Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ACADEMIC ACHIEVEMENT"
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Alfabetização em curso : a importância das estratégias e métodos(2019) Batista, Maria Gleicy Gurgel Correia; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Compreender como acontece o aprendizado da leitura na alfabetização é fundamental para qualificar o trabalho no ciclo de alfabetização. Focalizamos também as necessidades de formação do professor, em particular para o ensino da leitura buscando inovar e melhorar a interação com os alunos, sendo esta uma relação necessária para que o processo de ensino da leitura aconteça. O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias e métodos de ensino utilizados pelos professores alfabetizadores, fazendo uma correlação com o rendimento final dos alunos das três escolas municipais que atuam com turmas de ciclo de alfabetização. As escolas investigadas foram: Escola Municipal Francisco Alves da Costa, Escola Municipal Menino Jesus e Escola Municipal São Francisco. Para atingir nosso objetivo utilizamos a pesquisa qualitativa de natureza descritiva. O instrumento de coleta de dados foi através de entrevistas semiestruturadas. A técnica de analise de dados se deu por intermédio de interpretação de dados dos testemunhos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Alliende (2005), Capovilla (2004), Ellis (1995), Morais (1999), Morais (2015), Solé (1998), Perrenoud (1999), Sousa (1999), entre outros, buscando enfatizar o ensino da leitura no ambiente escolar. Conclui-se enfatizando que os docentes conseguem alfabetizar alunos parcialmente com seus métodos e estratégias de ensino e comprovou-se que o rendimento final dos alunos e as dificuldades relatadas pelos professores são consequências de fatores externos que interferem na aprendizagem da leitura.Item Análise da gestão educacional em uma escola pública do RN, à luz de uma política democrática e contemporânea(2015) Freitas, Maria Lila Fernandes de; Souza, Maria Rodrigues de, orient.Este trabalho trata da gestão educacional em uma escola pública do Rio Grande do Norte. Coloca-se como questão central se a escola em estudo trabalha os princípios da gestão democrática. O objetivo geral é investigar como se articula a gestão na escola objeto deste estudo, visando a contribuir para o desenvolvimento social, político e pedagógico dos gestores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos que a compõem. Seus objetivos específicos verificam as práticas pedagógicas dos atores envolvidos no processo educativo; compreender como se articula a gestão escolar via as narrativas do gestor e dos coordenadores pedagógicos; e avaliar documentos estruturantes do fazer pedagógico da escola. Fundamentase em autores como Paro (2007; 2008); Hora (1994; 2010) e França (2005), que defendem a gestão democrática para a melhoria na qualidade da educação pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, por meio de um estudo exploratório e descritivo, tendo como fontes de informações o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar nas suas diferentes dimensões, bem como o gestor da escola, coordenadores pedagógicos, professores e alunos. Os resultados parecem indicar que a escola trabalha em uma perspectiva democrática apontando fragilidades em relação à falta de envolvimento de todos os participantes a comunidade escolar.Item Baixo rendimento escolar em matemática: a opinião dos professores e dos alunos da 11ª classe(2020) Chilembo, Arminda Marisa; António, Ana Sofia Pereira de Amaral, orient.A nossa investigação coloca em foco o baixo rendimento escolar na disciplina de matemática, na perspetiva dos professores e dos alunos da 11ª classe do Colégio Cdte Kapango no Huambo e tem como finalidade averiguar de que forma os docentes e alunos percecionam o baixo rendimento escolar na disciplina de matemática nesta classe na escola supracitada. Tendo em conta os objetivos do presente estudo, optámos em realizar uma investigação predominantemente qualitativa, mas que não excluiu a quantificação. Assim, utilizámos, como técnicas de coleta de dados, o questionário, tendo sempre em vista o âmbito do baixo rendimento escolar com incidência no insucesso no contexto escolar. Para tanto, recorremos naturalmente a vários estudos: Benavente (1976), Carmo (2011), Carmo & Simionato, (2012), Clérigo, et al (2017), Marchesi (2006), Nagaro, et al (2014, 2017) e Silva Duart (2012). Esta investigação teve como sujeitos os alunos e os professores da 11º classe. Os alunos realizaram uma prova diagnostica e um teste de ansiedade à matemática, os dados obtidos foram cruzados e analisados. Tendo reforçado a perspetiva de que o baixo rendimento escolar na matemática é influenciado por fatores intrínsecos ao próprio aluno − interesse, dedicação ao estudo, grau de ansiedade − e também fatores extrínsecos − metodologias tradicionais de ensino, estratégias de ensino pouco motivadores, por exemplo, tem influência no baixo rendimento escolar na matemática Portanto, ficou evidente que os fatores que contribuem para o baixo rendimento dos alunos da escola em estudo é agravado pelo fraco acompanhamento dos pais e encarregados de educação na realização de tarefas e também dos professores, pois todos os participantes ate mesmo só próprios professores são unânimes em afirmar que estes profissionais podem fazer mais por causa do tempo que lecionam esta disciplina e porque tem formação académica que impõem maior diversificação no PEA.Item Bolsa família, uma década de serviços: análise dos impactos causados pelo benefício socioassistencial na educação do Município De Sobral-CE(2018) Leal, Eva Samara da Cruz; Ricardo, Maria Manuel Calvet, orient.O presente estudo tem como objetivo geral buscar conhecer o índice de aprovação escolar no município de Sobral-CE, Brasil, como também conhecer a percepção