Mestrado em Comunicação nas Organizações
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Percorrer Mestrado em Comunicação nas Organizações por assunto "BRAND MANAGEMENT"
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Item A identidade corporativa no Instagram: o caso da Holistix(2022) Leone, Marcela Vasconcelos; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.Apesar de serem invenções consideravelmente recentes, as redes sociais já são parte essencial da composição da sociedade pós-moderna. Através delas as pessoas se relacionam não apenas entre si, mas também com as organizações. Sendo a identidade corporativa a forma como uma organização se relaciona com seus stakeholders, as redes sociais têm um papel essencial nesta construção: funcionam como montra social virtual. A imagem, forma mais antiga da comunicação humana, ganha destaque com uma das invenções mais relevantes quando o assunto é social media, principalmente no Instagram. É a partir da produção da imagem que as empresas se apresentam e se conectam na rede. A partir daí, torna-se razoável a necessidade de verificarmos de que modo as empresas passaram a pensar e expressar suas próprias identidades corporativas no Instagram. Este trabalho parte desta premissa para realizar um estudo de caso da Holistix, uma empresa brasileira que vende além de produtos: trabalha com uma proposta de estilo de vida mais saudável e que tem no conteúdo digital um de seus pilares. Assim sendo, este estudo é fundamental na exploração da questão: é o Instagram uma ferramenta em potencial na formação da identidade corporativa de uma organização? - e ir além, seria o âmbito digital um dos ativos mais valiosos da nova constituição da identidade corporativa? Desta forma, a análise do perfil da Holistix durante o período de janeiro de 2018 a julho de 2022 possibilitou a identificação e o estudo da relação de sua presença online (no caso, no Instagram) e a conceção de sua identidade corporativa. Palavras-chave: identidade corporativa, instagram, mídias sociais, branding, marketing digital, holistixItem A importância da marca Madeira, enquanto factor distintivo deste destino turístico(2018) Caldeira, Sara Raquel Fernandes; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O turismo representa um dos principais sectores económicos da Região Autónoma da Madeira. As águas cristalinas do Oceano Atlântico e o seu clima agradável durante todo o ano, tornam-na numa região apelativa e num destino turístico de excelência.No entanto, nos dias que correm, um mar limpo e um clima quente não são atributos suficientes para que um destino se diferencie dos demais. Uma actualização dos canais de comunicação utilizados pelos destinos, articulada com uma eficaz estratégia de ‘branding’, permite a captação de novos e potênciais turistas, para além de melhorar a imagem e competividade do mesmo no mercado. Foi feito um estudo sobre a marca Madeira, de forma a aferir a estratégia utilizada pela mesma e se esta é bem percepcionada pelos turistas que escolhem a Madeira enquanto destino. Realizaram-se entrevistas e visionaram-se comentários da internet, permitindo assim compreender toda a envolvente e gestão da marca Madeira em curso, bem como perceber todo o feedback positivo que esta gera. O método de pesquisa utilizado, foi o método qualitativo, destacando o método netnography, um método específico para estudar culturas e comunidades online.