho burocrático em toda a envolvência das reuniões de conselho de turma e com os encarregados de educação, direcionando o projeto nesta área “Eu sou aquilo que como, os benefícios e malefícios da minha alimentação, aliados à atividade física” para a importância de uma alimentação saudável e os seus benefícios associados à prática de atividade física. A Saída de Campo foi uma atividade onde culminou um transfere de conhecimentos para uma prática diferenciada associada à prática de atividade física fora do contexto escolar, interdisciplinaridade e trabalho cooperativo. Na área do Desporto Escolar foram intensificados os conhecimentos na matéria de Voleibol, o que contribuiu para o desenvolvimento nas competências técnico-táticas das atletas através do projeto “O serviço por baixo e os deslocamentos para o ponto de queda da bola, atuando no desenvolvimento de competências das alunas”. Na área do Seminário foi desenvolvida uma investigação com o objetivo de atuar nos problemas identificados na turma de estágio e pelas respostas à entrevista realizada aos professores do Subdepartamento de Educação Física, associados ao tema “A relação com a bola de Futebol do 5º ao 10º ano de escolaridade”.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Madeira Torres
    (2025) Ferreira, Rita de Vasconcelos Relvas; Faculdade de Educação Física e Desporto; Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
    Este relatório de estágio descreve a intervenção pedagógica, abordando as decisões tomadas, as estratégias implementadas, os balanços efetuados e os resultados. Na área da Lecionação foi aprofundada a matéria da Dança visto ter sido uma das matérias menos trabalhada com a turma ao longo dos anos anteriores. Durante as etapas do projeto, os alunos tiveram oportunidade para desenvolver e enriquecer o seu conhecimento a esta matéria do currículo. No projeto Professor a Tempo Inteiro foi possível experienciar o processo de ensino com diferentes anos de escolaridade. Na área de Direção de Turma foi desenvolvido um projeto com o intuito de consciencializar os alunos para uma compreensão mais alargada e prática da sua área de estudo, a Economia. A Saída de Campo tornou-se num evento importante para fomentar o trabalho cooperativo entre alunos com faixas etárias tão distintas. Na área de Desporto Escolar foi definido como objetivo geral a promoção da participação dos alunos nas competições desportivas, contribuindo para a melhoria dos saltos de cabeça para a água através do meu projeto. No Seminário, o trabalho centrou-se no desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo sobre a matéria de Ginástica entre os professores do Subdepartamento. Nesse sentido, foi apresentado o projeto "As ajudas manuais e materiais na Ginástica de Solo e Aparelhos e o Jogo como estratégia metodológica no ensino da Ginástica Acrobática".
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Básica António Gedeão
    (2024) Batista, Rafael Martins; Faculdade de Educação Física e Desporto; Santos, João Alberto Valente dos
    O presente relatório apresenta um compilado do trabalho realizado durante o ano letivo com suas decisões, reflexões e balanços nas áreas da Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. A área da Lecionação da disciplina de Educação Física foi realizada em uma turma de oitavo ano. A abordagem utilizada foi o ensino por etapas, o que permitiu realizar uma avaliação inicial bem como uma avaliação contínua de forma a ajustar o processo de ensino de acordo com as necessidades de cada aluno. As aulas foram planeadas de forma a serem ecléticas, possibilitando assim aos alunos terem acesso a maioria das matérias previstas, atingindo assim os objetivos propostos e progredindo de maneira eficaz. Na Direção de Turma, foi realizado o trabalho de apoio juntamente com a professora Ana Paula Dias, de forma a desenvolver as capacidades inerentes a função. Para a realização de um bom trabalho foi necessária muita dedicação e organização, contato constante com os encarregados de educação e professores, além do desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. Ainda nessa área, foi realizada uma Ação com Famílias com o tema "A dança como expressão de liberdade", a qual fazia parte do Projeto Educativo da escola. No Desporto Escolar a modalidade escolhida foi o Ténis de Mesa, o que demandou muito trabalho de estudo pois era algo que estava fora dos conhecimentos que considerava dominar. O trabalho desenvolvido ao longo do ano foi de encontro com o projeto proposto para essa área que foi a cooperação entre pares, resultando em um bom desenvolvimento das capacidades específicas da modalidade e bons resultados nos encontros. O projeto de Seminário teve como tema "A Lecionação da Patinagem na EBAG", o que ia diretamente de encontro com a área da Lecionação. Foram elaboradas juntamente com professor especialista e apresentadas propostas de circuito de avaliação e de processos para serem realizados nas aulas, uma vez que a matéria passou a ser lecionada no ano de realização deste estágio, servindo assim de apoio para os professores.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Básica de Telheiras
