Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ACADEMIC WRITING"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Literacia científica e aprendizagem ativa na disciplina de química no 3º ano do ensino médio(2014) Locateli, Diogo; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo que se apresenta tem por finalidade relacionar o desenvolvimento da competência da literacia científica e uma efetiva alfabetização científica, com o aprofundamento dos conhecimentos significativos dos alunos, visando o sucesso educativo, na disciplina de Química. Em consequência, privilegiou-se a aplicabilidade da Química ao cotidiano ao aluno, considerando-se uma aprendizagem ativa e a avaliação do grau de literacia científica de alunos concludentes do Ensino Médio, numa Escola de educação pública. A pesquisa conjugou duas abordagens metodológicas, quantitativa e qualitativa, o que permitiu a comparação de resultados, obtidos nos inquéritos por questionário, aplicados a alunos, concludentes do Ensino Médio, com percepções, registradas nos inquéritos por entrevista, de professores de Química. Os resultados comprovam as percepções convergentes de alunos e professores, quanto à importância do conhecimento científico, numa relação entre Ciência e sociedade. Neste entendimento, conclui-se que a literacia científica deve ser desenvolvida, na disciplina de Química, recorrendo à aprendizagem ativa, utilizando estratégias e atividades próximas do cotidiano dos jovens. Assim, é essencial motivar os alunos com práticas inovadoras e laboratórios equipados, que permitam a realização de atividades práticas laboratoriais, com experimentação, na disciplina de Química. Desta forma, será possível não só formar jovens cientificamente literados e cidadãos informados e ativos, como também potenciar o seu sucesso educativo.