Revista Lusófona de Educação n.º 39 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 39 (2018) por assunto "EDUCATIONAL POLICY"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Las condiciones y retos para la movilización del conocimiento en México(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Perez Mora, Ricardo; Cruz Sánchez, Gisela Noemí; Ponce de León, Omar García; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo desse artigo é analisar as condições para que a mobilização do conhecimento influencie positivamente o setor público, privado, académico e social. Problematizam-se alguns alcances da mobilização do conhecimento para a transformação social e o papel que têm as políticas de inovação, ciência e tecnologia na sua promoção. A metodologia utlizada concebe, a partir de uma perspectiva histórica, estrutural e construtivista, as condições como construções que operam entre os determinantes da estrutura (nível macro) e as ações e interações desenvolvidas pelos atores (nível micro). Tudo isto em constante evolução e transformação. A partir desta perspectiva, a partir do nível macro, intervêm as políticas científicas, as recomendações dos organismos internacionais e as normativas. No nível micro encontram-se os académicos – cientistas, docentes, investigadores – que nas contínuas interações, na sua atuação cotidiana, constroem e reconstroem as suas práticas, que retroalimentam e reconfiguram as condições, no caso em análise, relacionadas com a mobilização do conhecimento. Entre as conclusões, destacase a necessidade de transformar além das políticas e normas, as culturas académicas e institucionais, que permitam e promovam pensar e fazer as coisas de maneira diferente para que a mobilização do conhecimento tenha um maior impacto social.