Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 20 de 299
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres
    (2024) Antunes, João Paulo Miranda; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O seguinte relatório apresenta as reflexões e os balanços obtidos no estágio pedagógico. Na área da lecionação, os alunos conseguiram evoluir relativamente aos objetivos que foram sendo apresentados, sendo que, nesta área, foi desenvolvido o projeto "A metodologia de ensino no futebol", no âmbito do qual os alunos também acabaram por apresentar melhorias significativas. Na semana de professor a tempo inteiro, acabei por conseguir evidenciar melhorias nas dimensões da instrução e do feedback; essa semana permitiu-me ainda abrir horizontes para as minhas aulas, bem como a respeito da minha relação com os alunos. Na direção de turma, os objetivos propostos no início do ano foram alcançados, sendo que o principal foco de intervenção incidiu no projeto específico da área "A importância da atividade física na saúde mental". Neste projeto, foram utilizadas estratégias como a aprendizagem cooperativa, palestras sobre o assunto em questão e a realização de flyers, permitindo assim sensibilizar os encarregados de educação para a pertinência da saúde mental. A realização da saída de campo foi o momento fulcral desta área. Todos os respetivos objetivos foram cumpridos, sendo de destacar a cooperação existente entre os alunos e os professores. No desporto escolar, acompanhei o grupo-equipa das Multiactividades ao Ar Livre (MAAL), no decurso da qual se registou uma evolução nas aprendizagens dos alunos, tendo beneficiado do projeto desenvolvido: "O processo ensino-aprendizagem na escalada e rapel", com os alunos a mostrarem progressos. No seminário, foi abordado o tema "O desenvolvimento da aptidão física nas aulas de EF", tendo sido aplicados os princípios da investigação-ação, mediante a apresentação de uma proposta metodológica para o desenvolvimento da aptidão física nas aulas de EF. O seminário teve a presença do professor Paulo Cunha, que partilhou uma reflexão com o GEF, de como poderá ser desenvolvida a aptidão físicas nas aulas de EF. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Educação Física, Ensino do Futebol, Saúde Mental, Aptidão Física
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica (EB) Marinhas do Sal
    (2024) Lamy , Ricardo dos Reis; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este relatório de estágio visa apresentar os planos, projetos, balanços e as respetivas reflexões derivadas da prática pedagógica ao longo do estágio pedagógico. Na área da Lecionação, observou-se uma evolução nas aprendizagens dos alunos, fruto da aplicação de estratégias ao longo do processo ensino-aprendizagem. O projeto específico "Promoção do Tempo em Atividade Física Moderada a Vigorosa através dos JDC", destacou-se pela pertinência ao criar situações de aprendizagem específicas nos Jogos Desportivos Coletivos, adaptando-as conforme as competências e características dos alunos, expondo-os a intensidades moderadas a vigorosas. No domínio da área da Direção de Turma, cumpriram-se integralmente as funções do Diretor de turma, evidenciando uma participação ativa ao longo do ano letivo. A pertinência do projeto específico, "Programa de Educação Postural", contribuiu para a promoção e manutenção da higiene postural dos alunos. A Saída de Campo proporcionou a interligação de projetos, incorporando atividades ligadas ao programa postural, através de protocolos de exercícios e alongamentos e ao projeto desenvolvido no seminário "Inclusão e Integração Social dos Alunos imigrantes Indianos através da Educação Física" caracterizado pela cultura da Índia. No âmbito do Desporto Escolar, a liderança da equipa de iniciados masculinos de futsal resultou em melhorias nas aprendizagens dos alunos. Relativamente ao projeto específico de intervenção "Promoção da Prática Desportiva do grupo-equipa de futsal no escalão de Iniciados", este teve um grande impactou ao nível do envolvimento da comunidade escolar, na divulgação e apoio ao grupo-equipa, resultando num aumento considerável de alunos inscritos. O seminário, por sua vez, conduziu a um estudo que culminou na elaboração de um plano interventivo de educação intercultural ligado à Educação Física, envolvendo alunos e professores no evento denominado "Dia do Desporto Indiano". Este evento destacou-se como uma iniciativa no enriquecimento da experiência educativa e na promoção da diversidade cultural na escola. Palavras - Chave: interdisciplinaridade, inclusão, higiene postural, comunidade escolar, compromisso coletivo.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica António Gedeão
    (2024) Neves, Pedro Roque Gil; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este relatório pretende relatar as reflexões, balanços e atividade como professor estagiário no ano letivo 2022/2023, na Escola Básica António Gedeão, em Odivelas. Pretende-se assim, dar a conhecer uma parte fundamental daquilo que foi a minha formação inicial e contínua enquanto professor de Educação Física, em que, na sua génese, podem ser identificadas as quatro áreas que norteiam a atividade do professor estagiário: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Além daquilo que é o desenvolvimento regular por etapas, na passagem pela avaliação inicial, prioridades, progresso e produto, encontram-se, em sinergia, projetos específicos que complementaram e impactaram a minha formação inicial enquanto professor estagiário, onde a sua relevância se eleva ao patamar de especificidade que é possível encontrar nas diferentes áreas de intervenção. A área de Lecionação foi trabalhada junto de uma turma de sétimo ano, ao passo que a área da Direção de Turma foi dinamizada com uma turma de nono ano. Este acontecimento inicialmente inesperado apresentou-se