Mestrado em Ciências da Educação

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    Educação do campo e a pedagogia da alternância: um estudo de caso em São Felix do Xingu-Pa
    (2013) Brito, Keila Rosa dos Santos; Gomes, Manuel Tavares, orient.
    Este trabalho se inscreve como uma ferramenta de busca na tentativa de compreender o fenômeno educacional através de uma pedagogia diferenciada, porém direcionada aos jovens agricultores. Essa pedagogia tem sido usada como objetivo central nas Casas Familiares Rurais, na tentativa do desenvolvimento de uma educação rural pautada na valorização do homem do campo como sendo um agente de mudança política, econômica e social. É assente nesse novo paradigma educacional que procuramos verificar se as práticas educativas da Casa Familiar Rural - CFR de São Félix do Xingu no Estado do Pará, norteadas pela Pedagogia da Alternância atende aos anseios da população rural, assim como detectar fatores que influenciam sua expansão. Para tanto, adotou-se o estudo de caso, através dos métodos qualiquantitativos com análise quantitativa dos dados do questionário e análise de conteúdo das entrevistas, por acreditarmos serem estes fornecedores de suporte adequado para a realização de nossa pesquisa. Os resultados encontrados possibilitaram o entendimento de que esse novo modelo educacional norteado pela Pedagogia da Alternância, tem se firmado como uma alternativa positiva para o jovem agricultor da região, porém, a falta de uma política pública voltada para a educação do campo tem sido fator de influência no sucesso e expansão dessa Instituição de Ensino. Palavras – Chave: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Casa Familiar Rural
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    Análise reflexiva da importância da educação infantil : estrutura básica para as aprendizagens formais no município de Bom Lugar - MA
    (2023) Silva, Lourisval Mendes da; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.
    A presente dissertação apresenta uma reflexão acerca da importância da Educação Infantil de qualidade para o desenvolvimento do ser humano em todas as dimensões biossocioculturais. Perfilou como objetivo analisar a primeira etapa da Educação Básica no Município de Bom Lugar/MA, no que se refere à estrutura de preparação para a aprendizagem formal. Nessa toada, destacam-se os seguintes aspectos: profissional, espaço físico, recursos e metodologia. A pesquisa empírica, com âncora na abordagem qualitativa e com método descritivo, documental e interpretativo, envolveu 02 (dois) gestores e 20 (vinte) professores de duas instituições escolares que oferecem Educação Infantil no Município de Bom Lugar/MA. Para a coleta de dados realizou-se a observação e aplicou-se uma entrevista semiestruturada, assim como foram utilizados documentos oficiais legislativos, em nível escolar, Projeto Político Pedagógico-PPP, Resolução do Conselho Municipal de Educação - RCME, em nível nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. Os subsídios teóricos para tal discussão foram auferidos pelas informações trazidas por pesquisadores da área que contribuíram na confecção desta pesquisa, são eles: Vygotsky (1896 - 1934), Piaget (1896 - 1980), Wallon (1879-1962), Santos (2006) Kramer (2000), Oliveira (2002), entre outros, enfático na ampliação da educação de qualidade da Educação Infantil. Os dados obtidos deixam patente a insuficiência no que toca a momentos específicos atinentes na qualidade da Educação ofertada e assim necessitando de melhoria em todos os itens analisados.
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    Práticas e atribuições de gênero nas escolas, o contexto particular das aulas de educação física
    (2023) Caldeira, Kamilla Karen Souza; Correia, Sónia Vladimira, orient.
    A presente Dissertação teve como objeto de estudo as práticas e atribuições de gênero no âmbito escolar, mais especificamente no contexto das aulas de Educação Física. No campo teórico, procuramos compreender o gênero, os estereótipos de gênero e suas relações na sociedade, nas instituições escolares e no contexto da Educação Física. No campo metodológico, face ao objetivo geral delineado, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, com recurso a entrevistas a dez professores/as ativos na rede pública e/ou privada de dois estados brasileiros, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A análise dos dados foi fundamentada pela análise temática de conteúdo. Concluiu-se que, na escola, a reprodução das assimetrias e atribuições de gênero revela-se através das expectativas dicotômicas impostas aos meninos e às meninas, e na forma assimétrica em que se regula cada um dos grupos. Já os/as professores/as reproduzem assimetrias e atribuições de gênero na adaptabilidade da disciplina às diferenças de gênero, nas relações interpares, na conduta diante situações de conflito relativas ao gênero e na forma como abordam, ou deixam de abordar, este tema em suas aulas. Por fim, os sentidos e significados que fundamentam esta reprodução se amparam em concepções biológicas e/ou culturais.
