Revista Lusófona de Educação n.º 59 (2023)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 59 (2023) por assunto "CRITICAL THINKING"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item La formule «former l’esprit critique» : signes et figures de l’autorité dans les discours institutionnels(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Mahmoudi, Kaltoum; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo baseia-se numa investigação de doutoramento sobre a utilização do termo “formação do pensamento crítico” (Eduscol, 2016) nos discursos institucionais no contexto francês e visa examinar as formas de construção da autoridade nesses discursos. De que forma a utilização da fórmula, como objecto de discurso, contribui para construir e forjar a legitimidade do discurso institucional? Uma análise qualitativa de um corpus de mais de trezentos textos institucionais revela as estratégias retóricas e discursivas dos locutores que participam na construção deste ethos de autoridade. Após definir o objecto do “discurso institucional” e especificar a metodologia de análise do corpus, serão destacados os sinais inscritos na materialidade dos textos institucionais, bem como, as manifestações de autoridade que emanam do uso da fórmula. Esta autoridade baseia-se também na função do locutor, a pessoa que fala em nome da instituição e que, como tal, encarna a sua autoridade e legitimidade. Palavras-chave: pensamento crítico; discurso institucional; autoridade; legitimidade; fórmula.