a curto prazo como uma oportunidade de alargadas vivências no mesmo contexto escolar, em que pude contactar com uma maior quantidade de alunos, os quais estavam em etapas de formação distintas. Assim, foi possível um contacto duplamente benéfico e enriquecedor, apesar dos desafios que inicialmente foram percebidos e relatados no presente documento, acoplados a um conjunto de reflexões que tornam esta atividade de estágio única, e onde é possível identificar um conjunto de emoções em relação com inúmeros momentos de aprendizagem, que permanecerão para o resto da minha vida enquanto professor, mas acima de tudo como pessoa. É rematada esta dissertação com um projeto seminário ambicioso, onde existem claramente pontos fortes e aspetos a melhorar, acerca da "Reorganização Horária nos Segundo e Terceiro Ciclos da Disciplina de Educação Física na Escola Básica António Gedeão", onde esta temática é tida como problemática e a reflexão acerca da sua reorganização emerge com a partilha de experiências de outros colegas da área da Educação Física, de diferentes escolas, enriquecendo este projeto e o próprio estágio pedagógico. Palavras-chave: Formação inicial; Estágio Pedagógico; Educação Física; Professor; Reorganização Horária
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
    (2024) Luna, Sara Isabel Capelo; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O Estágio Pedagógico constitui-se como a realização prática da atividade de professor de Educação Física, suportando-se no conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo do processo de aprendizagem na faculdade, quer na licenciatura como no primeiro ano de Mestrado. O facto de nos depararmos com uma realidade e complexidade diferente da que estamos acostumados, leva-nos a ter uma postura mais crítica, com pesquisa e discussão prévia, de forma a intervirmos, inovarmos e sermos diferentes. Com tudo o que foi dito, todo este processo deve mudar e tranformar o individuo, tranformando também os individuos sobres os quais assumimos responsabilidade, elevando-os numa análise e acompanhamento permanentes. A elaboração do Relatório de Estágio reflete o percurso. A construção do relatório, no limiar do Mestrado, reflete uma experiência suportada numa realidade singular, adequando os comportamentos do Professor Estagiário ao Regulamento de Estágio da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O relatório é composto por quatro áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários. O documento expressa as ideias, os pressupostos e as conclusões resultantes desta experiência, apresnetando os problemas e dificuldades que motivaram a procura de soluções. O que pretendo que esteja presente neste documento é a reflexão sobre o processo, a oportunidade de crescer inserido naquilo que pretendo como professora, explorando capacidades do ser humano numa tentativa permanente de melhorar. Palavras-Chave: Aprendizagem, Avaliação, Desenvolvimento, Educação Física, Ensino, Organização, Planeamento, Processo, Professor
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em educação física no Colégio dos Plátanos
    (2024) Silva, Inês Maria Moreira Durães Sousa e; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Tendo sido realizado no ano letivo de 2022/2023 no Colégio dos Plátanos, em Sintra. Reflete o desenrolar do Estágio Pedagógico, com respetivos objetivos, balanços e processos. Aborda todas as tomadas de decisão didático-pedagógicas e respetiva reflexão sobre a aplicação das mesmas, nas quatro áreas de intervenção. Na Lecionação, foram visíveis os progressos alcançados pela maioria dos alunos, naquilo que eram as suas aprendizagens prioritárias. O projeto específico "Ambientes Educativos Inovadores na EF" permitiu uma inovação no processo pedagógico, algo que se revelou benéfico no desenvolvimento de matérias como a ginástica e interligação de disciplinas, provando mais uma vez que a interdisciplinaridade pode e deve estar presente na Educação Física. No projeto "Professor a Tempo Inteiro", devido à imersão naquilo que é o ensino, consegui melhorar o meu desempenho na instrução dos alunos através de uso de feedback mais adequado e fui desafiada com a gestão de sala de aula, através da experiência com diferentes anos de escolaridade e respetiva colaboração dos professores. Na Direção de Turma, a articulação entre as disciplinas de Educação Física, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual deram corpo ao projeto específico apelidado de "BeReal - Estilos de Vida". A realização da Saída de Campo, foi o culminar das aprendizagens em final de ano letivo, sendo este um momento de interdisciplinaridade rico, ajudando assim a cumprir com os objetivos pré-definidos. No Desporto Escolar, trabalhei com a ginástica desportiva, que apesar daslimitações resultantes da organização interna do Colégio, foi possível observar melhorias significativas ao nível das aprendizagens dos alunos, através do projeto "Aprendizagem Cooperativa como meio de Avaliação". No Seminário, aprofundei o tema da "Importância do Protocolo de Avaliação Inicial para a prática pedagógica do GEF", aplicando os procedimentos de investigação-ação, foi possível analisar e modificar as práticas dos professores dentro do Colégio dos Plátanos. Palavras-chave: Educação Física, Lecionação, Direção Turma, Desporto Escolar, Interdisciplinaridade
  • Item
    Avaliação da motivação para a prática desportiva em crianças do 1º ciclo nas atividades de enriquecimento curricular
    (2024) Maya, Simão Pedro Pires Brandão; Faculdade de Educação Física e Desporto
