Mestrado em Comunicação nas Organizações
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Comunicação nas Organizações por assunto "COMMUNICATION"
A mostrar 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Análise do impacto da implementação de uma estratégia de inbound marketing na geração de leads estudo de caso das empresas Voxtron e Youlead(2016) Oliveira, Marta Borges Caroço Ferreira de; Lopes, Paula, orient.Esta investigação introduz o conceito de Inbound Marketing, que permite às empresas atrair visitantes para o seu website, converter os mesmos em potenciais clientes (leads) e, por fim, converter as leads em clientes fidelizados e promotores da sua marca. Para isso este utiliza técnicas de Blogging, Search Engine Optimization (SEO), Content Marketing, e também as redes sociais. O presente estudo tem como principal objetivo averiguar o impacto da implementação de estratégias de Inbound Marketing na angariação de leads de negócio para as empresas. De modo a averiguar a existência deste impacto, é levado a cabo um estudo de caso das empresas Voxtron e YouLead, que implementaram este tipo de estratégia com o objetivo de angariar um maior número de potenciais clientes (leads), tendo sido comparada em ambas as empresas a quantidade de leads angariadas nos períodos anteriores e posteriores à implementação da estratégia de Inbound Marketing. Foram também especificadas as técnicas utilizadas que conduziram à angariação de um maior número de leads. No caso da empresa YouLead, os resultados parecem apontar para a existência de um impacto da implementação da estratégia de Inbound Marketing na angariação de novas leads de negócio. No caso da empresa Voxtron, os dados fornecidos não permitiram aferir se o aumento no número de leads geradas nos períodos considerados está diretamente relacionado com a implementação da estratégia de Inbound Marketing na empresa.Item Aplicação do modelo SYMLOG : estudo de caso num serviço de imagiologia(2010) Afonso, Cecília Patrícia Amaral; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O presente estudo incidiu na observação sistemática duma equipa profissional em contexto hospitalar com vista a identificar as dinâmicas relacionais intra-grupo, e em particular as relações entre chefe e colaboradores. Da população que constitui o serviço de imagiologia do hospital estudado, foi seleccionada , por conveniência , uma amostra de 11 técnicos de radiologia. Como instrumentos de recolha de dados, utilizámos a escala de comportamentos SYMLOG, com o objectivo de classificar a frequência com que os vários tipos de comportamentos são demonstrados ou executados pelos indivíduos que constituem o grupo observado , e a escala LMX-7 afim de percepcionar de que forma os resultados obtidos poderão estar implicados na dimensão de Orientação para a Tarefa, observado no Diagrama de Campo do Grupo. Os resultados obtidos sugerem que o grupo de técnicos de radiologia é moderadamente coeso, observando-se contudo algumas tensões na relação com o chefe formal. Ainda neste contexto, foi possível identificar no grupo em estudo, os principais tipos de liderança exercida pelos chamados 'líderes emergentes'Item A avaliação do desempenho na Administração Pública(2012) Graça, Maria Filomena Dias Serra; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O SIADAP, Sistema de Avaliação do Desempenho na Administração Pública, surge como um novo paradigma de avaliação do desempenho, estratégico para a gestão das organizações do sector público, porque tem sido um enorme desafio para os serviços que o têm implementado, ou para os que ainda não o conseguiram fazer. Este trabalho pretende avaliar as opiniões de avaliadores e avaliados, relativamente ao sistema e à sua implementação numa autarquia. A abordagem metodológica seguida para a sua realização, foi uma análise qualitativa. O processo seguido foi o de realização de entrevistas gravadas com a finalidade de recolher a informação necessária ao desenvolvimento da dissertação. Foram estabelecidos os seguintes objetivos de trabalho: Apresentar e caracterizar o SIADAP, conhecer e analisar as opiniões dos avaliados e dos avaliadores em relação ao processo SIADAP, no que respeita ao seu conhecimento e experiência