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    A biblioteca escolar na perspectiva de professores e diretor de escola
    (2023) Ferreira, Creuza Gonçalves; Duarte, José Bernardino, orient.
    A biblioteca escolar é reconhecida atualmente como instrumento indispensável no processo de ensino-aprendizagem, constituindo-se em espaço para desenvolver competências, obtenção de conhecimentos e fazer bom uso da informação, consequentemente, o usuário vai catalisando aprendizados ao longo da vida. A presente Dissertação teve como objeto de estudo a biblioteca escolar, pretendeu-se através deste estudo compreender, como os professores e diretor perspetivam a biblioteca na escola e que valor dão à sua existência. O procedimento foi elaboração de questionários para as entrevistas semiestruturadas, tendo como base o quadro teórico. Para realização das entrevistas foram utilizados recursos tecnológicos, os aplicativos zoom, whatsapp e Outlook. Foram entrevistados diretores e professores que responderam às questões elaboradas intencionalmente para pergunta de partida. Os objetos de estudo foram as escolas A, B e C, devidamente caracterizadas adiante, escolhidas por conter as bibliotecas que inspiraram esta pesquisa. De acordo com a pesquisa conclui-se que o pouco conhecimento do bibliotecário; incumprimento das leis, falta de recursos; desatenção e desinteresse; são fatores que acarretam desvalorização da biblioteca da escola. Para alguns dos entrevistados a biblioteca está defasada e desorganizada, contudo, de acordo com algumas respostas, pode-se concluir que existe um esforço em valorizar as bibliotecas escolares. Os entrevistados e as escolas têm os nomes ocultados conforme o código de ética, anexo 1.
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    O gestor escolar e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos das séries iniciais das escolas da rede municipal de Sobral
    (2023) Aragão, Maria da Paz Arruda; Sousa, Óscar Conceição de, orient.
    A escola é uma instituição formada por sujeitos e processos, e, para que ocorra um bom funcionamento, é importante que a equipe de profissionais, entre eles a gestão escolar e os professores, elaborem ações para conquistar resultados (Silveira & Coelho, 2018). Assim, o objetivo do estudo foi investigar as práticas do/a gestor/a escolar que contribuem para a qualidade do ensino-aprendizagem dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em escolas da rede pública de Educação de Sobral-CE. Para o embasamento teórico foi utilizada a literatura de autores como Oliveira e Ferri (2013); Souza e Ribeiro (2017); Paro (1987); Bogdan e Biklen, S. (2010), Haydt (2008); Luckesi (2013); Paro (2009); Paschoalino (2018); Lück (2009); Libâneo (2018) e Sampaio (2006), dentre outros que também compuseram o estudo. Em relação aos procedimentos, o estudo é de cunho qualitativo onde ocorreu a aplicação de um roteiro de perguntas direcionadas aos gestores e professores das escolas da rede municipal de Sobral-CE no primeiro semestre de 2022. Os principais resultados apontam que a maioria dos gestores são pedagogos, assim como os professores. As principais práticas adotadas pelos gestores consistem em acompanhar o desempenho dos professores na sala de aula, articular os recursos para viabilizar o bom funcionamento da escola, principalmente no que se refere ao trabalho pedagógico, assim como tornar a escola um ambiente acolhedor, estimulando a participação e a motivação dos profissionais. Face aos alunos, o objetivo é despertar o interesse pela aprendizagem, viabilizando meios e estratégias que assegurem a qualidade do processo de ensino. Com respeito aos pais, manter uma boa relação entre família e escola de forma a facilitar a aprendizagem dos alunos. No tocante à formação continuada, elemento essencial para as boas práticas educativas, tanto os gestores quanto os professores, em sua maioria, têm participação efetiva em cursos de formação, ofertados pela Secretaria de Educação. Reconhecem também que apenas a titulação acadêmica não é suficiente para o bom exercício da profissão. Por outro lado, quando é identificado que os resultados das turmas estão abaixo do esperado, há um esforço coletivo entre os docentes e a gestão para alavancar melhores resultados: em alguns casos, é realizado um acompanhamento individual aos alunos ou, então, a escola promove atividades diferenciadas para estimular o interesse do aluno em aprender através de estratégias que promovam melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Assim, conclui-se que o gestor escolar atua como um observador do processo de ensino-aprendizagem, como também atua como um mediador, articulando ações que facilitem a promoção da qualidade da educação, enquanto o papel do professor é mediar o conhecimento junto aos alunos, recorrendo as mais variadas estratégias que alcancem a todos, independentemente da condição social e de aprendizagem.