    (2025) Lóia, Pedro Miguel Ramos; Faculdade de Educação Física e Desporto; Monteiro, Luís Fernandes
    Este relatório apresenta todas as opções e decisões tomadas e aplicadas ao longo do ano letivo, integrando os respetivos planos e balanços nas quatro áreas de intervenção do Estágio Pedagógico. No âmbito da área de Lecionação, os alunos apresentaram uma evolução generalizada em todas as matérias abordadas na área das atividades físicas, tendo também incidido sobre a área da aptidão física, na qual através da aplicação do projeto específico os alunos tiveram a oportunidade e conseguiram melhorar a sua aptidão aeróbia. Tendo em conta o protocolo "MAGIC", através do projeto Professor a Tempo Inteiro melhorei o meu posicionamento no decorrer das aulas, bem como a questão relacionada com o feedback. Na área da Direção de Turma, a minha intervenção centrou-se na comunicação com os professores do conselho de turma, e com os Encarregados de Educação, mas também ao nível do comportamento da turma, em que as intervenções e propostas efetuadas revelaram ter um impacto positivo nos alunos e na turma. Através da aplicação do projeto específico desta área, os alunos ficaram consciencializados e sensibilizados para os impactos e consequências que os bons e maus hábitos de sono podem ter nas suas vidas pessoais, académicas e profissionais. A Saída de Campo permitiu-me um maior contacto com os professores das diferentes disciplinas, no âmbito do trabalho interdisciplinar desenvolvido, onde todos os professores estiveram ativamente envolvidos. No Desporto Escolar, orientei um grupo-equipa de Futsal, no escalão de infantis, grupo este que apresentou uma evolução notória desde o início do ano letivo. A dinamização do projeto específico desta área permitiu aos alunos adquirirem competências táticas aquando das situações de bola parada, reconhecendo qual deve ser o seu posicionamento no momento defensivo, e sendo capazes de manter a posse de bola em momento ofensivo. No Seminário desenvolvi um projeto relacionado com a temática das capacidades motoras, relacionada com a área da aptidão física, no qual apresentei processos para o desenvolvimento da cada capacidade motora nas aulas de Educação Física, tendo em vista a melhoria dos resultados dos testes de aptidão física nas diferentes escolas do Agrupamento de Escola Vergílio Ferreira. Foram identificados problemas no treino, avaliação e desenvolvimento das capacidades motoras nas aulas de Educação Física, tendo ficado em aberto algumas alterações e reflexões a fazer nesse sentido.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Sebastião e Silva
    (2025) Cascarrinho, Pedro Miguel; Faculdade de Educação Física e Desporto; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues
    Este relatório tem por base o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Sebastião e Silva, acompanhando uma turma do 10.º ano e sendo composto por todas as decisões tomadas na atividade de professor de Educação Física. Apresenta uma sinopse de todo o trabalho realizado nas quatro áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na área de Lecionação, o principal objetivo foi o progresso e a melhoria dos alunos. Para colmatar um défice nas capacidades motoras dos alunos, nomeadamente na resistência e força, foi desenvolvido o projeto "Melhoria da Aptidão Física". Este projeto contribuiu para o desenvolvimento da resistência e força dos alunos. No âmbito das matérias lecionadas no 10.º ano, foram trabalhadas diversas matérias, nomeadamente badminton, ginástica, voleibol, bem como outras matérias como futebol, corfebol, basquetebol, andebol e atletismo. A área de Direção de Turma permitiu a identificação das principais aptidões e dificuldades dos alunos. Ficou claro que os estudantes estavam sob considerável pressão, exibindo uma preocupação significativa com notas e médias. Considerei relevante sensibilizar os alunos para a importância da prática regular de desporto e para a conciliação dos estudos com a prática desportiva através do projeto "Importância da Prática Regular de Desporto e Conciliação dos Estudos com a Prática Desportiva". Este projeto proporcionou contacto e interação com figuras que ofereceram estratégias para encontrar um equilíbrio saudável entre os estudos e a prática desportiva. Na área do Desporto Escolar, acompanhei o núcleo de Voleibol no escalão de Infantis Femininos. Devido à escassez de momentos competitivos e ao número reduzido de alunas que já não faziam parte do escalão de Desporto Escolar oferecido pela escola, optei por introduzir o projeto "Implementação de Competições para Estímulo, Desenvolvimento e Inclusão no Núcleo de Educação Física". No total, participaram 31 alunas no escalão de Infantis e 5 alunas no escalão de Iniciadas. As alunas que podiam competir tiveram um maior número de momentos competitivos e as que já não podiam competir tiveram a oportunidade de participar em momentos competitivos. Na área do Seminário, aprofundei o tema do Desenvolvimento das Capacidades Motoras e de que forma o mesmo poderia ser feito. Este tema teve como base a recolha e análise de estudos e artigos científicos, bem como entrevistas semiestruturadas com outros professores do grupo.
