Mestrado em Comunicação nas Organizações
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Percorrer Mestrado em Comunicação nas Organizações por assunto "BANKING SECTOR"
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Item A transformação digital: a banca, as telecomunicações e a economia digital em Angola(2022) Cunha, Marlene Pinto da Silva Amaro de Sousa e; Martins, Carla Isabel Agostinho, orient.Este trabalho teve como objetivo estudar a Transformação Digital e fenómenos associados com um especial levantamento sobre a realidade angolana, da qual foram analisados os sectores económicos Bancário e das Telecomunicações face às suas adaptações ao universo digital e os impactos das suas atuações sobre a Economia Digital nacional, se aproveitando desse modo perceber também qual é o seu estado atual. Para o efeito, recorreu-se a fontes documentais, entre as quais uma revisão literária e a coleta de informações em revistas e jornais, e a fontes não documentais, com destaque para entrevistas. Foi ainda realizado um teste exploratório não estatístico em uma amostra de 526 trabalhadores de diversas áreas da Economia angolana, com destaque para os dois sectores económicos em estudo, com o objetivo de se avaliar o seu perfil em literacia de dados e os resultados indicaram existir um nível intermédio de compreensão e uso de dados que precisa de ser aprimorado. A partir das pesquisas desenvolvidas sobre os principais indicadores do comportamento digital em Angola e das entrevistas realizadas foi possível apurar que o ritmo de desenvolvimento da transformação digital e do incremento da economia digital tem ocorrido em duas velocidades distintas. Muito embora se tenha os dois sectores económico-empresariais destacados nesse estudo com disponibilidade de serviços a partir de canais digitais, tal oferta se destina a um grupo populacional restrito que já consegue ter uma conta bancária, acesso à internet e disponibilidade financeira para a aquisição de dispositivos tecnológicos (smartphones, tablets e computadores). Para a maior parte da população, principalmente a que reside nas áreas rurais do país, o acesso a todas essas possibilidades ainda é uma realidade distante. A concentração destes serviços sobretudo nas zonas urbanas criou desequilíbrios notórios no seio da população e isso principalmente devido aos preços altos praticados pelas prestadoras de serviços de internet e pelas telefonias móveis que não se adequam ao nível de pobreza da população e à baixa empregabilidade dos jovens que representam o maior grupo populacional. Angola é um país em que normativas legais direcionadas para o fomento da transformação digital são previstas, mas muitas das politicas públicas idealizadas pelo governo precisam de uma efetiva concretização. Também passa por se precisar investir muito mais num E-GOV e nos incentivos para o crescimento do investimento privado que poderá atuar como parceiro do governo na projeção do incremento da Economia Digital Nacional. Palavras chave: Transformação Digital, Angola, Banca, Telecomunicações