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    A Educação de surdos na cidade de Teresina: o processo de inclusão em uma escola estadual
    (2017) Pedreira, Alessandra Meneses; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.
    A pesquisa procura analisar como acontece o processo de inclusão dos alunos surdos em uma Escola Estadual de Teresina, que atende alunos do 6o ao 9o anos do Ensino Fundamental Básico. Este estudo expõe a princípio a história da educação dos surdos de uma forma geral e especificamente no Brasil, expõe os modelos de educação utilizados para com os surdos, apresenta documentos internacionais e as leis educacionais do Brasil relacionadas a inclusão, reflete sobre o conceito de inclusão e aprendizagem dos alunos surdos e de como esta deve ocorrer. A pesquisa utiliza-se do conceito de linguagem segundo Vygotsky e Bakhtin, para explicar como a língua de sinais é fundamental para o indivíduo surdo, sendo o meio linguístico fundamental na sua formação social, cognitiva e emocional. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo, quantitativo e descritivo, valendo-se de questionários com respostas abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas e diálogos abertos para compreender como os alunos surdos, professores da sala regular, professor da sala multifuncional e a coordenadora pedagógica avaliam o atual modelo de inclusão para os alunos surdos, bem como quais os resultados que são observados com a utilização deste padrão de ensino, que é regulamentado pelas Leis Educacionais do Brasil. O que se percebe, pelo estudo e análise dos instrumentos de pesquisa, é que os alunos surdos e professores não encontram total satisfação no modelo educacional vigente, pois aspectos importantíssimos para aprendizagem, como ter aulas em LIBRAS, não acontece de forma contínua na sala regular, faltando na escola um profissional, o intérprete de língua de sinais, que diminua as barreiras comunicativas entre professor e aluno, sendo necessário também que esses alunos tenham a adaptação de atividades e avaliações. Os professores da sala regular não tem formação em LIBRAS, ficando somente a cargo do Atendimento Educacional Especializado a mediação desses alunos no ambiente escolar. No entanto a escola tem iniciativas importantes como oferta da disciplina LIBRAS na grade curricular para todos os alunos da escola e a oferta do curso de LIBRAS para a comunidade. Palavras-chave: Inclusão. Surdez. LIBRAS. Educação.
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    A participação da família na formação e educação escolar dos filhos no século XXI
    (2022) Rodrigues, Lindomar Jémison Moura; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.
    A discussão sobre a participação da família no processo de formação escolar tem sido muito exaltada, pois muitas pesquisas apontam que o envolvimento dos pais com a escola dos seus filhos, facilita o processo da aquisição da aprendizagem, diminuindo os traumas que essa etapa muitas vezes pode trazer. A frequência dessas discussões deve-se ao facto de que, muitas vezes, os pais, apesar de saberem dessa importância, ainda acham que o processo de ensino-aprendizagem é uma responsabilidade exclusiva do professor. O objetivo da pesquisa é analisar a importância da participação dos pais de forma efetiva na vida escolar dos seus filhos. A metodologia da pesquisa foi de natureza exploratória, descritiva e apresenta abordagem quantitativa. Realizada com pais e professores de duas escolas sendo uma da Educação Básica do Município de Sobral - CE e a outra Escola de cunho Evangélico. Quanto aos pais foram entrevistados 106 (cento e seis) da rede particular e 77 (setenta e sete) da rede pública. Em relação aos professores foram entrevistados 30 (trinta) da rede particular e 40 (quarenta) da rede pública. No estudo foram citados autores de referência tais como: Assmann & Sung (2012), Azanha (2011), Campos (2011), Castro (2012), Chalita (2011), Codo (2009), Cunha (2010) entre outros que tratam do assunto. Os resultados da pesquisa evidenciaram que muitas vezes, os pais se abstêm da sua obrigação em visitar a escola, tal comportamento deve-se ao facto de, na maioria das vezes, não possuírem um relacionamento estreito e afetivo com o professor e a escola, ou acreditam que sua participação é dispensável, ou ainda, não sabem como participar. Diante disto, a problematização que se apresenta é a criação de uma parceria entre a família e a escola onde depende muito da conscientização dos professores e de toda a instituição para uma mudança desta situação. As reuniões entre pais e mestres são sempre cansativas, baseadas em temas teóricos e abstratos, em que muitas vezes os pais ouvem uma lista de problemas dos filhos, que vão desde mau comportamento às notas ruins e somente o professor fala. Os pais precisam ter um espaço para falar, apresentar suas ideias, demonstrar o que pensam sobre o trabalho do professor e, em geral, de toda a escola. Ao mesmo tempo, a escola deve promover programas para o envolvimento familiar, além das datas comemorativas. Reuniões específicas para orientação da participação efetiva dos pais na educação escolar dos filhos, fazendo com que os mesmos percebam o quanto podem colaborar com o trabalho do professor e o quanto essa parceria pode ser positiva para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem do discente. É uma alternativa interessante para o início da mudança de postura dos pais em relação à vida escolar de seus filhos. Nesse contexto, a conclusão que se chega é que embora ainda seja tímida a participação da família e muito há o que ser feito, cabe também aos educadores comprometidos verdadeiramente com a aprendizagem dos alunos, buscar o estreito relacionamento das relações, numa parceria entre aluno - professor - família e escola.