    As Atividades Físicas Desportivas (AFD), integradas nas Atividades de Enriquecimento Curricular para alunos do 1.º ciclo, são de caráter facultativo, formativo, cultural e recreativo, com base nas orientações programáticas definidas pelo Ministério da Educação (Maria & Nunes, 2007). Este estudo terá como objetivo analisar as diferenças na motivação para a prática de atividades físicas (AF), e o impacto das aulas de AFD na participação em desportos organizados ou informais. Foram avaliados 53 alunos do 3º ano da Escola Básica da Venda do Pinheiro integrados em AFD, com o Questionário de Motivação de Atividades Desportivas (Serpa, 1990) e algumas questões adicionais sobre a motivação para a prática de AF. O processamento dos dados foi realizado no programa SPSS, versão 29.0.1.0, onde foi realizada análise estatística descritiva por meio de média e desvio padrão. No final do ano foram consideradas oito motivações como "muito importantes" para a prática de AF, nomeadamente: "Trabalhar em equipa", "Espírito de equipa", "Fazer exercício", "Estar em boas condições físicas", "Aprender novas técnicas", "Prazer e diversão", "Melhorar as capacidades técnicas" e "Superar desafios". Quanto às alterações das principais motivações na prática de AF regular verificou-se uma diminuição geral entre todas as motivações, mas uma manutenção da média (4,27 - 4,26), das quais apenas o "Prazer e divertimento", "Aprender novas técnicas" e "Ultrapassar desafios" é que demonstram um aumento no final do ano letivo. Verificou-se também um aumento na prática informal de AF (9,1%), na prática regular de AF (2,7%) e uma ligeira diminuição de alunos que nunca praticam AF (-5%). Verificou-se um aumento (4,9%) de praticantes de EF no final do ano. Destaco a importância de ter tempo suficiente para poder ler o questionário com calma, e explicar detalhadamente cada uma das questões com os respetivos exemplos. Um recurso audiovisual com exemplos poderia ser utilizado para formalizar a explicação do questionário, agilizando esse processo e não criando situações de má interpretação das questões. Palavras-chave: Crianças, Atividade física, Motivação
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em educação física Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Bom Sucesso
    (2024) Monteiro, Miguel José Trigueiro; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O estágio pedagógico está inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e, ao longo deste relatório, são realizados balanços e reflexões em todas as áreas contempladas neste processo. Este ano de estágio pedagógico serve para dar aos estagiários ferramentas e orientação para o futuro profissional na área do ensino. O documento está dividido da seguinte forma: Introdução, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, o Seminário e, por fim, a conclusão. Na área da lecionação, os alunos melhoraram tendo em conta a avaliação inicial tendo sido trabalhadas as prioridades de cada aluno ao longo do ano. Realizei balanços informais juntamente com o orientador no final de cada aula e balanços mais formais no final de cada Unidade Didática e no final de cada uma das etapas. Esta reflexão constante permitiu que os objetivos fossem sempre ajustados para os alunos. Na área da Direção de Turma realizei dois projetos interdisciplinares. Participei nas aulas de cidadania onde tive papel fundamental na realização destes mesmos projetos definindo objetivos, criando critérios e orientar os alunos para a realização dos projetos. A Saída de Campo foi articulada com estes mesmos projetos onde tiveram em atenção o trabalho interdisciplinar sobre "Alimentação Saudável". Na área do Desporto Escolar tive papel fundamental na matéria de Ginástica de Grupo, onde houve melhorias significativas por parte dos alunos envolvidos e por parte da minha atuação nesta modalidade que era uma lacuna na minha atuação profissional. Aprendi novos métodos de ensino, novas progressões e, ao longo do ano, senti-me muito mais preparado para a lecionação nesta área. No Seminário, intervim sobre a flexibilidade da escola, sendo este um problema abrangente a todos os anos de escolaridade na Escola Básica do Bom Sucesso. Detetei esta lacuna através da caracterização que fiz e apresentei uma proposta de um plano de flexibilidade ao Grupo de Educação Física. O Grupo percebeu que era necessário intervir neste aspeto e, para provar a importância e validar o meu plano, realizei uma intervenção de 4 semanas, em três turmas, tendo os resultados sido corroborados com a bibliografia. Palavras-chaves: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Flexibilidade; Alimentação Saudável
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico da educação física realizado na Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão
    (2024) Rodrigues, Tiago Alexandre Lacão; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O presente documento expressa e fundamenta as decisões apresentadas nas diferentes áreas de intervenção do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão. Na lecionação, a maior parte dos alunos conseguiu ter progressos significativos nas aprendizagens prioritárias e outros ainda tiveram melhorias nas relações sociais, fruto do desenvolvimento do projeto específico "Os JDC como meio de inclusão para aluna com NEE e alunos pouco participativos". No projeto Professor a Tempo Inteiro consegui aperfeiçoar as minhas competências de planeamento e gestão da aula, nomeadamente, na instrução, no clima, gestão do tempo, no feedback, bem como aprimorar a lecionação da dança. Na direção de turma, o projeto "A alimentação e o Desenvolvimento Sustentável" revelou-se importante pois enriqueceu os alunos sobre a temática e a urgência da mesma para a sua vida atual e futura. A realização da saída de campo foi um momento importante no envolvimento dos meus alunos nº3;9 e 14, bem como pelo trabalho desenvolvido em cooperação com o núcleo de estágio. No desporto escolar, assumi o grupo-equipa de voleibol, um grupo com competências já muito elevadas para o contexto escolar, mas o qual ainda foi possível verificar melhorias ao nível das aprendizagens