dos sistemas de avaliação, à importância atribuída e dificuldades na aplicação do atual processo de Avaliação do Desempenho dos Trabalhadores da Administração Pública, o papel da avaliação do desempenho enquanto ferramenta de gestão de recursos humanos, e instrumento de apoio na promoção de uma cultura de mérito. Para avaliadores e avaliados, o sistema apresenta uma avaliação globalmente positiva e com oportunidades de melhoria, embora existam pontos fracos e constrangimentos que não podem ser ignorados.Item A centralidade da Cultura Organizacional num Processo de Fusão : o caso SUMOL+COMPAL como estudo exploratório(2014) Churro, Ana Luís Martins Custódio; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O conceito de cultura organizacional destacou-se nos anos 80 e 90 do século XX altura em que vários autores se debruçaram sobre o fenómeno e a sua importância para o sucesso da organização. Existem diversas teorias sobre esta temática, proporcionando várias abordagens, com potencialidades e limitações diferenciadas. Por outro lado, as fusões e aquisições organizacionais são mecanismos muito presente nos nossos dias no mundo empresarial, e potenciam e racionalizam vários aspectos relacionados com o contexto económico-financeiro de duas ou mais determinadas empresas. A presente dissertação pretende analisar em que medidas o primeiro elemento – cultura organizacional – é determinante para o sucesso da fusão entre duas empresas (SUMOL e COMPAL). Para este fim, utilizou-se o método de investigação de estudo de caso, com métodos complementares de recolha de informação: uma entrevista aberta ao Responsável pela Direcção de Comunicação, Pessoas e Responsabilidade Social e a revisão e análise de artigos publicados em vários meios de comunicação social sobre a fusão em causa. O conjunto destes dados foi posteriormente analisado e revisto de forma critica, visando a construção de um estudo de caso exploratório que nos permitisse extrair conclusões. Conclui-se que a cultura organizacional teve forte ênfase no processo comunicacional da fusão e foi incorporado pela organização dela resultante (com dois aspectos negativos que importa sublinhar embora fora do âmbito do presente trabalho, nomeadamente a dificuldade de articulação dos sistemas informáticos das duas empresas, bem como a pesada carga de despedimentos efectuados devido à fusão).Item A comunicação de crise e a proteção da imagem e reputação : boeing case study(2021) Fonseca, Flávia Prado Stamato; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.Quando avaliamos quais os ativos de uma companhia, é muito comum que sejam valorizados números que indiquem resultados de venda e lucratividade. Entretanto, um dos maiores valores que uma organização tem é sua imagem e reputação, que devem ser salvaguardadas para garantir a continuidade de suas atividades. A teoria que aborda a manutenção e recuperação da imagem e reputação de uma empresa é abundante, mas quando falamos na referida manutenção em tempos de crise, os estudos que exploram a Comunicação de Crise e seus possíveis efeitos são assertivos. Com uma sociedade cada vez mais imediatista e crises cada vez mais globalizadas, é fundamental que a Comunicação de Crise seja parte intrínseca de um plano de Relações Públicas bem estruturado e coerente com a identidade organizacional, mas é preciso ir mais a fundo para descortinar a correlação entre estes elementos. Qual o papel das Relações Públicas na Comunicação de Crise para a recuperação de uma empresa? Considerando que a ilustração entre o estudo e a prática são necessários para a evolução contínua da Comunicação Corporativa, esta dissertação visa demonstrar a aplicabilidade da teoria a um caso recente que traz elementos claros e ricos para exploração, o que justifica a metodologia utilizada em caso único, mas com uma riqueza de elementos suficiente para ter grande relevância investigativa. A coleta de dados demonstra os laços entre a teoria e os fatos, bem como suas consequências, ilustrando estudos anteriores. O objetivo principal é demonstrar o papel das Relações Públicas na recuperação da imagem e reputação de uma empresa e, para tanto, foi feita a análise da Comunicação de Crise adotada pela organização