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    A utilização da língua portuguesa em duas regiões do Estado do Ceará
    (2023) Castro, Francisca Mailza Bezerra de; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.
    A presente Dissertação de Mestrado, intitulada: A utilização da Língua Portuguesa em duas regiões do estado do Ceará, analisa a língua falada em duas cidades do estado do Ceará, Brasil (distam cc.600 Kms). São elas: Pentecoste e Juazeiro do Norte, investigando principalmente, as diferenças lexicais e suas causas, embasando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Parte II – Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Nacionais (1997) e em linguistas como: Bagno (2015), Traváglia (2017) e Lucchesi (2012, 2015, 2017). A Literatura que propõe novos caminhos para o ensino da Língua Portuguesa, considerando os diversos dialetos que a compõem. E historiadores como: Aranha, (2020) e Fausto, (2019). A metodologia é qualitativa, tendo como campo empírico de pesquisa uma escola de cada município estudado. Os sujeitos participantes são os coordenadores, professores e alunos. A coleta de dados foi realizada através de sessões de entrevistas semiestruturadas e individuais (2018). E sua análise baseada no método ―análise de conteúdo‖ de Bardin (2015). As conclusões indicam que: há um dialeto para cada uma das cidades pesquisadas, devido a poucas convergências encontradas, paralelamente, apresentam-se as causas elencadas para estas diferenças, sobressaindo-se as questões diatópicas e culturais
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    Avaliação do desenvolvimento motor em crianças de 8 e 9 anos das escolas públicas municipais da cidade de Campina Grande - PB
    (2006) Carvalho, Regimênia Maria Braga de; Teodoro, António, orient.
    Hoje, pesquisadores vêem procurando estabelecer características essenciais do processo de desenvolvimento infantil e, descobriram que, embora as crianças progridam passando pelas mesmas etapas, apresentam diferenças quanto à idade em que se tornam aptas e capazes de executar certas atividades. Essas diferenças no desenvolvimento podem ser atribuídas ao ritmo próprio de maturação de cada criança e às diferentes situações de aprendizagem a que cada uma tem acesso. Quando se trabalha Educação Física com crianças, é de fundamental importância o conhecimento e aplicação da psicomotricidade, pois, quando falamos em movimento, nos referimos principalmente à mesma, a qual é uma importante dimensão da cultura e desenvolvimento humanos, trabalhando diretamente com o movimento infantil e sua aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os aspectos psicomotores em crianças das escolas públicas municipais da cidade de Campina Grande, PB. A amostra probabilística foi composta por 346 sujeitos, de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre 8 e 9 anos. A instrumentação foi constituída por testes neuro-musculares: abdominal e sentar-e-alcançar modificado; e exames motores criados por Vayer para mensurar a primeira e segunda infância, os quais compreendem testes de coordenação óculo-manual, equilíbrio (Ozeretski/Guilman), organização látero espacial (Piaget e Head) e lateralidade (Harris). Os dados obtidos foram analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS 11.0 para Windows). Para todos os procedimentos estatísticos foi adotado o nível de significância de p=0,05. O dimensionamento amostral foi analisado por tabelas de distribuição de freqüência; as correlações entre as variáveis foram realizadas através do teste do qui-quadrado corrigido de Yates. Os resultados encontrados foram apresentados em forma de gráficos, tomando-se como base a literatura pesquisada. Nos resultados encontramos a maioria dos valores dentro do padrão de normalidade para a faixa etária em questão, no entanto foram encontrados números preocupantes, como baixo peso das crianças pesquisadas. Palavras-chave: Desempenho motor. Flexibilidade. Resistência muscular.