das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família quanto à sua importância e influência na educação das crianças. Esta dissertação foi fruto da observação participante desta autora no espaço de trabalho, com a execução do Programa Bolsa Família, com contato direto com as famílias beneficiárias do programa. O estudo foi realizado através de pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Foram utilizados na metodologia a técnica da entrevista, questionário, visita institucional e observação. Dando continuidade, far-se-á uma breve contextualização do panorama da educação e o da formação do sistema social no Brasil, sobre a unificação dos programas sociais e criação do programa Bolsa Família, que aqui ganha destaque por ser um dos mais importantes programas de transferência direta de renda do Brasil, que tem como foco a erradicação da pobreza. Por fim, será feita a apresentação e análise dos dados coletados durante o período da pesquisa. Diante dos dados obtido na pesquisa, observou-se que impactos não foram tão relevantes no município com relação as amostra dos índices nacionais.Item O diretor de turma face à educação profissional integral e integrada ao ensino médio: sua intervenção para a melhoria da educação no estado do Ceará(2017) Oliveira, Maria Erisvan Alves de; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.Esta pesquisa, que tem como propósito investigar como o papel do Diretor de Turma face à Educação Profissional integral e integrada ao ensino médio pode contribuir para a melhoria da educação no Estado do Ceará, está incluída na linha de investigação das políticas educacionais. Esta dissertação tem a pretensão de retratar uma pesquisa realizada em duas Escolas de Educação Profissional da 3a. CREDE (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), bem como, em uma vasta documentação que estuda a história e as legislações da educação Cearense, que antecede o DT. Esta investigação teve como amostra, 80 alunos, 11 Diretores de Turma e 11 professores, que responderam a questionários, como também professores que exercem cargos de chefia, em nível de escola, CREDE e Secretaria de Educação, envolvidos com a execução das políticas públicas, que foram entrevistados. Utilizamos como metodologia: quanto aos procedimentos metodológicos, pesquisas bibliográfica, documental e empírica; quanto ao tipo de estudo, exploratório - descritivo. O acervo documental e bibliográfico nos leva por uma viagem aos índices de fluxo escolar e analfabetismo que, ao longo da história, para Ceará, tem sido um “calcanhar de Aquiles” e motivo de muitas políticas, programas, projetos, tais como as Escolas de Educação Profissional com a TESE (Tecnologia Empresarial Sócio Educacional) e o PDT (Projeto Diretor de Turma), no Ceará. É prazeroso ainda, folhear algumas das legislações que cada governo institui na busca por uma educação de qualidade. A pesquisa exploratória-descritiva favorece o conhecimento acerca de como funciona o DT (assunto pouco explorado), que faz parte da política da Educação Profissional de Ensino Médio do Ceará, EEEP (Escola Estadual de Educação Profissional), qual a contribuição dessa junção para a melhoria dos resultados acadêmicos internos e externos, assim como para a aproximação da família à escola, nossas questões de pesquisa e suposições. Essa excursão de duração longa embevece o pesquisador ao constatar que as funções do DT, segundo a opinião de todos os sujeitos da amostra, valida suas suposições, embora ainda sejam necessários alguns ajustes no Projeto, algumas conquistas dos Diretores de Turma e a melhoria nos resultados individuais dos alunos, referentes ao ingresso na Universidade. Embora a média do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) de boa parte das EEEPs se distancie das escolas regulares e apresente bons resultados no coletivo, o número de alunos dessas instituições que adentram o nível superior não atinge ainda os 50%, havendo muito ainda a conquistar.Item Relação da violência doméstica com o aproveitamento escolar : percepções entre crianças e adolescentes, de uma escola municipal na cidade de Campina Grande - Paraíba(2017) Castro, Juliana Valeska Brito de; Richardson, Roberto Jarry, orient.Ao longo de toda a história, percebemos que as crianças e adolescentes foram sendo alvo da prática de disciplina rígida. Esta forma de educar com a presença de violência, na relação entre pais e filhos, ainda hoje é muito utilizada, o que nos faz acreditar que as correntes do patriarcalismo se arraigaram consolidando uma cultura semelhante à pedagogia correcional do passado, alterando apenas, os tipos de violência. Esta série de conflitos existentes, nesta difícil relação familiar, formaliza um ciclo continuo e vicioso, com o intuito de camuflar a problemática e coibi-la. Neste sentido interessa investigar e avaliar se existe relação de violência doméstica com o aproveitamento escolar. Foram aplicados cartões e questionários do instrumento CTSPC, as crianças e adolescentes, com 22 itens que permitem classificar e medir o uso de quatro práticas disciplinares, utilizadas pelos pais, numa Escola Municipal, na cidade de Campina Grande-PB. Os casos detectados pelo instrumento (CTSPC), versão portuguesa, revelam taxas elevadas de prevalência o que significa que alguns pais continuam a entender e praticar a disciplina com atos violentos, que se traduzem em ameaça psicológica; punição corporal; maus tratos físicos; maus tratos graves. Este estudo evidencia que tais práticas de criminalidade ocasionam prejuízos no aproveitamento escolar (aspectos cognitivos e sócios educativos), impedindo uma assimilação eficaz e um desenvolvimento sadio do aluno. Por último, e apesar do esforço e dos meios utilizados pela escola, as dificuldades de detecção, prevenção e intervenção ainda continuam, pois as mentalidades e os costumes impedem, ou dificultam, o trabalho desenvolvido por parte dos profissionais da educação.