Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário por assunto "ANDEBOL"
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Item O efeito da instrução para a avaliação autêntica na qualidade das avaliações do nível de jogo no Andebol(2015) Santos, Francisco João Ribeiro Perestrelo dos; Henriques, João Jorge Comédias, orient.Na perspetiva de que é mais prático e eficaz na avaliação autêntica dos Jogos Desportivos Coletivos, partir do grupo para o indivíduo e do jogo para o jogador, procurou estudar-se se, também, alunos do Mestrado em Ensino da Educação Física, conseguem produzir classificações válidas e fiáveis a partir de provas de avaliação autênticas que usam níveis de jogo. O trabalho de campo consistiu em situações de classificação dos níveis de jogo e do desempenho dos jogadores, tendo o grupo que realizou a experiência uma instrução para essa classificação. Os resultados revelam que, conhecendo e utilizando os níveis do programa e identificando o nível de jogo em primeiro lugar, os avaliadores melhoram significativamente, as suas classificações. Confirma-se que esta abordagem, que não consome muito tempo nem necessita de recursos especiais, é credível como alternativa aos instrumentos mais utilizados.Item Estudo de padrões de jogo de andebol em educação física – jogos com alunos do mesmo nível e com alunos de aptidão heterogénea(2013) Madeira, André Luís Policarpo; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.Objectivo: estudar a diferença de oportunidades de aprendizagem na prática de jogos de Andebol 5x5, compostos por alunos com a mesma aptidão ou com alunos de aptidões diferentes, nas aulas de Educação Física, no 10º ano de escolaridade. Processo: foram elaboradas duas séries de seis jogos, cada uma com uma forma de agrupamento dos alunos segundo a aptidão do conjunto dos jogadores. Foi elaborado um instrumento de análise da dinâmica do jogo de Andebol, o AMEF (Análise da Movimentação das Equipas e da Finalização), que permitisse a recolha de dados sobre a participação dos alunos na defesa e no ataque, com e sem bola, durante o jogo, realizando-se uma comparação com o instrumento de análise de jogo TSAP (Teaching Sports Assessment Procedure). Resultados: a análise dos dados revelou que a participação dos alunos com menor aptidão em mais jogos de contexto misto evidencia aumentos significativos na sua participação no jogo com bola e sem bola; inversamente, os alunos que permanecem sempre no contexto de jogo nível apresentam diminuição nos valores da sua participação.