eleita para o presente estudo. O resultado desta investigação qualitativa utiliza-se de elementos concretos que enaltecem os estudos teóricos, confirmando significativamente o que a teoria orienta a este respeito e consolidando a importância das Relações Públicas na manutenção de uma imagem e reputação corporativa positivas, ainda que em tempos de crise. Assim, foi possível concluir que a relação entre as Relações Públicas e a Comunicação de Crise é intimista, isto é, as Relações Públicas podem, inclusive, orientar a Comunicação de Crise para que os stakeholders da Organização em questão possam ser influenciados de maneira positiva. Desta forma, conclui-se, ainda, que para a recuperação da reputação organizacional, há que se considerar os relacionamentos de maneira plural, resultando em uma estratégia de Relações Públicas permanente, que não só recupera, mas também mantém a prosperidade da reputação organizacional. Entretanto, ao se falar em estratégia, para que possam ser comprovadas as linhas teóricas, é preciso também analisar os planos estratégicos utilizados, e, como tal acesso não foi possível, a comprovação de que um plano estratégico deve permitir o diálogo entre o público-alvo para que a recuperação organizacional seja concretizada restou infundado. Com isso, é possível reafirmar o mérito da Comunicação Corporativa e sua aplicação multidisciplinar para desenvolver sua execução prática e, também, acadêmica.Item Comunicação de massa e a comunidade imigrante: a construção da realidade social(2022) Nazário, Lauro Cecílio de Figueiredo; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A temática que ocupa o presente trabalho tem como objeto, apresentar uma análise do impacto (ou dos efeitos) dos media, (nomeadamente os telejornais portugueses), sobre o processo de integração de parte da comunidade imigrante de origem brasileira na sociedade hospedeira portuguesa, radicada em Lisboa, como descreveremos a seguir. Com o desenvolvimento desta pesquisa procurámos conhecer: as notícias consideradas mais importantes pelos representantes da comunidade imigrante nos diversos campos: economia, política, desporto, cultura e lazer; e compreender a importância e como as notícias impactuam na comunidade e quais tipos de notícias têm preferência, bem como, o tipo de notícias que os imigrantes referidos gostariam de assistir no telejornal, para colaborar de forma mais eficiente na sua integração social. Julgamos que as respostas vão dar a conhecer o grau de influência que as notícias dos telejornais produzem no quotidiano da comunidade imigrante. Como essas notícias podem colaborar de forma positiva ou negativa no dia-a-dia dessas pessoas? E como essas informações podem colaborar para uma integração social no seu quotidiano? Em conformidade, espera-se ser possível verificar quais são os principais assuntos abordados e até que ponto a comunidade de imigrantes manifesta interesse pelas informações, pelas notícias que são veiculadas na sociedade portuguesa. A pesquisa foi desenvolvida sobre uma amostra representativa de 40 pessoas, através de um questionário, aplicando 14 perguntas de múltipla escolha e uma dissertativa, no período de julho a agosto de 2011, envolvendo temas que compartilham o quotidiano dos imigrantes brasileiros junto às notícias dos telejornais. O extrato acima referido dos integrantes envolveu homens e mulheres que se encontram em posição ativa de trabalho e vivem em Lisboa há mais de um ano. Estes imigrantes, que tipificamos como sendo pessoas de baixo rendimento (vivem com uma renda (vencimento salarial) cujo valor oscila em torno do salário mínimo nacional português, que são 635 euros), e que realizam suas atividades profissionais na capital, especificamente no atendimento ao público, em lojas de três Centros Comerciais da grande Lisboa: Colombo, Amoreiras e Vasco da Gama. Palavras-chave: Mass Media (Telejornal), notícias, teoria de comunicação de massa, imigrantes brasileiros e integração social. Lauro Nazário. Comunicação de Massa e Comunidade Imigrante. A construção da realidadeItem A comunicação interna como fator de satisfação com o trabalho nas organizações(2022) Santos, Ana Catarina Barreto Alonso dos; Rodrigues, Maria de Fátima Oliveira, orient.A presente dissertação de mestrado aborda a relação entre satisfação com a comunicação interna e a satisfação com o trabalho nas organizações, analisando a relevância que a comunicação interna tem na satisfação dos colaboradores, o que de acordo com alguns autores (Robbins, 2005; Mulangue, 2021) tem impacto no desenvolvimento das suas competências e performance profissional. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se o questionário, direcionado para indivíduos que exerçam ou que já tenham exercido alguma atividade profissional, tendo sido obtido um total de 98 respostas. Respondendo à pergunta de investigação verificou-se que a comunicação interna promove a satisfação com o trabalho dos colaboradores, sendo importante implementar um plano estratégico comunicacional eficaz e acessível nas organizações que apoie os colaboradores na realização das suas funções e contribua para o conhecimento das mesmas.Item Comunicação nas organizações e tácticas de socialização : o caso dos estagiários de jornalismo televisivo(2012) Sousa, Andreia Maria Justo de; Jesuíno, Jorge Correia, orient.A presente investigação trata um tema muito discutido hoje em dia nos meios da comunicação social em Portugal, mas que se relaciona com uma problemática mais ampla de comunicação nas organizações: a integração dos estagiários de jornalismo nas estruturas redactoriais. Vários autores como Sara Meireles Graça, Paulo Faustino e José Luís Garcia têm-se debruçado sobre o problema do “corrupio” de jornalistas estagiários nas redacções e sobre outro tema muito controverso, directamente relacionado, que é o “trabalho escravo” no jornalismo (Garcia et. al., 2009, p. 147). Pretendemos aprofundar estas questões, averiguando a sua dimensão e qual o interesse das empresas neste e noutros processos de recrutamento e integração organizacional, assim como o que pensam sobre tudo isto os estagiários e outros intervenientes. O estudo terá como objecto as três estações generalistas de televisão em Portugal. A pesquisa empírica desenvolveu-se nestas três estações de televisão que, salvaguardando as suas particularidades, foram tomadas como organizações-exemplo para a análise dos processos de integração e socialização organizacional. Realizámos um estudo longitudinal com base numa metodologia de cariz qualitativo a partir do olhar, nomeadamente, dos responsáveis pelos estágios nas redacções e dos estagiários, que são os principais atores neste processo. Os resultados apontam para a existência em algumas televisões, de estagiários curriculares a desempenhar funções como se de jornalistas profissionais se tratassem. Em relação a este tema, também existem divergências de opinião entre as entidades que regulam a profissão e as que representam as televisões. Quanto às tácticas de socialização, as televisões conseguem formar profissionais autónomos, apesar da existência de alguns casos de insatisfação e desinvestimento por parte de estagiários.Item Comunicação nas organizações religiosas : estudo de caso da Mesquita Central de Lisboa(2023) Graça, Ana Catarina Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNos últimos anos, assistiu-se a um crescente uso da Internet para fins religiosos por parte das organizações confessionais e dos respetivos crentes, intensificado pelas mudanças decorrentes da pandemia COVID-19. Os poucos estudos existentes sobre os usos da Internet na comunicação das organizações confessionais em Portugal têm olhado sobretudo para organizações católicas, e pouco se sabe sobre as suas audiências. Pretendendo contribuir para colmatar este gap, esta dissertação analisa o uso da Internet na comunicação de uma organização muçulmana, e as suas audiências. A Mesquita Central de Lisboa (MCL), a maior organização religiosa muçulmana em Portugal, foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com responsáveis da comunicação da MCL, incluindo o seu líder religioso, e a jovens muçulmanos portugueses frequentadores da Mesquita; complementando com a análise de conteúdo da sua página de Facebook no ano pandémico. A pandemia intensificou a comunicação digital da MCL que, ao criar conteúdos fidedignos quer religiosos, quer não religiosas, consolidou a sua identidade