Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Adolescente e ato infracional : uma investigação acerca da medida socioeducativa de internação na cidade do Recife-PE(2010) Costa, Silvana Carla Pereira da; Viana, Ivontonio Gomes de, orient.Este estudo procura avaliar a Medida Socioeducativa de Internação decretada a adolescentes autores de ato infracional na Cidade do Recife no ano de 2009. É um trabalho de grande importância para a sociedade brasileira, sobretudo, no que diz respeito ao combate à violência juvenil, à criminalidade em geral, e à construção de um mundo mais justo e solidário. Escolhemos a Cidade do Recife, Capital do Estado de Pernambuco, localizada na região Nordeste do Brasil, para ser o local da nossa pesquisa, por ser esta uma das mais violentas cidades do país. No decorrer desta pesquisa fizemos ainda uma breve análise do cenário sociológico da adolescência na Cidade do Recife. Em seguida estudamos o cenário jurídico dos adolescentes autores de ato infracional com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990, analisando a evolução histórica do tratamento legal dispensado a estes jovens, abordando o conceito de adolescente e ato infracional, e investigando as Medidas Socioeducativas previstas na legislação brasileira, sobretudo, a Medida de Internação, pelo fato de ser a mais grave delas. Assim, além investigarmos através de dados estatísticos o quantitativo por gênero de adolescentes autores de ato infracional aos quais foram decretadas Medida de Internação, observamos os tipos de atos infracionais mais praticados. Intentamos, dessa forma, questionar a violência juvenil e o modo como a sociedade e as instituições envolvidas têm tratado a questão. Para tanto, foram realizadas entrevistas com servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo- FUNASE, entidade que trabalham diretamente com a reeducação de adolescentes autores de ato infracional submetidos à Internação na Cidade do Recife, para analisar como estão sendo aplicadas essas medidas.Item Atendimento educacional ao aluno com autismo na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Estudo de caso múltiplo(2015) Siqueira, Leni Porto Costa; Najjar, Jorge Nassim Vieira, orient.A presente dissertação de mestrado elenca como temática de pesquisa o atendimento educacional ao aluno com autismo na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É uma investigação que utiliza a abordagem qualitativa,utilizando a entrevista e observação de aulas, como técnicas de investigação. Por se constatar que os alunos com autismo estão sendo matriculados nas escolas regulares (Gomes & Mendes, 2010; Gonçalves, 2011; Melo & Sanches, 2014), procurou-se por meio desta pesquisa refletir, para compreender, sobre as ações implementadas pelos professores que estão atendendo as necessidades educacionais desses alunos. Optámos pelo estudo de caso múltiplo, tendo como sujeitos de investigação quatro alunos com autismo, dois frequentando a classe regular e dois, a classe especial. Através da observação da trajetória e atuação desses alunos, em classe, investigaram-se os diversos aspectos envolvidos no atendimento educacional dos mesmos nas duas classes distintas. Mediante os resultados das observações e entrevistas realizadas, destacamos algumas barreiras ao atendimento oferecido aos alunos inseridos tanto na classe regular como na classe especial. Na classe regular a falta de um planejamento colaborativo, incluindo a participação de todos os envolvidos na educação, professores e equipe técnico-pedagógica, e a ausência de adaptações curriculares, desconsiderando a singularidade de cada aluno; na classe especial a falta de um espaço de interlocução entre esses alunos e a escola como um todo, constituindo num isolamento dos mesmos no espaço escolar. E, nas duas classes, a falta de uma metodologia de ensino que atenda as características desses alunos, evidenciando a urgência de se ressignificar uma prática pedagógica centrada nas potencialidades e dificuldades dos alunos com autismo. Ressaltamos, também, a importância da parceria entre a Educação e a Saúde Mental Infantojuvenil, baseada no princípio da intersetorialidade, como forma de contribuir para a inclusão social, via escola, dos alunos com autismo.Item Ausência familiar e suas repercussões na construção da aprendizagem de crianças institucionalizadas(2017) Lima, Ana Lúcia; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente pesquisa tem como finalidade averiguar o impacto do desligamento familiar na aprendizagem escolar, em crianças institucionalizadas, no contexto de um Serviço de Acolhimento Institucional de uma instituição pública, localizada no município de Laranjeiras/SE. A presença da família na vida de uma criança é imprescindível para a sua formação, desenvolvimento afetivo e segurança emocional. Por isso, quando as crianças e jovens, devido a situações sócio familiares, precisam de ser afastadas temporariamente do seu núcleo familiar, são colocadas em instituições sociais, de forma temporária. Porém, embora estas instituições se preocupem com o bem estar da criança e do jovem, muitas vezes, estes, por vários fatores, chegam à escola completamente desmotivados, propiciando a indisciplina, o absentismo escolar e, podendo originar a estigmatização, por parte da comunidade escolar. No desenvolvimento desta pesquisa, seguiu-se a abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, onde, como instrumentos de pesquisa, recorremos à entrevista estruturada que abrangeu a equipe técnica do abrigo (a diretora, 01 Psicólogo e 02 Assistentes Sociais), e 12 professores da escola freqüentada pelas crianças e jovens da casa Abrigo. Os dados recolhidos foram agrupados em categorias e subcategorias possibilitando uma análise pormenorizada dos fatos descritos. O estudo concluiu que a quebra dos vínculos familiares constitui-se como fator decisivo no processo da não aprendizagem de crianças e adolescentes institucionalizadas.