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    Gestão escolar eficaz : factores que interferem na qualidade do ensino nas escolas públicas do Huambo
    (2022) Bento, António Wilson; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
    A Escola só responde aos anseios da sociedade, com uma gestão eficaz. Mas para isso, terá que adotar modelos de gestão que promovam a qualidade do ensino e da aprendizagem. Neste contexto, foi nosso objetivo analisar a forma como a comunidade escolar perceciona a atuação do gestor/diretor na construção de uma escola de qualidade e socialmente democrática, numa escola pública no município do Huambo. Recorremos a uma metodologia com uma abordagem mista, aplicando um questionário aos professores com mais de cinco anos de carreira na docência e uma entrevista ao gestor/diretor escolar. Com esta pesquisa concluiu-se que a melhoria de qualidade de ensino da escola está relacionada com a implementação de um sistema de gestão democrática e participativa, bem como a existência de um projecto educativo eficaz. Na verdade, se a maioria dos professores assume que nem sempre as opiniões dos diferentes segmentos da comunidade são ouvidas e levadas em consideração pela direção, o gestor/diretor refere que promove encontros mensais com os professores, pais e delegados de turma, de forma a inteirar-se dos problemas existentes na escola, na promoção de uma gestão escolar eficaz.
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    Práticas educacionais de inclusão na percepção dos docentes e discentes ciganos e não ciganos na EEEFM Celso Mariz em Sousa-PB
    (2022) Nery, Inalva Bezerra; Sousa, Óscar Conceição de, orient.
    A Constituição Federal Brasileira de 1988 apregoa que todos são iguais perante a lei, e prevê a obrigatoriedade da educação básica gratuita a todos os brasileiros entre 7 e 14 anos de idade, independentemente de sexo, etnia ou raça. Para tanto, o Estado vem criando políticas públicas no contexto educacional de forma a abranger toda a população e grupos minoritários. No Brasil, os povos ciganos constituem um grupo minoritário deveras esquecido e estigmatizado. Pensar nesta minoria, nos levou a investigar como ocorrem as práticas educacionais na percepção dos docentes e discentes ciganos e não ciganos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz em Sousa-PB (EEEFM). A pesquisa tem como objetivo geral identificar na percepção dos docentes e discentes ciganos e não ciganos as práticas educacionais inclusivas existentes na Celso Mariz, em Sousa (EEEFM) – PB. A metodologia utilizada é do tipo qualitativa - quantitativa. A população da pesquisa foi de 31 docentes e 560 discentes, donde foram escolhidos por critério de acessibilidade 22 docentes e 360 discentes. O instrumento utilizado foi um questionário com 20 questões fechadas, sendo, 10 para cada grupo (docentes e discentes). Os resultados obtidos apontam que nem sempre docentes e discentes têm uma percepção clara do que seja educação inclusiva. No que concerne às práticas educativas tanto docentes quanto discentes responderam que são realizadas na escola. Porém, no que se refere às práticas educacionais e a valorização da etnia cigana, estas não são percebidas pelos discentes e um número significativo de docentes apontaram que somente às vezes ou nunca isso ocorre.
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    O instituto da mulher Dona Gaivota como espaço educador da adolescente primigesta : percepção dos profissionais de saúde
    (2021) Gama, Maria Gracimar Oliveira Fecury da; Queiroz, Sandra, orient.
    O presente estudo trata sobre o IMDG como espaço educador da adolescente primigesta na percepção dos profissionais de saúde, tendo como objetivo descrever a percepção que os enfermeiros do IMDG têm sobre o papel dos profissionais deste local como espaço educador. A pesquisa também busca identificar a importância percebida pelos profissionais sobre o seu papel na orientação dos jovens face à prevenção da gravidez na adolescência, caracterizando os programas de prevenção da gravidez na adolescência e suas aplicabilidades no IMDG e ainda, identificando a teoria ensino aprendizagem aplicada no processo de formação para a saúde das adolescentes primigestas. A grande problematização se apresenta na questão de partida com a arguição sobre qual a percepção que têm os enfermeiros do IMDG do papel educador que o espaço detém e qual a importância da equipe multidisciplinar na orientação de jovens no âmbito da prevenção da gravidez e da adolescência? E ainda, apresenta questões secundárias que indagam sobre os fatores percepcionados pelos profissionais que justifiquem o número significativo de adolescentes primigestas registrados anualmente, a opinião dos profissionais de saúde sobre o conhecimento que têm as adolescentes sobre anatomia/fisiologia do sistema reprodutor e métodos de planejamento familiar, as características dos programas de educação para a saúde desenvolvidos pelo IMDG no âmbito da prevenção da gravidez na adolescência. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo na qual se utilizou a entrevista semiestruturada. A partir dos dados obtidos a pesquisadora tem em conta que a educação em saúde é um meio eficaz para prevenir a gravidez precoce em adolescentes e adolescentes primigestas. Em resposta a questão de partida, a pesquisadora afirma que o papel educador dos profissionais é fundamental para que as adolescentes recebam informações e orientações suficientes e esclarecedoras da equipe de enfermagem e assistência materna social educativa, extensiva ao retorno da adolescente à sua vida sócio familiar e escolar. Considera que a equipe multidisciplinar é importante na implementação de ações na redução do índice de adolescentes com gravidez precoce.