dos alunos ao nível dos fundamentos, bem como compreensão dos momentos tácticos durante os jogos e da gestão das emoções durante as competições. O projeto "Voleibol Luísa 2x2/4x4" permitiu aumentar a oportunidade de competição focada na aprendizagem e demonstrar a necessidade deste tipo de competições de forma mais recorrente na escola ao longo do ano lectivo. No seminário, "Quais os constrangimentos dos professores na lecionação da luta nas aulas de EF", foi possível analisar os constrangimentos dos professores na lecionação desta matéria, permitindo desmistificar que o ensino da luta é algo muito exigente, complexo ou que necessita de muita formação, espaços ou materiais, e apresentar aos professores um conjunto de situações de aprendizagem, uma proposta plurianual para a introdução da luta e um "e-book" de conhecimentos sobre essa matéria. Palavras-Chave: Inclusão, ética, competição, aprendizagem, luta
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de educação física no Agrupamento de Escolas do Forte da Casa
    (2024) Ruiz , Vítor Micael Carrilho; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O seguinte documento apresenta o estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Forte da Casa no ano letivo de 2022/2023. Este relatório aborda quatro áreas principais: Lecionação, Direção de turma, Desporto escolar e Projeto Seminário. A área da Lecionação incidiu sobre uma turma do 11º Ano do curso cientifico humanístico de Línguas e Humanidades, sendo o planeamento da mesmo realizado por etapas. Deparei-me com uma turma bastante homogénea, onde os principais objetivos passavam por cumprir o nível introdutório das matérias e também o desenvolvimento de um plano de treino individualizado para o melhoramento das capacidades físicas dos alunos. O Professor a Tempo Inteiro, foi um projeto que me permitiu aprender e desenvolver as minhas capacidades como professor, nomeadamente na gestão da aula e dos seus tempos e também na instrução. No acompanhamento da direção de turma foi desenvolvido um projeto na área da continuação dos estudos no ensino superior de forma para além de informar os alunos sobre as suas possibilidades também serve para motivar os mesmos a estudar. Nesta área também foi realizada uma saída de campo que envolveu todo o conselho de turma de modo a alcançar o objetivo da multidisciplinaridade e consolidação de várias matérias. Na área do Desporto Escolar a modalidade escolhida foi o Voleibol no ensino Secundário, o projeto desta área foi a criação de uma equipa de forma a dar oportunidade aos alunos de a praticar, sendo que a procura existia. Acabando por ter autonomia nas sessões de treino, também participei ativamente em todos os treinos e competições das equipas de voleibol do agrupamento. No Projeto Seminário com o tema da avaliação formativa, foi desenvolvido um documento orientador para a primeira etapa de lecionação, o protocolo de avaliação inicial, no sentido de juntar todos os professor de forma a gerar discussão sobre este tema e potencialmente outros relacionados. Assim, este relatório demonstra as escolhas feitas por mim nestas quatro áreas, as justificações para tais decisões, as dificuldades sentidas e o progresso dos alunos. Palavras-chave: Motivação, continuação dos estudos, voleibol, avaliação formativa
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
    (2023) Miranda, Paulo Alexandre Paiva dos Santos; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O estágio pedagógico foi realizado com uma turma de 12º ano de ciências e tecnologias. Neste relatório é possível entender a importância das quatro etapas de lecionação no processo ensino-aprendizagem, quer pela necessidade de conhecer e avaliar formativamente os alunos a fim de poder ajudar o professor a formar um plano anual tendo em conta o contexto presente, quer por ajudá-los a superar as maiores dificuldades nas matérias consideradas prioritárias na etapa anterior com progressões pedagógicas adequadas e tendo em conta a diferenciação de ensino, quer por dar continuidade a essas mesmas matérias, inserindo também outras e aumentado o nível de complexidade das mesmas, quer por consolidar por fim essas matérias e fazer um apuramento de resultados representativos do desenvolvimento das aprendizagens ao longo do ano letivo. Dentro de cada etapa foram desenvolvidos diferentes atividades e projetos, tendo como foco essencialmente o aluno e os grupos disciplinares de educação física. Na lecionação, o projeto acerca da perceção subjetiva de esfoço permitiu aos alunos aprimorar asua interpretação fisiológica e com isso facilitar o planeamento dos seus próprios planos de treino. Na atividade de professor a tempo inteiro consegui realmente perceber no terreno o que é ser um professor, com tantas turmas, tantas caras, tantos nomes, tantas diferenças, mas também com tanto em comum e ainda dar o meu contributo aos professores que permitiram que isto acontecesse. Na direção de turma realçar no projeto o uso da educação física para um trabalho inclusivo e de integração inter-turmas. Quanto à atividade saída de campo, as matérias referentes à área de Atividades de Exploração da Natureza, foram desenvolvidas com o objetivo de complemento curricular, interdisciplinar, inter-turmas, bem como a preocupação pela preservação e respeito pelo ambiente. No projeto desporto escolar a melhoria da aptidão física nas principais capacidades motoras da força, resistência e agilidade no badminton, revelou ser bastante importante no entender das dinâmicas e na qualidade de jogo, pois a partir do momento que estavam fisicamente mais bem preparados, permitia também naturalmente cumprir com as exigênciasatacantes e defensivas do jogo. Já no seminário foi evidente a importância do relevo da regularidade e frequência na lecionação da área disciplinar da ginástica nas aulas de educação física, propondo soluções para a viabilidade da mesma em todos os espaços escolares. Palavras-chave: Lecionação por etapas. Diferenciação de ensino. Perceção subjetiva de esforço. Integração e inclusão inter-turmas. Capacidades motoras e a melhoria no badminton. Regularidade e frequência na área disciplinar da ginástica
