Cadernos de Sociomuseologia nº 01 (1993) : Sobre o conceito de Museologia Social
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Percorrer Cadernos de Sociomuseologia nº 01 (1993) : Sobre o conceito de Museologia Social por assunto "MUSEUM COMMUNICATION"
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Item Museologia e comunicação (texto1)(Edições Universitárias Lusófonas, 1993) Sousa, Francisco ClodeO esgotamento de um modelo tradicional, que condicionou os campos da museologia, tende hoje, inexoralmente a afirmar-se. A Museologia e o Museu tradicional, se é que se pode falar de "tradição", construíram sobre a sociedade uma organização conceptual, plena de informação, num frenezim constante para tipificar e arrumar correntes, civilizações, programar o futuro, pela construção de modelos. Este fenómeno acumulativo, tem levado até certo ponto, a uma preservação dos conceitos, pela disponibilização de meios técnicos, que fazem harmonizar acessos a uma informação, que anula diferenças, e mais do que isso, banaliza os problemas da sociedade à beira do século XXI. Equacionada sobre esta ânsia acumulativa, pode hoje falar-se numa sobreacumulação de informações, em cemitérios de tecnologia informativa, à espera de utilizações impossíveis, num afastamento progressivo do homem, contextualizado pela sociedade, na percepção dos seus problemas, resultado das dificuldades crescentes em comunicar, pela rigidez insuportável dos códigos, e messianismo dos critérios.Item Museologia e Comunicação (texto2)(Edições Universitárias Lusófonas, 1993) Pais, Teresa AzeredoSem ter a pretensão ou o objectivo de criar um texto original ou cientificamente elaborado sobre o tema "Museus e Comunicações", este trabalho constitui um instrumento de reflexão sobre questões levantadas, no âmbito da disciplina "A Função Social do Museu", do curso de pós-graduação em Museologia Social. A escolha do tema deveu-se ao facto de considerar ser esta a questão principal e o maior desafio que se coloca aos museus na actualidade. Reflectir sobre ela, é em última análise, questionar, reavaliar todos os domínios, práticas e conceitos da actividade museológica. Metodologicamente, este trabalho tem como ponto de partida a referência e análise dos dois documentos "Resoluções adoptadas pela Mesa Redonda de Santiago do Chile" e a "Declaração de Caracas", considerados dois marcos fundamentais na mudança que se pretende para os museus, e na génese de novas correntes e instituições museológicas. Ambas tiveram como objectivo comum reflectir sobre a missão actual do Museu como um dos principais agentes do desenvolvimento de uma região ou comunidade.