islâmica lusófona e ecuménica, e a sua identidade como espaço de saúde pública, procurando contrariar estereótipos religiosos. Esta identidade corresponde, em larga medida, à imagem da MCL entre as audiências entrevistadas, que se identificam com a organização, no seu papel como agentes ativos contra o preconceito religioso. No entanto, os jovens sentem que a comunicação digital da organização religiosa é para um público mais velho, e deveria ser mais diversa. Estes entrevistados consomem também muita informação religiosa por outras organizações muçulmanas e, também, noutras plataformas digitais, continuando, no entanto, a preferir a prática de fé presencial. Palavras-chave: Mesquita Central de Lisboa; COVID-19; Audiências; Comunicação nas OrganizaçõesItem Comunicação pública, participação social e paridade participativa - o caso do prós e contras(2019) Melo, Rafael Guerra de; Martins, Carla Isabel Agostinho, orient.O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre comunicação pública e participação social a partir do conceito de paridade participativa proposto pela filósofa norte-americana Nancy Fraser. O conceito de comunicação pública é amplo, mas para esta dissertação foram utilizadas questões referentes aos sistemas públicos de comunicação, mais especificamente a televisão pública. O referencial teórico aqui proposto aparece como uma sugestão de ampliar os debates sobre comunicação pública, uma vez que a paridade participativa é mais comummente utilizada na área da filosofia e do direito. Como objeto de estudo de confrontação com as reflexões teóricas propostas, neste trabalho analisa-se o programa de televisão Prós e Contras, transmitido há 17 anos pela RTP 1, o canal principal do sistema público de televisão português. Foram analisados os 20 primeiros programas exibidos no ano de 2019.Item Cultura organizacional: influência da cultura organizacional na moderação dos comentários em websites de jornais diários(2016) Cristovão, Tiago Filipe Fernandes; Jesuíno, Jorge Correia, orient.A Internet e as novas tecnologias da informação influenciam como falamos, trabalhamos e vivemos. O impacto destas tecnologias influenciou indivíduos, organizações, a sociedade em geral. Os jornais e os jornalistas também foram afetados. Estas novas ferramentas da comunicação encontram a sua base na constante globalização e interligação da sociedade. Paralelamente a este desenvolvimento, a cultura organizacional também evoluiu. É vista como uma ferramenta para líderes, para identificar a cultura e influenciá-la. Também as teorias organizacionais evoluíram. Cada organização tem o seu conjunto de valores e normas. A cultura pode ser vista como “a forma como fazemos as coisas aqui”: que desafios um determinado número de pessoas enfrentou, como resolveram os problemas e que ferramentas utilizaram. Os jornais enfrentaram também um conjunto de desafios: restrições do mercado, queda de receitas, menos pessoal. O público pode agora interagir diretamente com os jornalistas através das redes sociais ou outras plataformas: algumas criadas pelos jornais, como as caixas de comentário. Este trabalho resulta desta intersecção: público, novos media, jornalismo e cultura organizacional. Será que os jornais possuem uma cultura organizacional definida? Será que essa cultura organizacional influencia a forma como os jornais e os jornalistas fazem a moderação das suas caixas de comentários?Item Da identidade corporativa à identidade visual corporativa: reciprocidades e incongruências(2018) Alves, Mariana Sereno Ferreira Lobato; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.A Identidade Corporativa é constituída pelo conjunto de atributos que torna uma organização especial e diferenciada. A identidade é o que confere à marca uma direção e um significado. Mesmo não sendo ainda claro aos olhos de todos, a Identidade Corporativa é mais que o design gráfico, é uma realidade complexa. Deste modo, a Identidade Corporativa integra elementos como a visão, os valores, a estratégia e o propósito e reflete-se na Identidade Visual Corporativa, enquanto conjugação sistematizada do símbolo, logotipo, cores e tipografia. Este estudo pretende aferir se os elementos da Identidade Corporativa apresentam