Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005) por assunto "APRENDIZAGEM"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A experiência coletiva como fonte de aprendizagens nas lutas do Movimento Sem Terra no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Vendramini, Célia Regina; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO texto propõe uma reflexão sobre as aprendizagens construídas e/ou adquiridas pelos trabalhadores rurais sem-terra na sua experiência junto ao Movimento dos Sem Terra (MST), no Brasil. A primeira parte identifica as origens sociais dos sem-terra que constituem o MST em Santa Catarina, região sul do país; a segunda reflete sobre alguns dos aprendizados constituídos nas principais experiências de luta do Movimento, desde a ocupação de terras, passando pelo acampamento, até a organização dos assentamentos; a terceira e última parte analisa estas aprendizagens com base na categoria experiência, fundamentada em E. P. Thompson. As experiências vividas pelos sem-terra provocam um conjunto de aprendizagens com grande significado pessoal, social e político, a partir do embate entre uma história de vida ausente de participação social e política e a entrada num movimento que se sustenta pela organização de massa e pela capacidade de autogestão nos acampamentos e assentamentos.