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Percorrer FCSEA - Revistas Científicas por assunto "ABANDONO ESCOLAR"
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Item Evasão escolar no ensino superior : um estudo qualitativo via mapeamento de licenciaturas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Souza, Thays Santos; Sá, Susana; Castro, Paulo Alexandre de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoRealizou-se uma investigação qualitativa sobre a evasão dos cursos (presenciais) de licenciaturas em Física, Matemática e em Química da Universidade Federal de Goiás (UFG). Considera-se evadido o estudante que abandona(ou)/desiste(iu) do curso no qual está matriculado antes de concluí-lo. O objetivo principal deste estudo foi mensurar e compreender a realidade da evasão nos cursos de graduação presenciais da UFG. Os cálculos de evasão foram consolidados para o período de 2014 a 2016, a partir de duas fórmulas: a primeira estipulada pela Comissão Especial de Estudos sobre evasão; e a segunda utilizada pelo grupo de trabalho do Fórum de Pró-reitores de Planeamento e Administração. Com a finalidade de obtenção de dados, foram aplicados quatro questionários (instrumentos de recolha de dados validados), com questões abertas e fechadas. Entre os principais motivos que levaram/levam os estudantes a abandonar o curso foram apontados: os professores, a coordenação, o ensino e as aulas. Concluiu-se que a trajetória académica é definida sob ponto de vista (pressão) social, os estudantes não escolhem o curso por vocação, mas sim por influências exógenas ou outras razões tais como relações pessoais e/ou profissionais.Item Fatores intraescolares associados ao abandono escolar no Chile : um estudo de caso(University of Lusophone Humanities and Technology, 2012) Espinoza, Oscar; Castillo Guajardo, Dante; González Fiegehen, Luis; Loyola Campos, Javier; Cruz Grau, Eduardo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo tem como objetivo central identificar os fatores de caráter intraescolar que, quando comparados, têm maior incidência no abandono escolar no ciclo primário de crianças de ambos os sexos que vivem em Cerro Navia, uma zona da cidade de Santiago Chile que se caracteriza por elevados índices de pobreza. A informação qualitativa que serve de base a este trabalho foi obtida através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a duas amostras de 25 casos: uma de menores que abandonaram a escola e outra composta por crianças de ambos os sexos com perfil idêntico que permanecem na escola. Esta informação foi analisada segundo os princípios da análise do discurso e refere-se à perceção dos próprios menores, assim como das suas famílias em relação aos fatores intraescolares de abandono escolar e de permanência dos alunos em escolas públicas de Cerro Navia. Os resultados permitem observar diferenças importantes nos percursos educativos dos que abandonaram a escola e dos que permaneceram na escola, o que indicia o tipo de ações que poderiam adotar os próprios estabelecimentos de ensino de modo a prevenir o abandono escolar precoce dos seus estudantes.Item Más que abandono de estudios, trayectorias de reubicación universitaria : Aproximación comparada al caso español y portugués(University of Lusophone Humanities and Technology, 2012) Villar Aguilés, Alícia; Vieira, Maria Manuel; Hernàndez i Dobon, Francesc J.; Almeida, Ana Nunes de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThe implementation of the European Higher Education Area is coinciding with the current economic crisis, with important effects for universities. The university drop-out is one of the topics in the current debates about the university system efficiency, the achievement of excellence and the educational policies of accountability. In this paper we present results of research that explore this topic with a case study of the University of Valencia (Spain) and the University of Lisbon (Portugal). Through the results on drop-out reasons answered by the students, there seems to be a split between the university drop-out and the academic difficulty. In the second part of this article, we question the concept of dropout in their application to university and we propose a new conceptualization more in line with the reality studied.