  • Item
    Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Poeta Al Berto
    (2023) Martins, Rodrigo de Almeida; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O relatório de Estágio, retrata toda a intervenção do Professor Estagiário, desde o seu primeiro dia na escola, no início do ano letivo, em Setembro, todas as decisões tomadas nas diferentes áreas em que teve intervenção. Na Lecionação o Estagiário acompanhou a turma 12ºB/C onde desenvolveu as matérias em que a turma tinha mais debilidades, nomeadamente no Basquetebol, Voleibol, Ginástica e Natação. Ainda na lecionação todos os alunos passaram a estar na zona saudável nos testes do FITescola. O Desporto Escolar contou com a intervenção do Estagiário no escalão de juvenis feminino onde desenvolveu uma competição interna para os escalões que não tinham competição e as competências e habilidades especificas do Voleibol das atletas do escalão do grupo-equipa integrando no treino alunos do escalão de juvenis masculino para o aperfeiçoamento das mesmas, bem como para o desenvolvimento do sistema de jogo 5:1, culminando em resultados muito positivos a nível distrital e regional. Direção de Turma contou com o desenvolvimento da autonomia dos alunos da turma, a presença e participação em reuniões de Conselho de Turma, reuniões de Encarregados de Educação, reuniões de Diretores de turma e ainda uma saída de campo da modalidade de Surf. No Seminário foi desenvolvido um projeto relacionado com a Natação onde os alunos puderam usufruir de mais aulas da matéria, nomeadamente 12, abrindo uma porta para a presença da Piscina Municipal como espaço integrante do roulement e do planeamento plurianual. Palavras-Chave: Estágio Pedagógico, Escola, Educação Física, Professor, Ensino Aprendizagem
  • Item
    Relatório de estágio em educação física realizado na Escola Básica do Bom Sucesso
    (2024) Alves, Nuno Miguel Sachim; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O Estágio Pedagógico teve lugar na Escola Básica do Bom Sucesso, onde atuei em quatro áreas: Ensino-aprendizagem (Lecionação); Relação com o Meio (Direção de Turma); Intervenção na Escola (Desporto Escolar) e Atividades de carácter Cientifico-Pedagógico (Seminário). Relativamente à primeira para além do planeamento anual e lecionação das aulas da turma sob a qual me foi atribuída, realizei um projeto no âmbito da aprendizagem cooperativa, de modo que os alunos com menos competências possam experienciar cada vez mais o sucesso. Na Direção de Turma, acompanhei a Diretora de Turma em todas as suas funções, e lecionando em conjunto as aulas de Cidadania e Oficina do Saber, onde desenvolvi um projeto sobre as recomendações de hábitos saudáveis. Ajudei ainda na realização das reuniões dos Encarregados de Educação (EE). Na terceira área, Desporto Escolar, comecei por auxiliar o Professor responsável pelo núcleo de Basquetebol, tendo progressivamente assumindo o protagonismo pelo grupo-equipa Infantis A (alunos tipicamente do 4º e 5º anos). Por último, no Projeto Seminário, procurei debruçar-me sobre a autoavaliação dos alunos, nomeadamente como é que a avaliação por pares se pode transformar numa ferramenta de aprendizagem, promovendo nos mesmos mais autonomia e envolvimento com a matéria. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Educação Física, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, Projeto Seminário, Cooperação
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de educação física no Colégio dos Plátanos
    (2024) Cabrita, João Miguel Rodrigues; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Tendo sido realizado no ano letivo de 2022/2023 no Colégio dos Plátanos, em Sintra. Retrata o decorrer do estágio em todas as áreas de intervenção, a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Cada área é composta ainda por um projeto específico com o objetivo de resolver alguns dos problemas identificados durante a realização do estágio pedagógico, os projetos tiveram foco na promoção de hábitos de vida saudável e na avaliação das aprendizagens. Para a Lecionação, fiquei responsável do exercício das funções pedagógicas de uma turma de 8º ano, onde os alunos apresentaram uma progressão nas diferentes matérias. Além disso, o meu projeto específico "A autoavaliação como ferramenta de autoperceção de aprendizagens na Ginástica "procurou a inovação das práticas, promovendo a autonomia, autoavaliação e autorregulação de aprendizagens por parte dos alunos. A semana de Professor a Tempo Inteiro permitiu melhorar em aspetos pessoais que influenciam a lecionação, como a instrução, a gestão dos elementos de sala de aula e a capacidade de adaptação em contexto de aula, através da observação das dificuldades sentidas pelos alunos. Na Direção de Turma realizei algumas tarefas inerentes ao cargo, principalmente na interação com os alunos e Conselho de Turma. Implementei ainda o Projeto "Diário multimédia de um estilo de vida saudável", onde procurei relacionar os objetivos da Educação Física com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, sendo este realizado com a participação da DT. Quanto ao Desporto Escolar, assumi uma equipa de Futebol, com idades compreendidas dos 6 aos 7 anos. Onde a maior parte dos alunos estavam a ter o primeiro contacto com a modalidade, sendo possível observar no fim do ano letivo uma evolução significativa. Para consolidar os conteúdos planeados em contexto competitivo implementei o Projeto "Avaliação formativa em contexto competitivo". Por fim o Seminário, onde o tema foi "A importância dos critérios de avaliação para a melhoria da prática pedagógica do DEF", este procurou resolver o problema das diferenças na avaliação por parte do GEF, e terminando com uma proposta de Critério de Avaliação comuns. Palavras-chave: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, Seminário, Educação Física, Avaliação, Projeto