  • Item
    Relatório de estágio em Educação Física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
    (2025) Santos, Pedro Gil Gonçalves dos; Faculdade de Educação Física e Desporto; SILVA, EDUARDO JORGE BRAZÃO VACAS DE SOUSA DA
    O presente relatório reflete os planos, o trabalho desenvolvimento e as reflexões ao longo do ano na Escola Secundária Stuart Carvalhais, abrangendo as quatro áreas de avaliação do estágio pedagógico: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na Lecionação, destaca-se o trabalho desenvolvimento nas matérias prioritárias, tanto na área das atividades físicas como na aptidão física, com ênfase na ginástica de solo. Ressalva-se o importante contributo da formação de grupos na melhoria das habilidades e superação de dificuldades pelos alunos. Relativamente à Direção de Turma, além das responsabilidades associadas ao cargo, salienta-se a intervenção da turma na implementação de estratégias para aumentar os índices de atividade física dos alunos durante os intervalos. No âmbito do Desporto Escolar, evidencia-se o trabalho desenvolvido com o grupo de basquetebol, abordando problemas de transição defensiva relacionados com a resistência dos alunos, visando a melhoria da qualidade do jogo. Por fim, o Seminário foca-se na formação de grupos ao longo do ano, especialmente na sua relação com os Jogos Desportivos Coletivos. O objetivo passou por promover a troca de ideias e experiências entre os professores do Departamento de Educação Física, servindo como formação interna e uma oportunidade para a aproximação de boas práticas.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Braamcamp Freire
    (2025) Carpelho, Nuno Miguel; Faculdade de Educação Física e Desporto; Henriques, João Jorge Comédias
    A obra traduz toda a riqueza da experiência pedagógica marcada por projetos inovadores e práticas reflexivas nas diversas dimensões do estágio pedagógico. Na área Lecionação, o projeto "O Desenho HIIT nas aulas de Educação Física" destacou-se por promover melhorias no estado de saúde dos alunos e ampliar o conhecimento para organizar práticas de exercício físico estruturado, com experiências positivas e significativas de atividade física. O projeto complementar "Lançamento do Dardo e Salto em Comprimento - Oportunidades de lecionação" requalificou espaços escolares e material didático numa abordagem ecológica. No Professor a Tempo Inteiro aprimorei a integração da condição física nas aulas, consolidando metodologias eficazes e promovendo aulas mais dinâmicas. Paralelamente, melhorei práticas pedagógicas no domínio gestão e instrução. Na área Direção de Turma, o projeto interdisciplinar "O Desenho dos Estilos de Vida" englobou articulação horizontal do currículo, fortalecendo a interdependência positiva nos alunos e o trabalho colaborativo entre professores, constituindo-se obra e compromisso coletivo. A Saída de Campo integrou a interdisciplinaridade e aprendizagem experiencial, atividades de exploração da natureza para superação de dificuldades dos alunos e melhoria na qualidade das relações pedagógicas entre professores. Na área Desporto Escolar, o projeto "O Desenho da Inclusão Ativa - Oportunidade para 3 casos (NEE)" alinhou-se com o Plano Estratégico Desporto Escolar 2021-2025 e o Projeto Educativo da Escola, promovendo a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais. A abordagem ecológica e sistémica para promover atividade física e desporto em contexto escolar garantiu a extensão de igualdade de oportunidades, destacando-se pela inclusão. Na área Seminário, o projeto "O Desenho da Aptidão Aeróbia nas Matérias" propôs metodologias para desenvolver a aptidão aeróbia em situações de aprendizagem nas matérias. A investigação-ação reafirmou e fomentou o desenvolvimento profissional e promoveu a inovação pedagógica nas mudanças educativas.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Básica 2,3 de Telheiras
    (2025) Almeida, Mariana Baganha Carvalho de; Faculdade de Educação Física e Desporto; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da
