Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "19TH CENTURY"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A contribuição de Rui Barbosa para a educação brasileira (1879-1895)(2015) Oliveira Júnior, Jorge Cardozo de; Gonçalves, Maria Neves L., orient.Na visão de Rui Barbosa, a educação brasileira era importante para o desenvolvimento intelectual da nação, daí ter tomado diversas iniciativas neste domínio, como dar pareceres sobre os projetos das Reformas escolares e escrever artigos sobre a educação em diversos periódicos. No jornal Diário de Notícias, por exemplo, publicou o artigo sobre a Escola Normal. A intenção de Rui Barbosa era a de contribuir para o desenvolvimento cultural e educacional do Brasil, e, por isso, teve um papel preponderante na concepção das reformas do ensino para que o país pudesse ser visto de forma mais positiva pelo mundo. Este projeto tem o objetivo de analisar as propostas educativas e curriculares de Rui Barbosa: (I) identificar o tipo de escola e modelos de ensino defendidos por Rui Barbosa; (II) explicitar os autores que influenciaram Rui Barbosa na concepção do seu ideário educativo; (III) analisar as intervenções parlamentares de Rui Barbosa sobre as questões educativas; (IV) identificar os órgãos da imprensa em que Rui Barbosa colaborou e (V) investigar se a educação e o ensino constituíram temas das suas reflexões e crônicas jornalísticas. O estudo será desenvolvido mediante uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, que visa buscar respostas por meio de levantamento realizado em livros e fontes diversas com o intuito de identificar, localizar e obter a informação acerca da importância deste autor para educação brasileira no período em estudo. É, assim, uma pesquisa elaborada a partir de material publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos, jornais da época e atualmente com material disponibilizado na Internet (Gil, 1991). Para o estudo proposto, foi utilizada a abordagem qualitativa, que apresenta como características marcantes o conhecimento como algo inacabado, em um refazer constante; a ênfase na interpretação do contexto em que a pesquisa se situa para uma apreensão mais completa do objeto; a revelação da realidade de forma completa e profunda, enfatizando a inter-relação dos seus componentes e a utilização de uma variedade de fontes de informações (Ludke e Andre, 1986). O presente trabalho torna-se relevante, na medida em que pretende redimensionar a figura de Rui Barbosa como legislador militante, buscando orientações de ensino em países europeus, como França, Inglaterra, Alemanha, entre outros, que durante os séculos XVIII e XIX, eram referências na área educacional. Este projeto visa também ampliar debates acerca de questões educacionais e pedagógicas. A análise dos resultados desta pesquisa contribuirá para um maior conhecimento de contribuição de Rui Barbosa para o campo da educação e, principalmente, possibilitará que se repense o sistema educativo na época da transição do Império para a República Velha.