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico de Pinhal Novo
    (2024) Gomes, Francisco Miguel Magalhães; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este Relatório reflete o percurso de estágio pedagógico curricular no Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária de Pinhal Novo. Nele iremos encontrar quatro áreas de intervenção, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Em cada uma delas irei centrar os planeamentos, balanços e reflexões retiradas das quatro etapas presentes no Estágio. Na Lecionação, planeei o ano escolar segundo o método de planeamento por etapas, procurando atingir os supostos níveis para cada uma das matérias, atendendo às suas dificuldades e singularidades. O meu projeto Tema Objetivo Processo, nesta área, tem o tema do Seminário da Luta e tem como objetivo a melhoria do ensino da luta na Escola Secundária de Pinhal Novo, a importância dos Desportos de Combate na juventude e ainda o fornecimento de material didático, gravado por mim, de todas as técnicas existentes do plano plurianual. Na Direção de Turma, acompanhei e identifiquei as principais funções de um Diretor de Turma nas três áreas: Encarregados de Educação, Conselho de Turma e alunos. A maior intervenção foi feita através do projeto Tema Objetivo Processo, “Impacto da Covid na Prática de Atividade Física e no Estilo de Vida Saudável dos Alunos”, indo de encontro à falta de atividade física no pós-Covid e ainda de uma sensibilização para a adoção de uma dieta mediterrânica. No Desporto Escolar, acompanhei o grupo-equipa de Voleibol Juvenil Feminino, tendo acompanhado o grupo com mais dificuldades. O contributo, feito através do projeto Tema Objetivo Processo “Importância da Aptidão Física no Desporto Escolar”, permitiu que esta componente fosse trabalhada em todos os treinos, de modo a colmatar e prevenir a obesidade e a fadiga dentro do treino. No Seminário, aprofundei o tema “Sessões de partilha de Luta”, analisando as dificuldades na lecionação da Luta no Grupo de Educação Física, através da análise dos conteúdos de Investigação-Ação. Procurei resolver estas dificuldades confirmadas nas sessões de partilha com o Grupo de Educação Física, onde promovi o desenvolvimento profissional dentro da escola e os conteúdos da Luta. Palavras-chave: Aptidão física, Lecionação, desporto escolar, atividade física, estilo de vida saudável.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB 2,3 António Gedeão
    (2023) Sousa, Daniela Alexandra Roseiro de; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O presente relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica António Gedeão no ano letivo 2022/2023 teve como finalidade o término do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Neste relatório estão presentes todas as etapas deste percurso ao longo do ano letivo: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Na área da lecionação, para além de todo o planeamento e concretização das aulas de Educação Física a uma turma de 9º ano, foi ainda realizado um planeamento específico no sentido de incluir na turma duas alunas com deficiências cognitivas. Na área do desporto escolar acompanhei um grupo-equipa de badminton com idades variadas entre os 11 e os 16 anos, no qual constituiu uma dificuldade um aluno com 11 anos que se inscreveu a meio do ano e com dificuldades muito particulares. As dificuldades deste aluno suscitaram o interesse por uma entrevista sobre alunos com dificuldades em desportos de raquetas. Estas foram realizadas aos professores Luís Bom e Paulo Figueiredo. Para a turma em que foram realizadas as tarefas associadas ao cargo de diretor de turma, foi também realizado com sucesso um projeto com o objetivo da redução de comportamentos de bullying entre os alunos. No seminário, utilizando o tema relacionado com a área da lecionação, verificou se que a coadjuvação do professor de Educação Física é de facto um elemento muito importante e que traz grandes vantagens à turma, porém não é suficiente, é necessário um planeamento e avaliação conjunto para elevar as capacidades dos nossos alunos e cumprir com os objetivos pré-definidos. Neste relatório deixo expressas as decisões por mim tomadas em cada área direcionadas especificamente para os alunos com quem estive a trabalhar, as dificuldades sentidas, as melhorias pessoais e o que ainda pode ter ficado por fazer. Palavras-chave: Educação Física, professor, integração, cooperação, badminton
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária José Gomes Ferreira
    (2023) Moura, Andreia Sofia Guedes; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este relatório reflete as abordagens e produto obtido ao longo do processo de estágio pedagógico em quatro áreas de intervenção: lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminário. A minha turma de lecionação e direção de turma foi do 9ºano de escolaridade. Na área da Lecionação integrei o projeto de Professor a Tempo Inteiro que ajudou a colmatar as minhas dificuldades na gestão de aula, lecionar uma matéria que não era possível na minha turma, nomeadamente a escalada e permitiu ainda desenvolver um trabalho colaborativo com os outros professores do grupo na preparação deste projeto. Ainda nesta área estudei de forma mais aprofundada o tema da "Heterogeneidade nas Aulas de EF" procurando desenvolver estratégias durante as aulas que contribuíssem para que todos os alunos desenvolvessem as suas capacidades e que os alunos mais aptos colaborassem com os colegas. Nesta área foi possível verificar