    O presente relatório, abordou todas as intervenções, processos utilizados, balanços, das quatro áreas no decorrer deste Estágio Pedagógico. Na área da Lecionação, os alunos alcançaram progressos significativos nas suas aprendizagens prioritárias elegidas no início do ano letivo 2023/2024. O projeto específico focou-se na problemática do Bullying nas escolas, apresentando aos alunos formas de prevenção e o combate ao bullying. No projeto Professor a Tempo Inteiro, o foco permaneceu na intervenção e prevenção de comportamentos desviantes, melhorando assim as minhas intervenções e abordagens em aula em diversas turmas de diferentes anos de escolaridade. Na área da Direção de Turma, as intervenções associadas às funções, basearam-se ao nível do comportamento dos alunos e problemas consequentes a estes, mantendo outras funções como as reuniões de Conselho de Turma e de Encarregados de Educação. O projeto específico, deveu-se à problemática da alimentação incorreta dos alunos, sendo uma preocupação referida pelos Encarregados de Educação, enriquecendo os alunos com informação, dando-lhes o poder de decisão. Decorreu também a realização da Saída de Campo, um momento único para estes alunos, permitindo-os explorar e adquirir novas capacidades. Na área do Desporto Escolar, assumi a modalidade do Boccia, esta demonstrou-se desafiante logo desde o início, relativamente aos recursos espaciais e materiais. Foi possível observar melhorias significativas da maioria dos alunos relativamente ao seu nível de aprendizagem. O projeto específico, permitiu melhorar os materiais e espaços, como aos alunos melhorarem o seu nível das aprendizagens tendo a possibilidade de iniciarem os torneios do Desporto Escolar. Por fim, na área do Seminário, aprofundei o tema "A indisciplina nas aulas de Educação Física", aplicando os procedimentos de investigação-ação. O seminário, teve como objetivo procurar estratégias que prevenissem e interviessem em casos de indisciplina, proporcionando uma conclusão de estratégias úteis a serem utilizadas em contexto das aulas de Educação Física.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire
    (2024) Rodrigues, Luana Magalhães Correia; Faculdade de Educação Física e Desporto; Henriques, João Jorge Comédias
    O presente relatório expressa uma análise do trabalho desenvolvido enquanto professora estagiária na Escola Secundária Braamcamp Freire, no ano letivo 2023/2024, abrangendo quatro áreas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na Lecionação, os alunos foram progredindo, atingindo os objetivos propostos, através de jogos reduzidos em superioridade numérica e de condicionantes. Além disso, a diferenciação pedagógica e a continuidade das aprendizagens também foram cruciais para o sucesso dos alunos. O projeto 'Garantir a continuidade das aprendizagens da ginástica no plano anual' fomentou a evolução dessa matéria por meio de soluções criativas. O Professor a Tempo Inteiro reforçou a melhoria do feedback, da gestão e da instrução, implementando aulas politemáticas e exercícios em método global, que resultou na melhoria da minha atuação pedagógica. Na Direção de Turma, além das responsabilidades inerentes ao cargo de diretora de turma, acompanhei os alunos prioritários, ajudando-os a superar dificuldades com diversas estratégias. O projeto 'Ups! Já estou no 12º ano e agora?' abordou a falta de objetivos profissionais e académicos dos alunos, enriquecendo o futuro dos mesmos, sendo que, no final do ano, todos os alunos se inscreveram no ensino superior, em formações profissionais ou no mercado de trabalho. A Saída de Campo promoveu relações interdisciplinares com os professores de Português e História, permitindo a concretização dos objetivos do projeto específico e das atividades de orientação e arborismo. No Desporto Escolar integrei o núcleo de Badminton, onde foram atingidos os objetivos estabelecidos por parte dos alunos, com foco na diferenciação do ensino. O projeto 'Como lidar com a frustração e a ansiedade no insucesso?' contribuiu para apoiar os alunos a enfrentarem os seus