Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ADAPTAÇÃO ESCOLAR"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação e cuidado: práticas pedagógicas centradas na adaptação da criança à Escola(2015) Souza, Ana Lourdes de; Sousa, Óscar Conceição de, orient.A política educacional brasileira apregoa a necessidade de o atendimento institucional à criança de 3 a 6 anos estar pautado no binômio cuidar-educar. É relevante ressaltar os direitos da criança a uma educação de qualidade já na primeira infância, que vise o desenvolvimento pleno das capacidades física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, como determinam as orientações legais. Contudo, um dos desafios colocados à instituição escolar infantil diz respeito à adaptação da criança neste ambiente. Nessa perspectiva, o problema de pesquisa teve como objetivo investigar a linha de ação pedagógica adotada para o atendimento de crianças face à necessidade de adaptação das mesmas ao Ensino Infantil em instituição pertencente à rede de escola pública municipal e escola particular, em Aracaju/SE. Para tanto, foram selecionadas duas escolas em conformidade com essa proposta, onde se buscou entender um processo que envolve uma rede de relações que implica a escola, seus professores e os pais das crianças que frequentam a escola pela primeira vez. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados de campo foram coletados mediante entrevistas dirigidas e espontâneas com quatro professores, dois diretores e duas coordenadoras pedagógicas. Houve, ainda, a necessidade de se recorrer a outros instrumentos de recolha de dados, tais como, a observação e a leitura do Projeto Político Pedagógico. Os dados, após terem sido tratados, analisados e interpretados, permitiram chegar à discussão dos resultados e às conclusões. O presente estudo revela que os diferentes níveis de formação dos sujeitos pesquisados não interferem na forma como concebem o cuidado e a educação das crianças. Essa concepção mostrou-se determinante para a atuação prática que envolve o processo de adaptação escolar.