progressos visíveis por parte de toda a turma no que diz respeito às aprendizagens. Na Direção de Turma destaco o trabalho desenvolvido no projeto "Integração dos Alunos Isolados na Turma" que permitiu intervir sobre um grupo de alunos que se isolava dos restantes colegas, tendo demonstrado diferenças relevantes no fim do ano relativamente a este tema. A Saída de Campo contribuiu consideravalemnte para o culminar deste projeto e na melhoria das relações interpessoais dos alunos. No Desporto Escolar integrei o núcleo de infantis B do Andebol tendo também tido intervenção no núcleo de infantis A sobre o qual foi desenvolvido o projeto "O Apoio dos Infantis B aos Infantis A". O grupo apresentou desenvolvimentos notáveis não só nas suas aprendizagens, como também no desenvolvimento de valores como a cooperação, entreajuda e responsabilidade perante a colaboração com os alunos do escalão inferior e ainda respeito pela arbitragem. Por último, no Seminário foi desenvolvido de forma mais aprofundada o tema da "Formação de Grupos na EF" permitindo estudar estratégias utilizadas pelos professores durante as aulas de forma a manter o trabalho em grupos homogéneos e heterogéneos em simultâneo. Palavras-Chave: Heterogeneidade, homogeneidade, isolamento social, andebol
  • Item
    Relatório de estágio : a influência do professor de educação física na motivação dos alunos para a prática do desporto através da atividade de enriquecimento curricular
    (2024) Reis, Ana Catarina da Ressurreição dos; Faculdade de Educação Física e Desporto
    As práticas desportivas e atividades físicas devem ser vistas como parte integrante do dia-a-dia das crianças e jovens, e não apenas como algo secundário ou dispensável. É importante que haja uma consciencialização sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde e bem-estar, e que estas práticas sejam promovidas tanto a nível educativo como familiar. Além disso, a prática desportiva traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo das crianças e jovens. Promove a disciplina, o trabalho em equipa, a superação de desafios, a autoestima, a liderança e a resiliência, entre muitas outras capacidades essenciais para o seu crescimento e amadurecimento. Assim, é preciso que haja um maior investimento e incentivo por parte das entidades responsáveis, tanto a nível escolar como comunitário, para que as crianças e jovens tenham acesso facilitado a práticas desportivas e atividades físicas de qualidade. É essencial que se promova uma cultura desportiva e se incentive a adoção de um estilo de vida ativo desde tenra idade, para que as futuras gerações possam beneficiar de uma vida mais saudável e equilibrada. Com base nos pressupostos apresentados o presente estudo teve como objetivo o fator motivacional dos alunos para a prática desportiva, quer em contexto escolar (atividades de enriquecimento curricular) quer como atividade extracurricular, identificando as principais influências e impedimentos para a realização ou não realização da prática desportiva extracurricular, procurando saber qual a atividade extracurricular preferida e aferindo a preferência física por género. A amostra do estudo baseou-se na aplicação de dois questionários a alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Nun´Álvares, situado na freguesia da Arrentela, pertencente ao Concelho do Seixal. Os inquéritos foram aplicados em momentos distintos, um foi aplicado no início do ano letivo e outro no final. Deste modo foi possível aferir a importância da intervenção da professora de Atividades Extracurriculares (AEC) durante este período, confrontando o estímulo inicial de cada aluno com o adquirido no final do ano pelos mesmos. A amostra foi constituída pela resposta fornecida por 88 alunos, do 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos de idade. Do estudo efetuado as conclusões mais relevantes assentam: " O gosto pelo desporto em ambos o género é semelhante embora o género masculino apresente uma percentagem um pouco mais elevada; " As modalidades identificadas como oferta desportiva são diversificadas; " No início do ano letivo apenas 40,91% praticavam Atividade Física Extracurricular e no final do ano letivo já praticavam 53,41%; " As crianças do género masculino praticam mais vezes por semana atividades extracurriculares do que as do género feminino; " As razões para a prática de atividade desportiva extracurricular estão diretamente ligadas com a importância da Atividade Física na saúde e ao gosto de competir; " Dos inquiridos cerca de 70% das crianças praticam atividade desportiva extracurricular preferida e 30% não praticam; " No desporto desejado por género constata-se que os rapazes são fervorosos adeptos da modalidade Futebol e Natação e as raparigas manifestam preferência pelo Voleibol e pela Dança; " As razões para a não prática da atividade desportiva extracurricular encontram-se diretamente relacionadas ou dependentes da decisão dos encarregados de educação. Palavras-chave: Crianças, Atividade Física Extracurricular, Educação Física, Motivação, Atividade Física e Desportiva
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Padre António Vieira