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    Processo de inclusão : o papel do núcleo de atendimento pedagógico especializado na percepção dos seus profissionais
    (2022) Sales, Flaviana Costa Gondim; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.
    Objetivou-se com a pesquisa analisar como os profissionais do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) percebem o papel do NAPE no processo de Inclusão na comunidade onde está inserido. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa. De acordo com Minayo (2012), é uma atividade da ciência, construtora da realidade em um nível que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores, significados e outros construtos profundos das relações, não podendo ser reduzida à operacionalização de variáveis. Foram selecionados 06 (seis) sujeitos para a pesquisa empírica: 03 (três) psicopedagogas, 01 (um) professor de informática, 01 (uma) terapeuta ocupacional e a diretora do NAPE. Uma das técnicas utilizadas para recolher os dados foi a Roda de Conversa que de acordo com Campos (2000), é uma técnica para analisar a dinâmica dos coletivos. E a outra foi o Projeto Político Pedagógico (PPP) do NAPE. Conforme o documento, a proposta de inclusão preconiza o Plano Educacional Individualizado, a avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos, a avaliação por desempenho de alunos com dificuldade de aprendizagem e a adaptação curricular. Baseado nisso, o NAPE, através de sua equipe multidisciplinar, tem promovido encontros com temas sobre educação inclusiva. Também, mediante os encaminhamentos realizados pelas escolas, tem realizado visita institucional para prestar auxílio ao professor, orientando acerca de estratégias pedagógicas em sala de aula aos alunos que estejam em atendimento no referido núcleo. Portanto, os profissionais do NAPE o veem, nesse processo de inclusão no município, como apoio, promovendo autonomia nos alunos atendidos.
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    A prática profissional do assistente social em uma escola da rede pública do Cerá : conhecimento, competências e resiliência
    (2022) Vasconcelos, Érika Valquíria; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.
    A presente pesquisa faz uma revisão sobre a perspectiva da prática profissional do Assistente Social dentro do cenário da área educacional. Isso porque sentiu-se a necessidade a fim de identificar os conhecimentos, competências e resiliências do assistente social no âmbito educacional, tendo como objetivo geral analisar a prática profissional do Assistente Social na escola pública. Os objetivos específicos que se propôs atingir com esta pesquisa foram: identificar os conhecimentos necessários/presentes e ou exigidos na atuação do assistente social no âmbito da escola; verificar as competências do assistente social no âmbito escolar; identificar por parte dos assistentes sociais a resiliência ao estarem no ambiente escolar. Desse modo, a pesquisa foi baseada na revisão da literatura de obras, como Iamamoto (2000), Almeida (2000) Minayo (2011), CFESS/ABEPS (2011), Netto (2011) dentre outros que nortearam a presente discussão. Com isso, o trabalho se constitui de quatro capítulos, a introdução, o capítulo 1 em que se apresenta a evolução histórica do serviço social no Brasil, o surgimento das escolas de serviço social no Ceará, o capítulo 2 aborda a formação inicial à formação continuada dos professores do curso de serviço social, o capítulo 3 traz a metodologia da pesquisa. Por conseguinte, o capítulo 4 explana a apresentação e análise dos resultados. As discussões sobre as atribuições e competências do assistente social na política educacional. A pesquisa realizada esclareceu alguns aspectos relacionados a essa complexa temática da identidade profissional, onde a prática e a identidade profissional da categoria ainda estão em construção, marca de uma profissão, que, apesar de regulamentada e socialmente reconhecida, é fruto de contradição do sistema que se origina.
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    Albabetização e letramento de alunos autistas e asperger da rede municipal de ensino da zona leste de Manaus/AM o que pensam os professores do ensino fundamental
    (2022) Barroso, Bárbara Corrêa; Sousa, Óscar Conceição de, orient.
    Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passou a integrar a proposta pedagógica da escola regular, buscando promover o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam transtornos funcionais específicos, a educação especial deve atuar de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar como ocorre o processo de educação inclusiva em duas escolas denominadas “A e B” da rede municipal de ensino da zona leste na cidade da cidade de Manaus - Amazonas - Brasil, verificando todo o processo de alfabetização de alunos com necessidades especiais, quanto ao desenvolvimento e socialização de alunos portadores de autismo típico e atípico ou com síndrome de asperger. Utilizamos como metodologia a pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que atualmente o método utilizado na rede municipal de ensino da Zona Leste da Cidade de Manaus tem sido o misto (analítico e sintético), já havendo estudos que comprovam sua eficácia seja com alunos especiais ou não. Porém, sempre há exceções. Há casos de alunos que se alfabetizam por outros métodos, sejam eles o letramento ideovisual, os quais possuem características particulares diferentes do método fônico. Tudo dependerá das características de cada aluno e o método sempre será escolhido de acordo com as características e necessidades do aluno, não possuindo um caráter impositivo. E que na modalidade de alfabetização e educação de crianças, jovens e adultos e educação profissional, as ações da educação especial devem promover e possibilitar a ampliação de oportunidades de escolarização, a formação para ingresso no mundo do trabalho, a efetiva inclusão e participação social, evitando e minimizando a segregação pelo processo de socialização educacional.
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    Dos erros aos acertos : o processo de avaliação na aprendizagem: perspectiva compensatória ou emancipatória?
    (2022) Correia, Rosangela Procópio; Duarte, José Bernardino, orient.
    Esta investigação discorreu sobre as questões: como uma avaliação pode modificar os erros em algo produtivo? Por que os erros e os acertos não são as premissas mais importantes no momento de se avaliar? Se o próprio sujeito é o protagonista de sua aprendizagem, então por que as autocorreções não são uma prática contínua e permanente no processo de ensino e aprendizagem? Qual a relevância da avaliação compensatória voltada para uma educação que almeja à emancipação? A problemática diz respeito aos erros e acertos no processo de aprendizagem na alfabetização, se é compensatória ou emancipatória. O objetivo: verificar nas concepções e nas percepções das práticas dos docentes do 1.º Ciclo como uma avaliação pode modificar os erros em algo produtivo. A metodologia qualitativa, por entrevistas de dois tipos: individuais e focus group. Com os resultados interpretamos que na atualidade dessas realidades investigadas, duas unidades escolares no Brasil, ficam latentes que a formação docente está mais tendenciosa para a prática da avaliação emancipatória, porém o sistema educacional emperra a possibilidade de concretude dessa avaliação, levando as práticas compensatória. Finalizamos indagando: haverá possibilidade do sistema educacional, algum dia, promover realmente condições de emancipação?
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    A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, Luanda
    (2022) Kudigueba, André Nicolau; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
    Este trabalho resulta de um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração de Lisboa. Visou analisar a problemática da educação da criança angolana, visto que a maior parte se encontra fora do sistema educacional, por falta de escolas, de documentos para serem inscritas nas escolas, por viverem em famílias desestruturadas, sendo, por vezes, obrigadas a exercer funções de venda ambulante para a sua sobrevivência e como contributo para o sustento familiar. O estudo foca-se na província de Luanda particularmente na escola no município de Belas. Para a fundamentação teórica e contextualização dos dados deste estudo e construção de uma base científica sobre o assunto, foram abordados vários autores, que de alguma forma já se debruçaram sobre o mesmo tema. Foi assim conduzido um estudo qualitativo em Angola, com depoimentos dos professores e encarregados de educação, que participaram por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram posteriormente transcritas e analisadas. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar das poucas condições para a escolarização, crianças, pais e professores estão trabalhando para melhorar essas condições e fazer com que a educação do Município de Belas/Luanda dê resposta adequada a todos.
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    Formação de professores de educação física : as multifacetas da educação à distância - EAD na formação docente
    (2022) Nascimento, Fábio da Silva; Brás, José Gregório Viegas, orient.
