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Percorrer FCSEA - Revistas Científicas por assunto "AÇÃO SOCIAL"
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Item Pina Manique e o iluminismo filantrópico em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Norton, José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoPina Manique is mostly known through the unfair image left by XIX century’s historians of a somber and coarsely reactionary civil servant. Nevertheless, if we take a glance at his life (1733-1805), free of passion and political prejudices, we may find the other side of the harsh and implacable Queen’s (Maria I) Police Inspector: a creative visionary, an innovator in pedagogy, an open mind to social problems. Those personal qualities led him to remarkable achievements in the social security area. The foundation of Casa Pia, child care institute that survived until the present days, is its most visible heritage. At the same time he was a conservative in political terms, and he used his iron arm at the service of both the Throne and the Altar. We must not forget that he shared with the marquis of Pombal the views of the, “enlightened despotism”; their mind was open to modernism but they still believed and defended the absolutist rule of the monarch.Item Pobreza e desafios para protecção social básica em Moçambique : experiências da COVID-19(Edições Universitárias Lusófonas, 2024) Nhantumbo-Divage, Sonia; LusoGlobe - Centro de Investigação em Política, Economia e SociedadeA pandemia de COVID-19 expôs a precariedade dos mecanismos de proteção social para as famílias e indivíduos pobres e vulneráveis. Este estudo analisa implicações das ações de resposta nacional aos efeitos das medidas restritivas de combate à COVID-19 na efetivação do direito à proteção social aos cidadãos pobres e em situação de vulnerabilidade. É um estudo exploratório qualitativo que combina Revisão de literatura, mapeamento de documentos programáticos e normativos sobre o sistema de proteção social em Moçambique, bem como análise textos jornalísticos publicados entre 1 de Abril e 31 de Outubro de 2020 em plataformas virtuais de informação, que reportam ações realizadas pelo governo em resposta aos efeitos adversos destas medidas e selecionados, com base em palavras-chave, usando o motor de busca Google. Os resultados mostram que durante a pandemia a pobreza e das desigualdades agravaram-se porque o governo transferiu para as famílias e comunidade o dever de garantir a capacidade de consumo dos pobres.Item El trabajo de la UNESCO sobre la educación de personas adultas y la educación como bien común: Aportes y reflexiones(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Milana, Marcella; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA educação de adultos desenvolveu-se ao longo do tempo como uma área particular de investigação, reflexão e ação educativa. Apresenta-se como uma área que favorece uma visão de educação como ação social. Na sequência das múltiplas crises do mundo contemporâneo, este artigo integra uma reflexão sobre o papel complementar que a educação de adultos carrega para reforçar o valor educativo da ação social par ao desenvolvimento das sociedades contemporâneas, a partir dos contributos legislativos, assim como os contributos teóricos no âmbito da educação de adultos e da educação como bem comum que tem levado a cabo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).