medos, incentivando-os a desafiarem-se psicologicamente para alcançar os seus objetivos. Este projeto revelou-se pertinente ao verificar a melhoria dos alunos ao longo das etapas, ao nível da gestão de emoções de uma forma mais positiva e motivadora. Por fim, no Seminário foi abordado o tema 'Garantir a continuidade da ginástica nos espaços exteriores da escola', foi explorado por meio de entrevistas que identificaram obstáculos à sua implementação. Foram apresentadas propostas práticas para a resolução desses problemas, seguidas de uma reflexão e debate com os professores do Grupo de Educação Física, promovendo cooperação e reflexão. Adicionalmente, foi disponibilizado material didático para dar continuidade ao trabalho nos anos subsequentes.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Padre António Vieira
    (2024) Sousa, Lara Sofia Santos; Faculdade de Educação Física e Desporto; Cruz, João Paulo Ferreira de Sousa
    O presente documento apresenta os balanços e reflexões das 4 áreas. Na lecionação, a atitude dos alunos face à Educação Física foi positiva, visto que ao longo do tempo foram mostrando cada vez mais empenho e autonomia em fazer mais e melhor, sendo também que a colaboração e cooperação entre alunos melhorou desde o início. O projeto específico da lecionação foi o desenvolvimento da resistência, no qual consegui em 6 semanas, realizar durante as aulas, o método de treino intervalado de alta intensidade (HIIT) e aconselhar os alunos a desenvolverem a sua resistência fora da aula, uma vez que dois alunos da turma não estavam na zona saudável na bateria de testes de resistência do FitEscola. Relativamente ao Professor a Tempo Inteiro, o mesmo foi realizado na semana de 6 a 10 de março, no qual tinha como objetivo enriquecer o meu ensino para outras turmas, principalmente as metas estabelecidas para cada tarefa. Melhorei alguns aspetos que tinha como objetivo e aprendi novos métodos e técnicas de ensino. Relativamente ao Desporto Escolar, comecei por integrar na modalidade de ginástica acrobática, mas devido à pouca adesão dos alunos, tive de mudar para o Desporto Escolar de Voleibol. O Desporto Escolar de Voleibol tinha alunos que não cumpriam introdução no início do ano, mas ao longo dos tempos foram melhorando e progredindo, conseguindo assim cumprir o nível introdução. O projeto específico foi a aprendizagem da arbitragem do voleibol, visto ser interesse dos alunos e necessidade dos mesmos. Na Direção de Turma para além de desenvolvermos a saída de campo também trabalhamos outros temas, sendo um deles a área dos conhecimentos na Educação Física. A saída de campo realizou-se no Parque José Gomes Ferreira a 17 de maio 2023 e a mesma teve como atividades os jogos tradicionais, orientação, tiro com arco e ténis de mesa. O projeto específico da Direção de Turma foi o transtorno depressivo e a forma como os professores devem intervir e relacionar-se com este tipo de alunos. O seminário teve como tema as dificuldades de aprendizagem na ginástica, onde em conversa com os professores do departamento, percebemos os problemas e necessidades dos alunos na matéria da ginástica, disponibilizando assim um guião com progressões em função das necessidades dos alunos relativamente às ações musculares e motoras. O estágio pedagógico em Educação Física foi uma experiência fundamental para consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos, permitindo-me desenvolver competências pedagógicas essenciais para a minha prática de docência.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre
    (2025) Carvalho, José Diogo Guerreiro; Faculdade de Educação Física e Desporto; Pinto, Pedro Daniel Nunes Silva Onofre
