Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário por assunto "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
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Item Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Externato Marista de Lisboa(2021) Fernandes, Inês Rodrigues; Henriques, João Jorge Comédias, orient.Este relatório de estágio foi realizado no Externato Marista de Lisboa (EML), no ano letivo de 2020/2021, incindindo sobre 4 áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Lecionei uma turma de 10º ano. O processo pedagógico de estágio tem como objetivo a proximidade à realidade da nossa profissão. Com esta experiência e vivência no EML e, com orientação específica, pude colocar em prática os conhecimentos adquiridos da formação inicial. Neste ano letivo houve um forte reforço dos projetos específicos em relação às áreas da Lecionação, Direção de Turma e Desporto Escolar. A Lecionação foi desafiante, mesmo seguindo os Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), a pandemia originada pelo Covid-19, laminou a nossa intervenção neste estágio. Procurei realizar a atividade do Professor a Tempo Inteiro e aplicar, o meu Projeto Específico referente ao desenvolvimento de capacidades físicas dos alunos, nomeadamente da força e da flexibilidade, resultando numa melhora da condição física dos alunos, bem como alcançarem a zona saudável, usando a bateria de testes do FitEscola como forma de avaliação deste projeto específico. Na Direção de Turma, procurei debater vários assuntos com os alunos, de modo a promover um projeto, focado na alimentação, nos benefícios da Atividade Física e, nas doenças associadas à ausência de hábitos ativos e saudáveis (Projeto Específico), tendo por base a análise e discussão de resultados obtidos das fichas autobiográficas aplicadas no início do ano. Face à pandemia Covid-19 as visitas de estudo foram canceladas, contudo toda uma reflexão crítica sobre a importância das mesmas, da educação ambiental e de atividades de exploração da natureza foram realizadas. Na área do Desporto Escolar, escolhi a modalidade de natação, na Associação Desportiva e Cultural Marista, lançando o Projeto Específico de treinos a seco, estes treinos consistiram no aumento dos níveis de força, flexibilidade e resistência. Aliando aos treinos a seco, desenvolvidos em tempo de quarentena, a fomentação pelo gosto da prática de natação, espírito de equipa e outros valores bem enraizados no EML foram desenvolvidos. A área do Seminário, incidiu sobre a elaboração de uma proposta de implementação do Regime de Opções no ensino secundário tal como é sugerido nos PNEF. Neste projeto a escolha dos alunos, a autonomia do mesmo, os critérios de avaliação, e as matérias a serem desenvolvidas foram fatores aos quais procurei responder. Palavras-chave: Flexibilidade, Alimentação Saudável, Natação, Regime de Opções.Item Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Básica 2,3 De Telheiras(2023) Mendes, Tomás Menem; Henriques, João Jorge Comédias, orient.O presente relatório refere todos os processos, intervenções, balanços e opções tomadas, em todas as áreas, ao longo do Estágio Pedagógico, em Educação Física. Na área da Lecionação existiu uma progressão substancial nas aprendizagens dos alunos, tendo intervindo especificamente sobre o desenvolvimento da aptidão física e dos índices de atividade física diários dos estudantes, através da aplicação do projeto “Calendário Mensal de Atividade Física e Condição Física fora da Escola”. A melhoria ao nível da dimensão do feedback ocorreu através da aplicação do projeto Professor a Tempo Inteiro, onde o desenvolvimento do trabalho colaborativo com os professores foi essencial. Na área da Direção de Turma as intervenções pedagógicas foram ao nível da melhoria do aproveitamento e comportamento de alguns estudantes, tendo as estratégias utilizadas sido eficazes. A implementação do projeto “Comida Saudável, Vida Saudável” permitiu que os alunos conseguissem efetuar escolhas alimentares saudáveis, no seu quotidiano, com base no valor nutricional dos alimentos, onde a articulação interdisciplinar com a disciplina de Ciências enriqueceu a intervenção efetuada. A Saída de Campo foi um meio onde pude envolver os professores do Conselho de Turma no âmbito da articulação interdisciplinar, de forma a enriquecer as atividades previstas, assim como de prolongar a intervenção ao nível da alimentação saudável para os alunos. Na área do Desporto Escolar, fiquei responsável pelo grupo-equipa de Voleibol, no escalão de Infantis, tendo os alunos melhorado substancialmente as suas aprendizagens. Esta progressão deveu-se também à implementação do projeto específico “A Competição ao Serviço das Aprendizagens dos Alunos” que através do aumento dos momentos competitivos, enquanto ferramentas para a avaliação formativa, permitiu adequar a minha ação e intervenção ao nível das aprendizagens dos alunos. Na área do Seminário incidi sobre a “Implementação da Orientação nas Aulas de Educação Física”, apresentando propostas para a colocação de pontos fixos tanto na escola como num espaço verde próximo da mesma, com o intuito do conteúdo ser abordado de forma mais consistente, existindo uma exploração de diversas modalidades de Orientação e um trabalho dos objetivos da matéria, definidos para os níveis Introdução e Elementar, tendo sido promovido a articulação da sua abordagem com o ensino da Geografia. Palavras-chave: Atividade Física fora da Escola; Alimentação Saudável; Competição; Orientação; Interdisciplinaridade