Doutoramento em Ciências da Comunicação
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Percorrer Doutoramento em Ciências da Comunicação por assunto "ANÁLISE DE CONTEÚDO"
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Item A construção da democracia em Portugal : análise dos discursos presidenciais de Ramalho Eanes e Mário Soares(2018) Vieira, Marta Regina Silva dos Santos; Álvares, Cláudia, orient.A presente investigação tem como principal objetivo analisar a construção do conceito de democracia nos discursos dos dois presidentes Portugueses, Ramalho Eanes e Mário Soares, entre 1975 e 1996, correspondendo aos primórdios da IIIª República, o qual marca a consolidação da democracia após o período de ditadura autocrática de Salazar e Caetano, com duração de quase cinco décadas. Incorporando o discurso político a história do local onde se inscreve, ele tem por objetivo agir sobre a realidade social e neste sentido constitui um elemento central na construção do conceito de democracia. O nosso corpora é composto por um conjunto de vinte discursos presidenciais, enquadrando dois tipos: os proferidos à nação em datas simbólicas e de significativa relevância histórica (Ano Novo, 25 de abril, Dia de Portugal e Dia da Implantação da República) e os proferidos por ocasião das Tomadas de Posse presidenciais. A partir dos conteúdos transmitidos nos discursos presidenciais, pretendeu-se compreender de que forma os dois Presidentes contribuíram, com as suas especificidades próprias, para o consolidação do projecto democrático e união da identidade nacional. Para esse efeito, recorreu-se a categorias, pensadas a partir dos conceitos de democracia e poder. O estudo do discurso político implica que se atenda quer à estratégia retórica, quer aos temas principais abordados nos discursos de Ramalho Eanes e Mário Soares, de modo a se entender de que modo as suas prioridades políticas convergiram e divergiram neste período de consolidação democrática. Foram assim formuladas categorias adicionais, contemplando estratégias da negação, inclusão (‘ingroup’ Vs. ‘outgroup’) e da linguística mediante a análise dos verbos utilizados. Recorreu-se à metodologia da análise de conteúdo com software de tratamento de dados NVivo, como base para a nossa discussão e reflexão sobre os resultados obtidos. É possível concluir, com base nos dados coligidos, que Ramalho Eanes predomina na maioria das categorias e subcategorias, significando isto que ele contribuiu de forma mais ativa para a construção e consolidação do conceito de democracia em Portugal do que Mário Soares. Mário Soares tem essencialmente um tema principal de pano de fundo, o do processo de democratização: enaltece os órgãos e instituições, o percurso e avanços alcançados para depois, mais tarde, vir a colocar um conjunto de interrogações acerca do caminho que havia já sido percorrido. Concluímos reforçando a ideia de que, apesar das suas particularidades próprias, tanto Ramalho Eanes como Mário Soares contribuíram de modo significativo para um determinado entendimento de democracia através dos seus discursos políticos presidenciais, os quais são indissociáveis dos factores conjunturais que marcaram o seu contexto espácio-temporal.Item As estratégias de comunicação dos partidos políticos portugueses nas eleições europeias de 2019(2024) Coutinho, Anna Carolina Nogueira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA presente tese de doutoramento desenvolve uma análise sobre as estratégias de comunicação dos partidos políticos portugueses: um enquadramento teórico e recolha empírica desta problemática, num contexto de eleições de segunda ordem. Esta tese tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a comunicação político partidária durante a campanha para as Eleições Europeias de 2019, em Portugal. Num cenário político nacional marcado pela mais baixa afluência às urnas nas últimas Eleições Europeias, pela formação inédita de um governo através de uma coligação pós-eleitoral de esquerda e pela crescente presença de discursos de extrema-direita, torna-se essencial analisar e refletir sobre as temáticas, mensagens políticas e estratégias aplicadas durante este período. Para tal, foi realizado um estudo de caso que envolveu a recolha e análise das mensagens divulgadas pelos 17 partidos políticos candidatos. Como corpus de análise foram considerados 1270 materiais, incluindo 43 cartazes, 64 tempos de antena e 1163 publicações do Facebook. Através da análise de conteúdo, esta tese de doutoramento procurou codificar e examinar os materiais de campanha nos suportes de cartaz/outdoor, publicações do Facebook e tempos de antena. Esta abordagem permitiu uma primeira interpretação da possível estratégia global dos partidos. Elementos gráficos e textuais foram analisados partido a partido e, posteriormente, os resultados foram examinados qualitativamente. Sem tem a pretensão de generalizar resultados, esta tese procurou evidenciar as estratégias utilizadas e funcionar como um arquivo para futuras consultas sobre as Eleições Europeias de 2019 em Portugal. O principal objetivo foi a identificação das técnicas de comunicação utilizadas pelos partidos políticos portugueses. Palavras-Chave: Comunicação Política, Campanha Eleitoral, Eleições Europeias, Transmedia.