    Durante o ano letivo de 2023/2024, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, foi realizado um estágio no Agrupamento de Escolas D. Filipa Lencastre. O presente relatório está estruturado com base nas quatro áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Este documento contempla todas as etapas desde o planeamento até ao balanço de cada uma, incluindo um projeto com a respetiva metodologia descrita no final de cada área. Na área da Lecionação, a intervenção foi desenvolvida com a turma 7.ºF. Os objetivos consistiram em melhorar as aprendizagens dos alunos nas três áreas de intervenção: Atividades Físicas, Aptidão Física e Conhecimentos. Esses objetivos foram alcançados, principalmente devido à cientificidade aplicada para fundamentar as práticas, assim como à relação de colaboração estabelecida com o colega de estágio, a professora orientadora cooperante e os demais professores do Grupo de Educação Física. Na Direção de Turma, inicialmente foram acompanhadas duas turmas, o 12.ºA e o 7.ºF. Após a designação de uma nova professora para o 7.ºF, a dedicação passou a ser exclusiva a esta turma. Este trabalho envolveu desafios significativos, especialmente em áreas onde inicialmente foram reconhecidas limitações na preparação, como questões comportamentais e comunicação com os Encarregados de Educação. A organização da Saída de Campo representou igualmente um marco importante, proporcionando uma compreensão mais profunda dos processos necessários. Na área do Desporto Escolar, foi atribuída a responsabilidade do grupo-equipa de Futsal, no escalão de Infantis B, masculino. Foi assumida a operacionalização e o planeamento dos treinos, destacando-se o progresso dos alunos com base nas estratégias pedagógicas utilizadas e o aumento da participação em competições no âmbito do projeto desta área. No Seminário, foi identificada a ausência do ensino da matéria Ténis na escola e o projeto visou a realização de uma proposta de integração desta matéria no Plano Curricular. A intervenção consistiu na aquisição de recursos, no desenvolvimento de estratégias e métodos para melhorar a dinâmica das aulas de Educação Física, e na aplicação da matéria nos planos de aula da semana em que foi realizado o projeto de Professor a Tempo Inteiro, que envolveu a lecionação de aulas para cinco turmas.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em Educação Física realizado no Agrupamento de Escolas Dona Filipa De Lencastre
    (2025) Costa, João Miguel Martins; Faculdade de Educação Física e Desporto; Pinto, Pedro Daniel Nunes Silva Onofre
    Como parte integrante do Mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário (MEEFEBS), foi realizado Estágio no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa. O estágio compreendeu quatro áreas de desenvolvimento, nomeadamente: a Lecionação, a Direção de Turma, o Desporto Escolar e um Seminário. Na Lecionação, para além do planeamento por etapas, foi desenvolvido um projeto específico sobre o mote "O Impacto da Dança na Interação Social Escolar". Este foi desenvolvido em conjunção com o de Direção de Turma, no sentido de tentar colmatar a lacuna identificada no que toca à fraca interação entre os alunos da turma que lecionei (7ºE). Ainda dentro da área da Lecionação, realizou-se a experiência de Professor a Tempo Inteiro, que permitiu ter a real perceção do que é ser um professor! Em colaboração com os professores titulares das diversas turmas, houve oportunidade de aprofundar as capacidades de gestão de aula e instrução. As atividades compreendidas pela área Direção de Turma permitiram ter um melhor entendimento desta função tão fundamental para o bom funcionamento de uma turma e da sua integração no meio escolar. Foi muito interessante observar a dinâmica Encarregados de Educação - Conselho de Turma - Escola - Alunos. Como referido, o projeto desenvolvido nesta área foi articulado com a área de Lecionação ("O Impacto da Dança na Interação Social Escolar"). No âmbito da Direção de Turma foram aplicados testes sociométricos (inicial/final) para determinar a formação ótima dos grupos com vista a atingir o objetivo final de melhoria da interação entre alunos. De seguida, já com os grupos formados, entrou-se no terreno da Lecionação. Concluiu-se que o desenvolvimento deste projeto assumiu uma importância fulcral na melhoria das interações dentro da turma, bem como no seu conhecimento sobre a matéria abordada. No Desporto Escolar, assumiu-se a modalidade do Andebol