    A presente pesquisa visa discutir a Formação de Professores de Educação Física e tem como enfoque os debates que envolvem a problemática da qualidade dos cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância – EaD, mais precisamente, os cursos oriundos das instituições privadas, localizadas nos municípios distantes das regiões metropolitanas brasileiras, tendo como delimitação territorial a região de Porto Seguro, localizada no extremo sul do Estado da Bahia. Busca responder a seguinte problemática: diante da complexidade que se revela na necessidade de democratização e expansão/interiorização do ensino superior, além da necessária formação de qualidade que envolva o desenvolvimento do sujeito integral, a Formação de Professores de Educação Física na modalidade de ensino EaD permite o desenvolvimento de habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física? Tem como objetivo geral analisar se a formação de Professores de Educação Física na modalidade de ensino EaD permite o desenvolvimento de habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física. O estudo é estruturado em capítulos que abordam o contexto histórico de formação presencial de professores de educação física no Brasil e o advento da modalidade de Educação a Distância; as habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física para a prática educativa; e também a percepção dos/as profissionais de Educação Física da região pesquisada a respeito do desenvolvimento das habilidades formativas do profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física para a prática educativa no que tange a modalidade EaD, tendo como sujeitos da pesquisa egressos e estudantes de Licenciatura em Educação Física-EaD, além dos coordenadores de curso de Graduação e a coordenação pedagógica de duas escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental da rede básica da educação pública municipal.
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    Metodologia webquest : uma estratégia para a aprendizagem da disciplina de filosofia no 9.º ano de escolaridade
    (2022) Moura, Hayla Francisca Ferreira Viana; Franco, Dulce Maria, orient.
    A WebQuest é uma estratégia docente que consiste em um conjunto de orientações para a pesquisa de modo que os alunos obtenham um percentual de informações ou todas as informações de necessitam a partir dos recursos da Word Wide Web. A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira a estratégia metodológica WebQuest possibilita um melhor resultado de aprendizagem face ao ensino tradicional. Nesse contexto, fez-se uma investigação para avaliar o impacto dessa metodologia na aprendizagem, construindo-se e validando-se uma WebQuest sobre o tema “As Classes Sociais: origem e desenvolvimento” que foi trabalhado na disciplina de Filosofia com os alunos do 9.º ano de uma escola pública federal, na cidade de São Luís-MA (Brasil). A pesquisa experimental ocorreu em duas turmas do ensino fundamental (turma controle e experimental). Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários, sendo o primeiro referente à caracterização do grupo alvo da pesquisa e o segundo sobre a experiência com a metodologia WebQuest e sobre os conhecimentos adquiridos. Foi realizada uma entrevista à professora titular da disciplina de Filosofia das turmas A (uso da WebQuest) e B (ensino tradicional). Os resultados permitiram verificar que a metodologia WebQuest é um recurso metodológico importante no processo do ensino aprendizagem pois, possibilita ao aluno utilizar recursos tecnológicos para aprender e pesquisar sobre Filosofia de forma mais dinâmica, significativa e ao seu ritmo de aprendizagem
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    História e desafios da formação do educador de infância : estudo comparativo entre o Brasil e Portugal
    (2022) Oliveira, Luciane Rézio de Souza; Brás, José Gregório Viegas, orient.
    A presente pesquisa teve como objetivo, comparar a formação docente do educador infantil no Brasil e em Portugal a fim de demonstrar diferentes aspectos formativos e culturais em ambos países. A análise comparativa visa relatar aspectos da formação inicial e realizar um panorama histórico entre a educação infantil brasileira e lusitana ao longo dos tempos, através de aspectos da legislação que as conduz e os estudiosos que a consolidaram. Foi utilizada a análise de artigos científicos e da legislação vigente para a educação de infância entre as duas nações: Brasil e Portugal, a fim de traçar uma reflexão e análise do papel do professor na educação de infância. Foi adotado o método qualitativo com a utilização da técnica de análise documental de modo a estabelecer o contexto e a correlação com o estudo por ser o que mais se coaduna com a problemática em questão. Os descritores mais utilizados foram: “educação de infância”, “educador de infância”, “formação docente” e “história da infância”. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: SCIELO, EbscoHost, Education Full Text (Wilson Web), Portal da CAPES e Google Scholar. As fontes utilizadas foram: (1) a Legislação sobre Formação docente e Educação de Infância utilizada em Portugal; (2) a Legislação sobre Formação docente e Educação Infantil utilizada no Brasil; (3) documentos e/ou pareceres legais e (4) artigos científicos encontrados na base de dados. Desse modo a pesquisa vem apresentar as diferenças entre a formação profissional do educador de infâncias no Brasil e em Portugal e como estas vem possibilitar o desenvolvimento das habilidades e competências específicas para que se possa atender a diversidade do currículo pedagógico e o desenvolvimento integral da criança