Mestrado em Ciências da Educação
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "AFETIVIDADE"
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Item A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos e professores do ensino médio(2018) Parente, Ana Virginia Aragão Dantas; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.Com o objetivo de avaliar a importância da afetividade na relação pedagógica professor-aluno do Ensino Médio, esta pesquisa foi desenvolvida em dois períodos. No primeiro buscou-se, através de um estudo bibliográfico, analisar os conhecimentos que existem nos acervos literários acerca dessa relevância e, dentre essas literaturas foi selecionado como referencial dessa pesquisa os autores: Pichon-Rivière (2016), Vygotsky (2008), Piaget (2003; 2013), Wallon (1981; 2007), Cabral (2012) e Saltini (2008), entre outros, que estudaram o assunto sobre as relações entre os vínculos afetivos, as concepções de alunos e professores para a aprendizagem significativa, a construção das estruturas afetivas e cognitivas entre alunoprofessor do Ensino Médio e a relevância das emoções no ato de aprender. Inicialmente se faz uma síntese de como aconteceu o processo histórico do significado de afetividade à educação e a relação dos aspectos afetivos no processo de aprendizagem, apresentando as colocações dos autores acima citados sobre a afetividade e sua relevância para o processo de ensinoaprendizagem. No próximo momento apresenta-se a relação professor e aluno na construção da aprendizagem do adolescente o que busca mostrar o ensino significativo relacionado com o desejo de aprender, bem como, apresentar a Escola Pública do Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais para analisar como esses alunos são orientados profissionalmente considerando a visão da escola, família e sociedade. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi realizada por meio de uma pesquisa de campo na qual se investigou as práticas de professores e alunos no cotidiano escolar, as suas percepções sobre a afetividade, sobre o vínculo professor-aluno e a influência que tais aspectos trazem para a aprendizagem dos mesmos. Tendo como população alunos e professores do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública Estadual de Ensino da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. A pesquisa foi realizada numa Escola do Ensino Fundamental e Médio localizada geograficamente próximo à pesquisadora, uma escolha feita aleatoriamente, pelo facto da escola servir aos méritos da pesquisa, favorecendo a coleta dos dados, sem outros motivos que possam influir nas respostas, ou direcionar a pesquisa para os seus resultados. Conclui-se que os professores e alunos que foram investigados nesta pesquisa deram claros sinais de que a afetividade precisa ser incluída como prioridade na relação pedagógica professor-aluno e no ambiente escolar, embora também se possa inferir que os problemas no espaço educacional possam ser minimizados e, com o tempo, até deixar de existir se todos os envolvidos na questão educacional: governantes, gestores educacionais, professores e alunos passarem a considerá-la como tal e a trabalhar conjuntamente por sua aplicação no contexto educacional.Item A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores(2014) Lourenço, Marilú do Nascimento Salvador; Tavares, Manuel, orient.O presente trabalho analisa as concepções de alunos (as) e professoras, sobre a afetividade na relação pedagógica, numa escola de rede pública de Natal (RN), Brasil. A pesquisa procura examinar, numa abordagem qualitativa, alguns conceitos e aspectos concretos vivenciais, que permitam compreender melhor as dimensões afetivas no contexto da sala de aula entre professor e alunos. Para isso, são inquiridos professoras, alunos (as), além da literatura cientifica que trata da temática, até mesmo, por se tratar também de uma pesquisa bibliográfica. A intenção, na verdade, foi ilustrar este estudo com as mais diversas ideias e pensamentos dos pressupostos da Teoria do Desenvolvimento, em sua abordagem interacionista, dentro de uma perspectiva sócio histórica, que enfatiza o aspecto das emoções nas construções do conhecimento contemplando o sujeito nos aspectos biopsicossocial e emotivo, o que nos estimulou a desenvolver uma série de tópicos neste estudo esboçado. Nesta perspectiva, teóricos apontam que a afetividade na relação pedagógica é essencial para o desenvolvimento intelectual de seus agentes sociais, capaz de promover avanços tanto no ensinar, quanto no aprender, por ser um objeto importante para se pensar os passos do afeto, no contexto da sala de aula, seus acessos e possibilidades. Em nossa pesquisa, a partir da dimensão teórica e do campo empírico trabalhado, buscamos mostrar a afetividade enquanto valor social, acreditando ser ela uma contribuição fundamental entre professor e alunos, capaz de possibilitar laços positivos na relação dos sujeitos, que deve ser vista como um jogo de trocas simbólicas de forma respeitosa, definindo o lugar de cada um, para que, nesta relação, professor e alunos possam assumir a posição de seres comprometidos um com o outro.Item Afetividade no contexto escolar da educação infantil: relevância para a aprendizagem significativa(2014) Sousa, Léa Barbosa de; Gonçalves, Maria Neves L., orient.No presente trabalho, com o título Afetividade no contexto escolar da Educação Infantil: relevância para a aprendizagem significativa buscou-se fazer um estudo bibliográfico complementado com uma pesquisa de campo enfocando as questões do afeto, tendo como objeto de estudo a afetividade na aprendizagem significativa com crianças de 05 (cinco) anos. É indiscutível a importância do vínculo afetivo para aprendizagem. As crianças que não recebem afeto têm sérios comprometimentos em várias áreas: cognitiva, psicológica e social. As ações educacionais precisam estabelecer um vínculo afetivo entre escola e família. As questões familiares estão presentes na vida do aluno, permitindo assim uma discussão entre a instituição escolar e familiar. A escola e a família devem estabelecer uma relação recíproca, onde ambas necessitam uma da outra. Este trabalho faz uma análise sobre a questão dos afetos na relação da criança com os professores, com a família e consigo mesma. Para isso foram trabalhados seis desenhos com cinco crianças da Educação Infantil, da Escola Pública e da Escola Particular; entrevista com cinco pais, professores e gestores. Os resultados foram analisados e observou-se que as crianças em sua maioria estão bem afetivamente, sentem-se cuidadas e amadas pelos seus pais. No entanto, verificou-se a necessidade de trabalhar mais os afetos nas duas escolas. Sendo assim, a proposta aqui apresentada tem como intuito esclarecer ao leitor a importância da afetividade no desenvolvimento saudável da criança, como também, discutir vários assuntos pertinentes da Educação Infantil. O embasamento teórico pontua-se em autores que, ao longo dos anos, têm contribuído muito com a questão dos afetos, a saber: Wallon (1968), Piaget (1971), Vygotsky (1991), Winnicott (1971), Maturana (2004), Almeida (1999), Zagury (2004) entre outros abordados nesta dissertação de mestrado, que nos esclarece ainda que educar demanda tempo, paciência e dedicação, tanto no âmbito familiar quanto escolar.