de Infantis B. Foi extremamente interessante observar a evolução dos alunos, que a princípio apresentavam algumas limitações técnico-táticas. Graças ao projeto "A Divulgação do Andebol Infantis B", foi possível não só aumentar o número de participantes, mas também a frequência competitiva, promovendo os valores educativos e benefícios associados à prática desportiva no meio escolar. No Seminário, após a análise do Plano Curricular de Educação Física do agrupamento, constatou-se que embora contemplada, a matéria de Orientação não é lecionada nem existe um percurso definido no AEDFL. Assim, concluiu-se que seria pertinente produzir um documento orientador que permita a realização desta atividade doravante. Foi dada ênfase aos benefícios das Atividades de Exploração da Natureza (AEN) e da Orientação em particular, nomeadamente: melhoras das capacidades motoras e cognitivas dos alunos, aumento da interdisciplinaridade no meio escolar e maior consciência ambiental. A iniciativa foi bem recebida pelo Grupo de Educação Física (GEF), que revelou interesse na proposta e realçou a sua pertinência. Cabe destacar a realização de uma Saída de Campo no final do ano letivo, que teve lugar no Centro Desportivo do Jamor. Com esta atividade foi possível abarcar três das áreas do estágio pedagógico: 1. Direção de Turma, i) pela vertente da interdisciplinaridade, com a participação de diversos professores do conselho de turma, tanto no próprio dia, como anteriormente na programação da atividade e ii) pela utilização dos mesmos grupos heterogéneos criados para o efeito do projeto de DT/Lecionação, permitindo assim um ainda maior entrosamento entre os alunos, num contexto fora de sala de aula. 2. Lecionação, com a realização de um percurso de Orientação, atividade que faz parte do plano curricular do agrupamento. 3. Seminário com a realização de um percurso de Orientação, que abarcou uma atividade de sensibilização para a educação ambiental.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física no Colégio do Amor de Deus
    (2025) Teixeira, João Carlos Machado; Faculdade de Educação Física e Desporto; SILVA, EDUARDO JORGE BRAZÃO VACAS DE SOUSA DA
    Neste relatório estão expressas as decisões tomadas durante o Estágio Pedagógico em Educação Física durante o ano letivo 2023/2024. Na área da Lecionação, as decisões tomadas contribuíram para o progresso e evolução das aprendizagens dos alunos. Devido à identificação dos problemas interpessoais na turma, o projeto "O papel do professor na inclusão e trabalho cooperativo dos alunos na Lecionação das aulas de EF" foi desenvolvido para melhorar as aprendizagens dos alunos, assim como ajudar o professor a desenvolver técnicas de comunicação e assim atingir os objetivos definidos. No âmbito do projeto Professor a Tempo Inteiro, a colaboração com os professores e o ensino em turmas e anos diferentes permitiram melhorias na criação e execução do planeamento das UD. Na área da Direção de Turma, assumi processos de gestão e identificação de necessidades da turma e prioridades a resolver, como a integração do projeto "Mindfulness e Yoga adaptado às crianças para controlo de sintomas da PHDA no 3º ciclo", baseado em técnicas mindfulness. A Saída de Campo estendeu os projetos sobre trabalho cooperativo e mindfulness para além das aulas de EF, promovendo o contacto e respeito pela natureza como útil para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. No Desporto Escolar, trabalhei no núcleo do Futsal, sugerindo propostas para incutir nos alunos o gosto pela prática de EF e causar efeitos positivos para a sua vida desportiva futura com o projeto "Princípios e fundamentos do Futsal para Benjamins", criando desta forma ligações positivas à modalidade e pela prática de exercício físico de uma forma contínua no futuro. Na área do Seminário, promovi a escalada como matéria alternativa e benéfica, com o tema "Complemento ao projeto curricular do CAD: escalada como matéria alternativa", apresentando uma proposta de critérios e objetivos de forma a enriquecer o Projeto Curricular de escola.