reciprocidades e incongruências com os elementos da Identidade Visual. Para este efeito foi usada uma metodologia qualitativa que consistiu na realização de uma entrevista a cinco empresas, onde foi possível recolher informação para a elaboração de um questionário, aplicado a uma amostra de cem indivíduos. Posteriormente, recorreu-se a uma metodologia quantitativa que utilizou o teste do qui-quadrado de homogeneidade, para averiguar a relação entre os elementos da Identidade Corporativa e Visual Corporativa. A Identidade Corporativa é composta por quatro elementos principais, mas apenas três estão refletidos na Identidade Visual Corporativa- visão, propósito e estratégia. As empresas em estudo não conseguem transmitir os valores. Por outro lado, a Identidade Corporativa está refletida em todos os elementos da Identidade Visual Corporativa- nome, logotipo, símbolo e tipografia-, menos nas cores onde não foi possível confirmar essa associação.Item Delta cafés : prática de Responsabilidade Social ou Estratégia de Marketing Promocional?(2012) Castro, Natacha Maria Wallin; Jesuíno, Jorge Correia, orient.Nesta dissertação será abordada a temática de Responsabilidade Social no ponto de vista teórico, as suas origens, dimensões, desenvolvimento, e a sua importância nos dias de hoje. Será igualmente abordado a importância do Livro Verde, livro este que promove um quadro europeu para a responsabilidade nas empresas. Com algum destaque, os media representam uma parte essencial para que a informação sobre a responsabilidade social chegue às partes interessadas bem como à sociedade. De certa forma, cabe aos media transmitir as suas vertentes, os eventos futuros, o que cada empresa fez ou faz (neste caso a empresa Delta Cafés) para promover as suas práticas de responsabilidade social. Bem como no ponto de vista prático, sendo o caso concreto da empresa Delta Cafés, será feita uma tentativa de articular a parte teórica da responsabilidade social, com o caso prático, que será a junção de ambos, tentando assim perceber se a empresa pratica realmente responsabilidade social ou se não passa de uma estratégia de marketing promocional.Item O discurso de Bolsonaro sobre as mulheres : uma análise comparativa das revistas Veja e Visão(2020) Silva, Júlia Mendes da; Martins, Carla Isabel Agostinho, orient.Jair Messias Bolsonaro foi eleito 38.º Presidente do Brasil nas presidenciais brasileiras de 2018. Dividiu as opiniões dos brasileiros: uns acreditavam num Brasil melhor fora do comando do PT - Partido dos Trabalhadores e tinham a esperança que Bolsonaro pudesse fazêlo; outros acreditavam que qualquer pessoa com um discurso misógino, sexista, machista e antifeminista não poderia ocupar um cargo tão importante. As controversas declarações de Bolsonaro despertaram a atenção dos media de todo o mundo. Este estudo será diretamente focado na análise de peças jornalísticas em que o Presidente do Brasil profere algum discurso relacionado com as mulheres e/ou o feminino, publicadas em 2019, primeiro ano de mandato de Bolsonaro, nas revistas de informação geral (newsmagazines) com maior circulação no Brasil e em Portugal, a Veja e a Visão. A metodologia utilizada baseia-se na análise crítica do discurso, que se operacionaliza numa grelha de análise elaborada pela autora que assenta em dois pilares: o primeiro centrado nos eixos de mediatização e o segundo nas categorias temáticas.Item Gestão de conflitos : relacionamento e satisfação dos stakeholders(2018) Almeida, Joana Rita Reais de; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.Esta pesquisa aborda a gestão de conflitos, na perspetiva dos stakeholders mediante o relacionamento e subsequente satisfação. A gestão de conflitos é uma prática a ter em conta no mundo organizacional, pois os stakeholders são elementos essenciais em termos da visão estratégica de uma empresa. Esta gestão permite uma melhoria na satisfação do cliente enriquecendo assim as relações sociais entre a organização e os seus intervenientes. É necessário oferecer serviços que coloquem em primeiro lugar as necessidades das suas partes interessadas, de modo a cativá-las e retê-las. O que se pretende através desta investigação é saber o que é a gestão de conflitos (Cunha e Leitão, 2011; Dimas, Lourenço e Miguez, 2005), identificar os stakeholders (Clarkson, 1995; Freeman, 2010), determinar o seu impacto no relacionamento (Brambilla, 2008; Mackenna, 1992) e na satisfação (Kotler, 2000; Tse e Wilton, 1988). Adotando a metodologia de estudo de caso e inserido no contexto português, concluiu-se que os stakeholders primários (Atkinson e Waterhouse, 1997) têm grande importância perante a organização, e que o relacionamento desenvolvido através dos mesmos, estão implicitamente refletidos na sua satisfação. Os stakeholders mais influentes são os Colaboradores, Clientes e Fornecedores, sendo os três grandes alicerces dentro da organização.Item A identidade corporativa no Instagram: o caso da Holistix(2022) Leone, Marcela Vasconcelos; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.Apesar de serem invenções consideravelmente recentes, as redes sociais já são parte essencial da composição da sociedade pós-moderna. Através delas as pessoas se relacionam não apenas entre si, mas também com as organizações. Sendo a identidade corporativa a forma como uma organização se relaciona com seus stakeholders, as redes sociais têm um papel essencial nesta construção: funcionam como montra social virtual. A imagem, forma mais antiga da comunicação humana, ganha destaque com uma das invenções mais relevantes quando o assunto é social media, principalmente no Instagram. É a partir da produção da imagem que as empresas se apresentam e se conectam na rede. A partir daí, torna-se razoável a necessidade de verificarmos de que modo as empresas passaram a pensar e expressar suas próprias identidades corporativas no Instagram. Este trabalho parte desta premissa para realizar um estudo de caso da Holistix, uma empresa brasileira que vende além de produtos: trabalha com uma proposta de estilo de vida mais saudável e que tem no conteúdo digital um de seus pilares. Assim sendo, este estudo é fundamental na exploração da questão: é o Instagram uma ferramenta em potencial na formação da identidade corporativa de uma organização? - e ir além, seria o âmbito digital um dos ativos mais valiosos da nova constituição da identidade corporativa? Desta forma, a análise do perfil da Holistix durante o período de janeiro de 2018 a julho de 2022 possibilitou a identificação e o estudo da relação de sua presença online (no caso, no Instagram) e a conceção de sua identidade corporativa. Palavras-chave: identidade corporativa, instagram, mídias sociais, branding, marketing digital, holistixItem A imagem que seduz: o papel das relações públicas na construção da imagem organizacional(2015) Silva, Élia Alexandra Gonçalves; Jesuíno, Jorge Correia, orient.É impossível não comunicar. E se alguma dúvida restasse, a atualidade, a constante evolução social e a globalização da economia tiveram como consequência o «mundo da comunicação». A nova era da comunicação e todas as suas metamorfoses, incluindo a cultura organizacional e o papel do fator humano nas empresas, criaram a necessidade de questionar o papel dos profissionais de Relações Públicas e da comunicação das organizações e nas organizações. Qualquer que seja a sua índole, esta deve estabelecer-se numa perspetiva de troca e de reciprocidade, entre a organização e os seus públicos através do intercâmbio de informações. Importante ferramenta estratégica e instrumento fundamental destes comunicadores organizacionais, a comunicação integra colaboradores, proporciona uma relação mais estreita com os stakeholders, contribui para o desenvolvimento organizacional e dá credibilidade à empresa. Faz todo o sentido portanto, explorar as características das Relações Públicas e da comunicação enquanto instrumento para a transmissão de valores, cultura, identidade e gestão da imagem corporativa. É interessante apurar a importância destas premissas para a consequente gestão da reputação e sucesso de qualquer organização.Item O impacto da cultura organizacional nos estilos de gestão de conflito(2016) VALE, Francisca Correia do; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O conflito é uma realidade incontornável em qualquer organização e, quando gerido da melhor forma, pode ser benéfico, proporcionando aprendizagem e