    (2024) Amador, Ana Beatriz Tavares dos Reis Machado; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O relatório abrange os planos, métodos, balanços e decisões com base científica. Dentro da área de Lecionação é importante realçar o desenvolvimento dos alunos nas diversas matérias, incluindo as suas prioridades. O projeto dessa área contribuiu para o progresso da turma visto que surgiram melhorias nos testes de Aptidão Física. Relativamente ao meu cargo, ainda se manifestaram avanços após realização do Professor a Tempo Inteiro relacionados com as metas, “feedback” e gestão de aula. Na Direção de Turma, as intervenções aumentaram gradualmente, tanto em reuniões com pais como Conselho de Turma. O projeto da análise documental foi um grande auxílio para acompanhar a aluna que apresentava esse diagnóstico. Também foi realizada a Saída de Campo, que envolveu Jogos Tradicionais e promoveu a interdisciplinaridade entre diversas disciplinas e atividades cooperativas. No Desporto Escolar, foram superados vários desafios, como o recrutamento de alunos. Contudo o progresso da equipa foi visível na competição e nos torneios. O projeto desta área ofereceu ferramentas sólidas para a realização de torneios escolares, o que foi bastante benéfico. Concluindo, no Seminário, o foco no TPC em Educação Física, promoveu diferentes pontos de vista e novas propostas de forma a que esta prática se torne útil e recorrente. Palavras-chave: Anorexia; Competição; Jogos Tradicionais; Progresso; TPC.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico de Pinhal Novo
    (2024) Sarreira, Nuno Miguel Afonso; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O presente relatório abrange as análises e reflexões realizadas durante o estágio pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo no ano letivo 2022/2023. Na área de Lecionação, que foi realizada com a turma 11.ºC, abordo todos os processos de planeamento e avaliação relativos às práticas adotadas ao longo das diferentes etapas. O tema de aprofundamento, “Partilha de Experiências na Dança – Materiais Didáticos” mostra a importância dos materiais didáticos para o ensino da dança, onde criei uma biblioteca em formato vídeo das diferentes danças do plano plurianual. Ainda nesta área, faço uma reflexão sobre os momentos do Professor a Tempo Inteiro. Na Direção de Turma, o tema de aprofundamento foi a “Redução de Tempo de Ecrãs e Aumento da Atividade Física”, uma intervenção realizada ao longo do ano, com a realização de atividades vivenciais, baseadas no Modelo de Crenças de Saúde, que visa sensibilizar e consciencializar os alunos sobre os perigos do elevado tempo de ecrãs e sedentarismo, fornecendo estratégias eficazes para promoção de saúde e de comportamentos saudáveis. A Saída de Campo, foi o culimar desta intervenção, com a realização de atividades náuticas desportivas, que promoveu também a interdisciplinaridade. No Desporto Escolar, assumi o grupo de equipa de basquetebol masculino juvenil, onde aprofundei o tema “Tomada de Decisão no Basquetebol”, em que foi implementada a metodologia Teaching Games for Understanding de forma ajudar os alunos a melhorarem a sua capacidade de tomada decisão durante o jogo. Na área do Seminário, utilizando a abordagem da investigação-ação, dediquei-me a aprofundar as causas, crenças e dificuldades, que os professores apresentavam na lecionação da Dança. O tema “Partilha de Experiências na Dança”, veio colmatar esta dificuldade, com a realização de um conjunto de sessões de partilha sobre o ensino da dança, através do ensino recíproco entre os professores, de forma a promover o desenvolvimento profissional do grupo. Palavras-chave: Dança, desenvolvimento profissional, ensino recíproco, tomada de decisão, tempo de ecrãs, atividade vivencial.
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico em educação física no Colégio Valsassina
    (2024) Gonçalves, Mariana Silva Neves Baptista; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O presente relatório retrata todos os procedimentos, decisões tomadas e balanços em todas as áreas, durante o Estágio Pedagógico em Educação Física, realizado no Colégio Valsassina. O documento está segmentado em 4 áreas sendo estas, a Lecionação, a Direção de Turma, o Desporto Escolar e o Seminário. Na área da Lecionação, foi possível observar um avanço notável nas aprendizagens prioritárias dos alunos, particularmente na melhoria da aptidão física, para as quais o projeto “Atividade Física no Dia-à-Dia” contribuiu significativamente para o cumprimento dos valores de referência nos testes FITescola realizado pelos alunos. Através do projeto Professor a Tempo Inteiro, tive oportunidade de lecionar a várias turmas de anos diferentes, onde foi possível observar melhorias na adequação das diferentes matérias e intervenções aos diferentes anos de escolaridade e, através das várias aulas em contextos diferentes, poder praticar a minha intervenção ao nível do feedback. Na área da Direção de Turma, a intervenção pedagógica focou-se na inclusão social, tendo a implementação do projeto “Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais na AF” sido essencial, já que permitiu aos alunos conhecerem e experienciarem as diferentes dificuldades destas pessoas ao realizarem as diferentes AF implementadas. O projeto possibilitou também, ir de encontro aos objetivos implementados na Saída de Campo, na qual os alunos realizaram atividades, juntamente com pessoas com necessidades especiais, tendo esta sido rica em momentos solidários, cooperativos e inclusivos. Na área do Desporto Escolar, foi-me atribuído a equipa de Voleibol do escalão de iniciadas. Defini o modelo de competições internas e tive como objetivo, através de uma rotina competitiva em parceria com várias escolas, melhorar a aprendizagem dos alunos e para isso, o projeto “Competição para o sucesso” foi fundamental. Na área do Seminário, concentrei-me na “Implementação da Orientação nas Aulas de Educação Física e Geografia”. Apresentei sugestões e propostas, não apenas sobre como incorporar a Orientação no Plano Plurianual do colégio, integrado com a Geografia, mas também sobre a instalação de pontos fixos, tanto nas instalações escolares como numa área verde adjacente. O projeto teve o intuito de, através dos objetivos comuns entre a Educação Física e a Geografia ao nível da Orientação, promover uma interdisciplinaridade, através da realização de diversos percursos. Palavras-chaves: Atividade Física, Aptidão Física, Inclusão social, Cooperação; Competição; Orientação; Interdisciplinaridade