  • Item
    Relatório de atividade profissional do ano letivo 2023-2024
    (2024) Osório, Isabel Maria Rodrigues Pinto de Jesus; Faculdade de Educação Física e Desporto; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da
    Este relatório aborda a prática pedagógica em Educação Física, enfatizando a sua relevância para o desenvolvimento integral das crianças. As atividades descritas foram realizadas na turma do 2º A do Centro Escolar da Caridade, em Ourém. Apesar das instalações adequadas, a falta de espaços exteriores condiciona o ensino da Educação Física e constitui um desafio à participação em atividades desportivas. Para ultrapassar estes desafios, foram implementadas Atividades de Enriquecimento Curricular, enriquecendo o currículo e indo ao encontro das necessidades das famílias, com destaque para o desporto. O planeamento foi destacado como crucial, com base nos documentos escolares e nas Aprendizagens Essenciais de Educação Física, dividindo o ano em etapas de diagnóstico, recuperação, ensino e avaliação das capacidades motoras. Foi dada prioridade a uma comunicação clara, à demonstração de tarefas e ao feedback, com uma gestão eficiente, incluindo organização, regras e transições suaves, promovendo um ambiente positivo e adaptando-se às necessidades individuais dos alunos. A avaliação foi contínua e sistemática, com fases iniciais, formativas e sumativas, com destaque para a observação direta para ajustamentos. Destaca-se a importância de um planeamento detalhado e de uma avaliação contínua, dando prioridade ao desenvolvimento motor e cognitivo e adaptando-se constantemente às necessidades dos alunos.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo
    (2025) Santos, Hugo Daniel Monteiro dos; Faculdade de Educação Física e Desporto; Lopes, António Manuel Marques de Sousa Alves
    O presente documento oferece uma análise profunda das atividades desenvolvidas ao longo do período do estágio pedagógico, focado nos quatro domínios de intervenção distintos: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Através deste processo, estabeleceu-se um modelo de planeamento por etapas, abrangendo todas as áreas consideradas e descrevendo as decisões pedagógicas e científico-pedagógicas adotadas. Na lecionação, observou-se a evolução da turma 11ºCT5 & AV, que abrangeu diversas áreas curriculares, incluindo as aprendizagens prioritárias e a relação com a disciplina de educação física. Este progresso resultou da utilização do questionário diagnóstico do aluno, uma ferramenta que permitiu antecipar problemas desde cedo, culminando no desenvolvimento do projeto específico de lecionação: "Impacto do aquecimento como prática pedagógica". Este projeto reforçou a importância da disciplina, promovendo a responsabilidade dos alunos como agentes ativos nas aulas e no planeamento das mesmas. A semana do "Professor a Tempo Inteiro" representou uma oportunidade para o desenvolvimento de competências pedagógicas, permitindo o aprimoramento do ciclo de feedback, a experiência de lecionar outros ciclos, e a otimização da gestão do espaço e do tempo de transição entre atividades, contribuindo para uma prática pedagógica mais eficiente. No papel de direção de turma, foi possível estabelecer uma relação mais próxima com os alunos, adaptando a abordagem pedagógica às suas necessidades e interesses. A coordenação com o corpo docente revelou-se essencial para promover o sucesso da turma, permitindo identificar estratégias que solucionassem os problemas identificados nos alunos. O projeto "Dinâmicas de teambuilding em contexto interdisciplinar", que articulou as disciplinas de filosofia e português com atividades de teambuilding, enriqueceu as aprendizagens. Na área do Desporto Escolar, a participação no núcleo de ténis possibilitou a observação da evolução técnica dos alunos. O projeto "Ténis a Pares: Cooperação e Competição Integradas" promoveu uma abordagem equilibrada entre competitividade e cooperação, adequando-se ao contexto escolar e respeitando o desenvolvimento juvenil. Durante o Seminário, foi explorada a integração do tema "Como podemos integrar o ciclismo no currículo da EF promovendo a aptidão física e consciencializar sobre a segurança rodoviária?", que envolveu uma análise dos interesses dos professores do grupo de educação física, culminando na apresentação de propostas didáticas. Este relatório refletiu a dinâmica do estágio pedagógico, sublinhando as estratégias adotadas, os marcos alcançados e as lições aprendidas, proporcionando uma visão completa desta etapa formativa.