crescimento organizacional. Os estilos colaborativos de gestão de conflitos e a dimensão integrativa são os que estão mais associados à aprendizagem organizacional e a sua correta aplicação pode melhorar a performance organizacional. Esta investigação tem como principal objetivo perceber se a cultura organizacional tem influência sobre a escolha do estilo de gestão de conflito. Para este efeito estudámos duas variáveis: os estilos de gestão de conflito – variável dependente – e a cultura organizacional – variável independente. Foi aplicado um questionário a uma amostra de 181 indivíduos portugueses. O questionário aplicado consistiu numa adaptação do ROCI-II e do OCAI, medindo respetivamente os estilos de gestão de conflitos e a cultura organizacional. Posteriormente, recorreu-se a uma análise da regressão linear múltipla entre as variáveis, para averiguar a correlação entre cultura organizacional e estilos de gestão de conflitos. Os resultados sugerem que a flexibilidade cultural prevê três estilos de gestão de conflito: colaboração, acomodação e compromisso. Estes três estilos de gestão de conflito contemplam a dimensão integrativa, a única que proporciona aprendizagem organizacional.Item O impacto da reputação organizacional e da confiança no comércio eletrónico : estudo de caso(2022) Pedreiro, Letícia Zibaia; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.Numa época em que cada vez mais o comércio eletrónico e o mercado digital têm vindo a ganhar mais destaque em Portugal, esta investigação pretende compreender o impacto que a reputação organizacional e a confiança podem ter no comércio eletrónico. As organizações têm de estar dispostas a conseguir empreender várias mudanças e a diferenciar-se umas das outras para estarem presentes no mercado digital, dando resposta às diversas tendências e aos novos comportamentos que os consumidores podem adotar no mercado digital. Usando uma metodologia de estudo de caso, realizou-se uma análise qualitativa a três hipermercados de Portugal. Os dados evidenciam que as três marcas contêm vários aspetos em comum e iniciaram o seu percurso no comércio eletrónico mais ou menos na mesma altura, com características semelhantes e com objetivos idênticos. No entanto, com o desenvolvimento da era digital, os hipermercados realizaram adaptações diferentes para conseguir o seu lugar no mercado online. Atualmente, conseguem triunfar no comércio eletrónico existindo, cada vez mais, a necessidade de promover os meios digitais das respetivas marcas. A investigação mostrou ainda que a reputação organizacional e a confiança são aspetos cruciais a nível do comércio eletrónico; que os três hipermercados contam com uma boa reputação organizacional e confiança; tornando estes aspetos essenciais de vendas no online. Palavras-chave: Reputação Organizacional, Confiança, Comércio Eletrónico, Digital, Estudo de caso.Item A importância da marca Madeira, enquanto factor distintivo deste destino turístico(2018) Caldeira, Sara Raquel Fernandes; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O turismo representa um dos principais sectores económicos da Região Autónoma da Madeira. As águas cristalinas do Oceano Atlântico e o seu clima agradável durante todo o ano, tornam-na numa região apelativa e num destino turístico de excelência.No entanto, nos dias que correm, um mar limpo e um clima quente não são atributos suficientes para que um destino se diferencie dos demais. Uma actualização dos canais de comunicação utilizados pelos destinos, articulada com uma eficaz estratégia de ‘branding’, permite a captação de novos e potênciais turistas, para além de melhorar a imagem e competividade do mesmo no mercado. Foi feito um estudo sobre a marca Madeira, de forma a aferir a estratégia utilizada pela mesma e se esta é bem percepcionada pelos turistas que escolhem a Madeira enquanto destino. Realizaram-se entrevistas e visionaram-se comentários da internet, permitindo assim compreender toda a envolvente e gestão da marca Madeira em curso, bem como perceber todo o feedback positivo que esta gera. O método de pesquisa utilizado, foi o método qualitativo, destacando o método netnography, um método específico para estudar culturas e comunidades online.